Originalmente Colocado por LucianoOliveiraVer Post
A GLP? Não era o civic 1.5 LSI que gastava menos de 6,5 ?
gasta-me 5,5. Mas para os km que tenho de fazer por mes, nao me compensa, e em cidade gasta-me 7.
Um diesel, 1.5D psa, ou parecido gasta-me 4*, e 21cintimos mais barato por litro.
*nacional.
Qual é a duvida?
Editado pela última vez por NMiguel; 08 October 2007, 10:06.
Andei num saxo, e aquilo embora seja um pouco(muito) diferente do honda, gasta pouco, etc. Neste momento a prioridade é um veiculo que me gaste essencialmente pouco. Porque para as deslocaçoes que tenho de fazer, nao me compensa outro tipo de veiculo. é um veiculo para me durar uns 3 aninhos, e este meu civic, a idade já pesa... ja tem 15 aninhos.
Andei a ver um saxo, de 1999, tem metade da idade do meu, com 140000KM... pareceu-me bom, que acham?
Cumprimentos e obrigado por todas as dicas.
Editado pela última vez por NMiguel; 28 April 2008, 22:32.
Desculpa q te diga, mas o 1.5d não gasta só 4 l/100 em cidade!!!
Tive um 106 1.5d durante 8 anos, e eu fazia cidade à semana e vinha à terra ao fim de semana (tempos da Univ). No geral o carro fazia-me 5.1 ou 5.2 l/100, e qt mais longa fosse a viagem menos gastava, isso era um facto. Mas em cidade não esperes menos q 5.0l /100, ou podes ficar despontado!
Eu concordo com a opinião GPL... Um civic lsi (q conheço bem) é bem mais performante q o 1.5d, e até tem uma construção melhor q o pug ou citroen...
A única vantagem q vejo é q se comprares um 1.5d por volta dos 3000eur, se daqui q 3 anos quiseres vender és capaz de ainda vender por uns 2000eur...
Desculpa q te diga, mas o 1.5d não gasta só 4 l/100 em cidade!!!
Tive um 106 1.5d durante 8 anos, e eu fazia cidade à semana e vinha à terra ao fim de semana (tempos da Univ). No geral o carro fazia-me 5.1 ou 5.2 l/100, e qt mais longa fosse a viagem menos gastava, isso era um facto. Mas em cidade não esperes menos q 5.0l /100, ou podes ficar despontado!
Eu concordo com a opinião GPL... Um civic lsi (q conheço bem) é bem mais performante q o 1.5d, e até tem uma construção melhor q o pug ou citroen...
A única vantagem q vejo é q se comprares um 1.5d por volta dos 3000eur, se daqui q 3 anos quiseres vender és capaz de ainda vender por uns 2000eur...
Eu punha GPL.
Boa sorte, decide e dps posta!
hummm...mas é capaz de me gastar metade do que o meu gasta em cidade.
Obrigado pela opiniao. E problemas com o 1.5d, deu-te algum?
Desculpa q te diga, mas o 1.5d não gasta só 4 l/100 em cidade!!!
Tive um 106 1.5d durante 8 anos, e eu fazia cidade à semana e vinha à terra ao fim de semana (tempos da Univ). No geral o carro fazia-me 5.1 ou 5.2 l/100, e qt mais longa fosse a viagem menos gastava, isso era um facto. Mas em cidade não esperes menos q 5.0l /100, ou podes ficar despontado!
Eu concordo com a opinião GPL... Um civic lsi (q conheço bem) é bem mais performante q o 1.5d, e até tem uma construção melhor q o pug ou citroen...
A única vantagem q vejo é q se comprares um 1.5d por volta dos 3000eur, se daqui q 3 anos quiseres vender és capaz de ainda vender por uns 2000eur...
Eu punha GPL.
Boa sorte, decide e dps posta!
Exacto, é que nem pensar !!!
Um amigo meu tinha o AX 1.5d com 300.000 kms, e como ele andava sempre em circuito urbano, muitas vezes sem o carro aquecer, as médias andavam mais próximas dos 6 do que dos 5 l.
Mesmo que gaste 5 litros, não sei como dizes que gasta metade do civic, porque
5 L*1.09 €= 5,45 € (e penso que já está mais caro)
7 L*1.33 €= 9.31 €
Diferença = 3.86 €
Só por curiosidade, o civic a gás já contando com algum aumento (20%) gasta 4.95 € /100 kms
O meu 1.5d vendi com 155000kms. O único problema foi a mola da embraiagem partida aos 100000kms, pelos vistos não foi caso único.
Não me admirei, pois os 100k foram feitos em coimbra, só pára arranca e subidas e subidas e pontos de embraiagem e estaciona e vira... etc etc.
De resto foi fazer manutenção regular (ou inferior, pois praticamente só mudava o óleo) e pôr gasóleo. Mudei o radiador aos 120k pq tinha uma fuga, e só detectei por líquido no chão, não pelo aquecimento. Lembro-me q foi 100eur essa mudança!
Lembro-me q o meu carro com 1 ano levou com outro carro em cima (o meu estava estacionado) e levou 4500eur de conserto, e mesmo assim portou-se sempre bem até ao fim! O meu era um 106 xrad, custou novo 11000eur! (4500eur de conserto... fosga-se!!!)
Um amigo meu tinha o AX 1.5d com 300.000 kms, e como ele andava sempre em circuito urbano, muitas vezes sem o carro aquecer, as médias andavam mais próximas dos 6 do que dos 5 l.
Mesmo que gaste 5 litros, não sei como dizes que gasta metade do civic, porque
5 L*1.09 €= 5,45 € (e penso que já está mais caro)
7 L*1.33 €= 9.31 €
Diferença = 3.86 €
Só por curiosidade, o civic a gás já contando com algum aumento (20%) gasta 4.95 € /100 kms
O meu 1.5d vendi com 155000kms. O único problema foi a mola da embraiagem partida aos 100000kms, pelos vistos não foi caso único.
Não me admirei, pois os 100k foram feitos em coimbra, só pára arranca e subidas e subidas e pontos de embraiagem e estaciona e vira... etc etc.
De resto foi fazer manutenção regular (ou inferior, pois praticamente só mudava o óleo) e pôr gasóleo. Mudei o radiador aos 120k pq tinha uma fuga, e só detectei por líquido no chão, não pelo aquecimento. Lembro-me q foi 100eur essa mudança!
Lembro-me q o meu carro com 1 ano levou com outro carro em cima (o meu estava estacionado) e levou 4500eur de conserto, e mesmo assim portou-se sempre bem até ao fim! O meu era um 106 xrad, custou novo 11000eur! (4500eur de conserto... fosga-se!!!)
acho que nem é preciso dizer, mas depois de o trocares, vais-te arrepender logo no dia a seguir, até te digo mais, vais acordar de noite e vais a correr para a garagem ver a m**** que fizeste.
acho que nem é preciso dizer, mas depois de o trocares, vais-te arrepender logo no dia a seguir, até te digo mais, vais acordar de noite e vais a correr para a garagem ver a m**** que fizeste.
O que eu me ri com esta !
Genial !
Mas eu concordo, eu cheguei a dar umas voltas recentemente num carro destes, e ao fim de meia hora saía de dentro do carro com os ouvidos fechados do barulho...
É mesmo muito incómodo, e pelos padrões actuais chega mesmo a ser ridículo.
Edit: O dono desse carro quando viu o tipo e tamanho dos discos de travão, até ficou com medo de andar no carro !
Mas eu concordo, eu cheguei a dar umas voltas recentemente num carro destes, e ao fim de meia hora saía de dentro do carro com os ouvidos fechados do barulho...
É mesmo muito incómodo, e pelos padrões actuais chega mesmo a ser ridículo.
Edit: O dono desse carro quando viu o tipo e tamanho dos discos de travão, até ficou com medo de andar no carro !
Nao quero um veiculo rapido, quero um veiculo economico para deslocaçoes de trabalho, 2400km por mes.
Por isso mesmo, e porque eu até faço um bocado mais do que isso, é que aconselharia a procurar um carro um pouco mais confortável, de preferência com ar condicionado.
É chato chegar a qualquer lado a transpirar por tudo quanto é lado, com a camisa transpirada e toda vincada...
O que é que estes dois videos, o seu e o do rca33 têm a ver?
Nao quero um veiculo rapido, quero um veiculo economico para deslocaçoes de trabalho, 2400km por mes.
o que quero dizer é que colocando o civic a gaz, para alem de ser mais economico e dar para as deslocações para o trabalho, tambem dá para outras coisas.
é claro que digo que te vais arrepender, porque já aconteceu comigo, e até suores frios tive durante quinze dias.
Voces tbem tão a ser injustos.
O civic e o saxo n podem ser comparados c os mesmos standards, um é segmento B e o outro um C.
Se de facto queres um carro a gasóleo, económico, pequeno, descomplicado e c um preço acessivel, n há mto q inventar, os psa 1.5 são a única opção c pcos anos. Mas teem em mente q vais ver um carro q te dá menos sensação de segurança q o teu civic, faz mais barulho, n é tão bem construído e embora curve bastante bem n te dá a mesma sensação de segurança.
Os consumos n andando sempre co pé no fundo, dificilmente chegaão aos 7. A média dos q conheço andavam sempre um pco abaixo dos 6, sem qquer tipo de preocupaçao de consumo.
Ao contrario do q querem demonstrar, até acho q o saxo, comprado com os do seu segmento projectados na mesma altura até trava bem.
Cuidado, pq se és alto, vais bater cas pernas no volante.
Se de facto é imprescindivel passares pó gasóleo, compra um bom rádio e colunas, pq sinceramente o aspecto q mais te vai custar na mudança é a diferença no barulho.
O carro é lento, mas tbem n fiques a pensar q tens q andar em primeira. Anda apenas o justo. Mecânica mto simples.
Editado pela última vez por ESPRIT; 08 October 2007, 16:12.
Voces tbem tão a ser injustos.
O civic e o saxo n podem ser comparados c os mesmos standards, um é segmento B e o outro um C.
Se de facto queres um carro a gasóleo, económico, pequeno, descomplicado e c um preço acessivel, n há mto q inventar, os psa 1.5 são a única opção c pcos anos. Mas teem em mente q vais ver um carro q te dá menos sensação de segurança q o teu civic, faz mais barulho, n é tão bem construído e embora curve bastante bem n te dá a mesma sensação de segurança.
Os consumos n andando sempre co pé no fundo, dificilmente chegaão aos 7. A média dos q conheço andavam sempre um pco abaixo dos 6, sem qquer tipo de preocupaçao de consumo.
Ao contrario do q querem demonstrar, até acho q o saxo, comprado com os do seu segmento projectados na mesma altura até trava bem.
Cuidado, pq se és alto, vais bater cas pernas no volante.
Se de facto é imprescindivel passares pó gasóleo, compra um bom rádio e colunas, pq sinceramente o aspecto q mais te vai custar na mudança.
O carro é lento, mas tbem n fiques a pensar q tens q andar em primeira. Anda apenas o justo. Mecânica mto simples.
Obrigado pela opiniao.
Nao sou muito alto, cerca de 1,78m.
O saxo em acidente comporta-se melhor que o civic, isso é um facto, quanto á sensaçao de segurança, concordo plenamente com o que disseste.
Vou ter saudades do honda, pois foi o meu primeiro carro (meu mesmo meu ) e só me trouxe alegrias. Para quem gosta mesmo de carros, como eu, mesmo que seja uma nabiça com motor, criam-se laços que nunca se esquecem... E honda vai ficar sempre na memória... Foi e é um grande carro
Mas a razao passou á frente do coração...
Como faço muitos km, estava a ficar insustentável, e vai daí, pesquisei por algo economico.
Surgiu um saxo conhecido, comercial cor de taxo, de 2001 com 68mil km(sei que sao reais), por um valor muito apelativo... e bem, nao podia adiar mais...
Agora com o saxo procura saber se mudou a correia de distribuição, que deve ser mudada ao fim de 'x' anos ou kms.
Quando virem isso, dêm uma olhadela ao estado da bomba de àgua.
Em kms não chegou lá, mas em anos já deve ter os suficientes para mudar a correia.
Vou ter saudades do honda, pois foi o meu primeiro carro (meu mesmo meu ) e só me trouxe alegrias. Para quem gosta mesmo de carros, como eu, mesmo que seja uma nabiça com motor, criam-se laços que nunca se esquecem... E honda vai ficar sempre na memória... Foi e é um grande carro
Mas a razao passou á frente do coração...
Como faço muitos km, estava a ficar insustentável, e vai daí, pesquisei por algo economico.
Surgiu um saxo conhecido, comercial cor de taxo, de 2001 com 68mil km(sei que sao reais), por um valor muito apelativo... e bem, nao podia adiar mais...
Que cuidados devo agora ter com o saxo?
Abraços e obrigado!
Boa sorte!
Tens livro de revisões? Ou facturas? Isso é importante, para saber o que foi feito no carro. E não esquecer que a manutenção feita a tempo e horas pode evitar dissabores. Isso não é japonês
Boa sorte, e não te esqueças das fotos, p'ra malta mandar uns bitaites
O carrito está jeitoso, tenho a vantagem de ser um carro que conheço.
A correia foi mudada á poucos km's, cerca de 4000km... Nao sei de quanto em quanto se muda...
De resto está bom, hj dei uma pancada com ele, por baixo e o carter ficou a babar um pouco de oleo, a ver se componho aquilo... isto é algum feitiço
Falando do carrito, comparado com o honda, e apesar de o honda ter o dobro da idade, é um 0 á esquerda. O estrago está feito, mas o honda estava a gastar muito. Ando 2000 e tal km por mês e este carrito vai-me ser muuto útil
Está novo por dentro, e por fora tambem, tem jantes e tal...
Depois coloco então umas fotos, mas num DB, para ouvir os bitaites Nao vou dizer que troquei a um honda senao a brigada dos hondas crucificam-me
O carrito está jeitoso, tenho a vantagem de ser um carro que conheço.
A correia foi mudada á poucos km's, cerca de 4000km... Nao sei de quanto em quanto se muda...
De resto está bom, hj dei uma pancada com ele, por baixo e o carter ficou a babar um pouco de oleo, a ver se componho aquilo... isto é algum feitiço
Falando do carrito, comparado com o honda, e apesar de o honda ter o dobro da idade, é um 0 á esquerda. O estrago está feito, mas o honda estava a gastar muito. Ando 2000 e tal km por mês e este carrito vai-me ser muuto útil
Está novo por dentro, e por fora tambem, tem jantes e tal...
Depois coloco então umas fotos, mas num DB, para ouvir os bitaites Nao vou dizer que troquei a um honda senao a brigada dos hondas crucificam-me
Abraços!
Já andas a aproveitar a suspensão alta para fazeres uns passeios TT?
O Saxo só é realmente ruidoso acima dos 120/130 km/h... E é porque os ruídos aerodinâmicos surgem imenso...
Até lá, comporta-se como um diesel "normal". É audível e vibra um pouco mas se o carro estiver em bom estado não é nada de extraordinário ou muito elevado.
No que toca a direcção, não deverás notar muita diferença, a dos Honda é também ela muito assistida, logo não deverás ter problema em adaptares-te à do Saxo.
Em termos de comportamento, o Saxo curva muitíssimo bem. É ágil mas atenção que a frente por vezes cola-se ao chão, o que obriga a traseira a sair do lugar com demasiada rapidez. Mas para que isto aconteça, tens de abusar muito.
Travagem... Nem melhor nem pior que outros. O Saxo 1.5 D não é propiamente leve (1.068 Kg de livrete para cada um de 5 portas cá de casa), logo a travagem é ligeiramente inferior à de um AX com o mesmo motor. Aconselho-te no entanto a colocares boas pastilhas.
Consumos: em cidade faz 5 a 5.2. Chega aos 5.5 com AC ligado. Em estrada faz menos (entre os 4 a 5). AE cerca de 5, se bem que o Saxo 1.5 D não é bem um carro de AE, prefere as nacionais e vias rápidas e IPs...
Manutenção... É das coisinhas mais simples que ainda há por aí... Com óleo sintético fazes 15.000 km na boa. Peças acessíveis e a bons preços é o que não falta.
O motor 1.5 D permite uma condução relaxada. As prestações são baixas face aos padrões actuais mas oferece elasticidade, sendo possível andar facilmente abaixo das 2.000 a 2.500 rpm sem problemas.
O comando da caixa (bem escalonada e curta) é algo recalcitrante. Lubrifica-o e fica a parecer que escorrega em manteiga...
A construção está longe de ser referencial mas não é o desastre que por vezes pintam...
Por agora acho que é tudo... Qualquer coisa, é melhor seres tu a perguntar...
Cá em casa moram 2 Saxo 1.5 D, um de 2000 e outro de 2001 (este já tem centralina...).
Comentário