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Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas
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Originalmente Colocado por guisas Ver Post
o ti Zé, a Maria codorniz, o toino zarolho, a tânia jeitosa....sabem lá mexer na aplicação....já com os talões levam o molho e o rapaz da registadora é que tem que escolher o certo....quando não sacam do cartão de sócio do cascalhais quando o rapaz pede o cartão.....eh pah...mesmo na urbe há muita malta que qual aplicação qual carapuça...os meus pais ainda com os cupões já é ciência do foguetão, quanto mais aplicação....
Isso é bom para o idi o t a do continente e da golp que está sentado atrás do monitor a bater nas teclas com o ra b i n ho confortável a ter ideias que LHE DÃO MAIS LUCRO NO FINAL DO ANO....
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Originalmente Colocado por guisas Ver Postconversa de almoço.
Parece que um companheiro foi melter gota na golp. O continente deu um talão de 14 cent.
Foi lá abasteceu, mas foi para a fila pagar e estava um embrulho de todo o tamanho. Os talões não passavam. Então a malta para não ficar à seca, pagava sem qualquer desconto.
eu a isto chamo ROUBALHEIRA. Também a mim em tempos me aconteceu e meteu livro de reclamações e telefonemas do continente ou da golp já não me lembro....
depois da 3a vez disseram-me que não era eu que tinha de regularizar o processo quando tal acontecia, era o dono da bomba na comunicação semanal que faz dos talões/descontos ...ou lá o que era. Estão mesmo a ver o gasolineiro preocupado com o desconto que eu não recebi.....
Enfim, cheirou-me a que todos ROUBAM:
eh pah, assim também eu era bom a gerir empresas e a dar milhões de lucro.
Portanto 2 coisas:
Se anda aqui malta da Golp ou do continente: digam aí aos vossos diretores que eles sabem gerir essa chafarica tão bem como eu sei gerir uma casa de ptas....
Aos lesados: livro de reclamações com força !!!!!
Só pôr uma ou duas vezes e que apanhei as bombas sem sistema do continente ou com o sistema muito lento, mas tbm já fui abastecer e o sistema da SIBS (multibanco) fora de serviço ou o serviço dos bancos em baixo.
É o futuro digital, e acho bem que se invista nisso.
O próprio estado já informou e adiou para este ano para se avançar na faturação eletrónica, (era para ser até ao fim de 2022).
Com isto não estou a defender o sistema, e sou apologista de desconto na hora para todos, mas fazendo uma analise isenta tem muitos pontos positivos, vários pontos a frente dos seus concorrentes.
A Repsol tem o sistema de desconto e parceiros(bastantes) e é só apresentar cartão/ou QR code e desconta na hora mas se fores usar o sistema Lidl/Repsol ja ficas muito "limitado" no Lidl APP Lidl.
O Sistema BP/PD não conheço muito bem (usei uma ou duas vezes) não uso derivado ao valor dos seus combustíveis, a diferença do valor é o desconto que eles "oferecem" muitas vezes em relação aos seus concorrentes diretos.
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
Outra vez arroz? Sim é diferente, no preço amigo
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Originalmente Colocado por AlfM Ver PostTu é que puxas sempre o arroz na esperança de ver validada a teoria que hienergy é igual a evologic 2.0 e que esta é igual a ultimate e afins. Lamento, mas se queres ultimate só mesmo pagando por ela. 🙂
Até me mostrarem resultados laboratoriais que comprovem as diferenças e/ou fichas técnicas, fico-me na minha já que não há nada a indicar o contrário.
Quanto às validações, não preciso das tuas nem das de ninguém. Felizmente sou eu que pago o combustível que abasteço, assim como os meus carros/motos e respetivas despesas portanto a única validação que preciso é a minha.Editado pela última vez por CalimeroIbiza; 05 July 2023, 22:30.
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Originalmente Colocado por Etcetera Ver PostCada vez que venho a este tópico , sinto-me rico.
Não sou um gajo que goste de esbanjar €, mas vocês abusam nesses cálculos.
No dia em que eu passar fome por 3€ a menos num depósito, encosto o carro.
Mea culpa, eu tenho dinheiro a montes e ando sempre com merd4as a ver se na Repsol é mais barato que na Galp para poupar 1 euro num depósito.
Depois vou andar de carro a esgalhar, torrar dinheiro em gasolina, só porque é domingo à tarde e tou bored...
Crazy shit... 🤣
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Originalmente Colocado por PugGT Ver PostNinguém aqui comenta algo importante e como sempre tenho q ser eu:
Já pensaram num pequeno GRANDE pormenor q é o facto de q temos q ser nós a abastecer os nossos carros ???
Já pensaram num pequeno GRANDE pormenor q é o facto dos varios salários mensais q as gasolineiras metem ao bolso por terem acabado com os funcionários q abasteciam as viaturas ???
Acham justo ter q ser eu a trabalhar p a gasolineira q devia ter essa obrigação de ter alguém p me abastecer o carro ???
Já pagamos uma brutalidade pelo combustivel e ainda tenho q ser eu a fazer esse trabalho
Ah pois é
Quando ainda metia gasolina até fugia dessas bombas pelas mesmas questões que o guisas enunciou em cima.
Mas não compres um eléctrico então que aí é que não tens mesmo lá ninguém para te meter o cabo, e nalguns carregadores nem sitio para comprar cafés caros.
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Se cada marca tem os seus aditivos e os publicita à sua maneira, não podem ser todos iguais, em última instância. Que podemos não sentir nada de diferente no comportamento do carro (conforme a marca ou motor) é uma coisa, agora dizer taxativamente que tudo o que é aditivado é exatamente igual, tal como os simples são, acho que não. Até lá fora cada marca anuncia o seu combustível com as suas propriedades distintas, não é exclusivo de cá, basta verem os sites da BP, Shell, Repsol, Cepsa (os internacionais, não os ".pt")
Transcrevo novamente a info que recebi no ano passado do Grupo Disa:
"Atualmente a Shell e a PRIO fazem parte do mesmo grupo, mas continuam a ser empresas distintas, o que significa que os combustíveis comercializados por cada uma das marcas apresentam características únicas."
Podemos também achar que é tudo conversa da treta, mas se acharmos que é sempre assim quando o departamento de Apoio ao Cliente de uma qualquer empresa nos dá uma resposta que, na génese, está a "comprometer" a entidade de quem envia esta informação, vamos começar a não acreditar em nada de ninguém.
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Vou atestar o depósito à Figueira no fim de semana. A GALP, com a história do ISP, acabou por subir em relação à semana passada.
GALP do eixo N/S
Gasóleo simples - 1,624 €/litro
Gasóleo especial - 1,674 €/litro
GALP da Figueira:
Gasóleo simples - 1,579 €/litro
Gasóleo especial - 1,619 €/litro
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Originalmente Colocado por mpereira Ver PostSe cada marca tem os seus aditivos e os publicita à sua maneira, não podem ser todos iguais, em última instância. Que podemos não sentir nada de diferente no comportamento do carro (conforme a marca ou motor) é uma coisa, agora dizer taxativamente que tudo o que é aditivado é exatamente igual, tal como os simples são, acho que não. Até lá fora cada marca anuncia o seu combustível com as suas propriedades distintas, não é exclusivo de cá, basta verem os sites da BP, Shell, Repsol, Cepsa (os internacionais, não os ".pt")
Transcrevo novamente a info que recebi no ano passado do Grupo Disa:
"Atualmente a Shell e a PRIO fazem parte do mesmo grupo, mas continuam a ser empresas distintas, o que significa que os combustíveis comercializados por cada uma das marcas apresentam características únicas."
Podemos também achar que é tudo conversa da treta, mas se acharmos que é sempre assim quando o departamento de Apoio ao Cliente de uma qualquer empresa nos dá uma resposta que, na génese, está a "comprometer" a entidade de quem envia esta informação, vamos começar a não acreditar em nada de ninguém.
As fichas técnicas das marcas são TODAS iguais, se fores verificar as análises laboratoriais feitas por rotina pela ENSE verificas que os resultados entre bombas da mesma marca ou não para o mesmo tipo de combustível é sempre semelhante (as diferenças mínimas que há, veriam acontecem entre postos da mesma marca!).
A titulo de curiosidade, em 2019 um user do fórum chegou a fazer a média e enviar por PM do nível de cetano (diesel) dos postos de todas as marcas e o engraçado foi que quem tinha a média mais alta nesse componente até foi o Jumbo no seu gasóleo aditivado.
Até as marcas nos mostrarem resultados de laboratório específicos e quando efetivamente nos indicarem que aditivos têm a sua fórmula e quantidades, é tudo mais do mesmo: Puro MarketingEditado pela última vez por CalimeroIbiza; 06 July 2023, 11:34.
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Calimero estás a misturar 2 conceitos diferentes, ou então percebi mal. Um é a própria fórmula dos combustíveis aditivados. Outro é o hype à volta deles. Cada marca terá a sua fórmula de aditivos que é adicionado algures no processo (ou na cisterna do camião, ou no próprio depósito ou whatever). Tenho alguns conhecidos que trabalham nas gasolineiras que me explicaram isto. Portanto a fórmula da BP não será a mesma que da GALP nem da Repsol (tu próprio dizes no teu post que o gasóleo do Jumbo tinha maior índice de cetano, se fossem todos iguais, isso não acontecia).
A outra questão é se os aditivados cumprem com o que prometem...isso agora é que é a questão. Como tu, eu também abasteço aditivado a larga maioria das vezes. A diferença é pequena e não me preocupo com isso. P.e. onde encontro o mais barato por onde ando é no intermarché (este posto não sei se o gasóleo é da Repsol ou da GALP). Hoje está a 1.459/l e ainda por cima só actualiza às segundas à tarde ou terças de manhã, dando-me espaço de manobra para não me preocupar em ir abastecer de propósito ao fim-de-semana, quando há subida anunciada.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostCalimero estás a misturar 2 conceitos diferentes, ou então percebi mal. Um é a própria fórmula dos combustíveis aditivados. Outro é o hype à volta deles. Cada marca terá a sua fórmula de aditivos que é adicionado algures no processo (ou na cisterna do camião, ou no próprio depósito ou whatever). Tenho alguns conhecidos que trabalham nas gasolineiras que me explicaram isto. Portanto a fórmula da BP não será a mesma que da GALP nem da Repsol (tu próprio dizes no teu post que o gasóleo do Jumbo tinha maior índice de cetano, se fossem todos iguais, isso não acontecia).
A outra questão é se os aditivados cumprem com o que prometem...isso agora é que é a questão. Como tu, eu também abasteço aditivado a larga maioria das vezes. A diferença é pequena e não me preocupo com isso. P.e. onde encontro o mais barato por onde ando é no intermarché (este posto não sei se o gasóleo é da Repsol ou da GALP). Hoje está a 1.459/l e ainda por cima só actualiza às segundas à tarde ou terças de manhã, dando-me espaço de manobra para não me preocupar em ir abastecer de propósito ao fim-de-semana, quando há subida anunciada.
Eu também coloco aditivado no Itermarché tanto no carro da empresa como no pessoal. Posso dizer que o Inter de Torres Vedras e Óbidos são meus clientes e do que já falei com os donos o gasóleo que eles compram é Galp. Mas cada inter é livre de escolher, é franchising
Os pacotes de aditivos das marcas até podem ter cada uma o seu, mas no fundo é tudo a mesma coisa. Repara que os resultados em testes laboratoriais saem sempre semelhantes (as diferenças que há entre marcas são as mesmas que há entre bombas da mesma marca, logo insignificante) bem como as fichas técnicas que são sempre iguais. Até nos dizerem ao certo que componente metem na sua "fórmula xpto" e em que quantidades, eu chamo-lhe puro marketing. Se não quiserem revelar a fórmula, revelem testes laboratoriais que indiquem que a sua fórmula é melhor que marca X (até à data de hoje, os que foram feitos por entidades externas revelam que é a mesma coisa)
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Mesmo nos relatórios que ele fala da ENSE existem marcas que tinham Éster e outros Etanol na gasolina, posts atrás houve quem se queixou do gasóleo da CEPSA para um determinado motor, há algum tempo atrás postei uns logs da resposta da DME do meu veículo à 98 de diferentes marcas e as diferenças são notórias. É óbvio que com ou sem aditivos, com aditivos piores ou melhores, o combustível desde que cumpra com as normas estará apta a funcionar em qq motor sem problema, o que não invalida que umas sejam melhores que outras.
Há quem prefira viver na ilusão, nada a fazer.Editado pela última vez por AlfM; 06 July 2023, 12:08.
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Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
O povão, não tolera a ideia, que os seus carros de alta cilindrada sejam sujos, por um qualquer funcionário de uma gasolineira Low-Cost.
Pois é.
É o equivalente a falarmos mal do Estado e depois dizerem "ah e tal no tempo do Salazar é q era"Editado pela última vez por PugGT; 06 July 2023, 13:06.
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Originalmente Colocado por wetlook Ver Post
Quais vários salários mensais? Os funcionários que te abasteciam o carro agora estão na loja a vender-te águas, cafés e chocolates a preços inflacionados
Nem todas as estações têm loja portanto estão meter salarios mensais ao bolso sim. Custa menos se aceitares.
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
A questão é que encontras diferenças dessas dentro de postos da mesma marca.
Eu também coloco aditivado no Itermarché tanto no carro da empresa como no pessoal. Posso dizer que o Inter de Torres Vedras e Óbidos são meus clientes e do que já falei com os donos o gasóleo que eles compram é Galp. Mas cada inter é livre de escolher, é franchising
Os pacotes de aditivos das marcas até podem ter cada uma o seu, mas no fundo é tudo a mesma coisa. Repara que os resultados em testes laboratoriais saem sempre semelhantes (as diferenças que há entre marcas são as mesmas que há entre bombas da mesma marca, logo insignificante) bem como as fichas técnicas que são sempre iguais. Até nos dizerem ao certo que componente metem na sua "fórmula xpto" e em que quantidades, eu chamo-lhe puro marketing. Se não quiserem revelar a fórmula, revelem testes laboratoriais que indiquem que a sua fórmula é melhor que marca X (até à data de hoje, os que foram feitos por entidades externas revelam que é a mesma coisa)
Falaste no gasóleo do Jumbo aditivado ter mais índice de cetano. Em princípio isso aconetece nos aditivados. Mas não percebi com que gasóleo é que estavas as comparar...
Obviamente que as diferenças entre os aditivados das várias marcas não podem ser enormes, daí que uma pessoa não sinta diferenças. Também era melhor que assim fosse, significaria que havia combustíveis e "combustíveis" e sabemos bem que isso não é assim. Mesmo no simples vs aditivado há quem note (talvez placebo, talvez não), mas a maioria diz que não sente nada.
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Originalmente Colocado por AlfM Ver PostMesmo nos relatórios que ele fala da ENSE existem marcas que tinham Éster e outros Etanol na gasolina, posts atrás houve quem se queixou do gasóleo da CEPSA para um determinado motor, há algum tempo atrás postei uns logs da resposta da DME do meu veículo à 98 de diferentes marcas e as diferenças são notórias. É óbvio que com ou sem aditivos, com aditivos piores ou melhores, o combustível desde que cumpra com as normas estará apta a funcionar em qq motor sem problema, o que não invalida que umas sejam melhores que outras.
Há quem prefira viver na ilusão, nada a fazer.
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Originalmente Colocado por AlfM Ver Postposts atrás houve quem se queixou do gasóleo da CEPSA para um determinado motor,
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
Eu fui um deles e comprovado algumas vezes. Hesita a frio, apenas e só. Não tenho a pretensão de achar que é um problema do gasóleo, mas que o aditivado da Cepsa tem este comportamento no meu carro, não tenho qualquer dúvida. A causa??? Não sei...
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A conversa é mt bonita até à altura em que as marcas com quebra de stock trocam produto entre si, como já vi numa reportagem SIC.
Agora as guerrinhas low cost vs aditivados, mas somos algumas crianças ou quê?
É fazer as contas, já dizia o Guterres !
Só acho que no caso dos descontos indirectos ( que na minha opinião são altamente venenosos ) as contas têm de ser ainda mais rigorosas e constantes.
Sem irmos para uma de correr as capelinhas todas à pesca de feijão a menos 3 cent/Kg.
E não era má ideia evitar supermercados que têm escrito KILO no peso em vez de Kg ! 'dass !!
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
Quando referes puro marketing estás a comparar os diferentes aditivados? Pensei que estivesses a falar de simples vs aditivados.
Falaste no gasóleo do Jumbo aditivado ter mais índice de cetano. Em princípio isso aconetece nos aditivados. Mas não percebi com que gasóleo é que estavas as comparar...
Obviamente que as diferenças entre os aditivados das várias marcas não podem ser enormes, daí que uma pessoa não sinta diferenças. Também era melhor que assim fosse, significaria que havia combustíveis e "combustíveis" e sabemos bem que isso não é assim. Mesmo no simples vs aditivado há quem note (talvez placebo, talvez não), mas a maioria diz que não sente nada.
Se verificares as análises todas da ENSE, verificas que as diferenças do mesmo tipo de combustível entre as várias marcas é mínima, aliás essa mesma diferença encontras entre postos da mesma marca.
O gasóleo do jumbo, se não me falha a memória, era o que tinha a média de índice de cetano mais elevado entre todas as análises a diesel aditivado que foram feitas. Acho que até era o Jumbo de Coina que tinha o índice de cetano mais elevado dos testes todos efetuados.
Na gasolina não me recordo pois na altura só usava diesel, mas certamente será o mesmo cenário do dieselEditado pela última vez por CalimeroIbiza; 06 July 2023, 18:53.
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Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
Fui eu. 1.4 HDI umas vezes a desligar, outras vezes valentes soluços. Fui à marca e encontraram o filtro gasoil cheio de agua e não foi uma vez nem duas. Aconselharam ir a outra marca p tirar duvidas e nunca mais aconteceu e nunca mais Cepsa p mim
Aliás isso pode acontecer em qualquer marca, já aconteceu até com a BP há uns bons anos
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
Combustivel desde que tenha a norma EN 590 está apto para os nossos fogareiros a diesel e gasolina coma outra norma que não tenho de cor.
Simples vs Simples = Tudo igual
Aditivado vs Aditivado = Tudo igual
Faço os mesmos KM com QUALQUER combustível, e quando não faço a culpa é do pé direito
Quanto ao resto, tudo o que posso poupar sem cortar no produto é win-win. Se poupar 3€ por depósito, ao final do ano 72€ que me pagam 5lt de óleo ⁵+ filtro para a revisão do carro.
Mas sou assim em tudo, o meu lema é cortar ao máximo sem perder qualidade. Porque haverei de pagar mais pelo mesmo produto? Contas fintas de 1€ aqui, 2 ali ao final do ano é uma boa poupança...
Já estou farto de aqui dizer, mas aqui em casa só entram combustíveis aditivados de onde tiver o PVP mais baixo, por norma na Prio, Inter ou numa bomba AutoJulio (revendedor Galp) aqui na zona
oleos igualmente sintéticos 5w40 são todos iguais?
pneus 205/55-16 com a mesma classificação de etiqueta são todos iguais?
filtros de oleo ou ar compativeis para o teu carro são todos iguais?
anti-congelantes, pastilhas de travão........
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