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Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
Emissões, por exemplo
Criação de vários segmentos de potência e assim cobrar mais dinheiro pelas versões mais potentes.
Mas se for só electrónica, teoricamente não perdem diheiro ao vender o 136 ao mesmo preço do 110. Mas tou só a supor, eles lá sabem o que fazem como é evidente.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
Exacto. É uma mina de ouro para os construtores. Com um só motor conseguem cobrar e justificar vários escalões de preços. Quanto mais potente... maior o lucro!
Lembro-me das Meganes de 90 cv vs 110 cv, em que existiam diversas diferenças, incluindo a existência de volante de motor monomassa na versão de 90 cv.
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Teoricamente fará mais sentido diria eu, assim sabemos que cada motor foi, à partida, devidamente projectado.
Tambem pode ser o caso do 136cv ter sido assim de origem e depois decidiram aplicar a electronica para 110 aliviando o stress.
Em alguns casos muda pneus, travões, e escalonamento da caixa tb.
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Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostNo meu caso tive o cuidado de ir ver o hardware do meu (110cv ) e do de 136cv.
Embraiagem, turbo, injetores, maf, egr, fap, é tudo igual....
Qual foi a garantia que te deram?
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O mapa certamente é diferente na versão 110cv e 136cv.
Fiz a minha na turbotec, 1 ano de garantia. Já com o meu antigo carro fiz lá e nunca tive problemas.
Na familia tenho várias pessoas com reprogramações, mas maioritariamente na PKE. Um dos meus familiares tem uma empresa de distribuição para empresas e as carrinhas que compra de 4 em 4 anos levam sempre com uma reprogramação na PKE.
Já teve 4 Berlingos/Partner 1.6 HDI reprogramadas e todos vendidas aos 200 mil sem problemas e atualmente tem uma caddy 2.0 tdi também já reprogramada.
Acredito que as repros no "Manel GT" não sejam grande coisa e eventualmente possam estragar, agora nas PKE/Turbotec que são casas com anos de mercado e experiência penso que não haja stress. Além de darem garantia de 1 ano ainda em enviaram o ficheiro origina caso queira repor algum dia.
Ah, o meu tem o FAP nos sitio, e dos familiares também. Nunca tiramos FAP nem pedimos reprogramações "um bocadinho antes de partir"
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostO mapa certamente é diferente na versão 110cv e 136cv.
Fiz a minha na turbotec, 1 ano de garantia. Já com o meu antigo carro fiz lá e nunca tive problemas.
Na familia tenho várias pessoas com reprogramações, mas maioritariamente na PKE. Um dos meus familiares tem uma empresa de distribuição para empresas e as carrinhas que compra de 4 em 4 anos levam sempre com uma reprogramação na PKE.
Já teve 4 Berlingos/Partner 1.6 HDI reprogramadas e todos vendidas aos 200 mil sem problemas e atualmente tem uma caddy 2.0 tdi também já reprogramada.
Acredito que as repros no "Manel GT" não sejam grande coisa e eventualmente possam estragar, agora nas PKE/Turbotec que são casas com anos de mercado e experiência penso que não haja stress. Além de darem garantia de 1 ano ainda em enviaram o ficheiro origina caso queira repor algum dia.
Ah, o meu tem o FAP nos sitio, e dos familiares também. Nunca tiramos FAP nem pedimos reprogramações "um bocadinho antes de partir"
Quando falei nos mapas estava a falar no mapa de 136 da marca e no mapa que te fizeram, o da marca está feito para garantir que não tens grandes problemas.A hyundai dá 7anos garantia sem limite de kmEditado pela última vez por sat; 02 April 2024, 21:37.
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Mas a marca não faz repros, faze um motor com um mapa que te dá determinadas características de performance/consumos/emissões. Estas últimas têm cada vez mais peso em detrimento das primeiras.
Se fores fazer uma reprogramação como as que tenho nos meus carros e nos da família, é algo simples. Estamos a falar em incrementos de potência/binário relativamente baixos.
Gostava de ouvir um relato do que te correu mal com as reprogramações pois não conheço ninguém que tenha tido problemas (não estou a falar nas reprogramações que deixam os carros a pintar tudo de preto para ganhar +5cv face a uma reprogramação fiável)
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostO mapa certamente é diferente na versão 110cv e 136cv.
Fiz a minha na turbotec, 1 ano de garantia. Já com o meu antigo carro fiz lá e nunca tive problemas.
Na familia tenho várias pessoas com reprogramações, mas maioritariamente na PKE. Um dos meus familiares tem uma empresa de distribuição para empresas e as carrinhas que compra de 4 em 4 anos levam sempre com uma reprogramação na PKE.
Já teve 4 Berlingos/Partner 1.6 HDI reprogramadas e todos vendidas aos 200 mil sem problemas e atualmente tem uma caddy 2.0 tdi também já reprogramada.
Acredito que as repros no "Manel GT" não sejam grande coisa e eventualmente possam estragar, agora nas PKE/Turbotec que são casas com anos de mercado e experiência penso que não haja stress. Além de darem garantia de 1 ano ainda em enviaram o ficheiro origina caso queira repor algum dia.
Ah, o meu tem o FAP nos sitio, e dos familiares também. Nunca tiramos FAP nem pedimos reprogramações "um bocadinho antes de partir"
É que sempre achei uma atrocidade furgões com 70cv. Não em fazio mas quando levam carga, sofrem muito sobretudo nas subidas e aí não tenho duvidas que reprogramados para 90 ou 100cv o motor ande com mais saúde e menos carga e eventualmente menos consumo.
A razão é qual, também por curiosidade? reduzir consumos ou ser mais agradavel a conduzir?
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Originalmente Colocado por sat Ver PostNão acho que seja spam. uma repro vai sempre influenciar os consumos
Mas a melhor é acharem que quando pedem uma repro para melhores consumos, o chipador vai fazer um melhor trabalho que a marca!
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
Por curiosidade as berlingos e caddys , qual foi a potência original e a que ficou após repro?
É que sempre achei uma atrocidade furgões com 70cv. Não em fazio mas quando levam carga, sofrem muito sobretudo nas subidas e aí não tenho duvidas que reprogramados para 90 ou 100cv o motor ande com mais saúde e menos carga e eventualmente menos consumo.
A razão é qual, também por curiosidade? reduzir consumos ou ser mais agradavel a conduzir?
O dono reprograma apenas pela agradabilidade e para não serem tão pastelonas quando vao carregadas até ao teto
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
Pois eu tambem tenho essa duvida. Se dá para melhorar a electrónica aumentando potência e eventualmente consumos, porque as marcas não lançam logo os carros assim?
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
As HDI são de 90cv, penso que tenham ficadoa rondar os 110. A caddy tem meses, é um 2.0 tdi 115cv e ja levou com repro.
O dono reprograma apenas pela agradabilidade e para não serem tão pastelonas quando vao carregadas até ao teto
Eu a subir a A8 numa Kangoo de 70cv com 400 ou 500 KG de carga, coitada, um esforço brutal no motor, não deve dar saude nenhuma.
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Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver PostDa minha experiência, se andares da mesma forma que andas antes de a fazeres até consegues baixar uma décima ou duas. O que e facto é que fazer uma reprogramação para ter tal poupança insignificante não faz qualquer sentido.
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
hm ok, eu tava na ideia que baixares consumos, baixavas emissões tambem, mas as marcas nao o fazem por alguma razão.
A marca é quem mais pretende baixos consumos e baixas emissões a troco de menos potência se for o caso.
Em desportivos a coisa não interessa porque o que vende é a potência e não interessa se paga mais impostos ou não .
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Originalmente Colocado por sat Ver Post
Esquece isso! É tudo banha da cobra
A marca é quem mais pretende baixos consumos e baixas emissões a troco de menos potência se for o caso.
Em desportivos a coisa não interessa porque o que vende é a potência e não interessa se paga mais impostos ou não .
Às marcas interessam os consumos, nas condições em que são feitos os testes para homologação de consumos, que até à pouco tempo, pouco tinham a ver com a realidade.
Agora com a nova metodologia já há uma aproximação a uma condução real, mas ainda com desvios. É sempre um valor "geral".
Daí que têm programação mais virada para os testes e menos para as condições que determinado cliente vai ter.
Uma reprogramação pode diminuir os consumos se adaptada ao tipo de condução e trajectos de determinado cliente.
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Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
Isso é muito bom! Agora tenho feito mais km's mas com mais vias rápidas. Até agora era quase centro percurso citadino, e tenho notado uma melhoria também.
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Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
Isso é muito bom! Agora tenho feito mais km's mas com mais vias rápidas. Até agora era quase centro percurso citadino, e tenho notado uma melhoria também.
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