Anúncio

Collapse
No announcement yet.

quantidade de acelerador/mudança

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Tudo depende.

    Se fores numa subida, mas a velocidade constante, tipo sempre a 65 km/h ( digo este numero porque é numa que faço diariamente), gasto mais em 4º do que em 5º...

    Por um lado em 4º estou com menos acelerador e com mais rotações, enquanto que em 5º estou com mais acelerador mas menos rotações, o que numa situação constante, ou seja, sem esforço elevado do motor, é preferível em 5º, e o meu CB comprova isso.

    Claro que se estamos a falar em esforço mesmo do motor... umas 1200rpm em 5º...claro que gasta menos em 4º e nem é aconselhado manter a 5º..

    Ou seja tudo depende de muitas variáveis...mas se o teu carro tiver CB vais ver que consegues ajustar a caixa à velocidade e à estrada e fazer óptimos consumos.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por andred Ver Post
      Vou dar o exemplo da minha:

      Na subida da IC16:

      A fundo na 6ª vai a gastar 15l/100 a uma vel. entre os 110-120.

      A fundo na 5ª vai a gastar 19l/100 a uma vel. de 130.


      As velocidades são diferentes. Portanto cuidado com as conclusões.
      Obviamente que a mais velocidade, vais gastar mais.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
        As velocidades são diferentes. Portanto cuidado com as conclusões.
        Obviamente que a mais velocidade, vais gastar mais.
        Mas, se fôr a mesma velocidade em subida ela gasta mais na 5ª do que na 6ª.

        Confirmo isso, quando no inicio da subida vou na 5ª e depois mudo para a 6ª, ficando a mesma velocidade, mas consumos diferentes.

        Referi-me aos limites das mudanças nessa subida. Mas os 110 km/h em ambas as mudanças, têm consumos diferentes.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por andred Ver Post
          Mas, se fôr a mesma velocidade em subida ela gasta mais na 5ª do que na 6ª.

          Confirmo isso, quando no inicio da subida vou na 5ª e depois mudo para a 6ª, ficando a mesma velocidade, mas consumos diferentes.

          Referi-me aos limites das mudanças nessa subida. Mas os 110 km/h em ambas as mudanças, têm consumos diferentes.

          Eu por acaso tenho o mesmo relato a fazer e em relação à mesma subida de que falas: o consumo em 6ª é sempre inferior do que em 5ª.
          5ª - 130km/h - 17.5 L/100 (cons. inst)
          6ª - 110Km/h - 14.2 L/100 (cons. inst)
          Se for em 5ª a 110km/h, o cons. inst. anda por volta dos 15.5L/100

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
            Eu por acaso tenho o mesmo relato a fazer e em relação à mesma subida de que falas: o consumo em 6ª é sempre inferior do que em 5ª.
            5ª - 130km/h - 17.5 L/100 (cons. inst)
            6ª - 110Km/h - 14.2 L/100 (cons. inst)
            Se for em 5ª a 110km/h, o cons. inst. anda por volta dos 15.5L/100
            É isso mesmo. Os nossos 2 testemunhos confirmam esse facto.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              Depende.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                Lol, curto e grosso. Mas acertado.

                Comentário


                  #38
                  acima de tudo, aproveitem as relações de caixa que, como deverão saber, variam de carro (motor) para carro

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                    Por exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.

                    O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
                    É exactamente como já explicaram, abaixo de determinada rotação é injectada gasolina para o motor não desligar.

                    Por exemplo, no meu carro, o corte de combustível (quando não há qualquer pressão no acelerador), só acontece acima das 1600rpm, onde o consumo será zero. Abaixo disso irá a consumir por volta desses tais 2l/100.

                    Comentário


                      #40
                      relação consumo/rotação/velocidade

                      Boas!

                      Hoje estou num dia de 'tira duvidas'

                      Imagine-se o seguinte cenário:

                      a)Circular, cerca de 200km, a cerca de 80km/h(na 5ª velocidade, sempre que possivel).

                      b)Circular, nas mesmas condiçoes, cerca de 200km, mas a 90km/h.

                      c)Circular, nas mesmas condiçoes, mas a 120km/h.


                      Há alguma relaçao directa com o consumo?

                      Por exemplo, entre circular a 120km/h, ou a 90km/h, há uma diferença no consumo, talvez de 1 a 2l por cada 100km(dependendo do veiculo, mas supondo um veiculo normal a gasolina).

                      E entre 90 e 80km/h?

                      Poderá haver uma diferença significativa?

                      Há algo, que relacione, de forma directa, a rotaçao ou velocidade, com o consumo?


                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #41
                        o atrito do ar ;)

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                          o atrito do ar ;)
                          Mas de 80, para 90 km/h, haverá uma diferença de 1litro no consumo por cada 100km?

                          Ou o consumo por exemplo em 5 velocidade, num intervalo de 70 a 90kmh será
                          praticamente igual?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Nuno_Cabral Ver Post
                            Mas de 80, para 90 km/h, haverá uma diferença de 1litro no consumo por cada 100km?

                            Ou o consumo por exemplo em 5 velocidade, num intervalo de 70 a 90kmh será
                            praticamente igual?
                            ja andaste de mota??
                            entao tens de experimentar andar e ver a diferença de força que o ar faz entre os 80 e 100/110

                            é muita

                            Comentário


                              #44
                              Comecei recentemente a prestar atenção ao consumo instantâneo (BMW 320d) e reduzir/controlar os consumos é mais dificil que pensava.

                              Comentário


                                #45
                                E já agora uma questão que acho que tem a ver com o tópico:

                                Num carro turbinado em que o turbo "entre em funcionamento" a partir das 2000 rpm, se eu for numa descida pronunciada a 130 Km/h e 3000 rpm engatado em 5ª, sem acelerador, o turbo está parado ou em rotação?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                  E já agora uma questão que acho que tem a ver com o tópico:

                                  Num carro turbinado em que o turbo "entre em funcionamento" a partir das 2000 rpm, se eu for numa descida pronunciada a 130 Km/h e 3000 rpm engatado em 5ª, sem acelerador, o turbo está parado ou em rotação?

                                  A rodar ele está sempre.

                                  A questão é a velocidade e principalemente a pressão com que roda!

                                  O turbo é "gerido" por uma válvula, a wastegate, que vai conciliar as situações em que ele precisa de mais, ou menos, carga (pressão e velocidade).

                                  Em situações de carga máxima essa válvula fecha, admitindo o máximo de caudal de gases de escape para o turbo. Ou seja, concentra o máximo de gases a passar pelo turbo. O turbocompressor ganha velocidade e se for de geometria variável as alhetas começam a abrir (possibilitando ainda mais caudal). A pressão vai aumentar na mesma medida da pressão dos gases de escape.

                                  Pela "demora" de todo este processo, é que os carros com turbo têm sempre um pequeno delay da entrega da potência. Mais significativo se for um TGV. É o chamado turbo lag.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                    A rodar ele está sempre.

                                    A questão é a velocidade e principalemente a pressão com que roda!

                                    O turbo é "gerido" por uma válvula, a wastegate, que vai conciliar as situações em que ele precisa de mais, ou menos, carga (pressão e velocidade).

                                    Em situações de carga máxima essa válvula fecha, admitindo o máximo de caudal de gases de escape para o turbo. Ou seja, concentra o máximo de gases a passar pelo turbo. O turbocompressor ganha velocidade e se for de geometria variável as alhetas começam a abrir (possibilitando ainda mais caudal). A pressão vai aumentar na mesma medida da pressão dos gases de escape.

                                    Pela "demora" de todo este processo, é que os carros com turbo têm sempre um pequeno delay da entrega da potência. Mais significativo se for um TGV. É o chamado turbo lag.
                                    Nem mais... Muito bem explicado!
                                    Para clarificar um pouco mais, o turbo até ao relanti está em movimento... Só pára quando o motor é desligado! E, normalmente, a pressão que ele atinge tem uma relação directa com o consumo de combustivel...

                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #48
                                      Mas então na situação que eu referi, a pressão será = 0, não?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                        Mas então na situação que eu referi, a pressão será = 0, não?
                                        mesmo assim saem gases de escape mesmo que nao metas gota no cilindro, continua a existir compressão de ar no cilindro logo se sai ar o turbo roda

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nuno_Cabral Ver Post
                                          Boas!

                                          Hoje estou num dia de 'tira duvidas'

                                          Imagine-se o seguinte cenário:

                                          a)Circular, cerca de 200km, a cerca de 80km/h(na 5ª velocidade, sempre que possivel).

                                          b)Circular, nas mesmas condiçoes, cerca de 200km, mas a 90km/h.

                                          c)Circular, nas mesmas condiçoes, mas a 120km/h.


                                          Há alguma relaçao directa com o consumo?

                                          Por exemplo, entre circular a 120km/h, ou a 90km/h, há uma diferença no consumo, talvez de 1 a 2l por cada 100km(dependendo do veiculo, mas supondo um veiculo normal a gasolina).

                                          E entre 90 e 80km/h?

                                          Poderá haver uma diferença significativa?

                                          Há algo, que relacione, de forma directa, a rotaçao ou velocidade, com o consumo?


                                          Cumprimentos.
                                          O consumo não é linear, mas sim exponencial.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                            Mas então na situação que eu referi, a pressão será = 0, não?

                                            Não! Zero não será concerteza, pois temos pelo menos a pressão atmosférica! E para estar a rodar, haverá sempre um diferencial de pressão. Pode-se é admitir que esse valor é considerado um valor "zero", ou seja, de inicio de escala.

                                            Por exemplo, deixo aqui um diagrama de um teste da pressão de um turbocompressor do 1.3 CDTI:



                                            Ora este valor não corresponde à compressão gerada pelo turbo. Pelo menos 1 bar (mais ou menos) da pressão atmosférica, já esta pressurizada (por assim dizer). De maneira que aquele valor tem que se descontar o valor da pressão atmosférica, verificada aquando da altura do ensaio.

                                            Esse será o valor da pressão gerada pelo turbo.

                                            Sempre que o turbo está a rodar, existe diferencial de pressão. Senão ele não rodava, como é óbvio (ou então estaria a rodar até parar). Mas tem que se analizar que numa situação de pressão atmosférica = pressão do turbo, como sendo um zero. É a partir deste valor que os manómetros de pressão do turbo fazem a leitura.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tudo muito bem, mas desculpa insistir nesta questão: na situação que mencionei, a pressão será pouco mais que 0, pois o carro como que anda por si, sem necessidade da força do motor para manter a velocidade, ou não?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                Tudo muito bem, mas desculpa insistir nesta questão: na situação que mencionei, a pressão será pouco mais que 0, pois o carro como que anda por si, sem necessidade da força do motor para manter a velocidade, ou não?

                                                Na situação que descreves o turbo devrá estar a rodar a uma velocidade suficiente para que quando a wastegate feche, ele consiga o mais rapidamente possível ganhar ainda mais velocidade e pressão.

                                                Não te esqueças que os gases de escape são explidos ainda a uma pressão elevada. Não tenho a certeza, mas acho que já ouvi por aí, cerca de 4 bar, para os diesel. E isto é energia que se está a perder, logo se se retirar um valor mínimo, não traz grande consequências em termos de rendiomento. Mas tem algumas implicações. Mas isso é outra história.

                                                A pressão que o carro deverá indicar, caso tenha um manómetro de pressão do turbo deverá ser 0, pois apesar de ser um pouco mais (em termos absolutos se considerar-mos a pressão atmosférica), ele não está a comprimir nada.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                  O consumo não é linear, mas sim exponencial.
                                                  Obrigado pela correcçao.

                                                  mas pode haver uma diferença significativa entre circular a 80km/h, ou a 90km/h?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                                                    ja andaste de mota??
                                                    entao tens de experimentar andar e ver a diferença de força que o ar faz entre os 80 e 100/110

                                                    é muita
                                                    Motas nao é comigo

                                                    Mas pode haver uma diferença significativa no consumo?

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X