O meu ponto de vista em relação às marcas ....
O grupo VW (VW, Audi, Seat, Skoda) assim como outras marcas tentam utilizar o maior número de componentes iguais (maioritáriamente os componentes electrónicos) entre os diverso modelos, sendo mais fácil introduzir novos componentes nos topos de gama porque também se pode cobrar mais por o carro.
Quando saem ao mercado dois ou três novos modelos feitos em conjunto por várias marcas (a primeira VW Sharan; Seat Alhambra; Ford Gálaxi, ou os novos Toyota Aigo;Citroên C1 ....) se há diferença na qualidade do produto, só se deve à escolha de materiais (quando diferentes) ou às diferenças no design que obrigaram a outras soluções, porque são as mesmas mãos e robôs que montam o carro.
VW - na Alemanha é vista como a referência em termos de acabamentos e ergonomia (até à gama Passat). Por mim, têm dificuldades em criar novos interiores com um design apelativo e quando o fazem (na Seat) utilizam materiais inferiores aos utilizados na casa mãe. A ergonomia é muito relativa pois cada um ajeita sempre o que tem em seu redor de maneira a sentir-se melhor, embora haja coisas lógicas que têm sempre o seu sítio reservado.
Se quiserem a mesma qualidade técnica (por menos dinheiro) escolham a Skoda, se forem mais atrás do design escolham a Seat.
Audi - técnica, qualidade e design de topo (a grande rival da Mercedes, se não contarmos com a Lexus que é a grande "ameaça para as marcas alemãs). Dá-se ao "luxo" de utilizar materiais plásticos em partes que servem "só" para cobrir o que há por debaixo, enquanto outras marcas são criticadas se fizerem o mesmo. Se puderem entrar dentro de um Audi Q7 e um Audi A3,olhem à diferença de preço e mesmo assim vão ver alguns componentes iguais e outros de design diferente mas de materiais iguais.
Porsche - pode pôr o preço que quiser para cobrir os custos dos materiais caros que utiliza (pele; cromados; peças de plástico com pintura "macia"....)
BMW - materiais de boa qualidade mas alguns acabamentos são menos conseguidos que a Audi, mas quem compra um BMW dá mais importância ao comportamento do carro na estrada.
Mercedes - tem a vida difícil, porque os seus clientes "não gostam" muito de design arrojados tipo BMW, e querem uma qualidade superior à Audi. A Mercedes tentou com o primeiro Classe A vender um carro barato, mas foi criticada por todos lados por o interior ser todo em plástico. Com a mudança para um tablier "emborrachado" e a utilização de outros materiais de melhor qualidade, o carro deixou de ser "barato".
O design de interiores é muito condicionado pelos componentes electrónicos visíveis (tipo rádio; AC; interruptores, etc..)
O grupo VW (VW, Audi, Seat, Skoda) assim como outras marcas tentam utilizar o maior número de componentes iguais (maioritáriamente os componentes electrónicos) entre os diverso modelos, sendo mais fácil introduzir novos componentes nos topos de gama porque também se pode cobrar mais por o carro.
Quando saem ao mercado dois ou três novos modelos feitos em conjunto por várias marcas (a primeira VW Sharan; Seat Alhambra; Ford Gálaxi, ou os novos Toyota Aigo;Citroên C1 ....) se há diferença na qualidade do produto, só se deve à escolha de materiais (quando diferentes) ou às diferenças no design que obrigaram a outras soluções, porque são as mesmas mãos e robôs que montam o carro.
VW - na Alemanha é vista como a referência em termos de acabamentos e ergonomia (até à gama Passat). Por mim, têm dificuldades em criar novos interiores com um design apelativo e quando o fazem (na Seat) utilizam materiais inferiores aos utilizados na casa mãe. A ergonomia é muito relativa pois cada um ajeita sempre o que tem em seu redor de maneira a sentir-se melhor, embora haja coisas lógicas que têm sempre o seu sítio reservado.
Se quiserem a mesma qualidade técnica (por menos dinheiro) escolham a Skoda, se forem mais atrás do design escolham a Seat.
Audi - técnica, qualidade e design de topo (a grande rival da Mercedes, se não contarmos com a Lexus que é a grande "ameaça para as marcas alemãs). Dá-se ao "luxo" de utilizar materiais plásticos em partes que servem "só" para cobrir o que há por debaixo, enquanto outras marcas são criticadas se fizerem o mesmo. Se puderem entrar dentro de um Audi Q7 e um Audi A3,olhem à diferença de preço e mesmo assim vão ver alguns componentes iguais e outros de design diferente mas de materiais iguais.
Porsche - pode pôr o preço que quiser para cobrir os custos dos materiais caros que utiliza (pele; cromados; peças de plástico com pintura "macia"....)
BMW - materiais de boa qualidade mas alguns acabamentos são menos conseguidos que a Audi, mas quem compra um BMW dá mais importância ao comportamento do carro na estrada.
Mercedes - tem a vida difícil, porque os seus clientes "não gostam" muito de design arrojados tipo BMW, e querem uma qualidade superior à Audi. A Mercedes tentou com o primeiro Classe A vender um carro barato, mas foi criticada por todos lados por o interior ser todo em plástico. Com a mudança para um tablier "emborrachado" e a utilização de outros materiais de melhor qualidade, o carro deixou de ser "barato".
O design de interiores é muito condicionado pelos componentes electrónicos visíveis (tipo rádio; AC; interruptores, etc..)
Comentário