Tudo depende.
Se fores numa subida, mas a velocidade constante, tipo sempre a 65 km/h ( digo este numero porque é numa que faço diariamente), gasto mais em 4º do que em 5º...
Por um lado em 4º estou com menos acelerador e com mais rotações, enquanto que em 5º estou com mais acelerador mas menos rotações, o que numa situação constante, ou seja, sem esforço elevado do motor, é preferível em 5º, e o meu CB comprova isso.
Claro que se estamos a falar em esforço mesmo do motor... umas 1200rpm em 5º...claro que gasta menos em 4º e nem é aconselhado manter a 5º..
Ou seja tudo depende de muitas variáveis...mas se o teu carro tiver CB vais ver que consegues ajustar a caixa à velocidade e à estrada e fazer óptimos consumos.
Se fores numa subida, mas a velocidade constante, tipo sempre a 65 km/h ( digo este numero porque é numa que faço diariamente), gasto mais em 4º do que em 5º...
Por um lado em 4º estou com menos acelerador e com mais rotações, enquanto que em 5º estou com mais acelerador mas menos rotações, o que numa situação constante, ou seja, sem esforço elevado do motor, é preferível em 5º, e o meu CB comprova isso.
Claro que se estamos a falar em esforço mesmo do motor... umas 1200rpm em 5º...claro que gasta menos em 4º e nem é aconselhado manter a 5º..
Ou seja tudo depende de muitas variáveis...mas se o teu carro tiver CB vais ver que consegues ajustar a caixa à velocidade e à estrada e fazer óptimos consumos.
Comentário