Boas
A implantação de motas de emergência médica em Portugal em 2004 foi um passo em frente no socorro a populações e o aproximar do nosso sistema á realidade europeia.
As motas do INEM em funcionamento diário (há moto 4 usadas em situações especificas) são tripuladas por técnicos de emergência e são usadas habitualmente em 3 tipos de situações: primeira intervenção em situações de risco de vida, uma vez que chega ao local rapidamente (a media está em 4m 40seg), avaliação da situação em caso de dúvida (ex: falsas emergências ou situações que não se justifica ambulância) permitindo assim “poupar” uma ambulância que pode ser usada numa verdadeira emergência e é usada no apoio aos restantes meios de emergência.
Os resultados até agora têm sido tão bons e as vidas salvas têm sido tantas que o inem recebe visitas de estudo de serviços de emergência estrangeiros. A mota possui material de primeira abordagem, desfibrilhador, O2, material de penso e material de avaliação de sinais vitais (glicemia capilar, tensão arterial, SpO2).
Em relação ao tema do tópico não posso deixar de demonstrar o meu desagrado, embora respeitando todas as opiniões, que se passe uma imagem de irresponsabilidade por parte de todos aqueles que tripulam viaturas de emergência e que todos os dias arriscam a sua vida para salvar a dos outros, no mínimo merecem a o benefício da dúvida, hoje em dia parece correr um pouco por todo lado um síndrome da falta de confiança nas instituições e nos serviços…
Em relação aos atropelamentos e acidentes são todos eles lamentáveis e motivo de preocupação e estudo no entanto gostava de lembrar que a cor que o INEM usa foi escolhida por um grupo de cientistas e oftalmologistas europeus por ser a cor que os olhos humanos identificam a maior distancia, as viaturas tem sirenes de alta intensidade com toques que provocam o despertar do sentido auditivo e luzes estroboscópicas ao nível dos retrovisores dos automóveis com flashes de luz intensa.
Não resisto a deixar uma pergunta no ar, quantos de nós recebemos formação pratica durante a instrução sobre o comportamento a ter quando estamos na presença de viaturas de emergência?
Boa Páscoa a todos…
A implantação de motas de emergência médica em Portugal em 2004 foi um passo em frente no socorro a populações e o aproximar do nosso sistema á realidade europeia.
As motas do INEM em funcionamento diário (há moto 4 usadas em situações especificas) são tripuladas por técnicos de emergência e são usadas habitualmente em 3 tipos de situações: primeira intervenção em situações de risco de vida, uma vez que chega ao local rapidamente (a media está em 4m 40seg), avaliação da situação em caso de dúvida (ex: falsas emergências ou situações que não se justifica ambulância) permitindo assim “poupar” uma ambulância que pode ser usada numa verdadeira emergência e é usada no apoio aos restantes meios de emergência.
Os resultados até agora têm sido tão bons e as vidas salvas têm sido tantas que o inem recebe visitas de estudo de serviços de emergência estrangeiros. A mota possui material de primeira abordagem, desfibrilhador, O2, material de penso e material de avaliação de sinais vitais (glicemia capilar, tensão arterial, SpO2).
Em relação ao tema do tópico não posso deixar de demonstrar o meu desagrado, embora respeitando todas as opiniões, que se passe uma imagem de irresponsabilidade por parte de todos aqueles que tripulam viaturas de emergência e que todos os dias arriscam a sua vida para salvar a dos outros, no mínimo merecem a o benefício da dúvida, hoje em dia parece correr um pouco por todo lado um síndrome da falta de confiança nas instituições e nos serviços…
Em relação aos atropelamentos e acidentes são todos eles lamentáveis e motivo de preocupação e estudo no entanto gostava de lembrar que a cor que o INEM usa foi escolhida por um grupo de cientistas e oftalmologistas europeus por ser a cor que os olhos humanos identificam a maior distancia, as viaturas tem sirenes de alta intensidade com toques que provocam o despertar do sentido auditivo e luzes estroboscópicas ao nível dos retrovisores dos automóveis com flashes de luz intensa.
Não resisto a deixar uma pergunta no ar, quantos de nós recebemos formação pratica durante a instrução sobre o comportamento a ter quando estamos na presença de viaturas de emergência?
Boa Páscoa a todos…
Comentário