Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico do imposto único de circulação - IUC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Isto do IUC é uma maneira do estado levar muito mais dinheiro de lucro, não tem pés nem cabeça, tal como alguns veículos pagarem classe 1 e outros 2, assim como não tem jeito que uma mota pague tanto como um carro de portagem.

    Mas falando do IUC, eles baseiam-se em determinados parametros, segundo dizem, mas é estranho como se vê carros bastante diferentes a pagar o mesmo!
    Sim, e?

    Os parametros são a cilindrada, as emissões e o ano. Qual é a diferença entre os carros?

    Comentário


      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Uma colega minha teve um acidente com o carro e este foi dado como perda total.

      Ela tinha de pagar o IUC até 29/9.

      Dá para mandar o carro para abate?
      Até 29/9?? É até ao fim do mês de matrícula e não até à data (dia) de matrícula.

      De qualquer forma, se tivermos em conta que ela está devedora do importo a partir do 1º dia do mês de matrícula, sim, terá que pagar mesmo que mande o carro para abate ainda durante esse mês.

      Comentário


        Um colega meu possuí um carro de janeiro de 2002.

        Á dias a ver os documentos no porta luvas verificou que tinha lá o comprovatido de pagamento do IUC mas de 2008. OU seja ele esqueceu-se de pagar em janeiro de 2009 o IUC deste ano. Visto já estarmos em Setembro certamente terá de pagar uma multa correcto? O que é certo é que no site das finanças já verificamos e dá para emitir a as referencias para pagamento por multibanco pelo valor sem multa?

        Terá ele de dirijir-se ás finanças? Ou pagando o valor indicado no site sem a multa ficará resolvido?

        Agradecia ajuda.

        Comentário


          Originalmente Colocado por KZ Ver Post
          Um colega meu possuí um carro de janeiro de 2002.

          Á dias a ver os documentos no porta luvas verificou que tinha lá o comprovatido de pagamento do IUC mas de 2008. OU seja ele esqueceu-se de pagar em janeiro de 2009 o IUC deste ano. Visto já estarmos em Setembro certamente terá de pagar uma multa correcto? O que é certo é que no site das finanças já verificamos e dá para emitir a as referencias para pagamento por multibanco pelo valor sem multa?

          Terá ele de dirijir-se ás finanças? Ou pagando o valor indicado no site sem a multa ficará resolvido?

          Agradecia ajuda.
          De momento ainda é possível pagar o IUC sem multa, pagando através do site das finanças.

          Comentário


            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            De momento ainda é possível pagar o IUC sem multa, pagando através do site das finanças.
            Obrigado, assim vou lhe indicar para ele pagar pelo site e já nao paga a multa.

            Outra questão, a ele aparece-lhe no site das finanças também, um carro antigo que já teve á muitos anos e foi dado a uma sucata. Esse carro já nem deve circular. Mas inda consta como sendo dele. Como fazer para indicar que já nao circula e o carro não é dele?
            Sabem me indicar os procedimentos?

            (Vi no site do IMTT e a matricula ainda nao foi cancelada, o carro é do ano 1969, mt antigo, e aos anos que o meu colega o entregou na sucata)

            Obrigado pela ajuda.

            Comentário


              Aconteceu-me algo semelhante no ano passado e paguei uma multa de 25€ (isto num selo de 16.40€ )

              Cumprimentos,


              P.S.: Já agora, que carro é esse de 69?

              Comentário


                Acho que é um Ford nem sei qual o modelo, tenho de lhe perguntar!

                Mas kanto a este Ford no site aparece como sendo ele o proprietário, mas nao consta nada para pagar quanto ao IUC (e ainda bem pois o carro foi dado a uma sucata á muitos anos).

                Comentário


                  Está portanto sem documentos. É pena, pois eventualmente poderia interessar sempre a alguém para restaurar.

                  Cumprimentos,

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                    Aconteceu-me algo semelhante no ano passado e paguei uma multa de 25€ (isto num selo de 16.40€ )

                    Cumprimentos,


                    P.S.: Já agora, que carro é esse de 69?

                    Isso também me aconteceu a mim! Só lembrei no mês seguinte.. no meu caso paguei mais 15€ que os 16,40€.. aliás.. eu e o meu pai (no caso dele 30€ mais os 15€ de multa) que também nunca mais se lembrou..

                    Comentário


                      A semana passada fui ás finanças pagar o imposto de circulação do meu novo Leon, e paguei a módica quantia de 184 euros... !!!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        De momento ainda é possível pagar o IUC sem multa, pagando através do site das finanças.
                        Isto é mesmo assim? É que devia ter pago em Julho mas esqueci-me!!!

                        Ja estava preparado para a multa.

                        Mas assim é uma boa noticia, se possivel confirmem-me isto.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                          Isto é mesmo assim? É que devia ter pago em Julho mas esqueci-me!!!

                          Ja estava preparado para a multa.

                          Mas assim é uma boa noticia, se possivel confirmem-me isto.
                          É assim, eu quando me esqueci ainda apareciam os dados para pagar.. mas parti do princípio que não daria por já ter passado a data.. fui às finanças.. e paguei as multas.. se calhar se tivesse pago pelas referências do site dava na mesma e ponto.. este ano como o carro vai pela primeira vez à inspecção.. julgo já não me esquecer, porque as datas coincidem..

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                            Isto é mesmo assim? É que devia ter pago em Julho mas esqueci-me!!!

                            Ja estava preparado para a multa.

                            Mas assim é uma boa noticia, se possivel confirmem-me isto.
                            Eu esqueci-me de pagar um que devia ter sido pago em Maio e não paguei multa usando as referências do site. Paguei em Agosto.

                            Todos os casos que conheço de atrasos, que são pagos pelas referências da net, nenhum pagou multa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por KZ Ver Post
                              Obrigado, assim vou lhe indicar para ele pagar pelo site e já nao paga a multa.

                              Outra questão, a ele aparece-lhe no site das finanças também, um carro antigo que já teve á muitos anos e foi dado a uma sucata. Esse carro já nem deve circular. Mas inda consta como sendo dele. Como fazer para indicar que já nao circula e o carro não é dele?
                              Sabem me indicar os procedimentos?

                              (Vi no site do IMTT e a matricula ainda nao foi cancelada, o carro é do ano 1969, mt antigo, e aos anos que o meu colega o entregou na sucata)

                              Obrigado pela ajuda.
                              Salvo erro, carros a partir de x anos, já não pagam selo. De qualquer forma deverá ser dada baixa da matrícula. O melhor é contactar o IMTT e informar que o carro terá sido abatido (embora pelos vistos não haja documentos que o comprovem).

                              Comentário


                                Vou-lhe indicar para contactar o IMTT será o melhor.

                                Quanto ao selo já o pagou pela internet sem multa!!!


                                Obrigado pela ajuda mais uma vez!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por XMRV6 Ver Post
                                  É assim, eu quando me esqueci ainda apareciam os dados para pagar.. mas parti do princípio que não daria por já ter passado a data.. fui às finanças.. e paguei as multas.. se calhar se tivesse pago pelas referências do site dava na mesma e ponto.. este ano como o carro vai pela primeira vez à inspecção.. julgo já não me esquecer, porque as datas coincidem..
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Eu esqueci-me de pagar um que devia ter sido pago em Maio e não paguei multa usando as referências do site. Paguei em Agosto.

                                  Todos os casos que conheço de atrasos, que são pagos pelas referências da net, nenhum pagou multa.
                                  Obrigado malta.

                                  Afinal ainda há esperança!

                                  Comentário


                                    Cancelamento de selo,mas sem abate !?

                                    Boas.
                                    Bem a minha duvida é a seguinte,a minha fiorino vai "encostar",pk já não compensa gastar mais € nela,no entanto vai continuar cá por casa para ir a lenha aos pinhais e serviços idênticos.
                                    Agora não sei é se basta ir as finanças dar baixa do veiculo(selo),ou se é preciso mais alguma coisa

                                    Se houver alguem informado nesta area,agradeço.

                                    cumps

                                    Comentário


                                      Como saber se o anterior dono pagou o IUC..

                                      Boas!

                                      Como é possivel saber se o anterior dono pagou o uci?
                                      Um familiar meu comprou um carro usado com 2 anos! fez-se a transferencia de propriedade e já tem o carro em nome dele. Acontece que o stand não não entregou o comprovativo de pagamento de IUC pois também não o tinham. Tentaram contactar o anterior proprietário mas sem sucesso. A pessoa que comprou o carro quer saber se o imposto está pago ou não mas nas finanças dizem para pesquisar na net mas é preciso a palavra passe do antigo proprietário que não temos. Como nem nos tinhamos lembrado disto antes,não ficamos com o contribuinte (o stand é que passou o veiculo para o nome e já não tem o contribuinte). Agora não tenho como provar se o selo do veiculo está pago, pois na altura em que devia ser pago não estava em nosso nome. Agora nas finanças, ligado ao novo contribuinte, não aparece nenhuma divida. Se estivesse em divida esta iria transitar para o novo dono e apareceria já no site das finanças associada ao novo contribuinte? Poderá vir a ter problemas mais tarde se o imposto não foi pago? Nas finanças pela matricula do veiculo não sabem dizer se estava pago ou não. Sem o antigo contribuinte nada feito.
                                      Agradecia a ajuda a quem soubesse pois a situação aconteceu com um familiar proximo.

                                      Desde já o meu obrigado

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                        Boas!

                                        Como é possivel saber se o anterior dono pagou o uci?
                                        Um familiar meu comprou um carro usado com 2 anos! fez-se a transferencia de propriedade e já tem o carro em nome dele. Acontece que o stand não não entregou o comprovativo de pagamento de IUC pois também não o tinham. Tentaram contactar o anterior proprietário mas sem sucesso. A pessoa que comprou o carro quer saber se o imposto está pago ou não mas nas finanças dizem para pesquisar na net mas é preciso a palavra passe do antigo proprietário que não temos. Como nem nos tinhamos lembrado disto antes,não ficamos com o contribuinte (o stand é que passou o veiculo para o nome e já não tem o contribuinte). Agora não tenho como provar se o selo do veiculo está pago, pois na altura em que devia ser pago não estava em nosso nome. Agora nas finanças, ligado ao novo contribuinte, não aparece nenhuma divida. Se estivesse em divida esta iria transitar para o novo dono e apareceria já no site das finanças associada ao novo contribuinte? Poderá vir a ter problemas mais tarde se o imposto não foi pago? Nas finanças pela matricula do veiculo não sabem dizer se estava pago ou não. Sem o antigo contribuinte nada feito.
                                        Agradecia a ajuda a quem soubesse pois a situação aconteceu com um familiar proximo.

                                        Desde já o meu obrigado
                                        O teu familiar pode sempre contactar as finanças por mail ou telefone e eles dizem se foi pago ou não. Isso de não saberem dizer é tanga. Tive a mesma dúvida, enviei mail e responderam.

                                        E pode também consultar o site das finanças, com o seu user e senha e verificar qual a data limite de pagamento que surge associada ao carro.

                                        De qualquer forma, quem é o responsável pelo pagamento da dívida é o proprietário do veículo à data em que era devido o IUC.
                                        Editado pela última vez por MrsX; 21 October 2009, 12:11.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                          Boas!

                                          Como é possivel saber se o anterior dono pagou o uci?
                                          Um familiar meu comprou um carro usado com 2 anos! fez-se a transferencia de propriedade e já tem o carro em nome dele. Acontece que o stand não não entregou o comprovativo de pagamento de IUC pois também não o tinham. Tentaram contactar o anterior proprietário mas sem sucesso. A pessoa que comprou o carro quer saber se o imposto está pago ou não mas nas finanças dizem para pesquisar na net mas é preciso a palavra passe do antigo proprietário que não temos. Como nem nos tinhamos lembrado disto antes,não ficamos com o contribuinte (o stand é que passou o veiculo para o nome e já não tem o contribuinte). Agora não tenho como provar se o selo do veiculo está pago, pois na altura em que devia ser pago não estava em nosso nome. Agora nas finanças, ligado ao novo contribuinte, não aparece nenhuma divida. Se estivesse em divida esta iria transitar para o novo dono e apareceria já no site das finanças associada ao novo contribuinte? Poderá vir a ter problemas mais tarde se o imposto não foi pago? Nas finanças pela matricula do veiculo não sabem dizer se estava pago ou não. Sem o antigo contribuinte nada feito.
                                          Agradecia a ajuda a quem soubesse pois a situação aconteceu com um familiar proximo.

                                          Desde já o meu obrigado
                                          Ou te dão a prova do pagamento ou na ausência desta descontam-te o valor o IUC no valor final do carro, caso contrário : É MÁ FÉ!

                                          cumprimentos

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            De qualquer forma, quem é o responsável pelo pagamento da dívida é o proprietário do veículo à data em que era devido o IUC.
                                            errado, eu comprei um carro que à altura já tinha passado o prazo de pagamento do iuc, quando o registei em meu nome, a divida ficou automaticamente em meu nome.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              O teu familiar pode sempre contactar as finanças por mail ou telefone e eles dizem se foi pago ou não. Isso de não saberem dizer é tanga. Tive a mesma dúvida, enviei mail e responderam.

                                              E pode também consultar o site das finanças, com o seu user e senha e verificar qual a data limite de pagamento que surge associada ao carro.

                                              No site das finanças aparece a matricula e diz que não está a pagamento ainda! (2º a matricula é só em Junho)-mas nas finanças disseram-me que se o veiculo era de outra pessoa no ano passado não vai aparecer associado ao novo contribuinte. Será??

                                              De qualquer forma, quem é o responsável pelo pagamento da dívida é o proprietário do veículo à data em que era devido o IUC.
                                              Sim é verdade, o meu medo é que as finanças penhorem o veiculo pois na altura era de outro proprietário. Apesar de estar já pago e ser de outra pessoa.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
                                                errado, eu comprei um carro que à altura já tinha passado o prazo de pagamento do iuc, quando o registei em meu nome, a divida ficou automaticamente em meu nome.
                                                Não disse o que disse de ânimo leve. O valor em dívida aparece na página do novo proprietário, mas legalmente a dívida pertence ao anterior.

                                                Neste caso, e se o IUC está por pagar, o que pode ser feito é:

                                                - pagar o imposto e debitar esse valor ao stand
                                                - solicitar ao stand que o pague directamente e envie comprovativo

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
                                                  errado, eu comprei um carro que à altura já tinha passado o prazo de pagamento do iuc, quando o registei em meu nome, a divida ficou automaticamente em meu nome.

                                                  Também tinha essa ideia!E nas finanças Aparece uma dívida antiga no site do IUC associada ao novo contribuinte? Em vez de aparecer só a data de pagamento aparece lo a informar que se encontra em divida? É que associado ao novo contribuinte não consta divida nenhuma. Será que foi pago pelo antigo dono o IUC? O problema é saber isso.

                                                  Comentário


                                                    No site das finanças não aparece nenhuma divida associada ao novo contribuinte! A existir essa divida ela apareceria lá?

                                                    Comentário


                                                      Se no site das finanças não aparece a pagamento, mas já aparece a matrícula é porque está tudo ok.

                                                      Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                                      Sim é verdade, o meu medo é que as finanças penhorem o veiculo pois na altura era de outro proprietário. Apesar de estar já pago e ser de outra pessoa.
                                                      Não penhoram nada o carro, não te preocupes . O que costumam fazer é penhorar o IRS que podes vir a receber.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                                        No site das finanças não aparece nenhuma divida associada ao novo contribuinte! A existir essa divida ela apareceria lá?
                                                        Sim. Esclarecido?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          Sim. Esclarecido?

                                                          Ok Esclarecido! muito obrigado a todos!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                            Não disse o que disse de ânimo leve. O valor em dívida aparece na página do novo proprietário, mas legalmente a dívida pertence ao anterior.

                                                            Neste caso, e se o IUC está por pagar, o que pode ser feito é:

                                                            - pagar o imposto e debitar esse valor ao stand
                                                            - solicitar ao stand que o pague directamente e envie comprovativo
                                                            Legalmente, é o novo dono que é notificado para pagar e mais ninguem, tudo o resto apenas depende da boa vontade/boa fé do dono anterior.

                                                            A única alternativa é comprar o veiculo com prova de pagamento do IUC respectivo.

                                                            É das leis mais estúpidas que conheço, neste caso a divida transita com a propriedade do carro para o novo dono

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por johndoe Ver Post
                                                              Legalmente, é o novo dono que é notificado para pagar e mais ninguem, tudo o resto apenas depende da boa vontade/boa fé do dono anterior.

                                                              A única alternativa é comprar o veiculo com prova de pagamento do IUC respectivo.

                                                              É das leis mais estúpidas que conheço, neste caso a divida transita com a propriedade do carro para o novo dono
                                                              Então faz como eu e manda lá um mail às finanças a perguntar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X