Boas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?
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Originalmente Colocado por pipiland Ver PostBoas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?
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É difícil de dizer. Se o carro tiver CB, basta fazer a experiência e comparar.
Quanto aos outros, pode variar de carro para carro.
O mais provável é gastar menos quanto menor for a carga de acelerador, logo, talvez seja preferível ir numa mudança abaixo e com pouca carga do que o contrário.
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Originalmente Colocado por Indigo Ver PostPor exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.
O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
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Pois, porque para o carro ir sem acelerar, quanto mais baixa a mudança mais devagar. Tem a ver com a gravidade que puxa o carro e a inércia do motor.
Quanto À questão do tópico, é uma coisa em que também costumo pensar.
Não tenho a certeza, mas o consumo deve depender da quantidade de combustível injectada (proporcional à posição do pedal) e das rotações, porque em cada uma se injecta uma quantidade de combustível.
Sendo assim, provavelmente há dois extremos em que gasta mais e uma zona de equilíbrio em que gastará menos, que provavelmente corresponde à região de maior binário.Editado pela última vez por Chewbacca; 28 September 2007, 21:42.
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Originalmente Colocado por Indigo Ver PostPor exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.
O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
É que alguns motores fazem corte de combustível em desaceleração apenas parcial entre o regime do ralentí e +/- as 1500 rpm, e fazem corte total acima desse regime.
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Originalmente Colocado por pipiland Ver PostBoas ando com uma duvida ja ha algum tempo, se fizer um subida em 5º com o pe a fundo e a rotação nas 3000 ,gasto mais ou menos do q se for em 4º com o pe a meio mas com uma rotacao mais alta ( 4500) ?
Se numa situação vais com o acelerador a fundo, e na outra, vais com ele em meia carga, parece-me à partida que em 4ª e a meia carga vais gastar menos. A questão é que os andamentos vão também ser diferentes. Portanto está-se (eventualmente) a comparar situações distintas e incomparáveis.
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Originalmente Colocado por pipiland Ver PostNao necessariamente pq, posso ir em 5º a 90 e a 4º á mesma velocidade, mas como a rotacao esta mais elevada, tenho de dar menos acelerador.
Depende se vais a subir (portanto com o motor em esforço) ou não.
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Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostGasta menos na rotação que tiver maior binário.
Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.
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Originalmente Colocado por k_pt Ver Postjá fiz o teste de andar em baixas a meter as mudanças cedo e andar sempre com o acelerador todo em baixo e o consumo é muito alto mesmo ...
Imagina um carro relativamente fraco a fazer uma subida pronunciada num IP ou AE. Podes ir a 90 em 5ª mas tens de acelerar a fundo pra ele não morrer, ou podes reduzir e ir a rotações mais altas mas sem ter de pisar tanto.
A dúvida é aí.
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Originalmente Colocado por JRodrigues Ver PostGasta menos na rotação que tiver maior binário.
Edit: Isto é, para a mesma "quantidade" de acelerador. Tudo o resto varia de carro para carro.
O maior binário por si só não significa nada. No meu carro o binário (e a potência) máximo aparece depois das 4000 rpms e a rotação mais eficiente combustível/potência fica bastante abaixo (pouco acima das 2000).
Lembro-me de umas tabelas que chegaram a aparecer aqui no fórum sobre a relação consumo/potência para diferentes rotações do motor (velocidade estabilizada e em terreno plano) de alguns motores, era interessante revê-las agora.
Anyway, isto ajuda se pensarem no carro como uma bicicleta. Pouco importa se numa mudança mais alta dão menos pedaladas por distância percorrida. Se o esforço exigido ao motor (ou às pernas) for em demasia (numa subida) então compensa reduzir. Levado ao extremo o ciclista tomba e o motor vai abaixo.Editado pela última vez por worldtiki; 29 September 2007, 01:51.
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Originalmente Colocado por Indigo Ver PostPor exemplo se eu for em 5ª a baixas rotações numa descida ( 1000 e pics ) gasto mais do que se for em 4ª ou 3ª sem acelerar.
O cb em 5ª mostra-me 2.0l / 100 km e em 4ª desce para 0.x l/100 km
resumidamente, se nao acelerares, o carro gasta zero. em 5a, por ires a muito baixas rotacoes (mt perto do regime de ralenti), o carro vai injectar algum combustivel, dai o consumo nao ser zero.
Imagina um carro relativamente fraco a fazer uma subida pronunciada num IP ou AE. Podes ir a 90 em 5ª mas tens de acelerar a fundo pra ele não morrer, ou podes reduzir e ir a rotações mais altas mas sem ter de pisar tanto.
A dúvida é aí.
se reparares nessa situacao, em 5a vais a fundo para ele n morrer, em 4a vais +- a meio acelerador, logo estas a gastar menos e ainda tens meio acelerador se for necessario usar (obvio uqe ai gastas mais)
ainda podes usar 3a nalguns casos. apesar do barulho das altas rotacoes, isso nao implica que vas a gastar mais......embora raramente compense.
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Originalmente Colocado por pipiland Ver PostEu tambem me pus a pensar e dai surgiu a duvida, é q apesar de ir com uma rotação mais elevada em 4º estou a injectar menos combustivel, do q se for em 5º. A subida em questao para quem conhece é da ic 16 para quem nao conhece é mto acentuada lol, e ja agora o carro é um punto 75 mk1
Tens que revelar as respectivas velocidades / andamentos, ou seja, se em 5ª a fundo vais 90 Km/H mas se são estáveis, ou se vais a perder velocidade. O mesmo se passando para a 4ª. Pese embora, à partida nesta relação, não vás a perder velocidade.
Tens que revelar pelo menos isso, para se dar uma responsta mais correcta.
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Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver PostBom, no caso do Clio, bem mais pesado mas com um motor algo parecido até, apesar de o carro em 5ª de pé a fundo,nas subidas, c@gar-se todo, vai a gastar 10 l/100 de consumo instantâneo. Se for em 4ª com pedal +- a meio, vai a gastar 13 l/100 km. Isto para as mesmas velocidades
Um Punto (também 1.2 bla bla bla) não se faz rogado e ultrapassa à vontade os 20 litros em esforço. Aliás, num Panda com o mesmo motor e bastante mais leve acontece o mesmo.
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Parece-me que gasta menos se o acelerador for com menos carga; em 4ª, portanto.
No entanto, ainda que assim não fosse, seria sempre essa a minha opção: é um esforço brutal para o motor subir em 5ª, a morrer, com o acelerador em plena carga.
Por outro lado, ainda que vá às 4500 rpm em 4ª, o motor vai muito mais solto, logo o esforço exigido é muito menor. Isto traz benefícios claros em termos de fiabilidade e de durabilidade do motor e até da própria caixa de velocidades.
Tenho um BMW 316 e, em subidas muito pronunciadas de AE, sinto necessidade de meter 4ª. Mantenho os 120 km/h às 4000 rpm, com o pé levezinho e com o motor a "cantar" de alegria, não de esforço.
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Originalmente Colocado por MJAG Ver PostParece-me que gasta menos se o acelerador for com menos carga; em 4ª, portanto.
No entanto, ainda que assim não fosse, seria sempre essa a minha opção: é um esforço brutal para o motor subir em 5ª, a morrer, com o acelerador em plena carga.
Por outro lado, ainda que vá às 4500 rpm em 4ª, o motor vai muito mais solto, logo o esforço exigido é muito menor. Isto traz benefícios claros em termos de fiabilidade e de durabilidade do motor e até da própria caixa de velocidades.
Tenho um BMW 316 e, em subidas muito pronunciadas de AE, sinto necessidade de meter 4ª. Mantenho os 120 km/h às 4000 rpm, com o pé levezinho e com o motor a "cantar" de alegria, não de esforço.
Um bom exemplo para esse procedimento é ali na A1 (sentido Sul-Norte) perto de Fátima na Serra de Aire/Candeeiros em que uma 4ª nos 120km/h faz maravilhas do principio ao fim da subida.
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