Pequena curiosidade sobre o impacto da orografia nos consumos: ontem fiz Amadora>Ramada>Amadora e na ida fiz parcial de 8 certos, no regresso 4,8.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostIsso é muito ou pouco?
Não percebo patavina de KW [emoji23]
Enviado do meu iPhone usando o TapatalkOriginalmente Colocado por Reidoasfalto Ver PostO mínimo que consegui
[ATTACH]155977[/ATTACH]
Enviado do meu SM-A526B através do Tapatalk
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostIsso é muito ou pouco?
Não percebo patavina de KW [emoji23]
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Comentário
-
Originalmente Colocado por LATMGB Ver PostQuase 5 horas a conduzir com CC nos 130? Eu teria de fazer pelo menos uma paragem. Bom consumo
O Clio V dci 100 cv tem andado entre os 4,8 e 4,9.
Por estes dias fiz duas tiradas longas em X1 18d, mas como o carro não é meu, não andei a desmarcar CB. Mas diria que de Toledo a LX, bebeu entre meio depósito e 3/4, quase sempre a 140 de CC. Por curiosidade, carro com 2 anos e 8 mil km.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LATMGB Ver PostQuase 5 horas a conduzir com CC nos 130? Eu teria de fazer pelo menos uma paragem. Bom consumo
Muito por fruto da hora e do consequente transito.
À ida fomos de manha numa terça-feira, não se passava nada, até permitia facilmente ritmos mais elevados, mas não quis abusar.
Dei apenas uma puxada a Vmax por uns kms, num momento em que a AE estava completamente deserta. (195 e nem mais um km)
À vinda, saímos depois de almoço e o cenário era completamente diferente, muito vento e chuva na A2. Passando para a A1, muito mais transito, até tive momentos de condução defensiva e pude apreciar aquelas coisas estranhíssimas que se passam nas estradas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Clubman1d Ver PostFoi mais "aborrecido" a ida com o CC a 145Km/h do que a vinda a 130.
Muito por fruto da hora e do consequente transito.
À ida fomos de manha numa terça-feira, não se passava nada, até permitia facilmente ritmos mais elevados, mas não quis abusar.
Dei apenas uma puxada a Vmax por uns kms, num momento em que a AE estava completamente deserta. (195 e nem mais um km)
À vinda, saímos depois de almoço e o cenário era completamente diferente, muito vento e chuva na A2. Passando para a A1, muito mais transito, até tive momentos de condução defensiva e pude apreciar aquelas coisas estranhíssimas que se passam nas estradas.
E costumo, em regra, parar a cada 2/3 horas, nem que seja para esticar as pernas.
Comentário
-
Eu tambem faço questão de parar a cada 2h ou similar, mas nunca ando em AE, mas vai dar ao mesmo.
Contexto de lazer, nao de trabalho.
Em lazer só ando de AE tiver de viajar à noite, apesar de gostar de EN à noite, torna-se consideravelmente menos seguro, acho eu, e aí se calhar ainda fazia melhores consumos mas pronto.
E claro, se tiver de fazer Lx-Porto-Lx tudo num dia só, implica umas 12h no carro se for pela EN Nao é viavel. Mas já fiz Alenquer-Braga por EN mas foi num sabado de madrugada e foi bem fixe, se nao, se fosse num dia de semana o NMyguel matava-me já e com razão
Fiz na altura uns 7L/100 com o Sandero 0.9 TCE 90cv GPL.
Comentário
-
Deixo aqui os consumos num civic 1.5 turbo sedan caixa cvt de 2019. 80 % viagem de autoestrada sem grande trânsito em velocidades entre os 90 e os 140, havendo uma ou outra vez em que fui a 150. 20 % foi em cidade no para arranca. Em auto estrada usei o modo sport enquanto que em localidades deixei ele trocar sozinho em dinamic. Já sei que muitos entendidos vão dizer que não é nada de mais e que fazem menos, mas estamos a falar de um carro com quase 200 cavalos totalmente a gasolina.
https://postimg.cc/4KckkfPH
Comentário
-
Bom, já despachei o meu Grande Punto 1.3 90cv... A ida ao Caramulo foi a gota de água, a única coisa que lhe valia eram os consumos.
De Estremoz para Castelo Branco e vice versa conseguia sempre 4.4 a 4.9 a 100kmh com um pouco de autoestrada.
O carro já ia com 270 mil km (90 mil fui eu que lá os meti) e cada vez tinha mais barulhos parasitas e pequenas mudanças no comportamente que não gostava.
No Caramulo a embraiagem já fazia um barulho tão alto de estar em esforço que pensei que ia ficar a pé na subida.
Entretanto passei a dar uso ao 318is Coupe, às mesmas velocidades tem feito ali uns 7.5 a 8. Se bem que precisa de uma sonda lambda muito provavelmente.
O E36 na cidade nem se pode tirar médias até porque gosto de acelerar para ouvir o escape e há aqui um tunel ao pé de casa...
Comentário
-
Hoje foram quase 1000kms.
Lisboa -> Sevilha
Viagem muito calma em ritmos que andaram essencialmente ali nos 140/150/160 sem nenhum excesso pelo meio.
Sevilha -> Lisboa
Muito trânsito à saída de Sevilha.
Ritmos mais puxados com registos onde se bateu a vmax anunciada pelo construtor.
Muitos kms nos 160/180.
Inclui paragem para meter gasóleo na última bomba antes de entrar em PT. (Verifiquei que paguei nessa Q8 de Ayamknte o mm que paguei na Prio da Abóbada no fim de semana - 1,73€/l
Óptima companhia esta E para estes registos.
Comentário
-
O meu gasolinas anda com média de 7,8l/100km nos últimos 450km!
Os últimos 100km foram feitos praticamente com acelerador colado no fundo e os restantes em ritmos moderados em nacional, percursos curtos e cidade.
Consumos que acho excelentes dado ser um motor antigo, NA e andar 90% do tempo de capota aberta (sem contar que tinha o MAF estragado).
Isto com gasolina 95 colocada a 1,65€ (sem descontos ou talões) é quase o carro mais económico da casa.
Comentário
-
Originalmente Colocado por rbpaulo Ver PostConfirma-se...
Em 2019, levei uma VW Crafter (nao sei o tamanho, mas era LWB, a maior de todas com o tecto elevado) carregada até ao tutano desde o UK até á Polónia e regresso em 6 dias (2 dias para ida - via Frankfurt, dia e meio para regresso - via Hannover), com várias tiradas nos 140 reais (via GPS - inconsciencia, eu sei, mas ia com horas marcadas) na Alemanha e na Polónia, e a cheguei a ver médias entre os 7 e os 8 litros/100.
Granda Van (extremamente confortável para uma tirada destas) e belíssimo consumo para uma Van desse tamanho... fiquei fascinado.
E sem abusar, caso contrário o céu é o limite.
E carrinhas de caixa alta a fazerem menos de 10 em AE? Está bem...
Comentário
-
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post7/8 litros gastam as Vito, as mais poupadas de todas. Qual TDI, qual carapuça!
E sem abusar, caso contrário o céu é o limite.
E carrinhas de caixa alta a fazerem menos de 10 em AE? Está bem...
É que em percurso misto, uma das viagens carregada com uns 400 KG, fiz cerca de 9L com uma Iveco daquelas bue longas mas com 1 roda de cada lado no eixo traseiro. Imagino que a de 2 gaste mais.
Era o motor, penso eu, 2.0 de 116cv, é das mais modernas.
E 116cv em AE aquilo com vento tem que se carregar bem para ela andar.
Acredito que as de 140cv ou similar gastem menos.
Por curiosidade, o teu colega de profissão FredMarques aqui do forum, tem conhecimento das miniBus MAN ( ou seja tipo os furgões grandes mas versão passageiros ) com 2.0 TDI 170 ou 180cv creio, a fazer 35 L/100 em plena cidade nas carreiras históricas do centro de lisboa.
Pudera.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vrumm Ver PostHoje foram quase 1000kms.
Lisboa -> Sevilha
Viagem muito calma em ritmos que andaram essencialmente ali nos 140/150/160 sem nenhum excesso pelo meio.
Sevilha -> Lisboa
Muito trânsito à saída de Sevilha.
Ritmos mais puxados com registos onde se bateu a vmax anunciada pelo construtor.
Muitos kms nos 160/180.
Inclui paragem para meter gasóleo na última bomba antes de entrar em PT. (Verifiquei que paguei nessa Q8 de Ayamknte o mm que paguei na Prio da Abóbada no fim de semana - 1,73€/l
Óptima companhia esta E para estes registos.Editado pela última vez por Petermira; 08 October 2022, 11:25.
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostIsso é muito ou pouco?
Não percebo patavina de KW [emoji23]
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Outra coisa que o eléctrico tem é que, ao contrário da gasolina, e até do diesel, é na AE que aquilo abre as goelas enquanto que na cidade e em estradinhas secundarias é super poupadinho.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostPelo que tenho visto por aí, 20 KW é a média razoável, 15 KW já é muito poupadinho e poucos fazem, e abaixo de 15 KW já é ultra-ultra poupadinho.
Outra coisa que o eléctrico tem é que, ao contrário da gasolina, e até do diesel, é na AE que aquilo abre as goelas enquanto que na cidade e em estradinhas secundarias é super poupadinho.
Ainda assim, é um veículo que encaixa na rotina de 85% dos portugueses, não acho que seja limitador
Comentário
-
Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostPelo que tenho visto por aí, 20 KW é a média razoável, 15 KW já é muito poupadinho e poucos fazem, e abaixo de 15 KW já é ultra-ultra poupadinho.
Outra coisa que o eléctrico tem é que, ao contrário da gasolina, e até do diesel, é na AE que aquilo abre as goelas enquanto que na cidade e em estradinhas secundarias é super poupadinho.
Comentário
-
Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostTenho um familiar com um EQA deste ano e também me diz o mesmo, em AE se for a conduzir como num diesel com CC a 140KM/h bebe bastantes eletrões
Ainda assim, é um veículo que encaixa na rotina de 85% dos portugueses, não acho que seja limitador
Mas sim, o veículo em si não é limitador, limitador é o que está a montante, até chegar a ele...
Comentário
-
Hoje como tive de me deslocar a Lisboa de manhã lembrei-me deste tópico e da conversa do "goela aberta".
Saída de casa até Alenquer(15km)--A1--Ubbo e regresso sempre a cumprir os limites de cada via o de passei(abençoado ACC), portanto até é inferior ao que eu pensava, se bem que como é "porta a porta" os troços de Nacional(casa até Alenquer) e os dentro da Cidade(ainda que ligeiramente) ajudam a baixar a media de consumo:
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário