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Motor PSA 1.5 D e 1.4 D
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Originalmente Colocado por nuno esteves Ver Postboas estou a pensar comprar um 106 1.5d com 220.000km o carro é 96 e está com muito bom aspecto o que pensam disto?
Acham boa compra?
ou seja 20 000kms/ano.
A média é normal se for um particular a ser o primeiro dono, agora se foi uma empresa, já dá para estranhar a média.
No meu caso, e a titulo particular, faço com dois dos meus carros 85 000 kms por ano, 60 000 dos quais num comercial, por isso a média até pode ser boa num particular...
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Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver PostSó se estiveres habituado a motores muito fraquinhos, não há que enganar aquilo tem andamentos fraquinhos mas suficientes para um utilizador que privilegie acima de tudo os consumos.
Em lesmas nunca. O 1.5d noi Saxo não é nenhuma lesma.
Por acaso já andaste num?
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Originalmente Colocado por estebes Ver PostDepende!
Do estado;
Do preço;
Da garantia dos kms;
etc...
O estado pode ser bom, mas tens de procurar se ele tem gato escondido com rado de fora, se deixaram algumas más pistas no bom estado dele!
é melhor levar algum mecanico?
os km penso qu não são muitos para este tipo de carro
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Originalmente Colocado por nuno esteves Ver PostO estado esta bom o preço é 2150e os km são reais é um particular e foi o unico dono embora não o conheça.
é melhor levar algum mecanico?
os km penso qu não são muitos para este tipo de carro
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Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver PostO 1.5d é fiavel, o meu mecanico dá assistencia a uma frota deles e fazem sem problemas á volta de 250 mil km a partir daí começam a queixar-se mas são carros por vezes muito maltratados, é mesmo "sempre a abrir" com aquilo portanto 250 mil km nessas condições é bastante bom.
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Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostPor acaso tanto já andei em carros rápidos como menos rápidos.
Em lesmas nunca. O 1.5d noi Saxo não é nenhuma lesma.
Por acaso já andaste num?
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Ou seja o link é este:
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p96857
Parece-me á primeira vista um carro honesto. apenas tem as jantes que não são de origem. pega no Guia do Automóvel e vê todos os pontos importantes que eles aconselham ver.
Nomeadamente pintura - borrachas pintadas
Pneus - comidos apenas de um lado, etc...
Mecânica
Barulhos estranhos a andar
Ver como está o liquido de refrigeração (vulgo água) e o óleo
etc...
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Originalmente Colocado por estebes Ver PostOu seja o link é este:
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p96857
Parece-me á primeira vista um carro honesto. apenas tem as jantes que não são de origem. pega no Guia do Automóvel e vê todos os pontos importantes que eles aconselham ver.
Nomeadamente pintura - borrachas pintadas
Pneus - comidos apenas de um lado, etc...
Mecânica
Barulhos estranhos a andar
Ver como está o liquido de refrigeração (vulgo água) e o óleo
etc...
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Originalmente Colocado por nuno esteves Ver PostMas havendo a hipotese de ser um carro bem estimado pode na mesma surguir esses problemas a partir dos 250mil
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Originalmente Colocado por nuno esteves Ver PostO que é (vulgo água)
Vulgo significa vulgarmente.
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Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostGostava de saber quantas pessoas já andaram num 1.5d para dizerem que é uma lesma.
O 1.5d montado num Saxo despacha-se muito bem.
O Saxo 1.5d anda muito bem para aquilo que é. Tomara a minha saudosa carrinha Kadett 1.7d andar tanto. Mas fez 599.000kms até eu a entregar à troca, impecável. É mais do 99,5% dos motores diesel de hoje conseguem fazer.
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Originalmente Colocado por nuno esteves Ver PostObrigado pela a vossa ajuda.
Se houver na vossa opinião outros carros fiaveis com as mesmas caracteristicas digam.
obrigado.
Corsa 1.5 menos confortavel e com pior comportamento.
Saxo 1.5, estruturalmente é um 106!
Rover 218 sd, raros, mas tem motor peugeot 205/309/405
etc...
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Originalmente Colocado por estebes Ver PostO que vulgarmente é chamada a água do radiador, é nem mais do que o liquido de refigeração. Apesar de conter uma parte de água ele deve ter outro liquido, normalmente com propriedades anti-congelantes e anti-calcárias.
Vulgo significa vulgarmente.
Vou dar aqui a minha opinião sobre os dois motores, uma vez que já conduzi 2 Peugeots 106, um com o 1.5 D e o outro com o 1.4 D (que ainda conduzo de vez em quando hoje em dia, nas estradas da Madeira, diferenciando-se dos comercializados no Continente por ter diferencial reduzido).
O 1.5 D é extremamente mais fiável do que o 1.4, disso ninguém duvida. Mas em relação ao 1.4 D que conduzo, é sempre visto o nível de 1000 em 1000 kms e reatestado mal se repare em algum (mínimo) consumo de óleo... o mesmo é um bom mineral 15w40, o que faz o trabalhar do mesmo mais suave do que se usar um 20w40... por outro lado, o líquido de refrigeração (tem o radiador grande, apesar de ser de 1992) é o líquido congelante concentrado do Modelo, que é trocado uma vez por ano, cuja capacidade vai até aos -25 graus (líquido azul em embalagens de 1 lt), o que faz com que em subidas bastante pronunciadas da Madeira, o carro trabalha com cerca de menos de 10 graus do que se usar água, e a ventoinha muito raramente trabalha (o que não acontceia quando andava só a água). Tem também uma válvula de temperatura que arranca com o termóstato a uma temperatura mais baixa do que a que este motor provém de origem.
As estradas onde este carro anda, são semelhantes à estrada que vai da covilhã para a torre da Serra da Estrela, onde faz cerca de 70 a 80 % da sua quilometragem (tem neste momento cerca de 180'000kms e é de 1992).
Levou à 1 anos uma junta, mas por opção do proprietário, porque a outra estava já com idade, e (não teve problema nenhum, nem queimou a mesma)...
Consumos, em estradas acima descritas, anda cerca dos 4.5 lts aos 100, o que é, a meu ver muito bom !!!
Espero que mais esta experiência pessoal possa ajudar a elucidar algumas questões sobre este motor 1.4D.
Nas vezes que ando com o carro descrito, sinto-me satisfeito, pois gasta bastante pouco, e com vigilância e manutenção sempre antecipada, não dá problema algum.
Um abraço
Ricardo Paulo
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O 1.5D é bastante fiável. Temos um cá por casa montado num Saxo, com cerca de 140 ou 150mil (não me recordo bem) e as únicas coisas que deram problemas foram o código da chave e o rolamento de encosto da embraiagem. De resto é meter gasoleo e andar.. A maior parte das vezes com gasóleo do Intermarche
Quanto a performances, não é tão mau como pintam. Nota-se que é um bocadinho lento a desenvolver em subidas mais acentuadas, mas de resto até anda bem.. E o meu carro do dia a dia tem 150cv, por isso não estou habituado a carros propriamente lentos. A titulo de curiosidade, apenas com um "toque" minimo na bomba (mas mesmo minimo), de GPS, com um programa especifico para o efeito, a última vez que medi, fez 13.6s 0-100. Até fiquei surpreendido, visto que a marca anuncia 15.7s..
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Originalmente Colocado por Levezinho Ver PostConheço uma pessoa com o Ax 1.4D... há pouco tempo queimou a junta da cabeça, foi á citroen e a reparação foi a seguinte: meter lá um 1.5D!!!
Foi a reparação que fiz na minha de queimar 3 juntas! Meti-lhe o 1.5D e ate agora ta impec!!!
Na minha Ax 1.5D o carro nao é assim tao lesma como dizem.
Vel max em recta 165( pelo ponteiro).
E acelerações e recuperações ate nao se safa assim tao mau!!!
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o 1.4D da 1ª geração tinha 50cv e era conhecido por queimar juntas a torto e a direito.
o 1.4D da 2ª geração já não era queima-juntas e tinha 53cv.
São ambos de injecção indirecta injector-bomba.
Têm ruidos muito elevados e irritantes, e andam pouco.
Todavia aconselho vivavemente o 1.5D , pois é muito mais resistente e fiável que o 1.4D.
falando do 1.5D : é lento, ruidoso, mas gasta pouco e é muito fiável. E também não é assim tão lento pois um Isuzu 1.5D é bem mais lento....
Em arranques, o 1.5D faz 15.5s doz 0-100 no Saxo, mas em AE é melhor no Xsara pois tem a caixa mais curta.
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