Aliás não percebo o que é que a baixa cilindrada tem a ver com muita ou pouca longevidade de um motor.
Ora vejamos: Já tive um Saxo 1.5d e tenho agora um Fiat 1.3 Mjet.
O Saxo tem o motor mais rotativo! Potência máxima às 5000rpm's e no Fiat às 4000.
O Saxo para andar o mesmo tenho de puxar mais pelo motor.
O Saxo tem caixa mais curta. Novamente à mesma velocidade vai a mais rpm's.
Ambos têm bloco em ferro fundido.
Conheço Saxos com mais de 400.000kms. Porque não um Fiat?
Se me disseres que o Saxo poderá dar menos problemas no que está à volta do motor, até porque não tem turbo, common-rail etc, até concordo.
Ora vejamos: Já tive um Saxo 1.5d e tenho agora um Fiat 1.3 Mjet.
O Saxo tem o motor mais rotativo! Potência máxima às 5000rpm's e no Fiat às 4000.
O Saxo para andar o mesmo tenho de puxar mais pelo motor.
O Saxo tem caixa mais curta. Novamente à mesma velocidade vai a mais rpm's.
Ambos têm bloco em ferro fundido.
Conheço Saxos com mais de 400.000kms. Porque não um Fiat?
Se me disseres que o Saxo poderá dar menos problemas no que está à volta do motor, até porque não tem turbo, common-rail etc, até concordo.
Comentário