Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Programa sobre sinistralidade rodoviária - hoje na RTP!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    O do FR sabia-a toda.

    Começou logo por dizer que ia com pressa pq ia para o hospital

    Depois esqueceu-se do hospital.

    Depois começou a dizer que a culpa era dos "amiguinhos" que a policia levava (o repórter e jornalista) que ele tinha visto que era a bofia, mas que como iam 4 não ligou.

    Depois já queria ver a inspecção do radar.

    Depois disse que já lhe tinham tentado tirar a carta por 6 meses.
    Isto é o k faz ter altas bombas e não ter cabeça! Eu como conduzo um uno, ele "ensina-me" os limites, e certamente isso fez de mim um condutor mais calmo e consciente em 10 anos de carta! è tb por isso k defendo k quando se tira a carta não se devia logo pegar em altas bombas, mas sim acontecer como nas motos! qualquer utilitário hoje tem para cima de 70cv k nas mãos de um maçarico pode ser fatal (já para não falar nos carros turbinados). Acho tb k a carta por pontos já está a tardar!

    Comentário


      #32
      Excelente!!!

      Revejo-me completamente nesta opinião!
      Não posso deixar de agradecer

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
        Isto é o k faz ter altas bombas e não ter cabeça! Eu como conduzo um uno, ele "ensina-me" os limites, e certamente isso fez de mim um condutor mais calmo e consciente em 10 anos de carta! è tb por isso k defendo k quando se tira a carta não se devia logo pegar em altas bombas, mas sim acontecer como nas motos! qualquer utilitário hoje tem para cima de 70cv k nas mãos de um maçarico pode ser fatal (já para não falar nos carros turbinados). Acho tb k a carta por pontos já está a tardar!
        achas que um carro de 130cv é uma "bomba"?
        achas que um carro com menos de 70cv vai tornar toda a gente santinha das estradas? qualquer carro à venda dá para fazer atrocidades nas estradas. o problema não é a potencia, é a mentalidade.
        quanto À carta por pontos, ela já existe. se fizeres um certo conjunto de infracções em X anos, ficas sem carta. supostamente aprende-se isto nas aulas de código. só não se chamam pontos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          achas que um carro de 130cv é uma "bomba"?
          achas que um carro com menos de 70cv vai tornar toda a gente santinha das estradas? qualquer carro à venda dá para fazer atrocidades nas estradas. o problema não é a potencia, é a mentalidade.
          quanto À carta por pontos, ela já existe. se fizeres um certo conjunto de infracções em X anos, ficas sem carta. supostamente aprende-se isto nas aulas de código. só não se chamam pontos.
          Curiosamente são alguns condutores com carros velhos, de pouca potencia e os TDI do costume que mais vejo a fazer asneiras na estrada.

          Pelo contrario, os condutores dos carros mais potentes, vulgos "maquinões" são os que fazem uma condução mais moderada.

          Comentário


            #35
            generalizando, não deves generalizar :D
            há condutores maus em todo o tipo de carros.
            o gajo que faz atrocidades com um carro de 130cv vai continuar a faze-las com um carro de 50cv. o problema é a falta de cérebro. não é o carro.

            Comentário


              #36
              Alguem gravou?

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                ...o problema é a falta de cérebro. não é o carro.
                Este é um dos principais motivos!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                  Loool. mas tu não andas depressa nos AEs, isso ai não é defeito, o sistema é que tem um defeito que pune aqueles que praticam velociadade superiores aos 120km/h, quer queiram quer não, todos sabemos bem que num AE é seguro viajar a velocidades superiores, só temos é que ver as condições circundantes.
                  Opá eu sei, eu percebo perfeitamente o que dizes, mas a lei diz 120km/h (pronto até 140km/h é dificil algum policia chatear-te), logo temos que respeitar, gostemos ou nao... Eu é que tenho uma ENORME dificuldade em fazer auto-estrada a 140km/h, fico mole, menos atento à estrada e aos outros condutores (que é importantíssimo)... Claro que se acontece alguma coisa é mais facil parar dos 140 para os 0 do que dos 180/200 para os 0... é realmente perigoso (salvo nalguns troços de auto-estrada que até têm alguma qualidade), e se algum dia há algum acidente e acontece alguma coisa (esperemos que nao) ficas sempre com aquele peso na consciencia (será que se fosse mais devagar teria o acidente?)

                  Abraço!! ;)

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
                    ...é realmente perigoso (salvo nalguns troços de auto-estrada que até têm alguma qualidade), e se algum dia há algum acidente e acontece alguma coisa (esperemos que nao) ficas sempre com aquele peso na consciencia (será que se fosse mais devagar teria o acidente?)

                    Abraço!! ;)

                    Gostava de sublinhar aqui esta parte importantíssima, pois às vezes nós não temos bem a consciência do inferno em que a nossa vida se pode transformar a nível psicológico se, por exemplo, matarmos alguém devido a negligência nossa! Os sentimentos de culpa, os remorsos, tudo isso podem destruir a vida de uma pessoa também! Quem é vítima é sempre o mais infeliz, mas olhem que quem mata sem querer, mas com "culpa", nunca mais terá sossego na vida!

                    Comentário


                      #40
                      Sempre me considerei um condutor relativamente consciente, mas quando tive uma situação que se poderia ter revelado grave, tomei consciência do real perigo de não respeitar os limites da física e do próprio carro, bem como ter a noção que na estrada temos que respeitar regras. Num dia de chuva, numa estrada de paralelos, qual piloto de rali, quis acreditar que fazia a curva como mandam as leis... o problema é que as leis da física foram "rudes" (mas não implacáveis). O carro descontrolou-se e por sorte não atropelei um miudo que ia na berma, vindo da escola. Felizmente assustou-se quando ouviu o carro a deslizar e começou a correr... não fosse isso levava com traseira em cheio. Hoje em dia faço muitos km por ano e como tal a forma de conduzir e de encarar a estrada mudou. O que me falta entender são as insistentes faltas de respeito ao código, pondo em risco outros. Faço uma viagem em AE dentro do limite e demoro pouco mais do que se fosse a 150km/h por exemplo. Desta forma pouco no combustível, na mecânica, não arrisco a carta e circulo de uma forma mais segura.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Curiosamente são alguns condutores com carros velhos, de pouca potencia e os TDI do costume que mais vejo a fazer asneiras na estrada.
                        Ate chamam aos tdi's os carros de satanas, as freiras ate se benzem cada vez que avistam algum...santa paciencia tem juizo.
                        Ve se gente de todas as idades, raças, religioes e ve la carros, a fazer asneirada da grossa.
                        Gostei do senhor do ACP a cascar no ensino em portugal, esse sim bastante responsavel pelos maus condutores que temos. Mas claro as escolas de conduçao sao negocios como outro qualquer e nao podem estar a perder muito tempo com cada pessoa, convem é que entrem e saiam rapido para poder entrar outro que deixe la dinheiro. E é bastante mais facil e lucrativo para o estado criar um bode expiatório chamada velocidade e dar lhe toda a responsabilidade das mortes na estrada.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                          Gostava de sublinhar aqui esta parte importantíssima, pois às vezes nós não temos bem a consciência do inferno em que a nossa vida se pode transformar a nível psicológico se, por exemplo, matarmos alguém devido a negligência nossa! Os sentimentos de culpa, os remorsos, tudo isso podem destruir a vida de uma pessoa também! Quem é vítima é sempre o mais infeliz, mas olhem que quem mata sem querer, mas com "culpa", nunca mais terá sossego na vida!
                          Caro Lino, tenho infelizmente um atropelamento mortal no "curriculum" (de uma criança, ainda por cima), em que a responsabilidade não foi minha, e do qual tenho a consciência tranquila a todos os níveis, dado que circulava abaixo do limite de velocidade e com toda a atenção à estrada - a criança saiu de um caminho à minha esquerda, de bicicleta, caminho esse tapado por um muro directamente para a frente do meu carro, circulando eu numa via de sentido único e estreita. Nem tive tempo para virar a direcção- ... e no entanto posso afirmar que nada há pior do que se saber que se ceifou uma vida, com ou sem "culpa".

                          O acidente foi em 1990 mas ainda hoje me faz confusão ver crianças a andar de bicicleta na via pública ou junto a ela... aqueles segundos ficarão para sempre bem gravados na minha mente, com todos os detalhes. E garanto que é algo que não desejo ao meu pior inimigo...

                          Ontopic: o video do programa (que não vi) está disponível algures ? Site RTP, youtube ... ?

                          "V"
                          Editado pela última vez por Japh; 18 October 2007, 01:18. Razão: faltava texto...

                          Comentário


                            #43
                            achei piada a uma situação, que por vezes acontece-me muitas vezes em autoestrada.

                            A policia estava a multar um gajo que ia a 171km/h. o gajo ainda começa a refilar e o policia vira-se para ele e diz " O senhor nem dava tempo para os carros sairem da frente".

                            Uma situação que acontece-me muitas vezes, vai um gajo a ultrapassar na faixa da esquerda a 150/160 km/h, já claramente em excesso de velocidade e sem se aperceber, já tem outro colado à traseira a fazer sinais de luzes, é que nem não tempo para eu sair da frente

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                              Ontopic: o video do programa (que não vi) está disponível algures ? Site RTP, youtube ... ?

                              "V"
                              mms://195.245.168.21//rtpfiles/video...1_10102007.wmv

                              Comentário


                                #45
                                Gajo catado por "costurar" e se colar aos carros da frente: «vocês só me multaram por causa daqueles 2 meninos (repórter e cameraman).

                                Não estúpido! Eles multaram-te porque és um arrogante, convencido que a estrada é toda tua, um potencial assassino que não adequa a velocidade à densidade do tráfego.


                                E o gajo continuou: «Da última vez queriam tirar-me a carta por 6 meses»
                                Agente da BT: «Ah, quer dizer que prevarica muito».

                                QUINZE A ZERO!!! Quer dizer que não era a primeira vez que o gajo era catado, e mesmo assim continuava armado em rei da estrada. Perdeu uma excelente oportunidade para estar calado e engolir a arrogância.



                                Gostava de ver a BT a dedicar mais atenção a este tipo de comportamentos, que me parecem mais perigosos do que uma velocidade mais elevada em AE's com pouco trânsito, como no caso do outro gajo apanhado na reportagem. Mesmo assim, a conversa do gajo - «foi só hoje, estava com pressa»; «vai ter mais cuidado?»; «amanhã» - também foi provocatória. A malta realmente não é capaz de admitir quando não tem razão.


                                EDIT: E os gajos a entrarem nas áreas de serviço das AE's para paparem os que respeitam as filas? Filhos de uma grande badalhoca!!! Fazem lembrar os que saem do IC19 no nó de Tercena-Massamá para entrarem outra vez à frente, empatando o trânsito que passa nas estradas municipais entre as duas localidades.
                                Editado pela última vez por RAD; 18 October 2007, 08:37.

                                Comentário


                                  #46
                                  Infelizmente não vi nada de novo neste programa.

                                  Foi igual a muitos outros que deram anteriormente.

                                  Continuam com as mesmas técnicas e com a mesmissima visão do problema... e as mortes continuam a aumentar.

                                  E que tal mudar de estratégia?

                                  Em vez de procurarem certo tipo de condutor ou certo tipo de carro ou a velocidade em si, porque não insistir nas dezenas de "pontos negros" e estradas da morte que existem em Portugal?

                                  Quantas vidas já ceifaram esses pontos negros?

                                  Mas a velocidade é que está na moda... sempre esteve.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Só há uma coisa que eu não percebi no gajo do ibiza. Eu vejo-o claramente a fazer uma ultrapassagem pela direita. Porque raio só foi multado por excesso de velocidade?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Foi ao lado...

                                      mms://195.245.168.21//rtpfiles/video...m_17102007.wmv

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por RAD Ver Post

                                        EDIT: E os gajos a entrarem nas áreas de serviço das AE's para paparem os que respeitam as filas? Filhos de uma grande badalhoca!!! Fazem lembrar os que saem do IC19 no nó de Tercena-Massamá para entrarem outra vez à frente, empatando o trânsito que passa nas estradas municipais entre as duas localidades.
                                        Então e no Eixo Norte sul, junto à saída para a CC?!?!?!?!?!?!
                                        PALHAÇOS!!!!!! Pela via das dúvidas não deixo entrar nenhum!!!!!!!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                          E que tal mudar de estratégia?

                                          Em vez de procurarem certo tipo de condutor ou certo tipo de carro ou a velocidade em si, porque não insistir nas dezenas de "pontos negros" e estradas da morte que existem em Portugal?
                                          Acho que há pessoal a dar demasiada importância ao carro. Uns acham que o comportamento de rei da estrada é culpa do carro, outros acham que a BT o multou por causa do carro. O gajo é imbecil, tem excesso de confiança; em suma (e como também já referiram), é um problema de cérebro, não tem nada a ver com o carro.

                                          E acho muito bem que andem atrás de condutores descerebrados.
                                          Editado pela última vez por RAD; 18 October 2007, 10:17.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Obrigado Era "quase" esse ;) Esse é sobre falsificação de documentos

                                            Encontrei o correcto:
                                            mms://195.245.168.21//rtpfiles/videos/auto/emreportagem/reportagem_17102007.wmv

                                            "V"

                                            EDIT: OOps.... vim atrasado :D
                                            Editado pela última vez por Japh; 18 October 2007, 10:17. Razão: OOps.... vim atrasado :D

                                            Comentário


                                              #52
                                              Estive a ver agora e infelizmente foi apenas mais do mesmo.

                                              Morrem muitas pessoas, o código não se cumpre, a Polícia só multa, o ensino da condução é uma porcaria, os outros são melhores ......

                                              Ok, isso já sabemos. E soluções? Quando é que se começa a fazer alguma coisa? Os problemas já estão identificados agora só falta meter mãos à obra. Nem é preciso inventar nada, já há sistemas com provas dadas.

                                              Pequena nota: Que tiro no pé da RTP com aquele crash-test. Então foram logo escolher o do Landwind?

                                              Comentário


                                                #53
                                                infelizmente o condutor que foi apanhado tem uma mentalidade que nao lhe é unica. Aquele sentimento que os policias sao criminosos que nos "apanham" com armadilhas.
                                                Sinceramente nao morro de amores pela policia porque ja vi muita coisa desta classe, mas nao sei cmo o policia aguentou ali sempre a falar bem com uma besta que ja tem antecedentes, é apanhada a 178, e ainda arranja desculpas parvas que nao lembram ao diabo. era apanha lo por todas as coisinhas que desse naquele momento, luzes fundidas o que fosse.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Alem de ser prof no IST é tambem um user muito popular aqui do forum
                                                  Não quererás dizer "populista"?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Não quererás dizer "populista"?
                                                    Do qual - até à data - só li "perguntas" .... ainda aguardo respostas para muitas das que fiz (tanto aqui como noutro forum).


                                                    Já agora, tempo de resposta de 1 segundo ? Eu gosto de ser optimista, mas ...
                                                    Vou fazer o quote de uma entrada num outro forum exactamente sobre este assunto:
                                                    Já agora, houve uma (pseudo) campanha de sensibilização para a Sinistralidade Rodóviária no Terreiro do Paço, e tinham lá uns carrinhos para testarem o tempo de reacção dos condutores, e foi giro vêr quantos faziam 1 segundo, lol, Nenhum, e estavam somente a olhar para o monitor, não estavam a conversar, ou a falar ao telemóvel, a fumar o cigarro, ou a mexer no rádio.
                                                    "V"

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      infelizmente o condutor que foi apanhado tem uma mentalidade que nao lhe é unica. Aquele sentimento que os policias sao criminosos que nos "apanham" com armadilhas.
                                                      Sinceramente nao morro de amores pela policia porque ja vi muita coisa desta classe, mas nao sei cmo o policia aguentou ali sempre a falar bem com uma besta que ja tem antecedentes, é apanhada a 178, e ainda arranja desculpas parvas que nao lembram ao diabo. era apanha lo por todas as coisinhas que desse naquele momento, luzes fundidas o que fosse.
                                                      Mas essa mentalidade mesquinha e reles é mais usual do q se pode pensar e eu sei do que falo...
                                                      Chico-espertiçe tuguinha: em vez de meter a viola ao saco quando comprovadamente se é infractor, há q tentar, mesmo sendo causa perdida, dar a volta. Começa-se por uma ida urgente ao hospital ver uma tia afastada de 60 e tal anos q foi mãe, depois é a desculpa q estava a trabalhar e teve que ir a casa buscar o filho q estava doente
                                                      para o levar ao medico, depois questiona-se a seriedade de quem está a exercer o seu trabalho...o importante é refilar, argumentar, pq nunca se sabe se cola...
                                                      E se colar, à noite é uma galhofada no café do sitio, onde entre uma bejeca e outra contamos aos amigos como conseguimos ludibriar o tacanho do policia e ainda se leva umas palmaditas de parabens nas costas e mais uma rodada por semelhante conquista...
                                                      Está-nos no sangue...a gente bem quer evitar, pá!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Vi o programa e não desgostei. Não fiquei a saber nada de novo, mas sinceramente também não esperava algo diferente.

                                                        Por muito que se critique, o problema continua por aí à solta e não é de fácil resolução.

                                                        Claro, fácil é culpar as estradas, o parque automóvel (via ISV) e até o pessoal da RTP!

                                                        Mas eu sou condutor e pelo que experiencio todos os dias acredito piamente que deve ser mínima a percentagem de acidentes que ocorrem por culpa da estrada.

                                                        Que diabo, eu também gostava de estradas excelentes e carros muito seguros... mas não nos é ensinado nas escolas (constando até no CE) que o condutor deve adequar a velocidade às condições da estrada, do veículo que conduz, meteorológicas, trafégo, local, etc, etc?... a mim, pelo menos, foi!

                                                        Digam de vossa justiça quantas pessoas que partilham a estrada convosco praticam uma condução segura. Muito poucas, seguramente.

                                                        A irresponsabilidade mata...

                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        qual caça à multa? o que me farto de ver é gente que devia ser multada e a polícia não liga nenhum.[...]
                                                        Totalmente de acordo, Luis!

                                                        Quanto a soluções para o problema, urge modificar a mentalidade desde o ensino básico.

                                                        Uma coisa que ninguém costuma falar (por acaso falei eu aqui já lá vão uns anitos) são os maus exemplos que os pais condutores dão aos filhos.

                                                        Há muito trabalhinho de casa que precisa de ser feito, não é deixar tudo para as escolas! Educação, respeito e civismo aprende-se em casa!

                                                        Enquanto isto não fôr feito eu vou continuar a duvidar seriamente da eficácia de qualquer campanha de prevenção.

                                                        No ponto em que as coisas ainda estão, acho que só vai lá com repressão. Infelizmente...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                                          Vi o programa e não desgostei. Não fiquei a saber nada de novo, mas sinceramente também não esperava algo diferente.

                                                          Por muito que se critique, o problema continua por aí à solta e não é de fácil resolução.

                                                          Claro, fácil é culpar as estradas, o parque automóvel (via ISV) e até o pessoal da RTP!

                                                          Mas eu sou condutor e pelo que experiencio todos os dias acredito piamente que deve ser mínima a percentagem de acidentes que ocorrem por culpa da estrada.

                                                          Que diabo, eu também gostava de estradas excelentes e carros muito seguros... mas não nos é ensinado nas escolas (constando até no CE) que o condutor deve adequar a velocidade às condições da estrada, do veículo que conduz, meteorológicas, trafégo, local, etc, etc?... a mim, pelo menos, foi!

                                                          Digam de vossa justiça quantas pessoas que partilham a estrada convosco praticam uma condução segura. Muito poucas, seguramente.

                                                          A irresponsabilidade mata...



                                                          Totalmente de acordo, Luis!

                                                          Quanto a soluções para o problema, urge modificar a mentalidade desde o ensino básico.

                                                          Uma coisa que ninguém costuma falar (por acaso falei eu aqui já lá vão uns anitos) são os maus exemplos que os pais condutores dão aos filhos.

                                                          Há muito trabalhinho de casa que precisa de ser feito, não é deixar tudo para as escolas! Educação, respeito e civismo aprende-se em casa!

                                                          Enquanto isto não fôr feito eu vou continuar a duvidar seriamente da eficácia de qualquer campanha de prevenção.

                                                          No ponto em que as coisas ainda estão, acho que só vai lá com repressão. Infelizmente...
                                                          Bem eu tenho lido os post todos e continuo a dizer, a velocidade não é o grande problema, basta guiarmo-nos pelo que o código diz, devemos adequar a velocidade ás circunstâncias da via, trânsito, estado do tempo, etc...
                                                          Eu vou ser sincero, podem-me dizer mil vezes que é perigoso andar a 200km/h na AE com pouco transito e com bom piso que eu para mim é igual, nem ando muitas vezes, mas se tenho andado devagar tem sido só por causa da caça á multa que por ai anda, se fosse como antes acreditem que andava mais depressa.
                                                          Depois também tenho tido sempre o carro a meio gás, primeiro com rolamentos a fazer barulho, agora com uma jante suplente, então tenho adequado a velocidade ao estado do veículo, agora quando tiver as jantes reparadas e tudo certinho, quando tiver hipótese vou esticar um pouco o carro que já tenho saudades.
                                                          Agora que venham os moralistas todos para cima de mim que eu não me importo, até porque todos esses que falam ai falam sem razão, basta vermos a Autobahn, se o excesso de velocidade mata, então porque é que lá têm tão poucos acidentes e mortes nas AEs???
                                                          Só desconhecimento e hipocrisia, eu raramente passo dos limites, muito raramente, mas até hoje em AE nunca passei dos limites, agora dos limites de velocidade já passei várias vezes.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                            Bem eu tenho lido os post todos e continuo a dizer, a velocidade não é o grande problema, basta guiarmo-nos pelo que o código diz, devemos adequar a velocidade ás circunstâncias da via, trânsito, estado do tempo, etc...
                                                            Eu vou ser sincero, podem-me dizer mil vezes que é perigoso andar a 200km/h na AE com pouco transito e com bom piso que eu para mim é igual, nem ando muitas vezes, mas se tenho andado devagar tem sido só por causa da caça á multa que por ai anda, se fosse como antes acreditem que andava mais depressa.
                                                            Depois também tenho tido sempre o carro a meio gás, primeiro com rolamentos a fazer barulho, agora com uma jante suplente, então tenho adequado a velocidade ao estado do veículo, agora quando tiver as jantes reparadas e tudo certinho, quando tiver hipótese vou esticar um pouco o carro que já tenho saudades.
                                                            Agora que venham os moralistas todos para cima de mim que eu não me importo, até porque todos esses que falam ai falam sem razão, basta vermos a Autobahn, se o excesso de velocidade mata, então porque é que lá têm tão poucos acidentes e mortes nas AEs???
                                                            Só desconhecimento e hipocrisia, eu raramente passo dos limites, muito raramente, mas até hoje em AE nunca passei dos limites, agora dos limites de velocidade já passei várias vezes.
                                                            Talvez pela (altíssima) qualidade dessa auto-estrada juntamente com o civismo e boa conduçao dos outros condutores. Se calhar nao ultrapassam sem fazer pisca tanto como nos, andam com os carros a 100% a nivel de amortecedores e travoes (muito veículos portugueses andam sem amortecedores embora tenham "bom aspecto" por fora), etc, etc! Mas definitivamente que a solução NAO ESTA em reduzir ainda mais os limites de velocidade.
                                                            Infelizmente em PT há a mania ESTUPIDA da caça à multa, em haver carros descaracterizados e carros atras de "arbustos" com radares, radares escondidos em caixotes do lixo... Se o objectivo é fazer os condutores respeitarem os limites de velocidade, em que é que essas atitudes ajudam? Acho que tem MUITO mais eficácia os radares como existem na VCI e em Lisboa, em que nos já sabemos a partida que ali existe um radar, logo respeitamos o limite. Se esses radares estivessem escondidos o que é que aconteceria? Muito provavelmente nao respeitaríamos o limite de velocidade, precisamente porque nao sabemos que o radar está la, logo o objectivo da BT e nao so, em fazer com que respeitemos os limites de velocidade sai completamente furado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                                              .

                                                              Que diabo, eu também gostava de estradas excelentes e carros muito seguros... mas não nos é ensinado nas escolas (constando até no CE) que o condutor deve adequar a velocidade às condições da estrada, do veículo que conduz, meteorológicas, trafégo, local, etc, etc?... a mim, pelo menos, foi!

                                                              Digam de vossa justiça quantas pessoas que partilham a estrada convosco praticam uma condução segura. Muito poucas, seguramente.

                                                              A irresponsabilidade mata...

                                                              , urge modificar a mentalidade desde o ensino básico.

                                                              Uma coisa que ninguém costuma falar (por acaso falei eu aqui já lá vão uns anitos) são os maus exemplos que os pais condutores dão aos filhos.

                                                              Há muito trabalhinho de casa que precisa de ser feito, não é deixar tudo para as escolas! Educação, respeito e civismo aprende-se em casa!

                                                              Enquanto isto não fôr feito eu vou continuar a duvidar seriamente da eficácia de qualquer campanha de prevenção.

                                                              No ponto em que as coisas ainda estão, acho que só vai lá com repressão. Infelizmente...
                                                              O código da estrada simplesmente é ignorado, comparei o que é ensinado nos dias de hoje aos candidatos a condutores e o que me foi ensinado em 1991 e a diferença é enorme. Não vamos culpar só o ensino, que tem muitas falhas como todos sabemos, o problema é a falta de educação, de cultura e de respeito pelo proximo evidenciada pelos portugueses.

                                                              Os actuais manuais de código abrangem a parte psicilogica do condutor, o veiculo, relação com os outros utentes da via e noções bem definidas de segurança rodoviária. Porque razão é que depois saem cá para fora e esquecem completamente tudo????

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X