Com a constante evolução automóvel, com as marcas a partilharem cada vez mais componentes e soluções (o que hoje é inovador numa marca amanhã varias apresentam: cartão mãos-livres, travão eletrico, joypad central...) a minha questão é:
Será q a Mercedes e a BMW (e eventualmente a Lexus) como marcas 1º linha de entre as generalistas, vão estar sempre um passo à frente de todas as outras, ou, no futuro, as diferenças vão ser cada vez menos evidentes, e vão acabar por ser "apanhadas" pelas marcas menos "nobres" ou "premium" ou lá o q lhe quiserem chamar?
Cada vez mais me parece q a distancia em termos de materiais, motores, equipamento se torna menos evidente entre marcas (tirando ainda as asiáticas, q estão uns furos abaixo mas tb a recuperar terreno)
Os novos modelos q saiem (recem-chegado Mondeo, proximo Laguna, futuro Vectra,...) tentam meter-se na luta das marcas premium, apelidam-se de concorrentes, apostando em materiais cada vez melhores, motores mais evoluidos, construção e montagem cada vez mais cuidada, apesar de ainda não estarem ao mesmo nivel. Mas acho q já faltou mais...
A Mercedes goza ainda de uma imagem inabalavel de conforto e qualidade. A BMW, de dinamica, e a tracção traseira, q fazem questão de eleger como a mais-valia em relação aos demais. O certo é que, no futuro, as restantes marcas parecem-me capazes de chegarem ao mesmo nivel e talvez só não o façam já pq apostam no factor preço.
Será q, se um Laguna, Mondeo, 407, 159, Passat, Avensis pudesse sair ao mesmo preço de fabrica q um Serie 3 ou Classe C, não seriam capazes de serem "tão bons"? Claro q seria o suicidio financeiro...pq a marca, a imagem, o status e o markting contam muito...
Continuará a ser assim?
Será q a Mercedes e a BMW (e eventualmente a Lexus) como marcas 1º linha de entre as generalistas, vão estar sempre um passo à frente de todas as outras, ou, no futuro, as diferenças vão ser cada vez menos evidentes, e vão acabar por ser "apanhadas" pelas marcas menos "nobres" ou "premium" ou lá o q lhe quiserem chamar?
Cada vez mais me parece q a distancia em termos de materiais, motores, equipamento se torna menos evidente entre marcas (tirando ainda as asiáticas, q estão uns furos abaixo mas tb a recuperar terreno)
Os novos modelos q saiem (recem-chegado Mondeo, proximo Laguna, futuro Vectra,...) tentam meter-se na luta das marcas premium, apelidam-se de concorrentes, apostando em materiais cada vez melhores, motores mais evoluidos, construção e montagem cada vez mais cuidada, apesar de ainda não estarem ao mesmo nivel. Mas acho q já faltou mais...
A Mercedes goza ainda de uma imagem inabalavel de conforto e qualidade. A BMW, de dinamica, e a tracção traseira, q fazem questão de eleger como a mais-valia em relação aos demais. O certo é que, no futuro, as restantes marcas parecem-me capazes de chegarem ao mesmo nivel e talvez só não o façam já pq apostam no factor preço.
Será q, se um Laguna, Mondeo, 407, 159, Passat, Avensis pudesse sair ao mesmo preço de fabrica q um Serie 3 ou Classe C, não seriam capazes de serem "tão bons"? Claro q seria o suicidio financeiro...pq a marca, a imagem, o status e o markting contam muito...
Continuará a ser assim?
Comentário