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Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver PostA verdade é que se formos a ver bem estes modelos aqui falados são todos uns meninos, com mais ou menos travagem Forte foi a Nissan ter lançado ainda nos anos 80 um Micra chamado Super Turbo. Com um motor de 930cc com turbo e compressor e um 0 aos 100 bem abaixo dos 8 segundos
Eu tive uma coisa parecida... No final dos anos noventa, troquei o meu Polo G40 por um Charade Gtti. Um verdadeiro concentrado de tecnologia para a época: 3 cilindros, 993cc., injecção multiponto, DOHC, 4 válvulas por cilindro e turbo. Eram 101 cv extraídos de um bloco de 1 litro. Suspensão independente às 4 rodas, travões de disco à frente e atrás, caixa de 5 velocidades que era um mimo e uma suspensão muito bem afinada. Tinha ainda o bónus de vir com AC e JLL de 14'' e só lhe faltava a direcção assistida. Dados de fábrica: Vel. Max. 185 km/h; 0-100 em 8,2 seg e consumos médios à volta dos 7 litros.
Um pequeno pocket-rocket que deixou saudades...Editado pela última vez por PauloRaposo; 16 March 2018, 17:49.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostO Clio 1.6 no seu posicionamento de gama não é o hot hatch, contudo em termos de condução e motor, não fica longe. Lembro que em 98 ainda existia o Swift GTI e Punto GT com potências idênticas. Acho que o Polo GTI da altura, tinha mais 15cv.
Mas sim, o RS é o verdadeiro Hot Hatch e um dos melhores do segmento.
Nunca liguei muito a este modelo mas é como disse atrás... Consegue juntar tudo aquilo que pretendo num carro (neste momento) com um custo de aquisição e manutenção bastante baixo.
Ah, outro pormenor...
90% das pessoas olham para ele e pensam estar perante um simples 1.2 60cv. Apenas o lettering lateral "16v" o pode denunciar mas, mesmo assim, na ph2 esse mesmo lettering diz-nos que estamos perante um 1.2 75cv.
Alguns podem não gostar mas este "anonimato" é para mim uma grande vantagem!
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostEu tive uma coisa parecida... No final dos anos noventa, troquei o meu Polo G40 por um Charade Gtti. Um verdadeiro concentrado de tecnologia para a época: 3 cilindros, 993cc., injecção multiponto, DOHC, 4 válvulas por cilindro e turbo. Eram 101 cv extraídos de um bloco de 1 litro. Suspensão independente às 4 rodas, travões de disco à frente e atrás, caixa de 5 velocidades que era um mimo e uma suspensão muito bem afinada. Tinha ainda o bónus de vir com AC e JLL de 14'' e só lhe faltava a direcção assistida. Dados de fábrica: Vel. Max. 185 km/h; 0-100 em 8,2 seg e consumos médios à volta dos 7 litros.
Um pequeno pocket-rocket que deixou saudades...
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Originalmente Colocado por ricardodsb Ver PostObviamente o RS está num patamar à parte.
Nunca liguei muito a este modelo mas é como disse atrás... Consegue juntar tudo aquilo que pretendo num carro (neste momento) com um custo de aquisição e manutenção bastante baixo.
Ah, outro pormenor...
90% das pessoas olham para ele e pensam estar perante um simples 1.2 60cv. Apenas o lettering lateral "16v" o pode denunciar mas, mesmo assim, na ph2 esse mesmo lettering diz-nos que estamos perante um 1.2 75cv.
Alguns podem não gostar mas este "anonimato" é para mim uma grande vantagem!
Depois dá-se bem a GPL se for necessário.
Aconselho é claro, uma revisão geral as suspensões, já são carros com alguma idade, alguns com km. Manutenção fácil de se fazer no geral.
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Este post é repetição de um que coloquei noutro tópico sobre um Renault Clio II 1.4 16v (Fase 2), mas achei interessante deixar aqui também este testemunho uma vez que este tópico é relativo ao 1.6i 16v:
O meu 1.6i 16v comprei-o no ano passado em Outubro. Fiz-lhe logo uma 1ª revisão para mudar a distribuição pois não havia indicação de quando tinha sido mudada. Aproveitei para substituir tb a bomba de água e a correia e acessórios (andava a chiar). Nessa 1ª revisão foi detetado um apoio do motor que estava nas couves e por isso foi substituído.
O carro quando o comprei já apresentava um ralenti não muito certinho, ou melhor, era certinho mas não acontecia sempre à mesma rotação (umas vezes ficava nas 700-800 rpm outras nas 1000-1100 rpm). Como tinha que mudar a distribuição esperei para ver como ficaria depois desta operação. Quando fiz a revisão para mudança da distribuição + bomba de água foi-me dito pelo mecânico que o motor estava descomandado. Parece que mudar a distribuição destes motores tem um preceito qualquer que é necessário seguir. Depois de feita a distribuição ficou impecável a esse nível. Mas a situação do ralenti manteve-se e ficou combinado que seria a próxima coisa a verificar/corrigir.
Entretanto foi à oficina a semana passada para concluír a revisão geral iniciada no ano anterior (com a mudança da distribuição) e substituir… o sensor de cambota (claro está). Ao longo de cerca de um ano já por 4/5 vezes me tinha acontecido chegar ao carro pô-lo a funcionar e ele não pegar. Já sabia que tinha a ver com o sensor pms. Normalmente, esperando algum tempo e tentando novamente, ele acabava por pegar fui adiando até à altura em que iria fazer nova revisão.Mas houve uma vez que ele não voltou a pegar e só não fiquei apeado porque a minha mulher me emprestou o Jazz dela.
Assim, na semana passada, fez quase tudo o que estava já programado. Mudou o óleo (ELF Evolution 900 SXR 5W30) do motor e da caixa de velocidades, substituiu-se todos os filtros (óleo, ar, gasolina e habitáculo) e procedeu-se à substituição dos vedantes do coletor de admissão. Além disso levou o sensor de cambota (sensor pms).
Foi feito um diagnóstico ao sistema de travagem. Fiquei a saber que o Clio terá de substituir os calços e levar bombitos atrás. Mas que ainda devem aguentar mais uns 7000 kms. À frente ainda tenho as pastilhas a cerca de 45% pelo que ainda duram mais uns bons Kms, nada de urgente. Provavelmente só na próxima revisão irão ser substituídas, mas irei acompanhar o seu desgaste.
Do que estava programado só não mudou as velas e o óleo dos travões. Quanto às velas, as que estão lá são umas Champion de platina e não estando novas, ainda estão em boas condições. Para não salgar muito a conta, irão ser mudadas as velas na próxima revisão anual. O óleo dos travões não foi mudado uma vez que terei de substituir os bombitos e os calços traseiros a breve prazo e então nessa altura proceder-se-á à sua substituição.
Agora o Clio 1.6i 16v está, finalmente, com o ralenti certinho. Penso que os consumos terão tendência a descer um pouco, embora não me possa queixar muito neste aspecto. Desde que o comprei está com uma média geral de 6,58 litros (eu praticamente não faço cidade), o que considero muito bom para um motor 1.6 16v de 107cv. Quando o comprei estava a contar com cerca de 7,5 litros aos 100 Kms.
Ah, o meu também está com o verniz da pintura a saltar em alguns sítios (espelho e naquelas "lâminas" laterais junto ao tejadilho). Por falar em espelho o sensor que mede a temperatura exterior, e que se encontra na parte inferior do espelho direito) entregou a alma ao criador aqui há uns 4/5 meses atrás. Fui saber o preço à Renault e ía caindo para o lado: 52,28€ + IVA . Para já vai ficar como está. Com tempo tentarei ver se consigo arranjar um usado.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostNão. o Clio 1.6i 16v é de tambor atrás.
Estive a fazer umas pesquisas e no Clio II Fase 2, a partir de 2002 (alguns sites falam em 2004 ), o ESP passou a ser opção. Com esta opção todos os Clio 1.6 16v têm discos às 4 rodas (ou seja passaram a montar discos atrás, em vez de tambores). Mas só nos carros que vinham com ESP. Continuaram a vender-se 1.6 16v sem ESP e esses continuavam a ter tambores atrás. Uma vantagem do Fase 2 c/ ESP, para uma condução mais empenhada, uma vez que os travões do Fase 1 revelam alguma falta de "endurance" (ou seja, são pouco resistentes à fadiga) devido à montagem de tambores atrás.
Outra alteração dos Fase 2 para os Fase 1 foi a direção. A partir do Fase 2 a direção passou a ser de assistência elétrica. Por isso é que eu gosto tanto da direção do meu Fase 1 1.6 16v e existe muito boa gente que critica a direção do 1.6 16v Fase 2, por falta de feeling . A do meu é de assistência hidráulica e é mais direta que a dos outros Clio da Fase 1 (excluindo o RS).
Outra alteração importante do Fase 2 face ao Fase 1 é o conjunto jante/pneu. No Fase 2 são jantes de 15'' que montam pneus 185/55 e no Fase 1 temos jantes 14'' e pneus 185/60. Neste aspeto o Fase 2 leva a melhor pois vem melhor calçado.
Em termos de peso o Fase 2 pesa mais cerca de 30 Kgs que o Fase 1. Os primeiros Fase 1 vinham com o capot em alumínio mas não sei a partir de que data esta característica deixou de estar presente nos Fase 1.
Em termos daquilo que afeta a dinâmica, são estas as diferenças entre Fase 1 e Fase 2.
As outras diferenças entre Fase 1 e Fase 2 têm a ver com a estética exterior (faróis, grelha, para-choques dianteiros e farolins traseiros) e interior (tablier, consola central e volante redesenhados).
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostCerteza? Tinha ideia que o 1.6 8v 90cv tinha tambores atrás (eu tive um destes, Initiale) mas que o 1.6 16v 110cv já teria disco atrás. Assim sendo, os discos só apareceram no Clio phase 2 1.6 16v.Editado pela última vez por PauloRaposo; 05 November 2018, 10:09.
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Pequeno update ao Clio 1.6 16v:
Como tinha sido descrito anteriormente (ver post #98), chegou a altura do Clio proceder à troca dos bombitos e dos calços dos tambores traseiros. Marcada a intervenção, levei o Clio à oficina para os trabalhos que já estavam previstos. Adicionalmente pedi para verificarem o desgaste das pastilhas de disco, substituir uma lâmpada do farol de nevoeiro dianteiro direito que se fundiu e o sensor de temperatura exterior que consegui arranjar na EBay a um preço super simpático. Como comecei a ouvir uma zuada em andamento também pedi que fosse feito um check up aos rolamentos (outro dos problemas crónicos dos Clios desta geração).
Foi-me dito que as pastilhas da frente já apresentavam um desgaste muito acentuado pelo que foi dada ordem para que fossem colocadas pastilhas novas. Assim sendo, nesta última intervenção o Clio levou os bombitos (2) e os calços de tambor atrás, as pastilhas de disco à frente e foi substituído o óleo dos travões DOT4. Foram trocadas as velas CHAMPION (que, ao contrário do referi anteriormente, eram de iridium e não de platina) por umas NGK BKR6EZ e substituído o sensor de temperatura exterior.
Quanto ao sensor de temperatura exterior, se bem se lembram, na RENAULT este sensor custava a módica quantia de €52,28 + IVA. Pagar €64,30 por este sensor é um absurdo. Ainda coloquei a hipótese de arranjar um usado mas fiz melhor que isso e arranjei um novo no EBay por €8,80 +€3,25 de portes. Ou seja, poupei €51,65 o que foi muito mais simpático.
Como o carro faz este mês 19 anos, vai ter que ir à inspeção. Os faróis da frente já estavam muito opacificados pelo que foi dado um ligeiro polimento para ver se não chateiam na inspeção. A seu tempo tenho que fazer o mesmo que fiz ao Jazz da minha esposa (polir e colocar película).
Entretanto fiquei a saber que tenho os rolamentos da frente nas couves. Enfim, mais uma despesa que irei ter que fazer e para a qual já pedi orçamento.
De resto, o Clio continua a desenvolver bem e a apresentar consumos comedidos (para um 1.6 de 107cv). Desde que o comprei fiz 18625 Kms e gastei 1217,81 lts de gasolina 95, o que perfaz uma média global de 6,54 lts/100 kms.
Até agora, dos problemas crónicos mais habituais destes Clio II, só ainda não fui presenteado com as bobines e o coletor de escape rachado.
Tenho a pele do forro das costas do banco do condutor a abrir na zona da costura lateral. Tenho que ver se trato disto urgentemente. Alguém conhece um bom estofador na zona de Lisboa ou Setúbal?Editado pela última vez por PauloRaposo; 08 July 2019, 14:18.
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Originalmente Colocado por Cunhao Ver PostAndo à procura de um carrito destes pra mim!
É um modelo com poucas unidades nacionais, apenas 144 registadas com esta motorização num Clio II Fase 1. Quanto ao Clio II Fase 2, não tenho dados mas parece-me ainda mais raro e muito dificilmente se vê um à venda.
Boa sorte com a procura.Editado pela última vez por PauloRaposo; 08 July 2019, 13:27.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostNão são muito fáceis de encontrar. Mais difícil é encontrar um em bom estado (até porque no mínimo já terão 18 anos em cima).
É um modelo com poucas unidades nacionais, apenas 144 registadas com esta motorização num Clio II Fase 1. Quanto ao Clio II Fase 2, não tenho dados mas parece-me ainda mais raro e muito dificilmente se vê um à venda.
Boa sorte com a procura.
Estou de olho num 1.4 Tech Run. As specs do carro são muito interessantes. Diferença de 0.6s dos 0-100 para o 1.6. Não sei se até, fruto do menor peso na dianteira, não terá melhor comportamento. Vou experimentar.
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O meu segue com cerca de 141.000km.
Foi à IPO em Maio e reprovou devido aos pneus dianteiros.
Eu sabia perfeitamente que ia reprovar mas prefiro sempre levar os carros à IPO sem passar em nenhuma oficina para que seja tudo verificado e, havendo necessidade, corrigido. Além disso no centro onde vou oferecem a re-inspecção.
Substituídos os pneus por 2 Goodyear EfficientGrip Performance*(infelizmente não tenho no DUA a medida 195/50R15) passou com distinção sem mais nada a assinalar. Nota para quem me atendeu na segunda ida que, no decorrer da conversa, me ofereceu a folha com o histórico de todas as visitas à IPO.
De resto mantém-se tudo em ordem. Entre as duas últimas IPO's fez cerca de 12.000km, um pouco acima do projetado, com uma média geral entre os 8,5 e os 9l/100km..
Face ao relato acima este consumo pode parecer estranho mas tem uma explicação: a maior parte dos meus percursos são curtos e não faço propriamente uma condução muito económica. Em percursos de EN e AE (desde que não acima dos 140 km/h), mesmo com uma condução normal sem ir a pastar faz na boa entre 6,5l e 7l/100km.
A curto prazo quero encontrar uma solução para o tecto de abrir. O motor trabalha mas não abre. Quando chove com intensidade ou é lavado existem alguns pontos de infiltração no forro que pretendo resolver.
Quando o comprei o objetivo foi ter um carro interessante, barato, com boas sensações e que não desse nas vistas.
Face aos concorrentes (sendo que a lista de concorrentes pode ser bastante discutível) não será provavelmente melhor em nada mas acaba por ser muito equilibrado entre custo (aquisição e manutenção), prestações, comportamento, equipamento e conforto.
A lógica inicial era tê-lo durante algum tempo e ir trocando mas foi ficando por cá. O valor comercial é baixo e não consigo encontrar nada semelhante sem por algumas centenas (ou alguns milhares) de € em cima.
Enquanto as minhas necessidades não se alterarem ficará por cá. Se começar a fazer mais km ou troco por algo mais económico (sendo que não queria nada perder em termos de prestações) ou junto a este algo puramente racional e virado para a os consumos.
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ricardodsb, que pneus tinhas montado antes desses Goodyear?
E que tal se dá o Clio 1.6 16v com os Goodyear EfficientGrip Performance? Pergunto isto porque acho que este carro é bastante sensível ao equipamento pneumático. O meu vinha com Bridgestone Turanza ER300 à frente e uns FULDA EcoControl HP atrás, na medida original (185/60 R14 82H).
Neste última intervenção procedi à rotação dos pneus passando os FULDA para a frente e os Bridgestone para trás. Noto diferença no comportamento do eixo dianteiro. Parece menos incisivo (uma qualidade que eu aprecio neste Clio) e com um resposta menos direta à direção. Talvez os FULDA tenham uma carcaça menos rígida que os Bridgestone pois sinto o eixo dianteiro mais confortável/permeável às irregularidades da estrada, mas perdeu em agilidade e está com um comportamento mais subvirador que anteriormente. Claramente, os Bridgestone funcionam melhor, pelo menos para o meu tipo de condução.
Estou a ver que tenho de voltar à primeira forma, Bridgestone (FT) / FULDA (TR), Ainda não experimentei esta nova configuração em chuva, mas o carro portava-se muito bem em molhado com os Bridgestone à frente. Os FULDA ainda têm muito piso e aparentam estar em boas condições mas estou a ponderar a compra de 2 Bridgestone Turanza ER300 novos para colocar à frente e uniformizar os sapatos do Clio.
Infelizmente, também não tenho a medida 195/50 R15 no DUA. É unãnime que é a medida certa para esta versão. Como já disse antes, não é nenhum drama a jante 14 e a medida 185/60 R14. Mas nota-se que um pouco mais de borracha (em algumas situações, como arranques mais vigorosos, a motricidade é posta em causa) e sobretudo um perfil mais baixo seriam bem vindos numa condução mais empenhada.
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Originalmente Colocado por Cunhao Ver PostSim, já reparei que não é fácil. Há um que me parece porreiro mas que está longe.
Estou de olho num 1.4 Tech Run. As specs do carro são muito interessantes. Diferença de 0.6s dos 0-100 para o 1.6. Não sei se até, fruto do menor peso na dianteira, não terá melhor comportamento. Vou experimentar.
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Quanto ao teto de abrir, acho que a melhor solução é não fazer nada. Se o objectivo fôr ficar com o carro uns bons anos é de ponderar colocar um TA manual simples (mas bom e novo), daqueles que apenas abrem em oscilação, com persiana (mais conhecido como TA Pop-Up). Ainda assim, a coisa não fica barata. Mas ao menos resolve a questão da chocalheira. Só que dado o baixo valor comercial destes carros, há que avaliar se vale a pena esse investimento. Claro que se houver infiltrações, aí a coisa já é diferente pois é uma situação que necessita mesmo de resolução. No meu caso não tenho infiltrações de água, apenas a chocalheira em mau piso e o fato do TA não funcionar.
A Webasto é uma fabricante de TA de qualidade e deverá ter, na sua gama de produtos, uma solução para estes Clio II.Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 July 2019, 13:48.
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Originalmente Colocado por Cunhao Ver PostAndo à procura de um carrito destes pra mim!
https://www.olx.pt/anuncio/clio-spor...tml#5cb8b63996
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostO 1.4 16v até é um motor mais "desportivo" que o 1.6 16v na medida em que se sente mais à vontade nas rotações mais elevadas. No entanto não tem o fulgor e a força do 1.6 16v em baixas e médias. Ainda assim é um motor muito equilibrado para equipar o Clio II e uma boa opção. Os consumos também são mais atrativos (cerca de menos 0,7lts/100). Tem é uma medida de pneus (salvo erro 165/65 R14 ou 175/65 R14) que acho muito limitada para um 1.4 com quase 100cv. Para mim, as medidas de pneus mais adequadas seriam 185/60 R14 no 1.4 16v e 195/50 R15 no 1.6 16v.
Quanto a esse link desse carro, eu sou da cidade berço, fica longe...e quando não diz os kms sabemos que tem muitos
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostNão sei de que zona és mas tens aqui um, não diz é quantos Kms tem:
https://www.olx.pt/anuncio/clio-spor...tml#5cb8b63996
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Originalmente Colocado por Cunhao Ver PostO carro em questão já não tem o setup de origem. Aqui o que prende mais é o facto da possivel e evidente valorização que os 1.6 vão ter... há dois anos compravamos RS's por 5k-6k, agora estão super caros.
Quanto a esse link desse carro, eu sou da cidade berço, fica longe...e quando não diz os kms sabemos que tem muitos
Não creio que o 1.6 seja carro para valorizar, ao contrário do que dizes. Os RS (e o Clio Williams) são casos à parte. Mas concordo que estão super caros.
A grande maioria dos 1.6 16v à venda tem mais de 200 mil Kms, o que é perfeitamente normal em carros com cerca de 20 anos. Mas há excepções:
https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-6-114000km-IDDGBVq.html#c51a801aaf
Convém sempre comprovar os kms anunciados
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostEsses Fase 1 são os de 101cv certo? Só os Fase II é que tiveram os de 110cv?
Esta questão da potência é interessante. Muitos proprietários juram a pés juntos que a potência do 1.6i 16v Fase 1 é 110cv. A verdade é que em alguns sites e revistas francesas a potência referida é 110cv. Mas noutros sites (auto-data.net e ultimatespecs.com) referem que a potência é 107cv (tanto no Fase 1 como no Fase 2). O manual do meu carro diz que são 107cv. Penso que o 1.6 16v só teve 110cv no Clio III.
EDIT: No site ultimatespecs.com na configuração de 3 portas a versão 1.6 16v aparece como tendo 107cv. Se selecionarmos a configuração de 5 portas, aparece a motorização 1.6 16v com 2 níveis de potência: 107cv e 110cv. Vale o que vale…
EDIT 2 : Fui rever o manual do meu carro e afinal não diz lá que tem 107cv (devo ter visto isso noutro lado qualquer). Na realidade o manual nem refere as especificações de potência e binário dos motores da gama Clio, o que é no mínimo estranho e bizarro. Apenas tem as cilindradas do vários tipos de motor e os códigos dos mesmos. Quanto às especificações técnicas o manual é muito fraquinho.Editado pela última vez por PauloRaposo; 09 July 2019, 17:37.
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
Não creio que o 1.6 seja carro para valorizar, ao contrário do que dizes. Os RS (e o Clio Williams) são casos à parte. Mas concordo que estão super caros.
A grande maioria dos 1.6 16v à venda tem mais de 200 mil Kms, o que é perfeitamente normal em carros com cerca de 20 anos. Mas há excepções:
https://www.olx.pt/anuncio/clio-1-6-114000km-IDDGBVq.html#c51a801aaf
Convém sempre comprovar os kms anunciados
Olha que eu acho que os 1.6 vão valer algum...estamos a falar de carros que estão meios esquecidos...e que não ficam a dever aos rivais da altura (206 GTi p.ex.).
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Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver PostO meu tem 107cv
Esta questão da potência é interessante. Muitos proprietários juram a pés juntos que a potência do 1.6i 16v Fase 1 é 110cv. A verdade é que em alguns sites e revistas francesas a potência referida é 110cv. Mas noutros sites (auto-data.net e ultimatespecs.com) referem que a potência é 107cv (tanto no Fase 1 como no Fase 2). O manual do meu carro diz que são 107cv. Penso que o 1.6 16v só teve 110cv no Clio III.
EDIT: No site ultimatespecs.com na configuração de 3 portas a versão 1.6 16v aparece como tendo 107cv. Se selecionarmos a configuração de 5 portas, aparece a motorização 1.6 16v com 2 níveis de potência: 107cv e 110cv. Vale o que vale…
EDIT 2 : Fui rever o manual do meu carro e afinal não diz lá que tem 107cv (devo ter visto isso noutro lado qualquer). Na realidade o manual nem refere as especificações de potência e binário dos motores da gama Clio, o que é no mínimo estranho e bizarro. Apenas tem as cilindradas do vários tipos de motor e os códigos dos mesmos. Quanto às especificações técnicas o manual é muito fraquinho.
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1.6cc 8V?
https://www.custojusto.pt/aveiro/lig...o-1-6-29511783
1.6cc 16V
https://www.custojusto.pt/lisboa/lig...-1600-29488247
outro
https://www.custojusto.pt/lisboa/lig...6-16v-29483430
outro
https://www.custojusto.pt/acores/lig...-1600-29239548
será?
https://www.custojusto.pt/setubal/li...ecaro-25449205
outro
https://www.custojusto.pt/santarem/l...c-16v-29126449
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O meu Clio 1.6 16v lá foi montar os novos rolamentos dianteiros. Custo da intervenção: 127,30 Eur.
Já não tenho zuada nenhuma e agora está com um rodar bem mais silencioso, como seria expectável.
Entretanto fiquei a saber que tenho o suporte da panela de escape partido sendo ele o responsável pelo chocalhar que eu por vezes ouço na traseira do carro e que apareceu há cerca de 2 semanas atrás.
Lá terei que ligar amanhã para a Renault para saber a referência do suporte e respetivo preço.
Quando o fui buscar à oficina, na volta para casa, resolvi apertar com ele para ver se estava tudo em ordem. A facilidade com que este pequeno Clio se mexe continua a surpreender-me. Este motor K4M748, quando montado no Clio II, dá-lhe um andamento muito vigoroso. O carro exibe um empuxe muito bom logo desde baixas rotações o que torna tudo muito fácil. O recurso à cx de velocidades é mínimo quando em andamento em estrada. Quase tudo se faz em 5ª velocidade. Mesmo em estradas com declive algo acentuado. E ainda bem, porque o manuseamento da cx de velocidades está longe de ser exemplar. Já o seu escalonamento curto é uma das coisas que mais aprecio neste carro e um dos responsáveis pelo bom andamento do mesmo.
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