Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
    Vrumm, para conseguir uma média de velocidade acima de 180 km/h no Golf R teria de circular muitíssimos km acima dos 210/220 km e isso pelo menos na A22 (via do Infante) seria algo difícil.
    Mais ou menos… este Astra não tinha 300cvs (talvez nem metade?), conduzido estilo o teu tsi.

    Comentário


      Honda Civic 1.8 i-vtec: Amadora> GrÂndola via VDG e A2, regresso A2 via 25 Abril, chegou com CB a indicar 5,8. Velocidade em AE 110/120, um ou outro fogacho aos 140.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
        Mais ou menos… este Astra não tinha 300cvs (talvez nem metade?), conduzido estilo o teu tsi.




        Vrumm, isso já é uma média de velocidade de respeito.

        Já me começam a convencer que talvez com o "R" pudesse cumprir no trajecto referenciado mais atrás, uma velocidade média próxima dos 200 km/h, mas teriam de ser em condições mais que ideais.

        Comentário


          Metam masé médias de condução em estrada de montanha com ponta tacão à mistura e deixem-se de AE's pa velhos

          Comentário


            Mais um sprint, desta vez, Leon 1.0 EcoTSI 115cv de 2020.

            Évora - Porto, via N114/IC10 por Montemor, Coruche e Santarém, depois A1 sempre CC a 140 tranquilo, paragem apenas na Mealhada:


            Porto - Almada, sempre pela A1, non-stop e a pisar o risco de CO grave, 155 de CC com algumas variaçoes para cima e para baixo:


            Almada - Évora, A6 a 140 até Montemor e o resto nacional:


            Total do dia:


            Com a actual diferença de combustíveis e estes consumos que sao mais baixos que o meu Diesel de 4 cilindros, vai começar a saltar para a pista mais vezes. Mas confesso que nao lhe acho piadinha nenhuma.

            Na outra face da moeda, modo Autobahn Bmw 220d Cabrio Auto, Sintra - Évora, full A6, ritmos na banda de CO muito grave :

            Comentário


              Já eu adoro motores a gasolina e estes novos turbo talvez ainda mais.
              Dou por mim a usar as mesmas RPM que diesel.
              binário à roda faz maravilhas, naturalmente com caixa bem escalonada.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Mais um sprint, desta vez, Leon 1.0 EcoTSI 115cv de 2020.

                (...)

                Com a actual diferença de combustíveis e estes consumos que sao mais baixos que o meu Diesel de 4 cilindros, vai começar a saltar para a pista mais vezes. Mas confesso que nao lhe acho piadinha nenhuma.

                Na outra face da moeda, modo Autobahn Bmw 220d Cabrio Auto, Sintra - Évora, full A6, ritmos na banda de CO muito grave :
                Tu que tens experimentado vários carros, e que fazes muitos desses "sprints" em AE, não notas "falta de adequação" destes 3 cilindros 1.0 para essas viagens?
                Quero dizer, os consumos parecem porreiros, mas o carro não vai "esganado"? Ou acaba por casar bem com um carro "rasteiro" e relativamente curto como o Leon?
                Como é que especularias o comportamento para a carrinha ou para um SUV tipo Arona/Ateca (para ficar na gama Seat) nas mesmas condições?

                E essa viagem no 220d foi mesmo "a pisar", nunca fiz nada tão alto no Countryman

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                  Tu que tens experimentado vários carros, e que fazes muitos desses "sprints" em AE, não notas "falta de adequação" destes 3 cilindros 1.0 para essas viagens?
                  Quero dizer, os consumos parecem porreiros, mas o carro não vai "esganado"? Ou acaba por casar bem com um carro "rasteiro" e relativamente curto como o Leon?
                  Como é que especularias o comportamento para a carrinha ou para um SUV tipo Arona/Ateca (para ficar na gama Seat) nas mesmas condições?

                  E essa viagem no 220d foi mesmo "a pisar", nunca fiz nada tão alto no Countryman
                  Claro que noto, estes 3 cilindros sao motores porreirinhos para uma utilizaçao citadina e safam em utilizaçao extra-urbana, mas chutar-lhes o caderno de encargo de sprinter já é algo pesado, por diversos motivos.
                  O primeiro é que sao claramente turbo-dependentes, o segundo é que têm caixas longas para ajudar na economia e o terceiro é que estao claramente configurados para fazer consumos baixos -> O acelerador tem muito lag.

                  Esganado nunca vai, porque a caixa é longa, se nao houver subidas até consegues praticar ritmos altos com o carro, eu fui a Valência nele há uns meses e vim kms e kms com CC a 180 nas planicies Espanholas e o carro a cumprir sem temas, mas assim que existem condicionantes adversas, como subidas ou vento, chegam as limitaçoes. Eu acho que casa bem com o carro, desde que as expectativas vao de acordo, nao é uma arrastadeira nem pouco mais ou menos; nao é um carro lento ou desagradável.

                  Sobre extrapolar isto para um segmento SUV, tenho as minhas dúvidas; eu, de forma genérica, nao gosto de SUV's, percebo o seu sentido prático, mas acho que se paga mais para ter um carro genericamente pior dinamicamente e do ponto de vista de eficiencia: Sao mais altos, regra geral têm jantes enormes com medidas de pneu duvidosas, a aerodinâmica é pior e o peso também, o que faz com que um SUV desse género com motor a gasolina muito dificilmente entraria no meu leque de escolhas, precisamente por valorizar muito as capacidades extra-urbanas num carro. Um Arona em cidade deve ser porreiro, mas mais que isso, já é uma red-flag para mim.

                  Este carro vem no seguimento de uma outra Leon, mas ST 1.6 TDI de 110cv Ecomotive, que essa sim, era uma estrela em extra-urbano para a potência que tinha, tinha menos 5 cavalos - certo - mas o binário do motor Diesel em conjunto com o excelente escalonamento da caixa de 6 velocidades, faziam daquela carrinha um belíssimo papa kms. Nao é uma Classe E - lógico - mas aqueles 110cv eram "fogo"

                  Comentário


                    BMW 118d e81

                    A17 completa sentido S-N, com CC a 120km/h, 2 adultos e respetiva bagagem, 5.0l/100km.

                    Já no sentido inverso, 5.1l/100km.

                    Muito idêntico ao meu E250cdi coupe, com ligeira vantagem para o bimmer.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Metam masé médias de condução em estrada de montanha com ponta tacão à mistura e deixem-se de AE's pa velhos
                      Podes meter tu “jovem”! [emoji1787]

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Metam masé médias de condução em estrada de montanha com ponta tacão à mistura e deixem-se de AE's pa velhos


                        EscapeLivre, acredita que aprecio bastante mais em desfrutar numa zona sinuosa do que numa autoestrada, mas como será evidente em algumas autoestradas algo sinuosas (tipo alguns troços da A23 e da A25) também por vezes aprecio dar o gosto ao "pé".

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                          Mais ou menos… este Astra não tinha 300cvs (talvez nem metade?), conduzido estilo o teu tsi.

                          Velocidade media de respeito , não me lembro de ver uma assim tao alta , o carro deve ter chegado ao destino com a frente tipo rede mosquiteira

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                            Claro que noto, estes 3 cilindros sao motores porreirinhos para uma utilizaçao citadina e safam em utilizaçao extra-urbana, mas chutar-lhes o caderno de encargo de sprinter já é algo pesado, por diversos motivos.
                            O primeiro é que sao claramente turbo-dependentes, o segundo é que têm caixas longas para ajudar na economia e o terceiro é que estao claramente configurados para fazer consumos baixos -> O acelerador tem muito lag.

                            Esganado nunca vai, porque a caixa é longa, se nao houver subidas até consegues praticar ritmos altos com o carro, eu fui a Valência nele há uns meses e vim kms e kms com CC a 180 nas planicies Espanholas e o carro a cumprir sem temas, mas assim que existem condicionantes adversas, como subidas ou vento, chegam as limitaçoes. Eu acho que casa bem com o carro, desde que as expectativas vao de acordo, nao é uma arrastadeira nem pouco mais ou menos; nao é um carro lento ou desagradável.

                            Sobre extrapolar isto para um segmento SUV, tenho as minhas dúvidas; eu, de forma genérica, nao gosto de SUV's, percebo o seu sentido prático, mas acho que se paga mais para ter um carro genericamente pior dinamicamente e do ponto de vista de eficiencia: Sao mais altos, regra geral têm jantes enormes com medidas de pneu duvidosas, a aerodinâmica é pior e o peso também, o que faz com que um SUV desse género com motor a gasolina muito dificilmente entraria no meu leque de escolhas, precisamente por valorizar muito as capacidades extra-urbanas num carro. Um Arona em cidade deve ser porreiro, mas mais que isso, já é uma red-flag para mim.

                            Este carro vem no seguimento de uma outra Leon, mas ST 1.6 TDI de 110cv Ecomotive, que essa sim, era uma estrela em extra-urbano para a potência que tinha, tinha menos 5 cavalos - certo - mas o binário do motor Diesel em conjunto com o excelente escalonamento da caixa de 6 velocidades, faziam daquela carrinha um belíssimo papa kms. Nao é uma Classe E - lógico - mas aqueles 110cv eram "fogo"
                            Já conheço a tua opinião sobre os SUV, e eu até concordo contigo durante 70-80% da minha utilização, em que um Série 1/2/3 18d encaixaria muito bem comigo, mas no resto do tempo agradeço bem ter um carro mais versátil do que todos os que tinha tido até aqui [emoji28]

                            Continuo a ser mais fã da solução da Renault/Mercedes (4 cilindros, motor maior), mas confesso que já estive mais longe de considerar um tricilíndrico como esse para 2º carro - mesmo numa versão carrinha.

                            Comentário


                              Este mês, fiz quase 3 mil a andar às ''voltinhas'' na zona de Lisboa.

                              Comentário


                                Em Lisboa???
                                O descalabro dos consumos é o trânsito de cidade. É por aí que os governos têm de atacar, se quiserem mesmo impor poupanças de energia e de emissões, não é com a redução de 120/h pra 110 /h na AE. Isso ou não faz nada, ou então é pior a emenda que o soneto.
                                Outra medida com forte impacto seria o plafonamento da quilometragem anual dos SUVs, que são outra autêntica catástrofe rolante em matéria de consumos. Quem ultrapassasse o plafond anual batia fortemente aí o gravete.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Mportugal Ver Post
                                  Velocidade media de respeito , não me lembro de ver uma assim tao alta , o carro deve ter chegado ao destino com a frente tipo rede mosquiteira
                                  Era de Aluguer… deu tudo o que tinha para dar… a vmedia chegou a ser superior…

                                  Zero trânsito, levantei o carro no aeroporto… em nada estava já a voar na Ponte Vasco da Gama e foi smepre a fundo até la abaixo, muitas vezes a fazer reduções… nada foi suave.

                                  Aliás, manou praticamente um depósito.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                    Podes meter tu “jovem”! [emoji1787]
                                    E meto ! mas sem ponta tacão
                                    E sem a agressividade nas curvas que isto não é propriamente o meu ex Xantia.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                      Claro que noto, estes 3 cilindros sao motores porreirinhos para uma utilizaçao citadina e safam em utilizaçao extra-urbana, mas chutar-lhes o caderno de encargo de sprinter já é algo pesado, por diversos motivos.
                                      O primeiro é que sao claramente turbo-dependentes, o segundo é que têm caixas longas para ajudar na economia e o terceiro é que estao claramente configurados para fazer consumos baixos -> O acelerador tem muito lag.

                                      Esganado nunca vai, porque a caixa é longa, se nao houver subidas até consegues praticar ritmos altos com o carro, eu fui a Valência nele há uns meses e vim kms e kms com CC a 180 nas planicies Espanholas e o carro a cumprir sem temas, mas assim que existem condicionantes adversas, como subidas ou vento, chegam as limitaçoes. Eu acho que casa bem com o carro, desde que as expectativas vao de acordo, nao é uma arrastadeira nem pouco mais ou menos; nao é um carro lento ou desagradável.

                                      Sobre extrapolar isto para um segmento SUV, tenho as minhas dúvidas; eu, de forma genérica, nao gosto de SUV's, percebo o seu sentido prático, mas acho que se paga mais para ter um carro genericamente pior dinamicamente e do ponto de vista de eficiencia: Sao mais altos, regra geral têm jantes enormes com medidas de pneu duvidosas, a aerodinâmica é pior e o peso também, o que faz com que um SUV desse género com motor a gasolina muito dificilmente entraria no meu leque de escolhas, precisamente por valorizar muito as capacidades extra-urbanas num carro. Um Arona em cidade deve ser porreiro, mas mais que isso, já é uma red-flag para mim.

                                      Este carro vem no seguimento de uma outra Leon, mas ST 1.6 TDI de 110cv Ecomotive, que essa sim, era uma estrela em extra-urbano para a potência que tinha, tinha menos 5 cavalos - certo - mas o binário do motor Diesel em conjunto com o excelente escalonamento da caixa de 6 velocidades, faziam daquela carrinha um belíssimo papa kms. Nao é uma Classe E - lógico - mas aqueles 110cv eram "fogo"
                                      Mas estão a comparar os pequenos 3 cilindros turbo com diesel do " dobro " da cilindrada ou com os equivalentes atmosféricos??

                                      É que eu não estou a ver onde é que estes pequenos motores turbo sejam inferiores aos antigos 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 de potencia equivalente, nem em performance nem em consumo. Aliás bem pelo contrário.
                                      Para um 1.8i ou 2.0i, os consumos eram proibitivos em urbano.

                                      Nada disto é linear e a cilindrada ajudava à condução relaxada em muitos desde baixas RPM.

                                      Ora, dizer que estes novos são dependentes do turbo é como dizer que um antigo era dependente da caixa extra curta e/ou de RPM's à força.


                                      É como os velhos 1.9D 60/70cv, em que raio são melhores que um 1.5 DCI 70cv por ex ?

                                      Um depende do turbo, ok, o outro da cilindrada.

                                      Outro pormenor: eu até acho que devido à boa gestão feita, estes motores pequenos até se nota muito pouco a dependência do turbo.

                                      Ainda não há mt tempo tinhamos 1.8 e 2.0 com 100 / 120cv
                                      Eu sei que faziam 5ª a 30 km/h com um enorme à vontade ( a sério ) mas a vida não pode ser só isso


                                      E tendo em conta o teu 2º parágrafo isto que vou dizer nem é pa ti, mas: há ainda um certo preconceito face à cilindrada...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                        Em Lisboa???
                                        O descalabro dos consumos é o trânsito de cidade. É por aí que os governos têm de atacar, se quiserem mesmo impor poupanças de energia e de emissões, não é com a redução de 120/h pra 110 /h na AE. Isso ou não faz nada, ou então é pior a emenda que o soneto.
                                        Outra medida com forte impacto seria o plafonamento da quilometragem anual dos SUVs, que são outra autêntica catástrofe rolante em matéria de consumos. Quem ultrapassasse o plafond anual batia fortemente aí o gravete.
                                        A " solução " é sempre carregar nos impostos dos outros.
                                        Mas não nos nossos, porque somos sempre perfeitos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver Post
                                          EscapeLivre, acredita que aprecio bastante mais em desfrutar numa zona sinuosa do que numa autoestrada, mas como será evidente em algumas autoestradas algo sinuosas (tipo alguns troços da A23 e da A25) também por vezes aprecio dar o gosto ao "pé".
                                          Com certeza, eu só ficaria com receio da brigada hehe

                                          Comentário


                                            Toyota Auris Hibrido de 2018....
                                            4.2L/100, sendo que diariamente são cerca de 60kms em AE ( raramente ultrapassado os 100km/h) e 30Kms em cidade ( pouco movimentada).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Mas estão a comparar os pequenos 3 cilindros turbo com diesel do " dobro " da cilindrada ou com os equivalentes atmosféricos??

                                              É que eu não estou a ver onde é que estes pequenos motores turbo sejam inferiores aos antigos 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 de potencia equivalente, nem em performance nem em consumo. Aliás bem pelo contrário.
                                              Para um 1.8i ou 2.0i, os consumos eram proibitivos em urbano.

                                              Nada disto é linear e a cilindrada ajudava à condução relaxada em muitos desde baixas RPM.

                                              Ora, dizer que estes novos são dependentes do turbo é como dizer que um antigo era dependente da caixa extra curta e/ou de RPM's à força.


                                              É como os velhos 1.9D 60/70cv, em que raio são melhores que um 1.5 DCI 70cv por ex ?

                                              Um depende do turbo, ok, o outro da cilindrada.

                                              Outro pormenor: eu até acho que devido à boa gestão feita, estes motores pequenos até se nota muito pouco a dependência do turbo.

                                              Ainda não há mt tempo tinhamos 1.8 e 2.0 com 100 / 120cv
                                              Eu sei que faziam 5ª a 30 km/h com um enorme à vontade ( a sério ) mas a vida não pode ser só isso


                                              E tendo em conta o teu 2º parágrafo isto que vou dizer nem é pa ti, mas: há ainda um certo preconceito face à cilindrada...
                                              Eu tenho algum preconceito em relação à cilindrada e ao número de cilindros, já o assumi várias vezes [emoji28]

                                              E não digo que esteja certo quando o resto do mundo está errado, ou que não possa mudar de ideias, porque até foi isso que despoletou esta conversa com o Gmigas aqui…

                                              Pena pena, e mais dentro do tópico, é não conseguir mostrar os consumos do Clio 1.1 de 91 nas voltinhas que fez antes de entregar a caixa ao criador. Esse nem tem cilindrada nem força, mas quando toca a beber, especialmente de manhã… [emoji13]

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                E tendo em conta o teu 2º parágrafo isto que vou dizer nem é pa ti, mas: há ainda um certo preconceito face à cilindrada...
                                                Continua a haver uma certa relação entre a cilindrada e o rendimento.

                                                Um 1.0 de 3 cilindros tsi ou ecoboost cumpre de uma forma e um 1.5 de outra.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                                  Eu tenho algum preconceito em relação à cilindrada e ao número de cilindros, já o assumi várias vezes [emoji28]

                                                  E não digo que esteja certo quando o resto do mundo está errado, ou que não possa mudar de ideias, porque até foi isso que despoletou esta conversa com o Gmigas aqui…

                                                  Pena pena, e mais dentro do tópico, é não conseguir mostrar os consumos do Clio 1.1 de 91 nas voltinhas que fez antes de entregar a caixa ao criador. Esse nem tem cilindrada nem força, mas quando toca a beber, especialmente de manhã… [emoji13]
                                                  Esses motores eram muito resistentes.
                                                  Mas lá está, 700 ou 800 KG de clio que gastam se calhar mais que um 1.0 com mais do dobro da potência ( desde que estes ultimos não abuse, claro :D )

                                                  Mas eu tb n tou a dizer que tás errado ou certo. Vê, numero de cilindros é outra coisa.
                                                  Cilindrada nem sempre tras nem suavidade nem performance.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                    Continua a haver uma certa relação entre a cilindrada e o rendimento.

                                                    Um 1.0 de 3 cilindros tsi ou ecoboost cumpre de uma forma e um 1.5 de outra.
                                                    Mas completamente marginal em muitos casos.
                                                    E se falarmos em diesel, mais gritante é.

                                                    Por vezes associa-se um de maior cilindrada como sendo mais linear...mas tudo depende do que o fabricante quer fazer.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Mas completamente marginal em muitos casos.
                                                      E se falarmos em diesel, mais gritante é.

                                                      Por vezes associa-se um de maior cilindrada como sendo mais linear...mas tudo depende do que o fabricante quer fazer.
                                                      O tamanho do motor é actualmente menos determinante no rendimento, do que dantes quando predominavam os motores atmosféricos, mas continua importante.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        A " solução " é sempre carregar nos impostos dos outros.
                                                        Mas não nos nossos, porque somos sempre perfeitos.
                                                        A solução é sempre carregar nos impostos dos que fazem as escolhas menos amigas do ambiente e da economia. Ou hão-de ser os outros a pagar?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Esses motores eram muito resistentes.
                                                          Mas lá está, 700 ou 800 KG de clio que gastam se calhar mais que um 1.0 com mais do dobro da potência ( desde que estes ultimos não abuse, claro :D )

                                                          Mas eu tb n tou a dizer que tás errado ou certo. Vê, numero de cilindros é outra coisa.
                                                          Cilindrada nem sempre tras nem suavidade nem performance.
                                                          Onde isso já vai... Um clio actual já pesa mais de 1 T. Em tempos sim, um AX pesava 600 kg e um Uno 700 kgs. Se a indústria quisesse podia produzir carros na mesma base, mas interessa -lhes mais margens altíssimas em cada carro. Talvez um dia alguém apareça pra dar a pedrada no charco.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                            Era de Aluguer… deu tudo o que tinha para dar… a vmedia chegou a ser superior…

                                                            Zero trânsito, levantei o carro no aeroporto… em nada estava já a voar na Ponte Vasco da Gama e foi smepre a fundo até la abaixo, muitas vezes a fazer reduções… nada foi suave.

                                                            Aliás, manou praticamente um depósito.



                                                            Vrumm, mas mesmo no Golf R como no Citroen Saxo 1.6i 16v também por vezes levam uma valente coça, com as rotações a irem até ao seu limite durante várias dezenas de km, principalmente no pequeno Citroen há 2 décadas quando cumpria viagens algo longas com o mesmo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                              A solução é sempre carregar nos impostos dos que fazem as escolhas menos amigas do ambiente e da economia. Ou hão-de ser os outros a pagar?
                                                              E depois tens um tipo com um SUV a fazer médias de 7 e outro com uma berlina a fazer 10/11. Onde é que estaria aqui a justiça?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X