Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Em 2023 e ainda há quem se importe mais com o gap entre os 2 combustiveis que propriamente pelo preço dos mesmos. Ter carros a gasóleo é assim tão aborrecido?

    Comentário


      Ter carros a gasóleo não é aborrecido nem ter carros a gasolina é “fixe”.

      Simplesmente há quem , na tomada de uma eventual decisão de troca, goste de prever e antecipar cenários e tendências para uma compra que se prevê durar alguns anos.

      E neste momento , olhando para o último meio ano, não é possível estabelecer qualquer previsão da evolução do preço de ambos os combustíveis e, consequentemente, do gap entre ambos.

      Comentário


        Ainda estou um bocado céptico em relação à descida do preço da gasolina. A média móvel a 5 dias é superior (ainda que pouco) à mm5d da passada sexta-feira. O mesmo acontece no caso do Brent, e até o Dólar valorizou ligeiramente face ao Euro. O que me está a escapar?

        Comentário


          Os preços dos combustíveis vão voltar a baixar na próxima semana. A descida será mais expressiva no gasóleo.


          O diesel deverá baixar 3,5 cêntimos por litro, a partir de segunda-feira, e o preço da gasolina de 95 octanas deverá descer 0,5 cêntimos. Números avançados por fonte do setor à SIC.

          O preço médio do gasóleo simples deverá, assim, passar para 1,54 euros. Já o da gasolina deverá manter-se perto de 1,70 euros.

          Esta é a segunda semana consecutiva em que os preços dos combustíveis sofrem uma descida, após um ciclo de três semanas seguidas de aumentos.


          Fonte SIC Noticias

          Comentário


            Originalmente Colocado por MVinhas Ver Post
            Ainda estou um bocado céptico em relação à descida do preço da gasolina. A média móvel a 5 dias é superior (ainda que pouco) à mm5d da passada sexta-feira. O mesmo acontece no caso do Brent, e até o Dólar valorizou ligeiramente face ao Euro. O que me está a escapar?
            Tenho dúvidas que gasóleo desça 4 cêntimos também.

            Comentário


              Originalmente Colocado por SMOL25 Ver Post
              Tenho dúvidas que gasóleo desça 4 cêntimos também.
              Por acaso isso não me choca tanto. Dá-me desvalorizações na casa dos 4~5% e portanto esperaria sempre uma descida de, pelo menos, um a dois cêntimos.

              A minha dúvida é se a média móvel a 5 dias da semana passada deve ser calculada com base na cotação atual do Euro, ou na cotação da última sexta-feira. É que se for a atual, ainda se percebe a descida de meio cêntimo que a SIC Notícias adianta.

              Comentário


                E o apoio do ISP do governo, já foi revisto?
                Não devia ter sido estes dias?


                Edd

                Comentário


                  não mexeram nele.

                  Comentário


                    PauloRaposo já tens as previsões para a semana que vem? Só confio nas tuas.

                    Comentário


                      ele até pode acertar, mas depois quem manda faz o que quer, não te esqueças!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por AlfM Ver Post
                        Em 2023 e ainda há quem se importe mais com o gap entre os 2 combustiveis que propriamente pelo preço dos mesmos. Ter carros a gasóleo é assim tão aborrecido?
                        image.png

                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                        E o apoio do ISP do governo, já foi revisto?
                        Não devia ter sido estes dias?


                        Edd

                        Sim, na segunda-feira já foi. Aumentou o desconto na gasolina (mais barato) e manteve-se o desconto no gasóleo

                        https://observador.pt/2023/02/03/gov...-em-fevereiro/


                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        não mexeram nele.


                        Tu só espalhas desinformação neste tópico e quando confrontado fechas-te em copas.

                        Comentário


                        • caditonuno
                          caditonuno commented
                          Editing a comment
                          Já cá estou. Não passo aqui o dia. Eu referia-me ao gasóleo. Geralmente ou praticamente sempre eu refiro-me ao gasóleo, que é o que eu utilizo. Pronto, corrijo agora. O gasóleo ficou como está, não mexeram nele.

                        Originalmente Colocado por MVinhas Ver Post
                        Ainda estou um bocado céptico em relação à descida do preço da gasolina. A média móvel a 5 dias é superior (ainda que pouco) à mm5d da passada sexta-feira. O mesmo acontece no caso do Brent, e até o Dólar valorizou ligeiramente face ao Euro. O que me está a escapar?
                        A MM5dias no dia 3FEV23, dos futuros da gasolina (RBOB Futures) era igual a 2,4586. Ontem fechou a 2,4488

                        Isto em USD. Em EUR tenho que ir verificar, mas é se calhar subiu como referes (dada a desvalorização do EURUSD nesta semana).

                        No entanto o que mais interessa, para efeitos de cálculos para a previsão do Preço de Referência, é mesmo a evolução semanal da MM5d do preço da matéria-prima (custo + frete) indicado pela ENSE. E essa MM5d do preço da MP (custo+frete), da gasolina, estava em 0.613€/litro no passado dia 03Fev e nesta 6f dia 10Fev estima-se que terá ficado nos 0.604€/litro.
                        Editado pela última vez por PauloRaposo; 11 February 2023, 14:41.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                          E o apoio do ISP do governo, já foi revisto?
                          Não devia ter sido estes dias?


                          Edd
                          Já foi revisto! Podes ver no post # 49928

                          O ISP baixou a partir do dia 06Fev2023, mas só para a gasolina.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por generik Ver Post
                            PauloRaposo já tens as previsões para a semana que vem? Só confio nas tuas.
                            Sim, o meu sistema indica uma redução, no Preço de Referência, de -4,6cts no gasóleo e de -1,4cts na gasolina

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por MVinhas Ver Post

                              Por acaso isso não me choca tanto. Dá-me desvalorizações na casa dos 4~5% e portanto esperaria sempre uma descida de, pelo menos, um a dois cêntimos.

                              A minha dúvida é se a média móvel a 5 dias da semana passada deve ser calculada com base na cotação atual do Euro, ou na cotação da última sexta-feira. É que se for a atual, ainda se percebe a descida de meio cêntimo que a SIC Notícias adianta.
                              Nos meus cálculos de previsões, com base apenas nas médias móveis dos produtos refinados, utilizo a MM5d do EURUSD para fazer a conversão das MM5d dos proddutos refinados em USD para EUR.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post

                                Nos meus cálculos de previsões, com base apenas nas médias móveis dos produtos refinados, utilizo a MM5d do EURUSD para fazer a conversão das MM5d dos proddutos refinados em USD para EUR.
                                E onde retiras essa média?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SMOL25 Ver Post
                                  E onde retiras essa média?
                                  Podes calculá-la, com base nos preços diários do EURUSD. Ou então aplicas a MM5d num gráfico do EURUSD e vês o seu valor

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post

                                    A MM5dias no dia 3FEV23, dos futuros da gasolina (RBOB Futures) era igual a 2,4586. Ontem fechou a 2,4488

                                    Isto em USD. Em EUR tenho que ir verificar, mas é se calhar subiu como referes (dada a desvalorização do EURUSD nesta semana).

                                    No entanto o que mais interessa, para efeitos de cálculos para a previsão do Preço de Referência, é mesmo a evolução semanal da MM5d do preço da matéria-prima (custo + frete) indicado pela ENSE. E essa MM5d do preço da MP (custo+frete), da gasolina, estava em 0.613€/litro no passado dia 03Fev e nesta 6f dia 10Fev estima-se que terá ficado nos 0.604€/litro.
                                    Olha, não sabia. Aliás, pensei que apenas os produtos já refinados é que contavam para a equação.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MVinhas Ver Post

                                      Olha, não sabia. Aliás, pensei que apenas os produtos já refinados é que contavam para a equação.
                                      É o principal input, mas além do preço do custo das MP (produtos refinados) há que contar com o frete, com as taxas e com os impostos. Mas como estes são mais ou menos estáveis, a componente que assume maior relevência na estrutura do PVP dos combustíveis é mesmo a componente custo+frete (que já inclui o preço do produto refinado). Se bem que ainda existe o adicional por incorporação de combustíveis, que é variável, mas com um peso pouco relevante na estrutura do PVP.

                                      E não esquecer, claro, a margem de comercialização. Mas como essa não podemos controlar, em termos de previsão assume-se que se mantém igual à da semana anterior.
                                      Editado pela última vez por PauloRaposo; 11 February 2023, 16:53.

                                      Comentário


                                        "Galp desce gasolina meio cent e gasóleo 3,5 cent. BP desce gasolina 1 cent, gasóleo simples 3,5 cent e aditivado 2 cent. Repsol desce gasolina 1 cent e gasóleo 3 cent
                                        Colocado a 13 de Fevereiro de 2023"

                                        Lá vai a GALP subir 0,5 cênt amanhã para igualar a repsol...​

                                        Comentário


                                        • mpereira
                                          mpereira commented
                                          Editing a comment
                                          Complementando, aqui na zona e para o diesel aditivado, a Cepsa desceu 5,5 cent, a Shell e Prio 4 cent

                                        ainda não saí, mas verificado on line aqui a galp já tem o gasóleo a menos de 1.60 e a reposol também.

                                        Comentário


                                          PauloRaposo desculpa voltar ao mesmo tema, mas tudo o que envolve cálculos entusiasma-me e portanto esta questão não é diferente: reparei que a cotação+frete da gasolina subiu para 0,625€, quando na sexta tinha fechado a 0,602€. Isto, em suma, significa que já vamos com um saldo de 2,3 cêntimos para subida do combustível para a semana, ou significa que é de esperar que as gasolineiras aumentem sorrateiramente o preço ao longo da semana? Ou nada disto interessa porque o que vai ditar é o valor de sexta-feira?

                                          Comentário


                                            Parece que cada vez mais se aproximam os preços dos low cost com as "premium".
                                            Gasolina 95 Aditivada no Intermarche em Castelo Branco: 1.62€
                                            Gasolina 95 Aditivada na Repsol em Castelo Branco: 1.75€ - 0.09 (desconto cartão parceiro) = 1.66€
                                            Apenas 4 cêntimos de diferença!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JGibao Ver Post
                                              Parece que cada vez mais se aproximam os preços dos low cost com as "premium".
                                              Gasolina 95 Aditivada no Intermarche em Castelo Branco: 1.62€
                                              Gasolina 95 Aditivada na Repsol em Castelo Branco: 1.75€ - 0.09 (desconto cartão parceiro) = 1.66€
                                              Apenas 4 cêntimos de diferença!
                                              entao se usar o 123 sao 20 centimos ficando a 1.55€

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Master7 Ver Post

                                                entao se usar o 123 sao 20 centimos ficando a 1.55€
                                                123??

                                                Comentário


                                                • JGibao
                                                  JGibao commented
                                                  Editing a comment
                                                  Mundo 123, eu pessoalmente não tenho

                                                Ainda vou tentar aguentar mais esta semana sem meter, ver se a tendência se mantém para a próxima, e assim atestar se for o caso.

                                                Comentário


                                                  A "inflação" é tramada!

                                                  "Galp ganha 881 milhões de euros e alcança o maior lucro da sua história."

                                                  https://expresso.pt/economia/economi...toria-323413b6

                                                  Comentário


                                                    A onda da inflação foi surfada por muitos, com o zé poveco a servir de prancha.

                                                    Comentário


                                                      daqui a bocado vou abastecer 40€ a 1.478.

                                                      Comentário


                                                        Há algum cartão de desconto que funcione em espanha?

                                                        Repsol, Cepsa, Galp, etc.

                                                        É que o gasóleo la já está bem mais caro que cá.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X