Gostava de saber se ligam a este item. Na compra de carro e nos test drives q fazem tentam fazer as vossas medições, ou consideram esses valores meramente indicativos da elasticidade do motor e q para o dia-a-dia torna-se irrelevante!
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Reprises - Esse item tão controverso.
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Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostGostava de saber se ligam a este item. Na compra de carro e nos test drives q fazem tentam fazer as vossas medições, ou consideram esses valores meramente indicativos da elasticidade do motor e q para o dia-a-dia torna-se irrelevante!
é claro que é um valor indicativo, apenas te dá uma ideia das capacidades do carro num condução descontraida, o exemplo que temos estado a discutir (eu comparei o HCH com o 320d, e o HCH é mais rapido no teste 80-120), serve para isto:
circulando em EN a 90 kms/h encontras um outro veículo a circular mais devagar , desaceleras, confirmas que podes ultrapassar nas calmas aceleras outra vez e ultrapassas.
Pelos tempos do 320d verificas que fazendo isto em 5ª demoras 9,2" a subir dos 80 para os 120 e segundo o pacxito 6,*" em 4ª, ora se tiveres em conta que concretizas a ultrapassagem muito antes dos 120 ou que demoraras 4 a 5 segundos a efectuar a ultrapassagem, concluis que com um carro destes podes muito bem fazer a ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses, pisando apenas no acelerador...
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Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostMas mtas pessoas utilizam as reprises como "unidade" de comparação das performances de um carro...mas quem faz 80-120 em 6ª se pode faze-lo em 4ª o que é mais rápido.
Para mim as reprises e a disponibilidade imediata do motor no regime médio que costumo usar são bastante importantes.
Uma das coisas que costumo fazer quando experimento um carro é conduzi-lo normalmente e, de repente, chegar-lhe o gás à tábua para ver se ele é ou não rápido a reagir.
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Originalmente Colocado por koluirty Ver PostCurioso acabo de alertar os moderadores para moverem uma serie de off-topics meus sobre este assunto do topico gtc 1.3 cdti
é claro que é um valor indicativo, apenas te dá uma ideia das capacidades do carro num condução descontraida, o exemplo que temos estado a discutir (eu comparei o HCH com o 320d, e o HCH é mais rapido no teste 80-120), serve para isto:
circulando em EN a 90 kms/h encontras um outro veículo a circular mais devagar , desaceleras, confirmas que podes ultrapassar nas calmas aceleras outra vez e ultrapassas.
Pelos tempos do 320d verificas que fazendo isto em 5ª demoras 9,2" a subir dos 80 para os 120 e segundo o pacxito 6,*" em 4ª, ora se tiveres em conta que concretizas a ultrapassagem muito antes dos 120 ou que demoraras 4 a 5 segundos a efectuar a ultrapassagem, concluis que com um carro destes podes muito bem fazer a ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses, pisando apenas no acelerador...
Por isso mesmo criei este tópico pq acho q não há nenhum relativo a este item.
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Originalmente Colocado por RedHeart Ver PostFalta é saber se interessa baixar a velocidade.
Para mim as reprises e a disponibilidade imediata do motor no regime médio que costumo usar são bastante importantes.
Uma das coisas que costumo fazer quando experimento um carro é conduzi-lo normalmente e, de repente, chegar-lhe o gás à tábua para ver se ele é ou não rápido a reagir.
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é controverso porque as pessoas ligam as reprises ao motor, mas deviam ligar era ao escalonamento da caixa, este item é mais ligado ao motor muito por causa da imprensa, eu não acho que as reprises sejam muito importantes para o dia a dia, pois se desenvolve muito rápido por um lado, por outro anda em rotações mais altas e assim gasta mais, portanto há que encontrar um equilibrio.
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É um item pra comparar como qualquer outro. Há quem dê mais importância e quem dê menos, mas é sem dúvida algo k se aplica no dia-a-dia, muito mais k as acelerações puras.
Por um lado, deve-se ver nas revistas, pois é +- objectivo e, se muitas vezes meio segundo pra lá ou pra cá não interessa, outras tantas há diferenças significativas, que se devem considerar.
Por outro lado, acho importante fazer o test-drive e ver a sensação k o carro dá também nesse aspecto, embora seja muito mais subjectivo.
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Originalmente Colocado por koluirty Ver PostCurioso acabo de alertar os moderadores para moverem uma serie de off-topics meus sobre este assunto do topico gtc 1.3 cdti
é claro que é um valor indicativo, apenas te dá uma ideia das capacidades do carro num condução descontraida, o exemplo que temos estado a discutir (eu comparei o HCH com o 320d, e o HCH é mais rapido no teste 80-120), serve para isto:
circulando em EN a 90 kms/h encontras um outro veículo a circular mais devagar , desaceleras, confirmas que podes ultrapassar nas calmas aceleras outra vez e ultrapassas.
Pelos tempos do 320d verificas que fazendo isto em 5ª demoras 9,2" a subir dos 80 para os 120 e segundo o pacxito 6,*" em 4ª, ora se tiveres em conta que concretizas a ultrapassagem muito antes dos 120 ou que demoraras 4 a 5 segundos a efectuar a ultrapassagem, concluis que com um carro destes podes muito bem fazer a ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses, pisando apenas no acelerador...
Mas qual stress? Usar a cx dá stress? Desde quando?
Acho que se meteres uma abaixo tens muito menos stress porque a ultrpassagem é mais célere e com muito mais segurança.
O que eu acho é que há pessoas que não gostam de usar (ou não sabem usar devidamente) a cx e preferem ir sempre na mesma mudança. Para esses, as reprises são importantes.
Mas nesse caso o ideal é comprarem um carro de cx automática. É só pisar no acelerador, e voilá! A cx automática faz o trabalho do condutor. Actualmente as cxs automáticas são extremamente evoluídas e representam uma boa opção para quem gosta de uma condução simples/fácil.
Qualquer cx automática reprisa melhor que uma manual (na verdade não reprisa, ela mete uma ou duas abaixo de forma automática). No caso do HCH, a cx. é de variação contínua (CVT). Aqui já se pode falar de reprises, embora num contexto diferente.
NOTA: Comparar um cx automática (HCH) com uma manual (320d), em reprises, não faz sentido.Editado pela última vez por PauloRaposo; 08 August 2007, 14:06.
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Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver PostMas qual stress? Usar a cx dá stress? Desde quando?
Acho que se meteres uma abaixo tens muito menos stress porque a ultrpassagem é mais célere e com muito mais segurança.
O que eu acho é que há pessoas que não gostam de usar (ou não sabem usar devidamente) a cx e preferem ir sempre na mesma mudança. Para esses, as reprises são importantes.
Mas nesse caso o ideal é comprarem um carro de cx automática. É só pisar no acelerador, e voilá! A cx automática faz o trabalho do condutor.
Qualquer cx automática reprisa melhor que uma manual (na verdade não reprisa, ela mete uma ou duas abaixo de forma automática). No caso do HCH, a cx. é de variação contínua (CVT). Aqui já se pode falar de reprises, embora num contexto diferente.
NOTA: Comparar um cx automática (HCH) com uma manual (320d), em reprises, não faz sentido.
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Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver PostMas qual stress? Usar a cx dá stress? Desde quando?
Acho que se meteres uma abaixo tens muito menos stress porque a ultrpassagem é mais célere e com muito mais segurança.
O que eu acho é que há pessoas que não gostam de usar (ou não sabem usar devidamente) a cx e preferem ir sempre na mesma mudança. Para esses, as reprises são importantes.
Mas nesse caso o ideal é comprarem um carro de cx automática. É só pisar no acelerador, e voilá! A cx automática faz o trabalho do condutor.
Qualquer cx automática reprisa melhor que uma manual (na verdade não reprisa, ela mete uma ou duas abaixo de forma automática). No caso do HCH, a cx. é de variação contínua (CVT). Aqui já se pode falar de reprises, embora num contexto diferente.
NOTA: Comparar um cx automática (HCH) com uma manual (320d), em reprises, não faz sentido.
repara bem no que escrevi : sem usar a cx e sem stresses, 2 condições independentes
a comparação faz sentido no exemplo que dei, e serviu apenas para ilustrar as capacidades do HCH, não para fazer um comparativo ente os 2.
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Meus caros, tudo é passível de comparação!
Pode é não ser uma comparação lógica. É neste aspecto que questionei o fazer ou não sentido. Onde se quer chegar com essa comparação?
Que um carro com caixa automática é mais rápido que um manual numa situação de ultrapassagem (desde que o manual se mantenha na mesma relação de cx e esta seja a última relação da cx).
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Originalmente Colocado por Karma Ver PostE fazes a medição do 320d com que mudança engrenada e porquê?
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[quote=koluirty;1598549]repara bem no que escrevi : sem usar a cx e sem stresses, 2 condições independentes
... quote]
O que tu escreveste é que quem tem caixa automática faz uma ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses.
Ora isto dá a entender que, na tua opinião, quem usa um carro com caixa manual tem stress ao fazer uma ultrapassagem. De facto, só poderá ter stress se a fizer sem usar a caixa e caso o motor esteja num regime inadequado à ultrapassagem.
Se fizer o que tem de ser feito, ou seja usar a cx devidamente, não há stress nenhum e a ultrapassagem é feita em plena segurança e de forma mais célere.
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O que tu escreveste é que quem tem caixa automática faz uma ultrapassagem sem usar a cx e sem stresses.
Ora isto dá a entender que, na tua opinião, quem usa um carro com caixa manual tem stress ao fazer uma ultrapassagem. De facto, só poderá ter stress se a fizer sem usar a caixa e caso o motor esteja num regime inadequado à ultrapassagem.
Se fizer o que tem de ser feito, ou seja usar a cx devidamente, não há stress nenhum e a ultrapassagem é feita em plena segurança e de forma mais célere.
pode-se comparar tudo, mas não faz sentido, já que a cx automática faz reduções, sendo assim...é um teste desleal!
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Originalmente Colocado por koluirty Ver Postè verem o exemplo que dei em cima, como disse a comparação serviu para ilustrar as capacidades do HCH, e não para fazer um comparativo exaustivo sobre os 2 carros o tema era o astra gtc 1.3, usioo 320d porque tinha presente os valores, e porque é uma das referencias no segmento em termos de prestações.
Eu não ponho em causa as capacidades do HCH a fazer ultrapassagens. Acho é que isso não é um atributo exclusivo do HCH. Qualquer carro do seu segmento com uma boa caixa automática e a mesma potência teria essa mesma capacidade.
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Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostMas tudo depende da faixa de rotação q essas experiências são feitas, por exemplo em 6ª de 80-120 pode apanhar uma faixa de rotação q naquele motor é "morta"...Imagino eu a fazer a fazer isso no 1.7cdti em 5ª de 80-120km/h...adormecia
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Eu sou "Obrigado" a dar importância...
Pois o Honda Jazz, até é muito bom e tal, mas se me "distrair" (numa subida por exº)
- e sim é fácil acontecer a qualquer um, pois não estou num circuito a tentar fazer a Pole - às vezes mesmo deitando abaixo DUAS, ele nem em 3ª Reprisa como deve ser...
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Originalmente Colocado por Paulo Raposo Ver PostEu não ponho em causa as capacidades do HCH a fazer ultrapassagens. Acho é que isso não é um atributo exclusivo do HCH. Qualquer carro do seu segmento com uma boa caixa automática e a mesma potência teria essa mesma capacidade.
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