O que acham do BMW 318 TDS de 95, ou seja, problemas crónicos, é fiável ou não, etc,etc...
Se bem estimado e bem assistido é fiavel, agora quem fazia desse carro, um carro de corridas dava problemas, á epoca era um bom diesel na sua categoria 90 cv para 1600 e tal cc. Agora ta desactualizado, mas é um carro que garante bons consumos, a touring é mais lenta porque tem mais peso. A touring conseguia cerca de 175km/h de velocidade maxima (real), no sedan andava na casa dos 180. Atenção á bomba injectora e turbo se não têm problemas.
Vai aparecer aqui gente a dizer que o carro é um cancro e tal, mas existem carros desses com mais de 400 mil kilometros. A manutenção e o trato do dono é que fazem o carro.
As primeiras unidades (1994/95) do bloco 1665 cm3 de 90 cv montado nos 318 tds foram as mais problemáticas: alguns problemas de sobreaquecimento e de segmentação.
A partir de 96, as coisas melhoraram bastante nestes aspectos.
Pontos fortes:
- Conforto/comportamento;
- Robustez do interior;
- Qualidade de construção;
- Posição de condição e ergonomia geral;
- Excelentes consumos e autonomia.
Ponto fraco:
- Motor amorfo abaixo das 2500 rpm;
Se for utilizado por um condutor consciencioso e com sensibilidade mecânica pode, como já foi dito, durar bastante. Há exemplares com mais de 300 000 km sem grandes problemas.
Os mais exigentes (esta malta mais nova é lixada ) irão dizer que o carro é uma arrastadeira. Pois para mim, acho suficiente.
Tenho um amigo com um, e só diz bem daquilo, mas o dele é de 98... Eu já andei com ele e até anda bastante bem mas nota-se mais quando entra o turbo, já que antes disso é um pouco lento!
Voces falam de 300 ou 400 mil kms como sendo muitissimo,mas afinal qual é a duraçäo de um motor é 20 mil kms? isto é sò jetsecas ? ou fazem-se com os créditos as costas
Voces falam de 300 ou 400 mil kms como sendo muitissimo,mas afinal qual é a duraçäo de um motor é 20 mil kms? isto é sò jetsecas ? ou fazem-se com os créditos as costas
Acho que um carro com mais de 400 mil kilometros é uma boa marca, muitos motores nem la chegam e se chegam são abertos. Claro se em vez de ser um BMw fosse um Mercedes tudo era possivel ja tinha 1 milhao e meio de kms e ainda tinha a embraiagem de origem e tava como novo e nao ia dar problemas,mas como é um bmw... E este é o forum do AHO...
Tenho um carro desses de Novembro de 1996, vai fazer hoje 318 000 kms...o problema mais grave de motor foi a bomba injectora que teve que ser reparada aos 270 000(400 euritos...)...já levou uma embraiagem (acho normal), em compensação ainda não trocou a correia de distribuição...tudo o resto foram peças de desgaste normal, é óbvio que já levou discos novos...mas na ultima revisão so me custou 200 euros!na BMW oficial onde aliás sempre fiz as revisões....a mim disseram-me que só existia um igual ao meu com mais kms mas que já tinha mais de 400 000 kms(que faz a revisão onde eu faço), problemas electricos, ar condicionado, e esse género de coisas 0, funciona tudo como quando o comprei...curiosamente já esgotei o livro de revisões!!!!Ja não há mais sitios para ser carimbado !!!
ola a todos, tb fui possuidor de um 318tds touring(o meu 1º carro) e fiz com ele 180mil km. Os problemas normais, e logo de inicio foram a bomba injectora, e mais tarde o elevador eletrico dos vidros. De resto...é um carro segurissimo, amorfo, mas quem souber mexer bem na caixa safa-se sempre!alias aquela 1º é realmente pequena. Aos 180mil ja estava a precisar de correia distribuição nova, mas fora isso foi sempre a andar. Ainda hj penso o burro que fui em trocar por um peugeot 307 2.0 de 110cv. Alem de nao transmitir segurança nenhuma...parece que gosta mais da oficina do concessionario do que a garagem ca de casa :s
Aqui em casa temos uma 318 tds com 300 mil quilometros e neste momento necessita de uma bomba injectora. Andava a ver no mercado de usados, por acaso ninguém aqui do forum sabe onde posso encontrar isso ?
Numa empresa onde trabalhei, o meu chefe tinha um (versão carro) logo de 95 e quando fez 120.000 km quis vender-mo e estive quase, mas depois como saí da empresa acabou por não haver negócio.
Para a época era um excelente diesel, mas não para o conceito de hoje e aquela tracção traseira só me dava sorrisos (andava muitas vezes com ele)...
Voltando ao carro, ainda bem que não o comprei e quem ficou com ele foi outro colega! Não sei muitos detalhes, mas sei que até aos 150.000 o turbo pifou, o mesmo sucedendo com a bomba injectora que era muito complexa e com a precisão de um bom relógio suiço!
Pelo preço dessa carrinha eu preferia uma audi A4 tdi de 90 cv, mesmo perdendo a tracção traseira!
Tenho um carro desses de Novembro de 1996, vai fazer hoje 318 000 kms...o problema mais grave de motor foi a bomba injectora que teve que ser reparada aos 270 000(400 euritos...)...já levou uma embraiagem (acho normal), em compensação aindanão trocou acorreia de distribuição...tudo o resto foram peças de desgaste normal, é óbvio que já levou discos novos...mas na ultima revisão so me custou 200 euros!na BMW oficial onde aliás sempre fiz as revisões....a mim disseram-me que só existia um igual ao meu com mais kms mas que já tinha mais de 400 000 kms(que faz a revisão onde eu faço), problemas electricos, ar condicionado, e esse género de coisas 0, funciona tudo como quando o comprei...curiosamente já esgotei o livro de revisões!!!!Ja não há mais sitios para ser carimbado !!!
a correia de distribuição é material de desgaste... e se ainda não trocaste, aconselho-te a trocá-la.... acho isso um pouco estranho... se puderes, esclarece o pessoal
Numa empresa onde trabalhei, o meu chefe tinha um (versão carro) logo de 95 e quando fez 120.000 km quis vender-mo e estive quase, mas depois como saí da empresa acabou por não haver negócio.
Para a época era um excelente diesel, mas não para o conceito de hoje e aquela tracção traseira só me dava sorrisos (andava muitas vezes com ele)...
Voltando ao carro, ainda bem que não o comprei e quem ficou com ele foi outro colega! Não sei muitos detalhes, mas sei que até aos 150.000 o turbo pifou, o mesmo sucedendo com a bomba injectora que era muito complexa e com a precisão de um bom relógio suiço!
Pelo preço dessa carrinha eu preferia uma audi A4 tdi de 90 cv, mesmo perdendo a tracção traseira!
também acho que a audi é bem melhor em todos os aspectos... e por vezes por pouco mais, já se arranjam com o motor de 110cv...
Editado pela última vez por LH; 03 December 2008, 17:04.
Sendo Bmw deve ter corrente na distribuição (mas não tenho a certeza quanto a esse modelo de 1995).
As marcas Aconselham a mudar as correntes aos 400k ou 500 mil e claro, tal como nos mercedes pouca gente as muda e os carros rolam sempre.
Ha 3 ou 4 anos atras vi um 318tds (tambem inicios de anos 90) com quase 700 mil kms.
Sendo Bmw deve ter corrente na distribuição (mas não tenho a certeza quanto a esse modelo de 1995).
As marcas Aconselham a mudar as correntes aos 400k ou 500 mil e claro, tal como nos mercedes pouca gente as muda e os carros rolam sempre.
Ha 3 ou 4 anos atras vi um 318tds (tambem inicios de anos 90) com quase 700 mil kms.
Sendo verdade que tem corrente de distribuição, é falso que se deva mudar aos 400 mil ou 500 mil, no 318 tds as correntes devem ser mudadas aos 180 mil km, assim diz o manual.
Eu tenho um 318 tds e o sintoma de mudança da correia é bem audivel, um matraquear do motor forte, sinonimo de que a corrente tem folga e as válvulas batem nos pistões.
Por isso, toda a gente que venha dizer que por ser corrente nao precisa mudar está comletamente enganado, se houverem aí carros com 300 e tal mil ou 400 mil sem mudar a correia devem estar lindos devem....!!!
Tenho um carro desses de Novembro de 1996, vai fazer hoje 318 000 kms...o problema mais grave de motor foi a bomba injectora que teve que ser reparada aos 270 000(400 euritos...)...já levou uma embraiagem (acho normal), em compensação ainda não trocou a correia de distribuição...tudo o resto foram peças de desgaste normal, é óbvio que já levou discos novos...mas na ultima revisão so me custou 200 euros!na BMW oficial onde aliás sempre fiz as revisões....a mim disseram-me que só existia um igual ao meu com mais kms mas que já tinha mais de 400 000 kms(que faz a revisão onde eu faço), problemas electricos, ar condicionado, e esse género de coisas 0, funciona tudo como quando o comprei...curiosamente já esgotei o livro de revisões!!!!Ja não há mais sitios para ser carimbado !!!
Ainda não trocou a corrente de distribuição??? de certeza que já trocou deve-lhe ter é escapado, caso não o tenha feito esse motor deve estar com um barulhinho giro tipo ( Tac tac tac tac)
tendo corrente, já está explicado ;) no entanto, nas revisões devem ter verificado o estado da mesma... e até acredito que já terá levado alguns ajustes...
Eu tenho um 318 tds e o sintoma de mudança da correia é bem audivel, um matraquear do motor forte, sinonimo de que a corrente tem folga e as válvulas batem nos pistões.
Quem te disse isso é sapateiro. Se uma válvula bate num pistão, bye bye, ficas logo encostado.
Mas é verdade tem agora 335 000 e continua sem mudar a corrente....agora não há milagres e isso sente-se no carro, o barulho é muito diferente sente-se uma matraquear o ralentim é incerto...a aceleração não é constante e por ai fora!! A mudança da corrente pede um orçamento muito elevado para o carro em questão, o mecânico avisou-me que o motor a qualquer momento parava e dava o estouro!!Vou andando nas calmas...e vamos ver!
Mas é verdade tem agora 335 000 e continua sem mudar a corrente....agora não há milagres e isso sente-se no carro, o barulho é muito diferente sente-se uma matraquear o ralentim é incerto...a aceleração não é constante e por ai fora!! A mudança da corrente pede um orçamento muito elevado para o carro em questão, o mecânico avisou-me que o motor a qualquer momento parava e dava o estouro!!Vou andando nas calmas...e vamos ver!
Mas mesmo que seja caro... Certamente fica mais barato do ter de trocar de motor por causa da correia...
Mas é verdade tem agora 335 000 e continua sem mudar a corrente....agora não há milagres e isso sente-se no carro, o barulho é muito diferente sente-se uma matraquear o ralentim é incerto...a aceleração não é constante e por ai fora!! A mudança da corrente pede um orçamento muito elevado para o carro em questão, o mecânico avisou-me que o motor a qualquer momento parava e dava o estouro!!Vou andando nas calmas...e vamos ver!
esperemos que dure mas tenho sérias dúvidas...
Uma mudança de correia como deve ser, implica retirar a cabeça do motor, facejar colaça, levar junta de colaça, touches, correntes de distribuição, esticador, e dependendo do estado, nova bomba de àgua, etc, não fazendo isso é dizer adeus ao motor mais km menos km.
pode-se conseguir por 700 a 800 € mas em regra uma revisão completa destas é para mil euros fora da marca, na marca será quase o dobro.
O meu depois desta revisão trabalha como um reloginho, puxa bem, chega facilmente aos 180 km/h, bem embalado a descer toca os 200km/h, consumos interessantes a velocidades moderadas, 6 litros aos 100, dá gosto conduzir quando está afinadinho.
Quem te disse isso é sapateiro. Se uma válvula bate num pistão, bye bye, ficas logo encostado.
Errado, eu vi a cabeça do meu motor quando a tiraram, e via-se claramente a zona onde os pistões encostavam nas valvulas, estava la bem marcadas nos pistões, sucede é que aquele movimento provoca o barulho bem audivel do matraquear do motor, um Tac Tac irritante, por força desse encosto fruto da folga das correntes, a corrente é parecida à que usam as motas ou bicicletas, se se multiplicar a folga de cada pino da corrente pelo total dos pinos, que seja meio milimetro ou 1 milimetro, no final tens um valor enorme de folga, daí o motor produzir aquela barulheira, aliás o user acima que ainda não mudou a corrente ao dele revela precisamente esse barulho. No entanto o motor queixa-se mas não para de trabalhar...obvio que algum dia irá parar mesmo, mas não é imediato.
Editado pela última vez por dreamer; 04 December 2008, 22:23.
Errado, eu vi a cabeça do meu motor quando a tiraram, e via-se claramente a zona onde os pistões encostavam nas valvulas, estava la bem marcadas nos pistões, sucede é que aquele movimento provoca o barulho bem audivel do matraquear do motor, um Tac Tac irritante, por força desse encosto fruto da folga das correntes, a corrente é parecida à que usam as motas ou bicicletas, se se multiplicar a folga de cada pino da corrente pelo total dos pinos, que seja meio milimetro ou 1 milimetro, no final tens um valor enorme de folga, daí o motor produzir aquela barulheira, aliás o user acima que ainda não mudou a corrente ao dele revela precisamente esse barulho. No entanto o motor queixa-se mas não para de trabalhar...obvio que algum dia irá parar mesmo, mas não é imediato.
Tu não digas isso a mais ninguém! Em caso algum a válvula pode tocar no pistão! Isso tinha consequências catastróficas... para ambos!
O que é comum é o pistão ter "relevos" (chamemos-lhe assim) com o formato das válvulas e nada mais que isso!
Imagina o resultado de um toque, por ligeiro que fosse, de um pistão que se desloca n vezes por segundo contra uma válvula que faz o mesmo!
Já o tac-tac que referes pode ser mesmo a corrente que está no limite e a qualquer momento pode partir ou passar um dente que seja e está tudo f@dido!
Imagina que isso te acontece a meio de uma ultrapassagem mais complicada!!!
Eu era incapaz de andar com esse carro e não tinha coragem de dizer a alguém para o fazer! Tens aí uma bomba relógio que pode detonar a qualquer instante!
Para andar com isso eu preferia um carro de 1000 Euros, desculpa a franqueza!
Errado, eu vi a cabeça do meu motor quando a tiraram, e via-se claramente a zona onde os pistões encostavam nas valvulas, estava la bem marcadas nos pistões, sucede é que aquele movimento provoca o barulho bem audivel do matraquear do motor, um Tac Tac irritante, por força desse encosto fruto da folga das correntes, a corrente é parecida à que usam as motas ou bicicletas, se se multiplicar a folga de cada pino da corrente pelo total dos pinos, que seja meio milimetro ou 1 milimetro, no final tens um valor enorme de folga, daí o motor produzir aquela barulheira, aliás o user acima que ainda não mudou a corrente ao dele revela precisamente esse barulho. No entanto o motor queixa-se mas não para de trabalhar...obvio que algum dia irá parar mesmo, mas não é imediato.
Errado, eu vi a cabeça do meu motor quando a tiraram, e via-se claramente a zona onde os pistões encostavam nas valvulas, estava la bem marcadas nos pistões
Entretanto já me pouparam a explicações, é só ler. Regista isto: se uma válvula bate num pistão, vais logo de táxi para casa.
Nos BMW 4 cilindros a gasolina, esse barulho era sinónimo de touches nas couves. Talvez esse 318TDS não seja excepção.
Mas é verdade tem agora 335 000 e continua sem mudar a corrente....agora não há milagres e isso sente-se no carro, o barulho é muito diferente sente-se uma matraquear o ralentim é incerto...a aceleração não é constante e por ai fora!! A mudança da corrente pede um orçamento muito elevado para o carro em questão, o mecânico avisou-me que o motor a qualquer momento parava e dava o estouro!!Vou andando nas calmas...e vamos ver!
É, para mim, surreal andar com um carro assim, sempre à espera do dia em que se fique na estrada.
Caso não saibas, mesmo nas calmas (diga-se 2000RPM) é suficiente para a mesma ceder e mandares o motor desta para melhor.
Já ouvi dizer que o grande problema desses carros é mesmo a bomba injectora. De qualquer forma eu não teria problema nenhum em comprar um carro desses atendendo ao valor de compra, isto é, se o valor de compra me permitisse fazer uma revisão completa ao carro, como mudar a corrente, entre outras coisas, e atendendo ao facto do carro se encontrar em bom estado a nível de interiores, suspensões...acho que não teria problema nenhum em adquiri-lo...mas tudo dependia do preço de aquisição. Já agora,tás a ponderar comprar esse carro?Se sim, e se não for uma pergunta inconveniente quanto te estão a pedir por ele?
esperemos que dure mas tenho sérias dúvidas...
Uma mudança de correia como deve ser, implica retirar a cabeça do motor, facejar colaça, levar junta de colaça, touches, correntes de distribuição, esticador, e dependendo do estado, nova bomba de àgua, etc, não fazendo isso é dizer adeus ao motor mais km menos km.
pode-se conseguir por 700 a 800 € mas em regra uma revisão completa destas é para mil euros fora da marca, na marca será quase o dobro.
O meu depois desta revisão trabalha como um reloginho, puxa bem, chega facilmente aos 180 km/h, bem embalado a descer toca os 200km/h, consumos interessantes a velocidades moderadas, 6 litros aos 100, dá gosto conduzir quando está afinadinho.
Errado, eu vi a cabeça do meu motor quando a tiraram, e via-se claramente a zona onde os pistões encostavam nas valvulas, estava la bem marcadas nos pistões, sucede é que aquele movimento provoca o barulho bem audivel do matraquear do motor, um Tac Tac irritante, por força desse encosto fruto da folga das correntes, a corrente é parecida à que usam as motas ou bicicletas, se se multiplicar a folga de cada pino da corrente pelo total dos pinos, que seja meio milimetro ou 1 milimetro, no final tens um valor enorme de folga, daí o motor produzir aquela barulheira, aliás o user acima que ainda não mudou a corrente ao dele revela precisamente esse barulho. No entanto o motor queixa-se mas não para de trabalhar...obvio que algum dia irá parar mesmo, mas não é imediato.
Sinceramente.
Espero bem q tenhas o bom senso, de ouvires o q por aqui te dizem, pois há aqui duas hipoteses, se estás a falar pelo q estudaste então vai ler livros e n foruns na internet e c atenção pq n percebeste nada, caso tenha sido o q o teu mecânico te disse muda já para um profissional.
Sendo verdade que tem corrente de distribuição, é falso que se deva mudar aos 400 mil ou 500 mil, no 318 tds as correntes devem ser mudadas aos 180 mil km, assim diz o manual.
Eu tenho um 318 tds e o sintoma de mudança da correia é bem audivel, um matraquear do motor forte, sinonimo de que a corrente tem folga e as válvulas batem nos pistões.
Por isso, toda a gente que venha dizer que por ser corrente nao precisa mudar está comletamente enganado, se houverem aí carros com 300 e tal mil ou 400 mil sem mudar a correia devem estar lindos devem....!!!
Vamos la esclarecer alguns aspectos, este motor tem uma corrente de distribuição e não correntes como têm dito.
A corrente não tem de ser substituida aos 180 mil, a marca recomenda é a sua verificação nas revisões principalmente nas inspection II, por vezes torna-se necessário mudar o tensor (peça 20 e 22 na imagem) que evita que a corrente fique com folga em demasia, por vezes torna-se necessário trocar tudo ja com elevadas kilometragens ou em caso de má manutenção (la vem este aspecto outra vez á baila), neste caso um bom oleo é fundamental, e não dar "esticões" ao motor a frio irá aumentar em muito a vida util da corrente, e mudar o tensor se necessário.
Se tivesse que se mudar sempre a corrente a cada 180 mil kms não ganhavam para o carro, é uma operação algo dispendiosa, mas pensem o lado positivo em relação aos audis e a outros carros poupa-se dinheiro esses volta e meia trocam a correia da distribuição.
Agora não se esqueçam é de mudar as correias dos acessorios (quando necessario - estiverem ressequidas e gretadas) e a bomba de agua a cada 90mil kms!
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