Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clio 1.6 16v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
    Vamos trocar !
    Não tinha ideia que o chassi do twingo II era o mesmo do Clio II!
    Não vamos nada!

    Sim tem a mesma base e o motor é uma evolução do K4M usado no Clio II 1.6 16v que conta com 133cv no Twingo, o meu tinha 127 quando foi ao banco, entretanto tem mais uns quantos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
      Não vamos nada!

      Sim tem a mesma base e o motor é uma evolução do K4M usado no Clio II 1.6 16v que conta com 133cv no Twingo, o meu tinha 127 quando foi ao banco, entretanto tem mais uns quantos.
      E a caixa de velocidades? Não deve ser igual à do Clio II 1.6 16v, ou é?

      Comentário


        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
        E a caixa de velocidades? Não deve ser igual à do Clio II 1.6 16v, ou é?
        Penso que é mais curta.

        120kmh: 3900rpm
        217kmh: 7200rpm

        Circula facilmente em 5a a 40kmh e responde caso se acelere. A caixa é muito boa para um pequeno desportivo mas péssima para autoestrada, costumo andar a 110kmh com ele porque faz muito ruído

        Comentário


          Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
          Penso que é mais curta.

          120kmh: 3900rpm
          217kmh: 7200rpm

          Circula facilmente em 5a a 40kmh e responde caso se acelere. A caixa é muito boa para um pequeno desportivo mas péssima para autoestrada, costumo andar a 110kmh com ele porque faz muito ruído
          Pois, no Clio também é curta o que, em auto estrada, não ajuda ao conforto sonoro. Pelos valores que colocaste é mais curta que no Clio II 1.6 16v, mas a minha questão até estava mais relacionada com a agradabilidade da caixa e não com o seu escalonamento. É que eu acho a caixa do Clio pouco precisa e não muito rápida (o curso da manete também podia ser menor), para além de que não é das mais robustas (existem vários relatos de problemas com a cx de velocidades neste modelo). Salva-se o bom escalonamento da mesma, embora com a já referida desvantagem em autoestrada, que torna este motor muito elástico (faz-se praticamente tudo em 5ª velocidade) e lhe confere umas reprises de respeito.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
            Não está à venda! Não sei o que fazer, mas para já e nos próximos meses vai-se manter comigo.
            Realmente faltaram fotos ao interior, ainda para mais, é o que o carro tem de melhor (à exceção do volante!).
            A revista confirmo-te nos próximos dias e sim eram esses os outros dois. Basicamente o Clio é traído por uns pneus/medida inadequados e uma suspensão algo macia.
            Se puderes, partilha aqui esse comparativo da Super Motores

            Comentário


              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
              Pois, no Clio também é curta o que, em auto estrada, não ajuda ao conforto sonoro. Pelos valores que colocaste é mais curta que no Clio II 1.6 16v, mas a minha questão até estava mais relacionada com a agradabilidade da caixa e não com o seu escalonamento. É que eu acho a caixa do Clio pouco precisa e não muito rápida (o curso da manete também podia ser menor), para além de que não é das mais robustas (existem vários relatos de problemas com a cx de velocidades neste modelo). Salva-se o bom escalonamento da mesma, embora com a já referida desvantagem em autoestrada, que torna este motor muito elástico (faz-se praticamente tudo em 5ª velocidade) e lhe confere umas reprises de respeito.
              Basicamente estou de acordo com tudo o que dizes excepto no que toca a ser uma caixa frágil, apesar de nunca ter mandado pênalti ao meter uma mudança de facto falta um pouco de tacto e o curso podia ser mais curto, no entanto existem kits para resolver isso.

              Tirando de Outubro até agora que tem ando mais calmo este carro tem cerca de 20.000kms de violação em cima (comprei com 160.000 sensivelmente) em 20.000kms rebentei salvo erro 3 conjuntos de pneus para teres uma ideia da forma como foi abusado! Já foi algumas vezes a Nürburgring onde nao o poupo minimamente, vou volta e meia para os Alpes fazer troços em que não haja trânsito para me gozar do carro e desanuviar da pressão do dia a dia. A caixa nunca me falhou a não ser uma vez que fiquei com a segunda presa e não saia dali, o problema foi uma das junções dos tirantes que se soltou (dois parafusos para retirar coisas do caminho e com dois dedos neto aquilo ao sítio e nunca mais).

              Tenho estes conjuntos do 1.6 K4M como sendo muito resistentes apesar de já ter lido de casos que com 40,000kms o motor morreu (Twingo RS).

              Comentário


                Algumas fotos dele em ação e de como ele esteve até novembro (salvo erro) em que o voltei a montar)

                Comentário


                  E pronto, hoje foi dia de concluír a questão dos pneus do Clio 1.6 16v.

                  Ainda restava a troca dos Fulda que estavam no trem dianteiro, que foi feita hoje. Estes Fulda EcoControl HP já estavam a necessitar de serem substituídos, apesar de visualmente ainda aparentarem estar em condições. Mas a verdade é que a aderência já não é a mesma. E, sobretudo à chuva, isso notava-se (e sentia-se claramente). Os Bridgestone Turanza ER300, que tinham sensivelmente o mesmo tempo e estavam aparentemente nas mesmas condições, tinham um grip muito superior (em chuva então, a diferença era notória).

                  Assim sendo, veio mais um par de Goodyear Efficient Grip Performance (agora tenho os 4 pneus todos iguais) e foi feito o respectivo alinhamento de direção e verificação de geometria. Custo total = €131,80.

                  Acabei por pagar mais €4/pneu do que havia pago há 2 semanas atrás e ainda €20 euros para o alinhamento/geometria.

                  Com esta última despesa, o total já gasto no Clio 1.6 16v (desde que o comprei) aumentou para €1376,23. Ainda não chegou ao valor de aquisição, mas já anda lá perto. Isto em cerca de 2,5 anos e 26.000 kms.
                  Editado pela última vez por PauloRaposo; 07 March 2020, 12:05.

                  Comentário


                    Paulo Raposo:

                    https://www.facebook.com/photo.php?f...&theater&ifg=1

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
                      Não consigo aceder a esse link. De que se trata?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                        Não consigo aceder a esse link. De que se trata?






                        Comentário


                          Muito bom esse teste. Só fico com a pulga atrás da orelha com os consumos...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                            Muito bom esse teste. Só fico com a pulga atrás da orelha com os consumos...
                            Com o meu consigo medias inferiores ao indicado entre 0.5 a 1l...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                              Com o meu consigo medias inferiores ao indicado entre 0.5 a 1l...
                              Eu que não poupo o Twingo tenho médias de até 8 facilmente...Acho o consumo muito alto

                              Comentário


                                Antes de mais, quero agradecer ao Levezinho. Obrigado por teres colocado aqui este teste.

                                Quanto aos consumos do Clio 1.6 16v obtidos no teste surpreendeu-me sobretudo o consumo alcançado em estrada. O meu faz facilmente pelo menos 1 litro a menos em estrada à velocidade considerada.

                                Outra coisa que também me surpreendeu foi eles terem considerado que o comando da caixa do Clio era o melhor dos 3 carros em análise. Para mim, isto quer dizer que que os outros 2 são para esquecer no que toca a este parâmetro. Se calhar o problema é meu, porque sempre me habituei a cxs japonesas (Honda) e acho a do Clio fraca no que toca a precisão e manuseamento.

                                Como ultima nota, nunca tinha visto um Clio 1.6 16v nesta côr. Até nem fica mal, se bem que o azul é a minha côr preferida neste modelo.
                                Editado pela última vez por PauloRaposo; 13 March 2020, 09:34.

                                Comentário


                                  16 390 € que pechincha..... hoje.

                                  Comentário


                                    21mil€ para o Pólo, caro já na altura. Tenho ideia que o Clio RS, andasse nos 26mil€ na altura.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jonas69 Ver Post
                                      16 390 € que pechincha..... hoje.
                                      Dado ser um carro de 2000, aplicando o fator de correção monetária correspondente a esse ano, terias hoje um preço equivalente de 16390 € x 1,42 = 23274 €.

                                      Por este valor, hoje compras um Clio V 1.3 TCE 130.

                                      Comentário


                                        Já agora, deixo aqui uma nova foto do "chasso":


                                        Comentário


                                          Tal e qual o meu, até no amarelado dos faróis.

                                          Só mudam dois pormenores, o meu tem as jantes originais Taurus e no friso indica apenas 16v de ambos os lados.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                            Tal e qual o meu, até no amarelado dos faróis.

                                            Só mudam dois pormenores, o meu tem as jantes originais Taurus e no friso indica apenas 16v de ambos os lados.
                                            Este está original (ao contrário das jantes). Os Clio II usavam do lado esquerdo a nomenclatura da versão/nível de acabamento (neste caso 16v) e no lateral do lado direito a nomenclatura da motorização (neste caso 1.6 16v)

                                            O amarelado dos faróis é das próximas coisas a resolver.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                              Este está original (ao contrário das jantes). Os Clio II usavam do lado esquerdo a nomenclatura da versão/nível de acabamento (neste caso 16v) e no lateral do lado direito a nomenclatura da motorização (neste caso 1.6 16v)

                                              O amarelado dos faróis é das próximas coisas a resolver.
                                              E era assim em todos? Pergunto porque já vi vários como o meu: 16v de ambos os lados.

                                              Até porque dependendo do ano/mês também existem alterações ao nível do quadrante (por exemplo)

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Twingo32v Ver Post
                                                Basicamente estou de acordo com tudo o que dizes excepto no que toca a ser uma caixa frágil, apesar de nunca ter mandado pênalti ao meter uma mudança de facto falta um pouco de tacto e o curso podia ser mais curto, no entanto existem kits para resolver isso.

                                                Tirando de Outubro até agora que tem ando mais calmo este carro tem cerca de 20.000kms de violação em cima (comprei com 160.000 sensivelmente) em 20.000kms rebentei salvo erro 3 conjuntos de pneus para teres uma ideia da forma como foi abusado! Já foi algumas vezes a Nürburgring onde nao o poupo minimamente, vou volta e meia para os Alpes fazer troços em que não haja trânsito para me gozar do carro e desanuviar da pressão do dia a dia. A caixa nunca me falhou a não ser uma vez que fiquei com a segunda presa e não saia dali, o problema foi uma das junções dos tirantes que se soltou (dois parafusos para retirar coisas do caminho e com dois dedos neto aquilo ao sítio e nunca mais).

                                                Tenho estes conjuntos do 1.6 K4M como sendo muito resistentes apesar de já ter lido de casos que com 40,000kms o motor morreu (Twingo RS).
                                                Existe mais do que uma versão do K4M ?

                                                Comentário


                                                  O amarelado fica resolvido por uns anos com a máquina certa. Não é polir e já está! Polir dura meses..

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                    Existe mais do que uma versão do K4M ?

                                                    Há 7 versões do K4M mas todos com a mesma potência.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Há 7 versões do K4M mas todos com a mesma potência.
                                                      Não é bem assim, o K4M (854) no Twingo RS tem 133 cv

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        O amarelado fica resolvido por uns anos com a máquina certa. Não é polir e já está! Polir dura meses..
                                                        Segundo li por aqui há uns tempos, é também necessário que se coloque um verniz selante próprio na óptica depois do polimento... senão o sol deixa aquilo tudo queimado outravez.

                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Há 7 versões do K4M mas todos com a mesma potência.
                                                        Não fazia ideia, perguntei pois vi aí acima que foi utilizado no Clio RS (uma versão vitaminada naturalmente).
                                                        E como sei que o do meu Laguna é também referência K4M, lembrei-me que aquilo já tem mais de 200.000 kms e até à data não tenho razão de queixa.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                          E era assim em todos? Pergunto porque já vi vários como o meu: 16v de ambos os lados.

                                                          Até porque dependendo do ano/mês também existem alterações ao nível do quadrante (por exemplo)
                                                          Sim, hás-de reparar que em qualquer Clio original do lado direito tens 1.1/1.2 16v/1.4/1.4 16v/1.5 dci/1.6/1.6 16v/1.9 d/1.9 dtii/2.0 16v. Já do lado esquerdo vais ter o nível de acabamento RN/RT/RXE/16v etc. A lógica é esta, mas se houve versões/anos em que saíram com 16v apenas do lado direito, isso desconheço. Até poderá ter acontecido nas primeiras versões (as de 1998), uma vez que o motor 1,4 16v ainda não existia (só apareceu em 1999), tal como o RS (em 2000), e o 16v podia identificar o 1.6 16v (dado que era, nessa altura, o único motor 16v da Renault montado no Clio II).

                                                          A questão do quadrante é diferente, até 1999 vinham com quadrante de fundo azul e uma configuração diferente. De 2000 em diante passaram a vir com o quadrante de fundo branco.
                                                          Editado pela última vez por PauloRaposo; 03 May 2020, 13:10.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                            Não é bem assim, o K4M (854) no Twingo RS tem 133 cv
                                                            Como estavamos a falar de Clio II, só tem K4M 7xx

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                              Existe mais do que uma versão do K4M ?
                                                              Sim ha algumas variações, se meteres no Google tens facilmente acesso aos códigos todos.

                                                              Sobre as potências tens:

                                                              95 (Clio 2, kangoo 1, megane 1, laguna 1, Scenic 1)

                                                              107 (Clio 2, megane 1/2, laguna 2, scenic 2),

                                                              110 (megane 3, Scenic 3, laguna 3)

                                                              111 (megane 2)

                                                              127 (Clio 3 gt)

                                                              133 (Twingo RS)

                                                              (Há mais um ou outro modelo dentro de cada potência mas dá para ter uma ideia da época em que usaram)

                                                              Existem também agora umas versões híbridas com 114 e 160cv

                                                              Existem ainda versões de 90, 117cv e 122cv que não me recordo de as ver no mercado europeu

                                                              Podes ver tudo aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Renault_K-Type_engine
                                                              Editado pela última vez por Twingo32v; 03 May 2020, 13:04.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X