Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vamos desmitificar os consumos dos motores otto!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
    Ah bom, assim está melhor foi o CB que te enganou!
    Acho que neste caso existem 3 opções:

    - o CB está incorrecto
    - eu sou um tangas e venho aqui ver se consigo enganar uns tantos (sem saber muito bem o que ganhava com isso)
    - ou este motor 1.4 de facto consegue bons consumos

    Agora escolham.

    Eu até tirava fotos do CB, mas depois ainda diziam que era photoshop

    Comentário


      #62
      [quote=pc;1631484]Cá por casa o Megane Classic 1.4 16v de 1999 está com uma média de 5,6 isto em utilização em Lisboa (algum pára-arranca, 2ª Circular, IC19, etc...) com bastantes vezes o A/C ligado e numa utilização normal.
      quote]

      Isso em estrada conduzido com muito cuidado ainda produz gasolina ! não ?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por pc Ver Post
        Cá por casa o Megane Classic 1.4 16v de 1999 está com uma média de 5,6 isto em utilização em Lisboa (algum pára-arranca, 2ª Circular, IC19, etc...) com bastantes vezes o A/C ligado e numa utilização normal.

        Lukin nessa última frase que disseste, faltou o factor custo do veiculo. Em 1999 quando comprámos o carro, o diesel equivalente em equipamento custava mais 6000€. Actualmente as diferenças são menores, mas no nosso caso o Diesel não tinha compensado.
        Por acaso já tive um Mégane Coupé 1.4 16v que comprei novo em 1999. Vendi-o em finais de 2004 com 114 000 Kms e sem problemas. Era o carro do dia a dia. Quanto aos consumos no CB, confirmo o que aqui foi dito. Aquele carro foi o carro globalmente mais económico que tive. Médias na casa dos 5 eram fáceis de fazer desde que com muito tento no acelerador, mas até podia ir com o A/C ligado que as fazia na mesma. Com aquele carro bati autênticos recordes de consumo. E o CB não devia ter muito erro. O depósito pouco mais leva que 50 litros num abastecimento e eu tive MUITOS depósitos a fazer mais de 800 Kms (alguns chegaram aos 900 e poucos Kms). E isto em percursos A5 - Margem Sul na hora de ponta e depois regresso. Podia considerar-se mixto porque uma vez saído da A5 andava ao contrário do trânsito. Claro que não podia acelerar muito, mas certo é que se faziam bem essas médias.

        PS --> a viagem inaugural desse carro em 99 foi vir do stand Renault em Seia (onde o comprei) para Lisboa. Sem preocupações de consumo (mantendo apenas regimes de rodagem) e pela estrada nacional cheguei a Lisboa com 5.4 l/100 Km de média. Nem queria acreditar pois nem sequer ia a reparar nisso. Excelente rendimento daquele carro.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por pc Ver Post
          Acho que neste caso existem 3 opções:

          - o CB está incorrecto
          - eu sou um tangas e venho aqui ver se consigo enganar uns tantos (sem saber muito bem o que ganhava com isso)
          - ou este motor 1.4 de facto consegue bons consumos

          Agora escolham.

          Eu até tirava fotos do CB, mas depois ainda diziam que era photoshop
          Penso que o CB está incorrecto.
          Já fizeste as contas à mão para confirmares?
          Esse motor é o 1.4 16v de 98cv ou não?

          Não te esqueças que falaste em condução urbana(Lisboa), muitas vezes AC e utilização normal!
          3 factores inversamente proporcionais à obtenção de bons consumos!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
            Penso que o CB está incorrecto.
            Já fizeste as contas à mão para confirmares?
            Esse motor é o 1.4 16v de 98cv ou não?

            Não te esqueças que falaste em condução urbana(Lisboa), muitas vezes AC e utilização normal!
            3 factores inversamente proporcionais à obtenção de bons consumos!

            1.4 95 cv

            Passou para 98 cv no Clio II phase II, se não me engano.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
              1.4 95 cv

              Passou para 98 cv no Clio II phase II, se não me engano.
              Também me parece que é esse, mas tanto o de 95cv como o de 98cv têm consumos anunciados pelo própria marca em ambiente urbano superior a 9L/100km.
              Até o misto é mais de 6,5L/100km.
              Só o extra urbano é que anda nesses valores dos 5L e tal/100km.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                1.4 95 cv

                Passou para 98 cv no Clio II phase II, se não me engano.
                Exacto

                Comentário


                  #68
                  o meu yaris (1.0) está neste momento com 4,8 no CB...
                  isto em estradas nacionais sem ultrapassar os limites, com algum para arranca...e com o a/c ligado por vezes...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                    Também me parece que é esse, mas tanto o de 95cv como o de 98cv têm consumos anunciados pelo própria marca em ambiente urbano superior a 9L/100km.
                    Até o misto é mais de 6,5L/100km.
                    Só o extra urbano é que anda nesses valores dos 5L e tal/100km.
                    Mas lá está, depende da cidade. Basta não haver pára-arranca, é a condição básica para que ele gaste pouco. São motores que não se dão bem com baixas rotações. Já os 1.2 16v são assim.

                    Contudo, cidade sem pára-arranca...é utópico. E o mais normal é as médias em cidade pura e dura oscilarem entre 8 e 9 l/100 km.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                      Por acaso já tive um Mégane Coupé 1.4 16v que comprei novo em 1999. Vendi-o em finais de 2004 com 114 000 Kms e sem problemas. Era o carro do dia a dia. Quanto aos consumos no CB, confirmo o que aqui foi dito. Aquele carro foi o carro globalmente mais económico que tive. Médias na casa dos 5 eram fáceis de fazer desde que com muito tento no acelerador, mas até podia ir com o A/C ligado que as fazia na mesma. Com aquele carro bati autênticos recordes de consumo. E o CB não devia ter muito erro. O depósito pouco mais leva que 50 litros num abastecimento e eu tive MUITOS depósitos a fazer mais de 800 Kms (alguns chegaram aos 900 e poucos Kms). E isto em percursos A5 - Margem Sul na hora de ponta e depois regresso. Podia considerar-se mixto porque uma vez saído da A5 andava ao contrário do trânsito. Claro que não podia acelerar muito, mas certo é que se faziam bem essas médias.

                      PS --> a viagem inaugural desse carro em 99 foi vir do stand Renault em Seia (onde o comprei) para Lisboa. Sem preocupações de consumo (mantendo apenas regimes de rodagem) e pela estrada nacional cheguei a Lisboa com 5.4 l/100 Km de média. Nem queria acreditar pois nem sequer ia a reparar nisso. Excelente rendimento daquele carro.
                      Desculpa lá, mas isso não pode ser verdade. Um megane 1.4 a gasolina fazer consumos médios na casa dos 5 litros.

                      Parece que muitos falam sem ter experiência com as coisas. Felizmente alguém que teve o mesmo modelo confirma o que eu estou a dizer.

                      Acho que vai ser muito difícil fazer o que diz este tópico "Vamos desmitificar os consumos dos motores otto!"

                      Comentário


                        #71
                        O depósito já na altura parece que era de 60L (seguindo a boa tradição Francesa de depósitos grandes)

                        http://www.carfolio.com/specificatio...specifications

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                          O depósito já na altura parece que era de 60L (seguindo a boa tradição Francesa de depósitos grandes)

                          http://www.carfolio.com/specificatio...specifications
                          Era de 60 l, sim

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                            Era de 60 l, sim
                            E o resto...

                            Comentário


                              #74
                              O que eu acho é que muita gente aqui confunde ou quer confundir a utilização a que chama cidade quando na verdade é como eu costumo dizer, uma cidade muito sub-urbana..

                              Eu também posso chamar cidade a andar aí em vias mais largas, avenidas em que faço pouco para arranca e obtenho médias muito boas. Depois chego aqui e digo que são as minhas médias de cidade..

                              Pela minha experiencia, em percursos somente citadinos tenho médias de velocidades abaixo dos 30 km/h.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                O que eu acho é que muita gente aqui confunde ou quer confundir a utilização a que chama cidade quando na verdade é como eu costumo dizer, uma cidade muito sub-urbana..

                                Eu também posso chamar cidade a andar aí em vias mais largas, avenidas em que faço pouco para arranca e obtenho médias muito boas. Depois chego aqui e digo que são as minhas médias de cidade..

                                Pela minha experiencia, em percursos somente citadinos tenho médias de velocidades abaixo dos 30 km/h.
                                Exacto. Nesta cidade, as médias de velocidade que o CB indica costumam andar nos 23~25 km/h.

                                Comentário


                                  #76
                                  Sendo eu possuidor de 3 carros a gasolina, entre os 1400 e os 1800 cc, não consigo parar de me rir ao ler este tópico.

                                  Acho que há muita gente a ter de aprender a medir consumos. Facilmente se percebe que há muitos de vocês que não sabem o que significa "condições normais de utilização", "cidades", "andar depressa" e etc.

                                  Aliás, comparar um jipe com um carro normal é, digamos assim, disparatado.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                    Vamos desmitificar os consumos dos motores otto!

                                    É esta a frase de ordem deste meu post.


                                    Há duas semanas atrás fui atestar o Alfa 147 e decidi fazer reset ao computador de bordo. Percorri até ontem 2.369 km com uma média de 7.9 l/100.


                                    Estes dois mil quilómetros foram feitos sob condições bastante adversas assim, faço uma lista das mesmas:

                                    1 - Percorri várias estradas nacionais e secundárias entre as 2.500 e as 4.000 RPM

                                    2 - Fiz a A23 desde a entrada de Portalegre até ao final desta via a velocidades na casa dos 180/190 km, reduzindo na A1 para uns modestos 130 km/h;

                                    3 - Circulei nas principais artérias da nossa capital desde a Maginal, IC 19, Marquês de Pombal, Bairro Alto, A5 e por aí fora! Aproveitei ainda e fui dar um passeio pela margem sul. Ontem, antes do novo abastecimento, tive oportunidade de fazer um ou dois arranques para matar saudades da melodia italiana.

                                    Portanto, quando se conduz um otto com a mesma precaução que se conduz os carros a Diesel, podemos alcançar resultados bastante razoáveis e ainda nos divertimos, claro que para isso temos que fazer a coisa com conta peso e medida.

                                    Recordo quem em minha casa existe um 2.0 Diesel de 140 cvs que neste momento está com uma média real de 8,1 aos 100!

                                    Desde esta manhã que o Alfa está a fazer média de 7,1 e conto ainda hoje baixar para os 6 litros, valor que considerava utópico antes de ter autorização para lhe por as garras em cima!

                                    Em suma, para quê um diesel se posso fazer o mesmo com um carro a gasolina?

                                    Cumprimento
                                    o meu 1.6 otto 116cv gasta em média 8 ou 9 litros...para gastatr 10 tem d ser a abrir o depósito todo..mesmo. O 320d E46 de 136cv d minha mae gasta 9.1litros aos 100km....o meu 1.6 gasta mais ou menos o mesmo e desconfio que seja mais rápido....no entanto o Vectra 2.2dti GTS d meu pai gasta 7.4l desde sempre e a qualquer regime....por isso é relativo isso dos consumos dos diesel...o que não é relativo, pelo menos para mim, é o superior prazer de um otto gasolina a um diesel com +- a mesma cavalagem.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                      O depósito já na altura parece que era de 60L (seguindo a boa tradição Francesa de depósitos grandes)

                                      http://www.carfolio.com/specificatio...specifications
                                      Em cada abastecimento nunca consegui colocar mais que 53 litros e mesmo já muito cheio.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                                        Em cada abastecimento nunca consegui colocar mais que 53 litros e mesmo já muito cheio.
                                        Claro, convém sempre ter algum combustível ainda lá dentro antes de abastecer o depósito.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                          Claro, convém sempre ter algum combustível ainda lá dentro antes de abastecer o depósito.
                                          Certissimo.

                                          O Gavela deve conhecer uma pessoa que pode testemunhar os consumos do meu Mégane: o meu irmão do Astra, o membro pedro_peres.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                                            Certissimo.

                                            O Gavela deve conhecer uma pessoa que pode testemunhar os consumos do meu Mégane: o meu irmão do Astra, o membro pedro_peres.
                                            Conheço o amigo Pedro Peres sim senhor, ele agora anda mais desaparecido.

                                            Eu acredito plenamente em consumos de 5L e tal em percursos mais para o extra-urbano.
                                            Agora em puro urbano não!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                              Conheço o amigo Pedro Peres sim senhor, ele agora anda mais desaparecido.

                                              Eu acredito plenamente em consumos de 5L e tal em percursos mais para o extra-urbano.
                                              Agora em puro urbano não!
                                              Por acaso anda mas ele está de férias. Andei com o Astra dele uns dias quando deixei o meu Mercedes CDI a descansar em casa.

                                              Consumos daqueles em plena cidade não dava claro. Falo nos percursos habituais da A5 --> Margem Sul e contrário nas horas de ponta, deixando eu bem claro que é um percurso mixto pois fora da A5 é sempre a andar.

                                              Posso dizer-lhe que o Megane gastava sempre menos que o Astra, por exemplo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                                                Por acaso anda mas ele está de férias. Andei com o Astra dele uns dias quando deixei o meu Mercedes CDI a descansar em casa.

                                                Consumos daqueles em plena cidade não dava claro. Falo nos percursos habituais da A5 --> Margem Sul e contrário nas horas de ponta, deixando eu bem claro que é um percurso mixto pois fora da A5 é sempre a andar.

                                                Posso dizer-lhe que o Megane gastava sempre menos que o Astra, por exemplo.
                                                Que o Astra do Pedro?
                                                Conduzidos da mesma forma e pela mesma pessoa é isso?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por underground Ver Post
                                                  Discordo, a meu ver uma média fiável não é feita com trajectos inferiores a 600 / 700...

                                                  Sim, um otto pode gastar mais mas não tanto como se pinta por aqui...
                                                  Basta andares 100Km em cidade, e depois passas para AE sem reiniciar o CB, e vais ver a média que praticamente nem se altera....

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Lukin Ver Post
                                                    Falando dos carros que tenho cá em casa, o Golf 1.4 gasta 9L, o Corolla gasta 5L, e o 320d gasta 6,5.

                                                    Tenho um amigo com um Fiesta 1.25 que gasta 8L, e outro com um 206CC 1.6 que gasta 10L. O resto acho que tem tudo carros a diesel.

                                                    Depois juntamos a isto o preço da gasolina relativamente ao gasóleo e o valor da retoma.
                                                    Originalmente Colocado por Wishperdance
                                                    bmenu_register("postmenu_1630862", true);



                                                    Bem, acho que este post é o mais realista de todos...
                                                    Pois, também acho isso....

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      por estas bandas, mesmo que o otto faca crescer gasolina no deposito e o diesel tenha uma autonomia de 300metros, o diesel vai continuar a ser mais economico.

                                                      ainda ontem fiz 400 e tal kms....8.7l/100. nada mau para um anti-AHO 2.8 a gasolina! se tivesse feito a mesma distancia com algum cuidado, baixava na boa pros 7's.

                                                      no fundo, tudo tudo tudo tal e qual como o construtor diz ser possivel, apesar de ir contra a sabedoria do forum.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                        Que o Astra do Pedro?
                                                        Conduzidos da mesma forma e pela mesma pessoa é isso?
                                                        Conduzido por mim sempre da mesma maneira. Eu andava com o Astra no dia a dia quando ele foi comprado em 2004 (passei do Mégane para o Astra) antes de meter o Mercedes E 220 CDI para o dia a dia. E notava que o Astra gastava mais que o Mégane e nunca conseguia fazê-lo baixar, mesmo com uma condução muito cuidada.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por nunosantos Ver Post
                                                          Tens a noçao do que estas a dizer??? o que consideras andar bem? 50 á hora??

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                            Bem, parece que temos aqui um mégane hibrido...
                                                            Não há dúvida que a matemática é mesmo o calcanhar de aquiles do tuga...
                                                            Podes crer....5.6L com um 1.4 a gasolina..... em Lisboa....

                                                            Enfim. NEXT !

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Mickey_Mouse Ver Post
                                                              Podes crer....5.6L com um 1.4 a gasolina..... em Lisboa....

                                                              Enfim. NEXT !


                                                              se fosse diesel, ja ninguem dizia mal

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X