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Motor rotativo Wankel, porquê só o Mazda RX8 o usa?

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    #61
    Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
    um tem mais cv e turbo o outro tem menos cv e é na, não é justo comparar
    Explorando aqui, e se fossemos buscar alguma coisa VAG atmosférica para comparar com o RX-8 de potência semelhante não encontrávamos sequer

    Os rotarys não vinham por 2 ou 3 coisas muito simples:
    • Elevadas emissões de co2 que não conseguem cumprir os requesitos dos actuais padrões do mercado
    • Tributação em sede de imposto de selo desfavorável e obsoleta para estes carros
    • Consumos demasiado elevados comparativamente aos motores de pistons convencionais da mesma potência
    • E um consumo atípico de óleo, que a juntar a uma manutenção cara e minunciosa, com uma esperança de vida útil reduzida (procurem rotarys com mais de 100.000 kms)


    Todos estes factores fazem os motores de rotor wankel serem uma opção pouco viável, mas para os puristas e aficionados como eu (dá para ver) é uma engenharia maravilhosa
    Editado pela última vez por RicardoAndre; 12 February 2012, 11:15.

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      #62
      tínhamos que ir buscar um golf r32 talvez

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
        Explorando aqui, e se fossemos buscar alguma coisa VAG atmosférica para comparar com o RX-8 de potência semelhante não encontrávamos sequer

        Os rotarys não vinham por 2 ou 3 coisas muito simples:
        • Elevadas emissões de co2 que não conseguem cumprir os requesitos dos actuais padrões do mercado
        • Tributação em sede de imposto de selo desfavorável e obsoleta para estes carros
        • Consumos demasiado elevados comparativamente aos motores de pistons convencionais da mesma potência
        • E um consumo atípico de óleo, que a juntar a uma manutenção cara e minunciosa, com uma esperança de vida útil reduzida (procurem rotarys com mais de 100.000 kms)


        Todos estes factores fazem os motores de rotor wankel serem uma opção pouco viável, mas para os puristas e aficionados como eu é uma engenharia maravilhosa
        Um Golf R32.
        Um pouco mais potente mas também mais pesado

        Mazda RX8 vs VW Golf V R32 -> Duel 10771329

        Comentário


          #64
          Uma das razões para o RX 8 ser o único carro a usar este motor é a da Mazda ter sido a única marca a conseguir transformar aquele motor em algo que pudesse ser utilizado num carro com uma fiabilidade aceitável.

          Quando a Mazda, que ainda nem sequer produzia automóveis foi à Alemanha com vista de a vir a produzir automóveis com o wankel, este era ainda era inacabado e com muitos problemas por resolver.
          Prova disso foi a muito fraca fiabilidade NSU Ro80 que a cada 20 mil kms levava um motor novo, a própria marca que trabalhou e desenvolveu este motor não conseguiu acaba-lo. A NSU vendeu os direitos do Wankel nestas condições, inacabado. Conta-se que a Citroen, Mercedes e desistiram do motor por estas razões.

          A Mazda que gastou o que tinha e o que não tinha a comprar os direitos deste motor não teve outra hipótese a não ser desenvolvê-lo.
          Esta é uma das razões para os japoneses raramente se referirem a este motor como Wankel, mas Renesis, Rotary, whatever.

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            #65
            Acho muito interessante esse motor , algo completamente diferente , muito rotativo ( viciante ) , que se lixe beber oleo , ao menos anda bem lubrificado

            Era so po-lo ainda mais fiavel e tinhamos um excelente motor , ou rotor


            Gostava muito de experimentar um

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              #66
              As pessoas misturam fiabilidade com durabilidade/manutenção.

              Os motores Wankel são muito fiáveis. Têm muito menos peças para avariar, e praticamente nunca agarram.

              Têm é fraca durabilidade/elevada manutenção, porque aqueles vedantes internos gastam-se muito rapidamente.

              Também não são tão rotativos quanto isso, pelo menos os da Mazda. 9000rpm não é nada que não se consiga com pistões, e mesmo os Mazda de competição não iam muito além disso. Em teoria aquilo é fenomenal para fazer rotação, na prática a rotação só acentua o seu calcanhar de Aquiles (o desgaste) pelo que nunca abusam muito.

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                #67
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Também não são tão rotativos quanto isso, pelo menos os da Mazda. 9000rpm não é nada que não se consiga com pistões, e mesmo os Mazda de competição não iam muito além disso.
                9000rpm limitadas electronicamente Há uns quantos videos de RX´s a passar as 12.000rpms.

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                  #68
                  Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                  9000rpm limitadas electronicamente Há uns quantos videos de RX´s a passar as 12.000rpms.
                  Limitado electronicamente é em todos os carros.

                  A questão é: num motor de pistões convencional, sem tratamento dos cilindros e com cursos de +80mm, passas muito das 7-8000rpm e arriscas-te a agarrar o motor. Mas se o fizeres com um curso proporcionalmente mais curto podes ter sem problemas motores de pistões a fazer 12, 14 mil e até mais rpm sem grande problema e com componentes stock. Há motores de estrada com redline às 14000 que fazem 100000Km sem ser abertos.

                  Com rotores não há à partida mais nenhuma limitação e independentemente do tamanho do rotor aquilo é capaz de aguentar 20 mil sem agarrar. Só que os selos dos rotores duram 5 minutos nestas condições, depois disso o motor está a queimar mais óleo que gasolina e a produzir metade da potência.

                  Em teoria os Wankel adoram rotação, na prática um Wankel a fazer 9000 já dura menos sem ser aberto e reconstruído que um motor de pistões a fazer 7000.

                  A grande carta dos Wankel está é na frequência de ciclos, que é a mesma que um motor convencional 2T (o dobro da de um 4T). Por isso é que consegue (quase) o dobro do binário e potência de um motor convencional com a mesma capacidade.
                  Editado pela última vez por SRLA; 12 February 2012, 15:25.

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                    #69
                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    As pessoas misturam fiabilidade com durabilidade/manutenção.

                    Os motores Wankel são muito fiáveis. Têm muito menos peças para avariar, e praticamente nunca agarram.

                    Têm é fraca durabilidade/elevada manutenção, porque aqueles vedantes internos gastam-se muito rapidamente.

                    Também não são tão rotativos quanto isso, pelo menos os da Mazda. 9000rpm não é nada que não se consiga com pistões, e mesmo os Mazda de competição não iam muito além disso. Em teoria aquilo é fenomenal para fazer rotação, na prática a rotação só acentua o seu calcanhar de Aquiles (o desgaste) pelo que nunca abusam muito.
                    O F20C do S2000 faz mais de 9000 rotações e é um motor de pistons convencional, ainda que seja um motor à parte
                    Concordo na íntegra

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                      #70
                      Bom dia!!! Relativamente a motor Wankel, um dos problemas era o rápido desgaste de pontos criticos, para além da dificuldade de estanquicidade entre camaras de combustão visto a membrana (se assim se pode chamar) estava sujeita a grande atrito e conseguinte desgaste.

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                        #71
                        Eu acho que não seria má ideia montar um Wankel mais pequeno no Mazda MX-5.

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                          #72
                          Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                          Eu acho que não seria má ideia montar um Wankel mais pequeno no Mazda MX-5.
                          Existe as probabilidades de isso acontecer com a nova geração.
                          Isto porque se especula que a Mazda quer lançar um sucessor directo para o Rx7, e para poupar custos, recorreria à base do Mx5, criando uma carroçaria fechada a partir do mesmo.
                          A Mazda já veio a público dizer que iria abandonar o Wankel, por isso é de esperar novidades. No entanto, a espera ainda pode ser longa, falando-se em 2015/16 para o aparecimento de tal criatura

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