Originalmente Colocado por SandroTrigo
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
Vrumm, isso já é uma média de velocidade de respeito.
Já me começam a convencer que talvez com o "R" pudesse cumprir no trajecto referenciado mais atrás, uma velocidade média próxima dos 200 km/h, mas teriam de ser em condições mais que ideais.
Comentário
-
Mais um sprint, desta vez, Leon 1.0 EcoTSI 115cv de 2020.
Évora - Porto, via N114/IC10 por Montemor, Coruche e Santarém, depois A1 sempre CC a 140 tranquilo, paragem apenas na Mealhada:
Porto - Almada, sempre pela A1, non-stop e a pisar o risco de CO grave, 155 de CC com algumas variaçoes para cima e para baixo:
Almada - Évora, A6 a 140 até Montemor e o resto nacional:
Total do dia:
Com a actual diferença de combustíveis e estes consumos que sao mais baixos que o meu Diesel de 4 cilindros, vai começar a saltar para a pista mais vezes. Mas confesso que nao lhe acho piadinha nenhuma.
Na outra face da moeda, modo Autobahn Bmw 220d Cabrio Auto, Sintra - Évora, full A6, ritmos na banda de CO muito grave :
Comentário
-
Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostMais um sprint, desta vez, Leon 1.0 EcoTSI 115cv de 2020.
(...)
Com a actual diferença de combustíveis e estes consumos que sao mais baixos que o meu Diesel de 4 cilindros, vai começar a saltar para a pista mais vezes. Mas confesso que nao lhe acho piadinha nenhuma.
Na outra face da moeda, modo Autobahn Bmw 220d Cabrio Auto, Sintra - Évora, full A6, ritmos na banda de CO muito grave :
Quero dizer, os consumos parecem porreiros, mas o carro não vai "esganado"? Ou acaba por casar bem com um carro "rasteiro" e relativamente curto como o Leon?
Como é que especularias o comportamento para a carrinha ou para um SUV tipo Arona/Ateca (para ficar na gama Seat) nas mesmas condições?
E essa viagem no 220d foi mesmo "a pisar", nunca fiz nada tão alto no Countryman
Comentário
-
Originalmente Colocado por Scientist Ver PostTu que tens experimentado vários carros, e que fazes muitos desses "sprints" em AE, não notas "falta de adequação" destes 3 cilindros 1.0 para essas viagens?
Quero dizer, os consumos parecem porreiros, mas o carro não vai "esganado"? Ou acaba por casar bem com um carro "rasteiro" e relativamente curto como o Leon?
Como é que especularias o comportamento para a carrinha ou para um SUV tipo Arona/Ateca (para ficar na gama Seat) nas mesmas condições?
E essa viagem no 220d foi mesmo "a pisar", nunca fiz nada tão alto no Countryman
O primeiro é que sao claramente turbo-dependentes, o segundo é que têm caixas longas para ajudar na economia e o terceiro é que estao claramente configurados para fazer consumos baixos -> O acelerador tem muito lag.
Esganado nunca vai, porque a caixa é longa, se nao houver subidas até consegues praticar ritmos altos com o carro, eu fui a Valência nele há uns meses e vim kms e kms com CC a 180 nas planicies Espanholas e o carro a cumprir sem temas, mas assim que existem condicionantes adversas, como subidas ou vento, chegam as limitaçoes. Eu acho que casa bem com o carro, desde que as expectativas vao de acordo, nao é uma arrastadeira nem pouco mais ou menos; nao é um carro lento ou desagradável.
Sobre extrapolar isto para um segmento SUV, tenho as minhas dúvidas; eu, de forma genérica, nao gosto de SUV's, percebo o seu sentido prático, mas acho que se paga mais para ter um carro genericamente pior dinamicamente e do ponto de vista de eficiencia: Sao mais altos, regra geral têm jantes enormes com medidas de pneu duvidosas, a aerodinâmica é pior e o peso também, o que faz com que um SUV desse género com motor a gasolina muito dificilmente entraria no meu leque de escolhas, precisamente por valorizar muito as capacidades extra-urbanas num carro. Um Arona em cidade deve ser porreiro, mas mais que isso, já é uma red-flag para mim.
Este carro vem no seguimento de uma outra Leon, mas ST 1.6 TDI de 110cv Ecomotive, que essa sim, era uma estrela em extra-urbano para a potência que tinha, tinha menos 5 cavalos - certo - mas o binário do motor Diesel em conjunto com o excelente escalonamento da caixa de 6 velocidades, faziam daquela carrinha um belíssimo papa kms. Nao é uma Classe E - lógico - mas aqueles 110cv eram "fogo"
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMetam masé médias de condução em estrada de montanha com ponta tacão à mistura e deixem-se de AE's pa velhos
EscapeLivre, acredita que aprecio bastante mais em desfrutar numa zona sinuosa do que numa autoestrada, mas como será evidente em algumas autoestradas algo sinuosas (tipo alguns troços da A23 e da A25) também por vezes aprecio dar o gosto ao "pé".
Comentário
-
Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostClaro que noto, estes 3 cilindros sao motores porreirinhos para uma utilizaçao citadina e safam em utilizaçao extra-urbana, mas chutar-lhes o caderno de encargo de sprinter já é algo pesado, por diversos motivos.
O primeiro é que sao claramente turbo-dependentes, o segundo é que têm caixas longas para ajudar na economia e o terceiro é que estao claramente configurados para fazer consumos baixos -> O acelerador tem muito lag.
Esganado nunca vai, porque a caixa é longa, se nao houver subidas até consegues praticar ritmos altos com o carro, eu fui a Valência nele há uns meses e vim kms e kms com CC a 180 nas planicies Espanholas e o carro a cumprir sem temas, mas assim que existem condicionantes adversas, como subidas ou vento, chegam as limitaçoes. Eu acho que casa bem com o carro, desde que as expectativas vao de acordo, nao é uma arrastadeira nem pouco mais ou menos; nao é um carro lento ou desagradável.
Sobre extrapolar isto para um segmento SUV, tenho as minhas dúvidas; eu, de forma genérica, nao gosto de SUV's, percebo o seu sentido prático, mas acho que se paga mais para ter um carro genericamente pior dinamicamente e do ponto de vista de eficiencia: Sao mais altos, regra geral têm jantes enormes com medidas de pneu duvidosas, a aerodinâmica é pior e o peso também, o que faz com que um SUV desse género com motor a gasolina muito dificilmente entraria no meu leque de escolhas, precisamente por valorizar muito as capacidades extra-urbanas num carro. Um Arona em cidade deve ser porreiro, mas mais que isso, já é uma red-flag para mim.
Este carro vem no seguimento de uma outra Leon, mas ST 1.6 TDI de 110cv Ecomotive, que essa sim, era uma estrela em extra-urbano para a potência que tinha, tinha menos 5 cavalos - certo - mas o binário do motor Diesel em conjunto com o excelente escalonamento da caixa de 6 velocidades, faziam daquela carrinha um belíssimo papa kms. Nao é uma Classe E - lógico - mas aqueles 110cv eram "fogo"
Continuo a ser mais fã da solução da Renault/Mercedes (4 cilindros, motor maior), mas confesso que já estive mais longe de considerar um tricilíndrico como esse para 2º carro - mesmo numa versão carrinha.
Comentário
-
Em Lisboa???
O descalabro dos consumos é o trânsito de cidade. É por aí que os governos têm de atacar, se quiserem mesmo impor poupanças de energia e de emissões, não é com a redução de 120/h pra 110 /h na AE. Isso ou não faz nada, ou então é pior a emenda que o soneto.
Outra medida com forte impacto seria o plafonamento da quilometragem anual dos SUVs, que são outra autêntica catástrofe rolante em matéria de consumos. Quem ultrapassasse o plafond anual batia fortemente aí o gravete.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Mportugal Ver PostVelocidade media de respeito , não me lembro de ver uma assim tao alta , o carro deve ter chegado ao destino com a frente tipo rede mosquiteira
Zero trânsito, levantei o carro no aeroporto… em nada estava já a voar na Ponte Vasco da Gama e foi smepre a fundo até la abaixo, muitas vezes a fazer reduções… nada foi suave.
Aliás, manou praticamente um depósito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Gmigas Ver PostClaro que noto, estes 3 cilindros sao motores porreirinhos para uma utilizaçao citadina e safam em utilizaçao extra-urbana, mas chutar-lhes o caderno de encargo de sprinter já é algo pesado, por diversos motivos.
O primeiro é que sao claramente turbo-dependentes, o segundo é que têm caixas longas para ajudar na economia e o terceiro é que estao claramente configurados para fazer consumos baixos -> O acelerador tem muito lag.
Esganado nunca vai, porque a caixa é longa, se nao houver subidas até consegues praticar ritmos altos com o carro, eu fui a Valência nele há uns meses e vim kms e kms com CC a 180 nas planicies Espanholas e o carro a cumprir sem temas, mas assim que existem condicionantes adversas, como subidas ou vento, chegam as limitaçoes. Eu acho que casa bem com o carro, desde que as expectativas vao de acordo, nao é uma arrastadeira nem pouco mais ou menos; nao é um carro lento ou desagradável.
Sobre extrapolar isto para um segmento SUV, tenho as minhas dúvidas; eu, de forma genérica, nao gosto de SUV's, percebo o seu sentido prático, mas acho que se paga mais para ter um carro genericamente pior dinamicamente e do ponto de vista de eficiencia: Sao mais altos, regra geral têm jantes enormes com medidas de pneu duvidosas, a aerodinâmica é pior e o peso também, o que faz com que um SUV desse género com motor a gasolina muito dificilmente entraria no meu leque de escolhas, precisamente por valorizar muito as capacidades extra-urbanas num carro. Um Arona em cidade deve ser porreiro, mas mais que isso, já é uma red-flag para mim.
Este carro vem no seguimento de uma outra Leon, mas ST 1.6 TDI de 110cv Ecomotive, que essa sim, era uma estrela em extra-urbano para a potência que tinha, tinha menos 5 cavalos - certo - mas o binário do motor Diesel em conjunto com o excelente escalonamento da caixa de 6 velocidades, faziam daquela carrinha um belíssimo papa kms. Nao é uma Classe E - lógico - mas aqueles 110cv eram "fogo"
É que eu não estou a ver onde é que estes pequenos motores turbo sejam inferiores aos antigos 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 de potencia equivalente, nem em performance nem em consumo. Aliás bem pelo contrário.
Para um 1.8i ou 2.0i, os consumos eram proibitivos em urbano.
Nada disto é linear e a cilindrada ajudava à condução relaxada em muitos desde baixas RPM.
Ora, dizer que estes novos são dependentes do turbo é como dizer que um antigo era dependente da caixa extra curta e/ou de RPM's à força.
É como os velhos 1.9D 60/70cv, em que raio são melhores que um 1.5 DCI 70cv por ex ?
Um depende do turbo, ok, o outro da cilindrada.
Outro pormenor: eu até acho que devido à boa gestão feita, estes motores pequenos até se nota muito pouco a dependência do turbo.
Ainda não há mt tempo tinhamos 1.8 e 2.0 com 100 / 120cv
Eu sei que faziam 5ª a 30 km/h com um enorme à vontade ( a sério ) mas a vida não pode ser só isso
E tendo em conta o teu 2º parágrafo isto que vou dizer nem é pa ti, mas: há ainda um certo preconceito face à cilindrada...
Comentário
-
Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostEm Lisboa???
O descalabro dos consumos é o trânsito de cidade. É por aí que os governos têm de atacar, se quiserem mesmo impor poupanças de energia e de emissões, não é com a redução de 120/h pra 110 /h na AE. Isso ou não faz nada, ou então é pior a emenda que o soneto.
Outra medida com forte impacto seria o plafonamento da quilometragem anual dos SUVs, que são outra autêntica catástrofe rolante em matéria de consumos. Quem ultrapassasse o plafond anual batia fortemente aí o gravete.
Mas não nos nossos, porque somos sempre perfeitos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SandroTrigo Ver PostEscapeLivre, acredita que aprecio bastante mais em desfrutar numa zona sinuosa do que numa autoestrada, mas como será evidente em algumas autoestradas algo sinuosas (tipo alguns troços da A23 e da A25) também por vezes aprecio dar o gosto ao "pé".
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMas estão a comparar os pequenos 3 cilindros turbo com diesel do " dobro " da cilindrada ou com os equivalentes atmosféricos??
É que eu não estou a ver onde é que estes pequenos motores turbo sejam inferiores aos antigos 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0 de potencia equivalente, nem em performance nem em consumo. Aliás bem pelo contrário.
Para um 1.8i ou 2.0i, os consumos eram proibitivos em urbano.
Nada disto é linear e a cilindrada ajudava à condução relaxada em muitos desde baixas RPM.
Ora, dizer que estes novos são dependentes do turbo é como dizer que um antigo era dependente da caixa extra curta e/ou de RPM's à força.
É como os velhos 1.9D 60/70cv, em que raio são melhores que um 1.5 DCI 70cv por ex ?
Um depende do turbo, ok, o outro da cilindrada.
Outro pormenor: eu até acho que devido à boa gestão feita, estes motores pequenos até se nota muito pouco a dependência do turbo.
Ainda não há mt tempo tinhamos 1.8 e 2.0 com 100 / 120cv
Eu sei que faziam 5ª a 30 km/h com um enorme à vontade ( a sério ) mas a vida não pode ser só isso
E tendo em conta o teu 2º parágrafo isto que vou dizer nem é pa ti, mas: há ainda um certo preconceito face à cilindrada...
E não digo que esteja certo quando o resto do mundo está errado, ou que não possa mudar de ideias, porque até foi isso que despoletou esta conversa com o Gmigas aqui…
Pena pena, e mais dentro do tópico, é não conseguir mostrar os consumos do Clio 1.1 de 91 nas voltinhas que fez antes de entregar a caixa ao criador. Esse nem tem cilindrada nem força, mas quando toca a beber, especialmente de manhã… [emoji13]
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostE tendo em conta o teu 2º parágrafo isto que vou dizer nem é pa ti, mas: há ainda um certo preconceito face à cilindrada...
Um 1.0 de 3 cilindros tsi ou ecoboost cumpre de uma forma e um 1.5 de outra.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Scientist Ver PostEu tenho algum preconceito em relação à cilindrada e ao número de cilindros, já o assumi várias vezes [emoji28]
E não digo que esteja certo quando o resto do mundo está errado, ou que não possa mudar de ideias, porque até foi isso que despoletou esta conversa com o Gmigas aqui…
Pena pena, e mais dentro do tópico, é não conseguir mostrar os consumos do Clio 1.1 de 91 nas voltinhas que fez antes de entregar a caixa ao criador. Esse nem tem cilindrada nem força, mas quando toca a beber, especialmente de manhã… [emoji13]
Mas lá está, 700 ou 800 KG de clio que gastam se calhar mais que um 1.0 com mais do dobro da potência ( desde que estes ultimos não abuse, claro :D )
Mas eu tb n tou a dizer que tás errado ou certo. Vê, numero de cilindros é outra coisa.
Cilindrada nem sempre tras nem suavidade nem performance.
Comentário
-
Originalmente Colocado por SalvadorP Ver PostContinua a haver uma certa relação entre a cilindrada e o rendimento.
Um 1.0 de 3 cilindros tsi ou ecoboost cumpre de uma forma e um 1.5 de outra.
E se falarmos em diesel, mais gritante é.
Por vezes associa-se um de maior cilindrada como sendo mais linear...mas tudo depende do que o fabricante quer fazer.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostMas completamente marginal em muitos casos.
E se falarmos em diesel, mais gritante é.
Por vezes associa-se um de maior cilindrada como sendo mais linear...mas tudo depende do que o fabricante quer fazer.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostA " solução " é sempre carregar nos impostos dos outros.
Mas não nos nossos, porque somos sempre perfeitos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEsses motores eram muito resistentes.
Mas lá está, 700 ou 800 KG de clio que gastam se calhar mais que um 1.0 com mais do dobro da potência ( desde que estes ultimos não abuse, claro :D )
Mas eu tb n tou a dizer que tás errado ou certo. Vê, numero de cilindros é outra coisa.
Cilindrada nem sempre tras nem suavidade nem performance.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostEra de Aluguer… deu tudo o que tinha para dar… a vmedia chegou a ser superior…
Zero trânsito, levantei o carro no aeroporto… em nada estava já a voar na Ponte Vasco da Gama e foi smepre a fundo até la abaixo, muitas vezes a fazer reduções… nada foi suave.
Aliás, manou praticamente um depósito.
Vrumm, mas mesmo no Golf R como no Citroen Saxo 1.6i 16v também por vezes levam uma valente coça, com as rotações a irem até ao seu limite durante várias dezenas de km, principalmente no pequeno Citroen há 2 décadas quando cumpria viagens algo longas com o mesmo.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostA solução é sempre carregar nos impostos dos que fazem as escolhas menos amigas do ambiente e da economia. Ou hão-de ser os outros a pagar?
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário