Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será desta? Bruxelas ameaça Governo para deixar de cobrar IVA sobre IA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Pois, isso é muito bonito, mas para um carro de gama média, tem de se pagar advogados, custos de processo e tribunal para receber 800 euros.

    Será que no final compensa ?
    Se tiveres razão, as despesas são pagas pela outra parte (Estado).

    Comentário


      vai ser bonito.... espero para ver os pedidos a irem para a caixa de correio do ministério!!

      Comentário


        Será isto repost? Há um topico com 4 páginas sobre este assunto...

        As depesas do proprio advogado não me parece....

        Comentário


          Isso era bom, mas não acho que venha a ser possivel.

          Ainda ia buscar uns belos euros.

          Comentário


            Eu acho que isto nunca vai para a frente. Pelo simples facto que de ser necessário controlar o defice orçamental, a UE acho que não é intransigente para não atentar às repercursões de nós no final do ano estarmos na bancarrota mas com uma lei mais "justa".

            Portanto no máximo estou à espera que o Estado apresente um plano a médio-prazo para alterar a situação.

            Comentário


              Ser assim fosse, o país ficaria com um buraco orçamental enorme que demoraria muitos anos a recuperar.
              E quem não tivesse comprado carro novo há menos de 4 anos atrás, iria pagar pelos outros, já que iria aparecer um ou mais impostos para compensar essa devolução.

              Comentário


                deleted

                Comentário


                  deleted

                  Comentário


                    O Teixeira dos Santos não dormiu esta noite.

                    Mas o ACP já está com medo.

                    Em vez q dizer q o Estado tem q devolver e mai nada o Barbosa já disse q vão esperar.

                    Comentário


                      para quem quer saber mais qualquer coisa sobre o assunto....

                      A Comissão Europeia solicitou formalmente à Polónia e a Portugal que alterassem as legislações respectivas no que respeita à inclusão do montante do imposto nacional de matrícula automóvel no valor tributável para efeitos de IVA no caso do fornecimento de veículos automóveis. A Comissão considera que o imposto de matrícula não deve ser incluído nesse valor tributável. As diligências assumem a forma de um parecer fundamentado (segunda etapa do processo por infracção, prevista no artigo 226.º do Tratado CE). Se as legislações nacionais não forem alteradas de modo a dar cumprimento aos pareceres fundamentados, a Comissão pode decidir instaurar uma acção no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.

                      No caso do fornecimento de veículos automóveis, tanto a Polónia como Portugal incluem o montante do imposto aplicado aos veículos (o oplata rejestracyjna e o imposto automóvel) no valor tributável do IVA. No processo C-98/05, o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias analisou se, no caso do fornecimento de meios de transporte, aquele valor tributável deve ou não incluir o montante do imposto de matrícula, que normalmente o fornecedor paga às autoridades fiscais e o comprador paga depois ao fornecedor, juntamente com o preço do veículo. No processo referido, o imposto de matrícula em causa era o aplicado na Dinamarca.

                      Segundo o acórdão do Tribunal, no quadro de um contrato de venda que preveja que o distribuidor entregue um veículo já matriculado por um preço que englobe o imposto de matrícula que pagou antes da entrega do veículo, o montante desse imposto não pode ser incluído no valor tributável do IVA a aplicar à venda do veículo. Tal encontra justificação, em primeiro lugar, no facto de o imposto de matrícula ser aplicado a título da matrícula do veículo e não do fornecimento do mesmo e, em segundo lugar, na circunstância de o referido imposto ser pago pelo fornecedor do veículo por conta do adquirente.

                      A Comissão entende que, apesar de algumas diferenças menores ou acessórias, os impostos automóveis aplicados na Polónia e em Portugal são praticamente idênticos ao imposto dinamarquês analisado pelo Tribunal. Trata-se, nos três casos, de um imposto de prestação única que é devido no momento da aquisição do veículo a motor ou que constitui condição para que este possa ser colocado em circulação no território do Estado-Membro.

                      As regras relativas ao valor tributável do IVA foram harmonizadas a nível comunitário e a aplicação uniforme das mesmas é condição essencial para o bom funcionamento do regime do IVA. A Comissão considera, portanto, que há que aplicar aos impostos automóveis existentes na Polónia e em Portugal critério idêntico ao do Tribunal de Justiça no processo C-98/05. Foi dado a ambos os Estados-Membros um prazo de dois meses para alinharem as legislações respectivas com o direito comunitário.

                      Os processos da Comissão têm os números de referência 2006/2216 (Polónia) e 2006/4398 (Portugal).

                      Comentário


                        e só para xatear mais 1 pouco....

                        IVA pago nos automóveis poderá ser devolvido

                        Os consumidores que compraram carro nos últimos quatro anos poderão reclamar em tribunal a devolução do IVA pago sobre o Imposto Automóvel.

                        Bruxelas já disse que o imposto é ilegal e ameçou mesmo levar Portugal a tribunal, caso Lisboa não acate a recomendação.

                        Agora, fiscalistas citados pelo Diário Económico defendem que os consumiores podem exigir em tribunal a devolução desse valor.
                        Os contribuintes "têm legitimidade para questionarem a aplicação do IVA sobre o IA com base em reclamações graciosas ou impugnações judiciais e de contestar em prazo mais alargado", defende Rogério Fernandes Ferreira, fiscalista e antigo secretário de Estado socialista dos Assuntos Fiscais, em declarações ao DE.
                        Se for dada razão ao contribuinte e o Estado for obrigado a devolver o IVA cobrado indevidamente, a situação "levantará problemas complicados ao erário público se se gerarem movimentos de massa e decisões favoráveis.

                        Também de acordo com o fiscalista Diogo Ortigão Ramos, existe uma "base legal para que os consumidores reclamem IVA pago, disse ao DE, acrescentando que esta medida aplica-se sobretudo aos concessionários, agentes distribuidores e marcas oficiais.

                        Quatro anos é o o prazo legal para reivindicar a devolução do imposto, o que limita a reclamação aos consumidores que tenham adquirido automóvel neste período.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                          Isto dava era para fazer um mega-processo-conjunto...
                          E digo mais, iria ser um hiper-mega-RI FIXE- processo conjunto eheh

                          Mas...
                          Tirem o cavalinho da chuva, que não vai acontecer

                          Comentário


                            Nao confundir PAISES com portugal sff. Ou neste caso nao confundir a realidade da Dinamarca com a nossa, toda e qualquer semelhança é pura coincidencia.

                            Comentário


                              Teixeira dos Santos já disse aos jornalistas que Portugal (eles porque os portugueses não...) vai contestar e se não houver solução, terá que ser o Tribunal Europeu a decidir. O minitro vai tentar ganhar tempo o mais possível porque as eleições legislativas vão-se aproximando e se eles tivessem que aceitar este corte nas despesas, isso iria comprometer a pequena baixa no IVA que eles tão a preparar como arma para as eleições. Espertos....

                              È triste que pensem desta forma pois só arrasta a injustiça que é esta situação. Eu acho que ninguém devia reclamar o imposto de volta pois iríamos ficar com mais um buraco mas o Ministro teria de começar já a trabalhar para mudar isto. Não estão de acordo colegas?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                Tiram o iva... aumentam o IA... tá resolvido! :S

                                Concorrencia fiscal é que era!
                                Na verdade a concorrência fiscal existe. Basta pedir um visto, e em alguns casos nem isso...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por cuoreSportivo Ver Post
                                  E digo mais, iria ser um hiper-mega-RI FIXE- processo conjunto eheh

                                  Mas...
                                  Tirem o cavalinho da chuva, que não vai acontecer
                                  Por causa de mentalidades assim é que nunca nada acontece neste país. Pela minha parte vou esperar os 2 meses e vou colocar a bela da reclamação graciosa. Até para salvaguardar os 4 anos... Faltam 1,5...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                    Por causa de mentalidades assim é que nunca nada acontece neste país. Pela minha parte vou esperar os 2 meses e vou colocar a bela da reclamação graciosa. Até para salvaguardar os 4 anos... Faltam 1,5...
                                    Sim, o facto de provavelmente levar o estado à quase-falência não tem nada a ver com a probabilidade de acontecer ser bastante baixa é tudo porque há pessoas que pensam que não vai acontecer.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por foo Ver Post
                                      Sim, o facto de provavelmente levar o estado à quase-falência não tem nada a ver com a probabilidade de acontecer ser bastante baixa é tudo porque há pessoas que pensam que não vai acontecer.
                                      Acham mesmo que o estado vai à falência com a devolução destes valores??

                                      Comentário


                                        Alerta do Ministro das Finanças

                                        Teixeira dos Santos disse ainda que "este é um parecer" e que "(...) Portugal terá também a sua posição e oportunidade de responder". "O processo ainda está longe de ser finalizado", fez questão de realçar Teixeira dos Santos, à margem da sessão de apresentação das alterações do regime jurídico do contrato de seguro.
                                        Teixeira dos Santos: recomendação europeia sobre IVA nos automóveis não é decisão final

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por João Nascimento Ver Post
                                          Acham mesmo que o estado vai à falência com a devolução destes valores??
                                          Falência não direi mas que será um nº bem elevado será!

                                          Comentário


                                            isto tem que acabar ,a dupla tributação é uma vergonha que os sucessivos governos nunca resolveram,espero que tenham que indeminizar o pessoal embora não acredite nisso,e mesmo que algum dia o estado venha a devolver alguma isso vai demorar muitos anos porque para pagar temos que pagar a tempo e horas, quando é o estado a devolver o dinheiro já o contribuinte pode esperar!!!

                                            Comentário


                                              Eu não estou de acordo que o Governo tenha que devolver o dinheiro, já que este foi/é necessário para o défice e para o crescimento do país e também porque as pessoas que compraram sabiam quanto estavam a dar e que estavam a pagar um imposto absurdo...

                                              Por outro lado acho que quem foi lesado(todos nós) mas principalmente quem ainda tem direito por lei deve fazer uma reclamação/ameaça a dizer que quer o dinheiro ou que vai fazer queixa no tribunal europeu.

                                              Apenas gostava que os nossos governantes fossem "normais" e cobrassem os impostos que deviam cobrar e não inventassem formas de roubar o dinheiro aos portugueses.
                                              Não é pedir muito...é só pedir justiça como nos outros países...

                                              Façam o que tem a fazer nos próximos dois meses e ficamos todos felizes...nós esquecemos que nos roubaram anos a fio, apenas ficamos a pensar que ajudámos o país E eles (governo) passam a ser justos pelo menos ao nível dos automóveis daqui para a frente!

                                              Comentário


                                                Uma ilegalidade é um ilegalidade.
                                                Assim como as cauções dos contadores, eu espero que me devolvam o valor que paguei a mais dos 2 carros que comprei.

                                                Já agora, a comissão europeia devia era pensar em harmonizar a carga fiscal na Europa toda.

                                                Comentário


                                                  Se este imposto é uma vergonha para o governo, irem agora chorar para o tribunal europeu vai ser uma vergonha para o pais. O ministro ainda teve a coragem de dizer que teem o direito de apresentar argumentos que justificam a dupla tributacao, incrivel, pagava para ouvir esses argumentos. Assim de repente so me lembro de um, que é o facto de serem tao incompetentes a gerir os fundos publicos que precisam de todos os trocos possiveis.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Estás a fazer confuzão. IA não inclui IVA. Quando se diz que um carro paga X de IA, é só IA. É um valor calculado apartir de uma determinada formula.

                                                    O Preço Final é que é Preço Base + IA + IVA, sendo que o IVA é sobre (Preço base + IA).
                                                    Eu não fiz confusão nenhuma! Era precisamente para que ninguém fizesse esse "erro" que eu escrevi aquilo...

                                                    A minha experiência de compra de carro diz-me que em 50% o valor do IA vem descriminado na proposta com IVA e nos outros 50% vem sem IVA!

                                                    Comentário


                                                      É lamentável como esta questão não foi resolvida ano após ano. Subam o IA mas acabem com a imoralidade de cobrar imposto sobre imposto! Como é possível terem feito uma reformulação do IA e não acabar com isto?

                                                      E já agora, nos combustíveis é a mesma coisa!

                                                      (Preço base+ISP)*IVA

                                                      Que não abdiquem das receitas, enfim é chato mas se calhar o país não aguanta, agora ao menos se nos têm de tirar dinheiro que o tirem com dignidade!

                                                      Comentário


                                                        deleted

                                                        Comentário


                                                          O blé, blá do costume.

                                                          Caros amigos,

                                                          Não foi possível percorrer as restantes 4 páginas anteriores, de modo que peço desculpa por qualquer redundância que resulte deste meu post.

                                                          Vamos lá a ver. Segundo sei, o Estado aplica o IVA sobre TODOS os impostos considerdos necessários na distribuição de produtos (Tabaco, alcool, Petolíferos e mais alguns).

                                                          Acham que uma comissão qualquer da UE irá mudar o que está torto em Portugal?

                                                          Penso que não.

                                                          Mas sou o suficiente novo para assistir à mudança. Que venha ela.

                                                          Comentário


                                                            Ai o "Teixeirinha"...


                                                            Vocês sabem que por exemplo o sector automóvel é o que contribui mais para a receita fiscal do Estado? são 25% do total que o Estado recebe, a verdadeira galinha dos ovos de ouro

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                              Eu não fiz confusão nenhuma! Era precisamente para que ninguém fizesse esse "erro" que eu escrevi aquilo...

                                                              A minha experiência de compra de carro diz-me que em 50% o valor do IA vem descriminado na proposta com IVA e nos outros 50% vem sem IVA!
                                                              Já comprei vários automóveis e na proposta nunca apareceu isso.

                                                              Tinha o preço do veiculo, o IA e o IVA. O valor do IVA era calculado sobre Preço + IA.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X