Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acabar com a Gasolina 98 "normal" por "especial" (Cambada de Chulos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
    Bem, de facto o histórico das gasolinas da BP é como o Silver descreveu a pouco..

    As gasolineiras neste momento são livres de venderem o que quisererem
    ao preço que quiserem, e só lá é cliente quem quer.. Claro que eu estou a referir-me a atitudes individuais e não concertadas..
    As grandes gasolineiras têm por norma quatro produtos divididos por categoria. Normal e Premium (as ditas especiais),
    Os normais são a gasolina sc95 e o gasoleo, que têm uma margem diminuta, (já todos ouviram falar na % do Estado, não é?) são um produto barato para consumidores sem exigências e que só querem mesmo poder andar.
    Porém, há consumidores mais exigentes, que querem um combustivel que não danifique tanto o motor, dê mais potência, não polua o ambiente, etc. etc. e para esses clientes de topo, há os produtos premium..
    São produtos de melhor qualidade e mais caros. Não faz para mim qualquer sentido a tua "reclamação" Silver, ainda para mais virado para a BP, empresa totalmente privada.
    Se a questão fosse a GALP, pertencente ao Estado, ainda seria de ponderar.. E mesmo assim não é exígivel ao Estado um produto de luxo.
    Agora, se quiseres, se achares que não vale a diferença de preço há outras marcas.
    Claro que só é cliente quem quer...

    Mas a Bp deixou de ter gasolina de 98 octanas "normal" assim como a galp. Se o carro só usa 98 octanas, pq raio é que eles vão obrigar a usar uma "premium" que de premium nada tem.

    Já que uma vez deu na Tv uma directora da BP portugal que só dizia maravilhas da Ultimate, mas dizia que os locais para o seu armazenamento tinham de ser especiais. Tu viste obras nas bombas para terem os tais lugares especiais? Eu não vi nada.

    E pq raio é que a BP mudou da 100 para a 98??? Se o preço é o mesmo? O que os fez mudar? Será pq a 100 afinal não era mais que um 98 com outro nome?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
      Bem, de facto o histórico das gasolinas da BP é como o Silver descreveu a pouco..

      As gasolineiras neste momento são livres de venderem o que quisererem
      ao preço que quiserem, e só lá é cliente quem quer.. Claro que eu estou a referir-me a atitudes individuais e não concertadas..
      As grandes gasolineiras têm por norma quatro produtos divididos por categoria. Normal e Premium (as ditas especiais),
      Os normais são a gasolina sc95 e o gasoleo, que têm uma margem diminuta, (já todos ouviram falar na % do Estado, não é?) são um produto barato para consumidores sem exigências e que só querem mesmo poder andar.
      Porém, há consumidores mais exigentes, que querem um combustivel que não danifique tanto o motor, dê mais potência, não polua o ambiente, etc. etc. e para esses clientes de topo, há os produtos premium..
      São produtos de melhor qualidade e mais caros. Não faz para mim qualquer sentido a tua "reclamação" Silver, ainda para mais virado para a BP, empresa totalmente privada.
      Se a questão fosse a GALP, pertencente ao Estado, ainda seria de ponderar.. E mesmo assim não é exígivel ao Estado um produto de luxo.
      Agora, se quiseres, se achares que não vale a diferença de preço há outras marcas.
      Trabalhas na BP?

      Comentário


        #33
        E que tal meter 98 nos hipermercados ?

        Comentário


          #34
          Não, mas trabalho numa financeira, no departamento que presta serviços na área da energia e conheço muito bem a realidade BP, Total e Repsol.
          Pela experiência que tenho na análise de performance de produtos, se acabaram com a 100, foi porque das duas uma:

          Ou foi um fracasso de vendas;

          Ou estava a haver reclamações de avaria.

          Em relação a ser a mesma não acredito, pelo simples facto de qualquer laboratorio poder analisar o seu numero de octanas.


          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
            E que tal meter 98 nos hipermercados ?
            Porque não retirariam proveito disso. Além do produto ser mais caro, requer investimento adicional, que para fazer a baixa de preço habitual, demoraria anos a ser recuperado..

            Comentário


              #36
              Aqui não há nehum.

              Daqui a nada tenho de fazer 50km para meter gota.

              Acho que vou passar para a Ultimate98.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                Cada vez mais é o mercado que faz o preço..

                Uma das teorias recentes da gestão é o target costing.. que muito resumidamente significa que só se deve gastar dinheiro com o que o cliente dá valor… Possivelmente para a maioria dos cliente 100 ou 98, é indiferente.. (não sei, digo eu)

                Também tinha ideia que a 100 era mais cara que agora a 98, mas isso não tenho a certeza.
                Por acaso ser 100 ou 98 é indiferente, o que interessa são os aditivos e a composição da gasolina em si

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                  E que tal meter 98 nos hipermercados ?
                  Nos Hipers existe o problema a nivel de projecto das estações de abastecimento.

                  Eles desenharam os postos para serem o mais simples possivel, para dois tipos de combustivel com dois depósitos (pelo menos os poucos que conheço)

                  Para porem 98 tinham que instalar depósito extra e ou terminais extra ou modificar a tubagem de distribuição.
                  Um pouco à semelhança de disponibilizar GPL em bombas antigas.

                  Outro assunto pode ser mesmo os contratos com a Petrogal ou distribuidor com o qual têm contrato, mas isto já estou a falar de assuntos que desconheço

                  Abraço

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Aqui não há nehum.

                    Daqui a nada tenho de fazer 50km para meter gota.

                    Acho que vou passar para a Ultimate98.
                    Silver, normamente a solução para estes problemas passa por abastecer mesmo sem necessidade de acordo com o que há por perto, ou seja mesmo que o depósito esteja a meio quando se passa por uma bomba "económica" aproveita-se para encher, em vez de se colocar combustivel quando o indicador indica um certo nivel ou autonomia, eu sei que é fácil criar padrões e dificil fugir a eles

                    Abraço

                    Comentário


                      #40
                      Eu, no swift, noto uma diferença brutal de 95 para 98!!!
                      O carro consome mais com a gasolina 95 do que com a 98!!!

                      E anda mais tb com a 98!

                      Por isso....ponho 98 (punha 100 e tb se notava diferença para a 98 mas era mais pequena)

                      Comentário


                        #41
                        isso de acabara com a sc98 é um espectáculo...

                        Eu tenho um carrinho de 1986 cá em casa que NÃO pode levar 95 e se apanhar com 98 e não lhe meter o aditivo não se arrasta...

                        se acabarem com a SC98 que meto no carro? 95 e mandar o motor para o galheiro? ou vão-me obrigar a fazer a alteração dos injectores?(que custa uns cobres...)

                        lol... palhaços...

                        Comentário


                          #42
                          Se um motor diz lá para meter 95 é para ser 95. Se diz 98 é para ser 98.

                          Leiam a AutoFoco da semana passada, um artigo sobre isso. Não se ganha nada, mesmo nada em colocar 98 no que bebe 95. O contrário costuma dar raia...

                          Excepção: Como estas gasolinas todas GT têm que ter uma justificação para o preço que levam, senão iam todos presos por fraude, têm um conjunto de aditivos essencialmente com efeitos detergentes que em carros velhotes, dá para limpar o catarro. E aí nota-se a limpeza.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Patacas Ver Post
                            isso de acabara com a sc98 é um espectáculo...

                            Eu tenho um carrinho de 1986 cá em casa que NÃO pode levar 95 e se apanhar com 98 e não lhe meter o aditivo não se arrasta...

                            se acabarem com a SC98 que meto no carro? 95 e mandar o motor para o galheiro? ou vão-me obrigar a fazer a alteração dos injectores?(que custa uns cobres...)

                            lol... palhaços...
                            E leres o tópico com calma? Não vão acabar com a 98, o que se discute aqui é o desaparecimento da gasolina 98 "normal" em detrimento das gasolinas 98 "premium". Ou seja, em vez de Sem Chumbo 98 passas a ter só Ge-Force 98 que tem outros aditivos, tal como aconteceu na BP.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Elios Ver Post
                              Nos Hipers existe o problema a nivel de projecto das estações de abastecimento.


                              Para porem 98 tinham que instalar depósito extra e ou terminais extra ou modificar a tubagem de distribuição.
                              Um pouco à semelhança de disponibilizar GPL em bombas antigas.


                              Abraço
                              Exacto..

                              E colocando-nos na perspectiva da empresa (nós portugueses temos um pouco o hábito de só ver a nossa perspectiva de consumidor, mas na verdade não deveriamos esquecer que QUALQUER que seja o negócio entre duas partes, ele tem que ser vantajoso para ambas) vejam o gráfico duma análise de números do mercado português (é uma estatistica, não um censo).

                              Investir em obras, tanques tubagens, etc. etc., tem muito menos rendibilidade nos produtos com menor procura.

                              De destacar que estes volumes foi no tempo da V Power da Shell, a gasolina Premium com mais sucesso de sempre. Já no diesel a marca Vpower não era tão representativa.

                              Para os hipermercados ainda há o risco do cliente tipo do hiper estar longe de querer Gforce ou 98.. (tipo quem espera 15 minutos para abastecer não compra premium).

                              Além disso a percentagem de pessoas que não confia em marca branca é de certeza superior nos clientes premium do que nos normais.



                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por GT4Pro Ver Post
                                Exacto..

                                E colocando-nos na perspectiva da empresa (nós portugueses temos um pouco o hábito de só ver a nossa perspectiva de consumidor, mas na verdade não deveriamos esquecer que QUALQUER que seja o negócio entre duas partes, ele tem que ser vantajoso para ambas) vejam o gráfico duma análise de números do mercado português (é uma estatistica, não um censo).

                                Investir em obras, tanques tubagens, etc. etc., tem muito menos rendibilidade nos produtos com menor procura.

                                De destacar que estes volumes foi no tempo da V Power da Shell, a gasolina Premium com mais sucesso de sempre. Já no diesel a marca Vpower não era tão representativa.

                                Para os hipermercados ainda há o risco do cliente tipo do hiper estar longe de querer Gforce ou 98.. (tipo quem espera 15 minutos para abastecer não compra premium).

                                Além disso a percentagem de pessoas que não confia em marca branca é de certeza superior nos clientes premium do que nos normais.



                                É pena que as duas partes da equação sejam o estado e as gasolineiras.... Pq o zé está sempre lixado.

                                Comentário


                                  #46
                                  Quanto ao Estado não me pronuncio.. Quanto às gasolineiras.. A Galp e a BP reduziram pessoal. A Shell saiu de Portugal.. Isto porque não estão a ser rentaveis para os seus accionistas que estão a preferir outros negócios… (Isto na distribuição e venda)...


                                  Comentário


                                    #47
                                    Não são rentáveis?

                                    A Galp teme sempre lucros record...

                                    A Shell saiu de portugal numa estratégia de marketing com a repsol!


                                    Eu sei que muitas vezes quixamo-nos das gasolineiras, quando é o estado que tem muitas culpas.

                                    Mas tb sei que o petroleo quando desce a gasolina não mexe quando sobe, sobe logo na semana seguinte.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Não são rentáveis?

                                      A Galp teme sempre lucros record...

                                      A Shell saiu de portugal numa estratégia de marketing com a repsol!


                                      Eu sei que muitas vezes quixamo-nos das gasolineiras, quando é o estado que tem muitas culpas.

                                      Mas tb sei que o petroleo quando desce a gasolina não mexe quando sobe, sobe logo na semana seguinte.
                                      Nao.
                                      Os lucros da Galp veem da extraccao.. E ja agora de todas as outras. Os ganhos de extraccao sao cada vez mais elevados, os ganhos de venda ja nao pagam o custo do capital investido.



                                      Imagina que tens um poço de petroleo em tua casa:
                                      Consegues tirar de lá 1000 barris e vendê-los em bruto com um lucro fenomenal, pois a extraccao custa cada vez menos (economias de escala) e cada vez há mais procura e menos oferta.

                                      Ou tens outra hipotese:
                                      Refinar durante um ano, comprar aditivos, alugar ou comprar camioes, pagar a revendedores, pagar multas e avarias nos carros, pagar seguros, pagar empregados, etc.

                                      E ainda dar mais de 60% ao Estado.

                                      Qual é que te parece a melhor hipótese?.. Não há duvida que e a primeira. E o que a Shell esta a fazer. A repsol agarrou o mercado porque não tem mais nenhum.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu já fiz a experiência no meu e não notei diferença nenhuma no rendimento e consumo do carro, estive cerca de 6 meses a meter SC 98 e depois passei para SC 95 porque começei a fazer muitos mais quilometros e não notei nada!!

                                        Claro que SC 98 é uma gasolina um pouco melhor, mas ao preço que os combustiveis estão ha que poupar...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Silver

                                          Tu aqui tens uma BP e uma Galp (a nova), mas... tb tens uma repsol... pq não vais lá atrás da 95? não são 50km - se vires bem até tens uma boa oferta actualmente e mesmo à porta de casa... acho que não te podes queixar aqui na zona de praticamente nada...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Boas

                                            Se o GT4Pro quiser vasculhar um pouco mais nos seus registos e disponibilizar outro gráfico se existir e que é relativo ao que os retalhistas de combustiveis têm vindo a perseguir que é os serviços de tabacaria/snack-bar/loja de conveniencia sendo sim neste campo que existe um lucro considerável.
                                            Aliás basta ver em muitos casos a quantidade de mão-de-obra que está disponivel para a actividade de combustivel a retalho e para o "complemento", um só empregado para os combustiveis e uns poucos para os outros serviços. Ás vezes dedicam-se todos ao "complemento", quem abastece reclama, mas as reclamações caem em saco roto, o sumo e as batatas fritas deixam mais lucro que um depósito de combustivel (então a máquina automática com o café da treta).

                                            A realidade do sobe-e-desce dos valores infelizmente é inevitável e aliás comum a muitas actividades, costuma-se chamar de especulação.
                                            Eu faço exactamente o mesmo, se os produtos baixam só baixo o custo ao cliente quando esgotar o stock que tiver comprado em alta, aproveito a baixa para criar stock e estando em baixa tento comprar uma quantidade maior para forçar valores inferiores e quando sobem, subo imediatamente.
                                            Mas isso faz qualquer comerciante competitivo, existem algumas poucas excepções como o tabaco por exemplo que tem valor em selo sendo crime fiscal alterar o mesmo.

                                            Abraço

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu meto sempre 98 e tambêm reparei que esta mais cara devido aos nomes que lhes dão eles querem que pensemos que com aquela gasolina o carro fica muito mais rápido ah e ainda gasta menos. enfim é um roubo mas nós continuamos a alimenter esses animais

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por JPMAZDASPEED Ver Post
                                                já agora que falamos em gasolina vai a pergunta. tenho um mazda 323f de 2000. motor 1.5l com 90cv de fabrica. sempre utilizei gasolina de 95 octanas (de acordo com o fabricante), poderei meter gasolina 98 octanas ou até mesmo 100???
                                                A 100 foi-se! Pelo menos aqui no Pinhal Novo/Palmela/Montijo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Elios Ver Post
                                                  Boas

                                                  Se o GT4Pro quiser vasculhar um pouco mais nos seus registos e disponibilizar outro gráfico se existir e que é relativo ao que os retalhistas de combustiveis têm vindo a perseguir que é os serviços de tabacaria/snack-bar/loja de conveniencia sendo sim neste campo que existe um lucro considerável.
                                                  Aliás basta ver em muitos casos a quantidade de mão-de-obra que está disponivel para a actividade de combustivel a retalho e para o "complemento", um só empregado para os combustiveis e uns poucos para os outros serviços. Ás vezes dedicam-se todos ao "complemento", quem abastece reclama, mas as reclamações caem em saco roto, o sumo e as batatas fritas deixam mais lucro que um depósito de combustivel (então a máquina automática com o café da treta).

                                                  A realidade do sobe-e-desce dos valores infelizmente é inevitável e aliás comum a muitas actividades, costuma-se chamar de especulação.
                                                  Eu faço exactamente o mesmo, se os produtos baixam só baixo o custo ao cliente quando esgotar o stock que tiver comprado em alta, aproveito a baixa para criar stock e estando em baixa tento comprar uma quantidade maior para forçar valores inferiores e quando sobem, subo imediatamente.
                                                  Mas isso faz qualquer comerciante competitivo, existem algumas poucas excepções como o tabaco por exemplo que tem valor em selo sendo crime fiscal alterar o mesmo.

                                                  Abraço
                                                  Tens toda a razão..

                                                  Não se pode fazer um gráfico, porque não dá para comparar, mas a verdade é que a margem por litro é muito pequena, tem que pagar investimentos monstruosos.

                                                  Como eu acho que não faz sentido analisar qualquer número, sem ter em conta o valor investido para o gerar, não vou por aqui gráficos a comparar coisas que não são perfeitamente comparáveis.

                                                  Mas posso dizer alguns dados relativos curiosos:

                                                  Há muitos postos que ganham mais com as vendas de loja (fast food e lubs incluidos) que com o combustivel. Porem este lucro é maioritariamente para o revendedor. Claro que há uma taxa para a petrolifera e essa taxa é muito variavel, depende de muitos factores, sendo dos mais importantes o dono dos terrenos, por exemplo.

                                                  Há muitos postos (menos que os anteriores) que se vendessem 0 litros de combustivel continuavam a ter lucro (pagando todas as despesas, licenças). Quanto mais citadino, mais probabilidade há de isso acontecer.

                                                  Bem, estes exemplos chegam para comprovar o que dizias. Combustiveis mexe em milhoes mas da tostoes.
                                                  Editado pela última vez por GT4Pro; 02 March 2007, 18:52. Razão: Substituir "qualquer número, se ter em conta o valor investido " por "qualquer número, sem ter em conta o valor investido "

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Uma OPA estrangeira na GOLP... ups, GALP é que era bom...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                                      Silver

                                                      Tu aqui tens uma BP e uma Galp (a nova), mas... tb tens uma repsol... pq não vais lá atrás da 95? não são 50km - se vires bem até tens uma boa oferta actualmente e mesmo à porta de casa... acho que não te podes queixar aqui na zona de praticamente nada...
                                                      Eu 95 meto na Bp.

                                                      O problema é a 98...

                                                      A Bp do restelo há muito que não tem, a galp nova penso que tb já não tem, a dos cabos de avila idem. A repsol tb 98 só especial.

                                                      A 95 custa 1.24€ a 98 custava 1.31€ agora só há "especiais" já na casa dos 1,38€ são mais 0.07€ por litro.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Adoro a "Buaaaa" do Jumbo, Feira Nova e afins...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Ronin Ver Post
                                                          Adoro a "Buaaaa" do Jumbo, Feira Nova e afins...
                                                          o do meu pai qdo vai a aveiro tb la vai atestar de 95

                                                          o da minha mae fica-se pela 98 da Repsol :P

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu cá ponho sempre 95 independentemente do carro.. senão a semanada vai toda embora..
                                                            Ainda por cima já experimentei por 98 no Z3 e n notei diferença...

                                                            Talvez no Cooper S se note mais pq é sobrealimentado... qquer dia tenho de experimentar... (quando voltar a ter carta.. )

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                                                              Eu cá ponho sempre 95 independentemente do carro.. senão a semanada vai toda embora..
                                                              Ainda por cima já experimentei por 98 no Z3 e n notei diferença...

                                                              Talvez no Cooper S se note mais pq é sobrealimentado... qquer dia tenho de experimentar... (quando voltar a ter carta.. )



                                                              entao.. k se passou?

                                                              nao me digas k andaste a abusar da "pata" no pedal direito do MCS

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X