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O balofo em numeros... (Peso do 159 vs. concorrencia)

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    Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
    159 1.9JTD = 1530
    A4 2.0 TDI = 1450
    320D = 1505
    C 220 CDI = 1540
    C5 2.0HDI = 1498
    Accord 2.2 i-CTDi = 1477
    X-Type 2.0D = 1502
    IS 220d = 1585
    Vectra = nd
    407 2.0hdi = 1505
    Laguna 2.0dci = 1420
    Avensis Sedan 2.0 D-4D = 1500
    Passat 2.0 TDI = 1457
    S40 2.0D = 1460

    Acho que muito pessoal não tem noção destes numeros...
    Agurado comentarios.


    Penso que o números não mentem. O Alfa 159 é de facto um carro pesado. Eu diria que é o mais pesado do seu segmento uma vez que apenas é superado pelo Mercedes e pelo Lexus. Mas estes dois têm motores com maior cilindrada (2.2 face a 1.9) o que, por si só, implica um maior peso da unidade motriz.

    Comentário


      quando eu cejo que um clio dos novos 1.2 é mais pesado que um primera P10 2.0 , Penso que está tudo explicado!!!



      a segurança e as mariquices têm todas um duplo preço.....o monetário e o peso!

      Comentário


        O pior de tudo, parece-me, é tratar-se duma tendência que não mostra sinais de vir a mudar brevemente. Ou aparece algum construtor com ganas de mudar as coisas e marcar uma posição, esperando que os outros o sigam para manter a competitividade, ou os carros vão continuar a engordar.

        Não esquecer que, para o mesmo motor, um carro mais pesado implica maiores consumos, outro motivo pelo qual interessa ao consumidor final começar a ter carros mais leves.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
          Penso que o números não mentem. O Alfa 159 é de facto um carro pesado. Eu diria que é o mais pesado do seu segmento uma vez que apenas é superado pelo Mercedes e pelo Lexus. Mas estes dois têm motores com maior cilindrada (2.2 face a 1.9) o que, por si só, implica um maior peso da unidade motriz.
          nunca ninguem disse que o 159 é leve.
          isto apenas vem esclarecer que o excesso de peso é uma tendência e não um problema deste ao daquele modelo/marca.

          motor de menor cilindrada não implica por si só motor mais leve. de qualquer maneira, se virmos por aí, também podemos ver pelo lado que o 159 é maior que esses dois.
          Editado pela última vez por AF147; 12 March 2007, 11:16.

          Comentário


            Já existem algumas tendências positivas.
            O ´serie 5 actual é em média mais leve 70kg que o seu antecessor.
            O Mx-5, apesar de maior, aumentou apenas 10kg, graças à optimização de vários componentes.
            O novo Mazda 2, parece que emagreceu 100kg em relação ao que ainda está à venda, mas é uma info que necessita de confirmação.
            O Jag XK, recorrendo ao aluminio é mais leve que o XK8.
            O novo TT, também recorrendo ao aluminio, ficou mais leve.
            O novo for2 manteve basicamente o mesmo peso, apesar de ser 20cm mais comprido.

            São gotas num oceano, mas haja alguém que comece a dieta.

            De qualquer maneira, mesmo não recorrendo a materiais exóticos, é possivel retirar com alguma facilidade 100kg a qualquer automóvel.

            Poderia-se substituir as janelas laterais em vidro por elementos em policarbonato de alta resistência.

            O advento dos "twin-discs", substituindo os convencionais travões de disco fontais, apesar de recorrerem ao aço, conseguem mais eficácia com menor peso.

            O "downsizing" dos motores, também permite ganhar peso, ao recorrer a motores de menor dimensão.

            A substituição de paineis da carroçaria em aço por outros em compositos plásticos ou bio-plástico, que além de permitir menor peso, permite maior resistência a toques urbanos. Basta ver os paineis frontais do Clio III ou o novo X5, em que um painel plástico substitui parte do parachoques e todo o guarda lamas dianteiro.

            Estruturas em aço de alta resistência (boxster e 911, por exemplo), mas do tipo space-frame (multipla, bravo), permitindo não só menor peso, mas maior modularidade.

            Uso de leds, que ocupam menos espaço e pesam consideravelmente menos que os conjuntos de halogéneo/xenon.

            Soluções não faltam, só é preciso investigar...

            Comentário


              a Alfa no 159 já recorre a materiais leves, pricinpalmente ao nivel do sistema de suspensão.

              Comentário


                Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                nunca ninguem disse que o 159 é leve.
                isto apenas vem esclarecer que o excesso de peso é uma tendência e não um problema deste ao daquele modelo/marca.

                motor de menor cilindrada não implica por si só motor mais leve. de qualquer maneira, se virmos por aí, também podemos ver pelo lado que o 159 é maior que esses dois (penso eu).

                Sim claro, é uma tendência. E se o maior peso fôr sinónimo de melhor qualidade de construção e melhores materiais, mais equipamento, melhor insonorização, etc. então até nem será própriamente mau. As performances e os consumos é que se ressentem (não há milagres).

                Já em relação ao motor de menor cilindrada não implicar por si só menor peso, discordo contigo. Em condições técnicas idênticas (bloco e cabeça no mesmos materiais) o motor de menor cilindrada terá obrigação de ser sempre mais leve.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                  Sim claro, é uma tendência. E se o maior peso fôr sinónimo de melhor qualidade de construção e melhores materiais, mais equipamento, melhor insonorização, etc. então até nem será própriamente mau. As performances e os consumos é que se ressentem (não há milagres).

                  Já em relação ao motor de menor cilindrada não implicar por si só menor peso, discordo contigo. Em condições técnicas idênticas (bloco e cabeça no mesmos materiais) o motor de menor cilindrada terá obrigação de ser sempre mais leve.
                  claro, nessas condições, mas actualmente as marcas adoptam já diferentes soluções, de modo que não se pode assumir por si só que um motor de maior cilindrada será automáicamente mais pesado.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                    claro, nessas condições, mas actualmente as marcas adoptam já diferentes soluções, de modo que não se pode assumir por si só que um motor de maior cilindrada será automáicamente mais pesado.

                    Pois não. Não se deve assumir por si só que um motor de maior cilindrada seja automáticamente mais pesado (vê o caso do HONDA que é o motor diesel mais leve da sua classe, muito por culpa dos materiais empregues no seu processo de fabrico). Agora deve-se assumir que um carro com um motor de menor cilindrada tem obrigação de não ser mais pesado que a concorrência (isto, claro está, pressupondo que a qualidade de construção está ao mesmo nível).

                    Mas o ALFA é o que tem o motor com menor cilindrada! E aí já se pode tirar algumas conclusões. É que se tivesse um motor maior, o peso ainda seria superior. Aliás, para efeitos comparativos, podias dizer-me qual é o peso do ALFA 159 2.2 jtdm?


                    NOTA: Não entrem em guerras. Não estou a dizer que o motor HONDA é melhor que o do ALFA. Apenas referi que é o mais leve da sua classe.
                    Editado pela última vez por PauloRaposo; 12 March 2007, 10:47.

                    Comentário


                      as tendências são para os carros de topo de gama baixarem de peso ou manterem, aumentando as funcionalidades e eficácia através da utilização de materiais leves (e caros)!


                      os carros de gama média, começam cada vez mais a vir com extras que há 10 anos equipavam os carros de gama alta, e como nos primeiros os extras são mais importantes que o peso ou a eficácia..........vão ficando mais pesadinhos!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver Post
                        Pois não. Não se deve assumir por si só que um motor de maior cilindrada seja automáticamente mais pesado (vê o caso do HONDA que é o motor diesel mais leve da sua classe, muito por culpa dos materiais empregues no seu processo de fabrico). Agora deve-se assumir que um carro com um motor de menor cilindrada tem obrigação de não ser mais pesado que a concorrência (isto, claro está, pressupondo que a qualidade de construção está ao mesmo nível).

                        Mas o ALFA é o que tem o motor com menor cilindrada! E aí já se pode tirar algumas conclusões. É que se tivesse um motor maior, o peso ainda seria superior. Aliás, para efeitos comparativos, podias dizer-me qual é o peso do ALFA 159 2.2 jtdm?
                        1º, o 159 é "muito" maior que o Mercedes e o Lexus.
                        o 159 tem 4660 mm de comprimento e 1828 mm de largura.
                        o Mercedes tem 4526 mm de comprimento e 1728 mm de largura.
                        o Lexus tem 4575 mm de comprimento e 1800 mm de largura.
                        2º, essa premissa do motor, a fazer sentido, só faria com o mercedes, visto que o motor do Lexus é 10 anos mais recente que o 1.9 JTD.


                        o 159 2.4 JTD pesa cerca de 1630kg.
                        Editado pela última vez por AF147; 12 March 2007, 11:34.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                          1º, o 159 é "muito" maior que o Mercedes e o Lexus.
                          o 159 tem 4660 mm de comprimento e 1828 mm de largura.
                          o Mercedes tem 4526 mm de comprimento e 1728 mm de largura.
                          o Lexus tem 4575 mm de comprimento e 1800 mm de largura.
                          2º, essa premissa do motor faria sentido só com o mercedes, visto que o motor do Lexus é quase 10 anos mais recente que o 1.9 JTD.


                          o 159 2.4 JTD pesa cerca de 1680kg.
                          Afinal o balofo é mesmo balofo, pelo menos em largura, apesar de não ser o mais comprido do segmento... hehehe

                          Comentário


                            Que, entre outras, o faz ser o mais bonito!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                              Afinal o balofo é mesmo balofo, pelo menos em largura, apesar de não ser o mais comprido do segmento... hehehe
                              o Passat é mais comprido.
                              Editado pela última vez por AF147; 12 March 2007, 11:26.

                              Comentário


                                A média de peso do Segmento é de 1.500Kg e por isso não acho estes 1.530kg peso a mais.

                                O 159 perde para a concorrência em termos de performances, não devido ao peso, mas sim devido ao motor 1.9JTD/cdti.

                                O bloco 1.9JTD já tem cerca de 10 anos e esta versão de 150cv é practicamente igual ao antigo JTD de 140cv (até o binário é o mesmo),
                                A FIAT, para ganhar 10cv em altos regimes (4.000rpm), mais não fez do que roubar todo o vigor que o de 140cv tinha nos baixos regimes. Para isso, era preferivel a versão de 140cv que era mais explosiva.

                                Tal como aconteceu com o 1.9 TDI quando chegou aos 160cv, está na horinha de substituir este 1.9JTD/cdti que já deu o que tinha a dar principalmente quando comparado com a concorrência que não pára de aumentar a potência dos seus motores.
                                Editado pela última vez por Indio; 12 March 2007, 11:28.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                  o Passat é mais comprido.
                                  e Mazda 6...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Indio Ver Post

                                    Tal como aconteceu com o 1.9 TDI quando chegou aos 160cv, está na horinha de substituir este 1.9JTD/cdti que já deu o que tinha a dar principalmente quando comparado com a concorrência que não pára de aumentar a potência dos seus motores.
                                    Por acaso parece que vai sair um novo 1.9 JTD com cerca de 180 cv...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                      e Mazda 6...
                                      e o C5...

                                      Comentário


                                        O balofo em números versão 2.0 com todos os dados tirados do Km77:

                                        Alfa 159 1.9 150cv 1610 kg
                                        Audi A4 2.0 tdi 140cv 1430 kg
                                        BMW 3 2.0 163cv 1505 kg
                                        Citroen C5 2.0 138cv 1561 kg
                                        Ford Mondeo 2.0 130cv 1493 kg
                                        Honda Accord 2.2 140cv 1552 kg
                                        Jaguar X-type 2.0 130cv 1502 kg
                                        Lexus 2.2 177poneis 1585 kg
                                        Mazda 6 2.0 143cv 1515 kg
                                        Mercedes C (novo) 2.2 136cv 1560 kg
                                        Opel Vectra 1.9 150cv 1503 kg
                                        Peugeot 407 2.0 138cv 1580 kg
                                        Renault laguna 2.0 150cv 1495 kg
                                        Saab 9-3 1.9 150cv 1570 kg
                                        Toyota avensis 2.2 150cv 1525 kg
                                        Vw Passat 2.0 tdi 140cv 1454 Kg

                                        E agora saber que valores estão certos e a quais corresponde o peso do carro +condutor? O do 159 é certamente isso 1610-75=1535 -> valor dado pela autohoje.

                                        Comentário


                                          só que os condutores/condutoras do 159 são mais elegantes que os condutores dos outros automovéis...por isso fica ela por ela ;)

                                          Comentário


                                            Ganha o título de el mejor definitivamente

                                            Comentário


                                              A realidade é a já há muito sabida - um dos carros ou o carro mais pesado do segmento.

                                              Ainda por cima parece que as performances do actual 1.9 MJtd não são brilhantes.

                                              Eu já conduzi o 2.4 MJtd e o BMW 320d 163 cv e fiquei com a ideia de que andariam sensivelmente o mesmo, o que já mostra bem os "maleficios" do peso, que neste caso se agrava pelo facto de a motorização 2.4 ser significativamente mais pesada.

                                              é de facto um mal actual o excesso de peso.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                Ganha o título de el mejor definitivamente
                                                Por acaso gostei imenso do carro quando o conduzi. O comportamento e o feeling são muito bons.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  A realidade é a já há muito sabida - um dos carros ou o carro mais pesado do segmento.

                                                  Ainda por cima parece que as performances do actual 1.9 MJtd não são brilhantes.

                                                  Eu já conduzi o 2.4 MJtd e o BMW 320d 163 cv e fiquei com a ideia de que andariam sensivelmente o mesmo, o que já mostra bem os "maleficios" do peso, que neste caso se agrava pelo facto de a motorização 2.4 ser significativamente mais pesada.

                                                  é de facto um mal actual o excesso de peso.
                                                  Com a revisão dos 163cv para 177cv o 320d vai ficar (mais) jeitoso!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Por acaso gostei imenso do carro quando o conduzi. O comportamento e o feeling são muito bons.
                                                    Por acaso não tenho uma 159 Sw 1.9jtd porque não estava diponível quando escolhi o carro da empresa
                                                    Esteticamente é arrebatador! Pena a "gordura" em demasia

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                      Por acaso não tenho uma 159 Sw 1.9jtd porque não estava diponível quando escolhi o carro da empresa
                                                      Esteticamente é arrebatador! Pena a "gordura" em demasia
                                                      Apesar de nunca ter andado estou convencido que o 1.9 deve ser uma "arrastadeira" nomeadamente em relação à espectativa que nos cria a sua magnifica aparência.

                                                      Comentário


                                                        E não se esqueçam que o 159 é tracção e o BM e o Lexus são propulssão o que traz um acréscimo de peso e mesmo assim são mais leves

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          A realidade é a já há muito sabida - um dos carros ou o carro mais pesado do segmento.

                                                          Ainda por cima parece que as performances do actual 1.9 MJtd não são brilhantes.

                                                          Eu já conduzi o 2.4 MJtd e o BMW 320d 163 cv e fiquei com a ideia de que andariam sensivelmente o mesmo, o que já mostra bem os "maleficios" do peso, que neste caso se agrava pelo facto de a motorização 2.4 ser significativamente mais pesada.

                                                          é de facto um mal actual o excesso de peso.
                                                          Mas isso é reportado a que nível de potência e montado em que carro?
                                                          É que, por exemplo, no sub-segmento do meu carro, esse motor confere excelentes prestações que alinham pelo topo.
                                                          No caso do 147 também.
                                                          Estas generalizações...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Strange Ver Post
                                                            E não se esqueçam que o 159 é tracção e o BM e o Lexus são propulssão o que traz um acréscimo de peso e mesmo assim são mais leves
                                                            e o 159 é 14 cm maior que o Série 3 e 8,5 cm maior que o IS.
                                                            e também tem o chassi com maior rigidez do segmento e arredores. o que também contribui para o maior peso.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                              e o 159 é 14 cm maior que o Série 3 e 8,5 cm maior que o IS.
                                                              e também tem o chassi com maior rigidez do segmento e arredores. o que também contribui para o maior peso.
                                                              Gostava de ver esses valores de rigidez.
                                                              Conheces algum site que tenha valores de rigidez estrutural para os modelos que citaste??

                                                              Já agora 1 pequeno off-topic

                                                              Fui à pagina da Auto-hoje com os valores dos carros em novos e pelo menos em relação ao Lexus vs Alfa Romeo existe a favor do Lexus uma muito melhor relação qualidade/preço.

                                                              Adicionando o Alarme ao Alfa+espelhos rebativeis electricos fica apenas 1 diferença de 1.000 euros.
                                                              Não esquecendo que o Lexus paga mais I.A.

                                                              Acho muito sinceramente o 156 muito melhor produto e mais adequado à imagem Alfa.

                                                              Comentário

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