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    #61
    Uma Questao De Consciencia

    Eu penso que o que està em causa a meu ver é o seguinte: Bom eu vivo num pais que tem o seu nivel de sinistralidade talvez nao muito alto mas tem outra meneira de impor as suas regras, para nao falar de educacao rodoviaria a partir das escolas, penso que é ai que esta a ensencia de todos os nossos comportamentos mais tarde.

    Mas o que quero por em questao é o seguinte: nao estou de acordo com certos conductores que pensam que ter um carro é so velocidade, para mim cada conductor deve ter consciencia do carro que tem a sua potencia o seu estado geral do vaiculo como do conductor e saber quais os limites que a lei impoe na estrada que conduz penso que em Portugal a velocidade é de 50 km hora dentro das localidades 70 km hora nas astradas nacionais 90 a 110 km hora nas variantes ou IPs e de 120km hora nas auto estradas.
    Aqui é igual exepto nas auto estradas é de 130 km hora nas auto estradas mas nao estou de acordo quando vou a Portugal e vou de Alverca para Lisboa na auto estrada e vejo um pequeno Peugeot 207 1.4 HDI 69 CV a andar a 160km um carro que nao tem prestacoes nenhumas demora dos 0 aos 100km 15.3 segundose 5 mudanca demora dos 90km ate 120km 13.8 segundos mas concerteza que pensa eu vou a 160km sou o maior; erro!
    Bom o problema é que toda as pessoas querem andar depressa nao interessa o carro que tenha, mas por favor nao pensem que um carro pequeno tenha a mesma seguranca a todos os niveis que um grande.

    Se sei que conduzo o carro pouco potente limito me a andar na faixa da direita ou do meio se por acaso tiver de efectuar uma ultrapassagem, mas ver certas pessoas com certos carro sempre na faixa de esquerda a fundo pensando que com tal carro podem fazer o que querem estao errados.


    Se andar na auto estrada refiro por exemplo aqui ao lado na Alemanha num Renault Twingo 1.5cc dci 65 cv a andar 130 km hora, sinto seguranca, se andar num Renaul Clio 3 1.5ccdci a andar a 140 km hora sinto seguranca, se andar num Renault Megane 1.5cc dci 85cv a 150 km hora sinto seguranca, se andar num Renault Megane 2.0cc 150cv a 170 km a hora sinto seguranca, se andar num Renault Vel Saltis 2.0cc 175cv a 180km hora sinto seguranca ou mesmo se andar num Renault Megane R 26 a 200 km também sinto seguranca, penso que me entende cada carro tem a sua construcao e a sua seguranca e rigidez, mas nao podemos fazer com um carro pequeno o que faz um grande.
    Cumprimentos

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      #62
      o problema não é sentires segurança com determinado carro, o problema é que tens de andar com outros carros na estrada, e ter um gajo a 200 a passar ao lado de camiões a 100 não é seguro :P

      Comentário


        #63
        O Perigo Eminente

        Sábado, Maio 06, 2006

        Estatísticas de acidentes em Portugal





        Um dos muitos acidentes que ocorreram
        Bastou um fim de semana prolongado, um pouco de calor e muito Sol e as estradas portuguesas ficaram cobertas de sangue, com largas centenas de acidentes de viação e um número de mortes que nos envergonha a todos.

        Mas igualmente grave é o facto de serem encobertos as mortes que ocorrem após a entrada nos hospitais dos feridos resultantes de acidentes de viação, número que, sendo desconhecido, viria aumentar em muito as estatísticas que hoje sabemos não corresponderem minimamente à verdade.

        Foi recentemente apresentado um estudo acerca do acréscimo possível, caso fossem contabilizados os feridos que morrem durante o primeiro mês após um acidente de viação, tendo os números aumentado substancialmente mas, estamos convictos, menos do que os que realmente se verificam.

        A extrapolação de números a partir de outros países, com sistemas de emergência e de socorro diferentes, onde os cuidados hospitalares são, normalmente, de melhor qualidade, peca por falta de rigor científico, sobretudo se nos lembrarmos que a primeira hora a seguir a um acidente é decisiva em termos de sobrevivência.

        Da diferença real entre os resultados obtidos noutros países europeus e em Portugal, pode-se aferir a real eficácia quer do socorro, quer da emergência hospitalar, podendo-se tirar conclusões com rigor sobre as causas pelas quais tantos sinistrados acabam por falecer em consequência de acidentes e as razões estruturais que ditam números inaceitáveis para um país europeu.

        Assim, utilizar projecções que se baseiam em factores que nada têm a ver com a realidade nacional, mesmo que possa corrigir um pouco os erros que hoje se verificam, continuará a dar resultados muito abaixo da realidade, compondo umas estatísticas que nenhum Governo tem coragem para enfrentar.

        A A 25 diminuio drasticamente os acidentes com gravidade em cerca de 55 por cento desde que deixou de ser um IP, serà das melhores condicoes do piso? serà da prevencao continua deixamos de andar de 90 a 100 km hora para passarmos a andar a 120 km hora, e ouve reducao drasticas acidentes com gravidade, penso que comecam a ver o que se passa na Alemanha ou nao? E um comeco.

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          #64
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          o problema não é sentires segurança com determinado carro, o problema é que tens de andar com outros carros na estrada, e ter um gajo a 200 a passar ao lado de camiões a 100 não é seguro :P

          Mas aqui ao lado do Luxembourg tenho a Alemanha e os camioes sabem que a sua faixa de rodagem e sempre a direita e nao podem ultrapassar, assim como aqui no Luxembourg e proibido, por isso as outras duas faixas nao interferem com as ultrapassagens de que queiram ultrapassar e olha que podem rodar sem limite de velocidade em algumas auto estradas.

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            #65
            Originalmente Colocado por MIGUEL FARIA Ver Post
            A A 25 diminuio drasticamente os acidentes com gravidade em cerca de 55 por cento desde que deixou de ser um IP, serà das melhores condicoes do piso? serà da prevencao continua deixamos de andar de 90 a 100 km hora para passarmos a andar a 120 km hora, e ouve reducao drasticas acidentes com gravidade, penso que comecam a ver o que se passa na Alemanha ou nao?
            obviamente que agora morre menos gente na A25 do que no IP5 porque agora não há colisões frontais... tem separador. a velocidade tem zero a ver com a diminuição dos acidentes mais graves.

            Comentário


              #66
              Conduzir com consciencia

              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              obviamente que agora morre menos gente na A25 do que no IP5 porque agora não há colisões frontais... tem separador. a velocidade tem zero a ver com a diminuição dos acidentes mais graves.

              Bom deixo aqui uma mensagem: cada pessoa deve ter consciencia dos seus actos, mas estes nunca devem por a vida dos outros em perigo, e se possivel também a sua um abraco.


              placard.jpg

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                #67
                não percebi essa resposta. fizeste um raciocínio incorrecto, eu corrijo-te, e tu vens-me com frases feitas que não interessam para a conversa?

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                  #68
                  Muito medo de andar na estrada... é o que vos digo!

                  Ter cuidado connosco... e com os outros!

                  Comentário


                    #69
                    Informacao importante aos mais descuidados

                    Diesel - O sistema de combustão interna inventado por Rudolph Diesel baseia-se num conceito diferente dos motores a gasolina ou álcool. O combustível (diesel) é injetado dentro da câmara de combustão e o pistão ao iniciar a subida faz a combustão através do calor gerado pela compressão do ar no interior do cilindro. Não são necessárias velas nem carburadores.
                    Diferencial autoblocante - Algumas ocasiões, o mecanismo diferencial, tão benéfico para fazer manobras ou curvas, pode trazer dissabores em terrenos escorregadios. Para evitar estas situações, alguns veículos optam por diferenciais autoblocantes. Estes encarregam-se de corrigir a tendência dos diferenciais para enviar a potência do motor à roda que menos resistência oferece. Assim se uma das rodas motrizes patina em cima de uma placa de lama, o diferencial convencional encarrega-se de enviar potência a essa roda que patina desenfreadamente e o carro não avança. O mesmo acontece se uma roda fica no ar, como acontece com as rodas interiores da curva. Os diferenciais autoblocantes - sejam eles viscosos, Torsen, etc - encarregam-se de enviar a potência à roda que oferece mais resistência, e portanto, dispõe de maior aderência, e permite solucionar situações mais delicadas. O seu uso é uma necessidade em competição, para melhorar a motricidade, e em condução todo-terreno.
                    Direção assistida ( Hidráulica) - Dispositivo de ajuda à condução que aplica energia - elétrica ou hidráulica - para facilitar ao condutor no manuseamento do volante. Ajuda indispensável para fazer manobras, este equipamento também permite ao fabricante instalar equipamentos que proporcionem mais estabilidade ao veículo, pois quando a direção pesa mais, a direção assistida faz parte do trabalho. O aparecimento da direção assistida elétrica permitiu que, através de um botão, o condutor possa escolher o grau de suavidade que pretende do volante, mediante estar a andar na estrada ou na cidade.
                    Distância de frenagem - Resultado da melhor distância de frenagem obtida sobre uma superfície horizontal. Se o veiculo tem ABS, a frenagem é feita pisando a fundo o pedal do freio. Se não tiver ABS, dosifica-se a pressão exercida no mesmo pedal.
                    DOHC (Double OverHead Camshaft) - Designação dos motores com dupla arvore de comando de válvulas montada no cabeçote do motor.
                    Faróis de xénon - Em vez das lâmpadas convencionais, os faróis de xénon utilizam o mesmo princípio de iluminação das lâmpadas florescentes para proporcionar uma luz branca-azulada, muito homogênea e de grande potência. Em substituição do filamento incandescente, estas lâmpadas têm dentro um gás nobre - denominado xénon - através do qual se efetua uma descarga elétrica. Não funcionam com os habituais 12 volts, mas precisam de transformadores para conseguir gerar tensões de trabalho acima dos 20.000 volts. O seu principal inconveniente consiste num ligeiro atraso até os faróis acenderem completamente, semelhante ao das lâmpadas florescentes de uso doméstico. Pelo seu elevado poder de iluminação, precisam de um sofisticado sistema de correção de altura, feito através de motores elétricos, que atuam em centésimos de segundo para evitar oscilações com os movimentos da carroçaria.
                    Filtro de partículas - Um dos maiores inconvenientes dos motores Diesel, inexistente nos motores a gasolina ou a álcool, é a presença de partículas sólidas no escape. Estas partículas, o tradicional fumo negro visível, enfrentam uma regulamentação cada vez mais restrita. Prevê-se que a legislação que entrará em vigor em 2005 não se poderá cumprir se não houver um aumento na qualidade do gás/óleo e/ou se encontre um processo que diminua a presença das partículas no escape. O grupo PSA lançará o primeiro sistema de filtragem de partículas, que serão queimadas no catalisador depois de se juntar ao combustível um aditivo que reduza a temperatura do início da combustão das mesmas. Existe um outro filtro de partículas e de polén que impede a entrada destes no habitáculo, assim como de maus odores.
                    Injeção multiponto - Sistema de alimentação presente nos motores a gasolina ou álcool, que consiste em ter um injetor por cada cilindro. Com isto consegue-se uma injeção precisa, o que se traduz num funcionamento do motor mais suave e regular, com menor consumo de combustível.
                    Intercooler - Emprega-se este termo para identificar um radiador que arrefece o ar da admissão em motores turbocomprimidos. Nestes motores o ar aquece, devido a compressão a que é submetido, baixando a densidade e o seu conteúdo de oxigênio, o que diminui a possível perda de potência devido à sobrealimentação. O Intercooler arrefece este ar depois de comprimido para obter o máximo de sobrealimentação de ar do motor.
                    Limousine - Um termo que gera alguma confusão quando utilizado para designar determinados modelos. Uma Limousine é um veículo com chauffer cujo o habitáculo é separado por uma janela interior em vidro colocada entre o condutor e os passageiros.
                    McPherson - Um dos sistemas de suspensão mais conhecidos pela sua facilidade, economia de montagem e eficácia. Consiste num elemento telescópico apoiado na parte superior da carroçeria e unido ao cubo da roda na sua parte inferior, ao que também se une um braço transversal. O conjunto McPherson inclui um elemento telescópico, a mola e o amortecedor. Denomina-se "pseudo McPherson" ao conjunto que incorpore um braço adicional para controlar o possível deslocamento longitudinal do cubo da roda.
                    Monovolume - Categoria de veiculo de acordo com a forma da sua carroçeria. Como o seu nome indica, num só corpo de volume integram-se o vão do motor, o habitáculo e o bagageiro.
                    Peso Bruto - Inclui o peso do veículo e o peso admissível inscrito na ficha de homologação. Até aos 3500 kg são considerados veículos ligeiros. Acima deste valor são designados por veículos pesados.

                    Pick-up - Categoria de veículos com grande aceitação no Estados Unidos, tem uso profissional e outra familiar, dispõe na parte de trás da cabine uma plataforma de caixa aberta para o transporte de mercadorias. Na sua versão original a cabine conta com uma só fila de bancos corrida, mas existem as versões de cabina dupla, que contam com duas filas de bancos. Esta carroçaria foi desenvolvida a partir de um veículo de todo-o-terreno.
                    Pneus (Tipos) - Saber descodificar os números e letras inscritos nos pneus pode ser o melhor caminho para poupar dinheiro, cada vez que tiver de trocar os seus pneus.
                    Por exemplo, um pneu que tem a seguinte inscrição: 225/60R16. Os 225 são os milímetros referentes a largura da banda de rodagem do pneu, ou seja, a superfície que estará em contato com o solo. O número 60 é a percentagem da largura do pneu (60%). Quanto aos 16 são as polegadas da jante. Falta o "R"... Siga com atenção as designação de cada letra, que não são mais do que os índices de velocidade máxima aconselhada para cada tipo de pneu:
                    S = 180 km/h
                    T = 190 km/h
                    H = 210 km/h
                    R = 230 km/h
                    V = 240 km/h
                    Z = mais de 240 km/h
                    Potência máxima - Pode ser medida em cavalos (horsepower) ou em Kilowatts. Na maioria dos países a medida de medição da potência do motor mais utilizada são os cavalos, uma medição quase ancestral.
                    Pré-tensores dos cintos de segurança - Dispositivo de segurança que dá uma margem de 15 centímetros no cinto de segurança quando ocorre uma colisão. Com este sistema conseguem-se eliminar possíveis lesões e podem-se desenhar cintos que não pressionem demasiado. O tensor pode desencadear um sistema mecânico - uma mola - ou pirotécnico com um explosivo.
                    Protótipo - Também conhecidos por "Concept Cars", não são mais do que modelos para apresentação de novos conceitos de desenho automóvel ou para determinados testes dinâmicos. Normalmente a fase de protótipo serve para apresentar um determinado modelo num salão automóvel internacional e para recolher opiniões. Dessas opiniões sairá a decisão de seguir para a produção em série. Muitos dos protótipos presentes nos salões nunca chegam à produção em série e servem para mostrar que o departamento de design de determinado construtor está ativo e a procura de novos conceitos para o futuro.
                    Recirculação de gases de escape - Dispositivo anticontaminante, que em determinadas circunstâncias faz com que grande parte dos gases de escape voltem a entrar na câmara de combustão. Assim consegue-se que a temperatura de combustão diminua e que os gases emitidos para a atmosfera sejam menos nocivos.
                    Recuperações (Reprises) - Exercício que simula a aceleração de um veículo que circula a 80 km/h. Este testes é efetuado em 4ª e 5ª velocidades, e o objetivo é colocar em evidência as aptidões dinâmicas do veículo quando circula com o motor em médio regime. As recuperações a partir dos 20 km/h iniciando-se em 2ª, permite obter uma conclusão semelhante ao exercício de aceleração, eliminando a influência do condutor e dos pneus no arranque.
                    Regulador eletrônico de frenagem - O regulador eletrônico de frenagem existe no automóvel para regular a intensidade da mesma nas rodas traseiras em função da carga transportada pelo veículo. Quanto maior for o peso nas rodas traseiras, maior é a capacidade de suportar a frenagem antes das rodas começarem a derrapar. A princípio o sistema era mecânico, mas com a chegada da eletrônica, e com o auxilio dos sensores do ABS, este sistema começou a incluir um regulador eletrônico, que permite ajustar de um modo mais preciso a intensidade da travagem que chega as rodas da frente, reduzindo assim as distâncias da frenagem e os riscos de bloqueio por mau funcionamento.
                    Relação peso/potência - É uma fórmula matemática que se utiliza para dividir o peso e a potência registada no banco de ensaios ( dinamômetro ). O resultado é uma aproximação ao valor da velocidade de ponta de um veículo, especialmente a aceleração.
                    Roadster - Um modelo de dois lugares conversível com uma linha esportiva. Exemplos: BMW Z3, Porsche Boxster, MGF, Mazda MX - 5...
                    RWD (Rear Wheel Drive) - Designação dum veículo com tração traseira.
                    Sedan - Um modelo familiar de quatro ou cinco lugares com duas portas, normalmente chamado entre nós por "três volumes".

                    Segurança ativa - O sistema de segurança mais importante do veículo encontra-se sentado atrás do volante. Em grande parte, a responsabilidade de um acidente depende do condutor e da sua capacidade de avaliar uma situação. No entanto, o condutor está sempre dependente das capacidade do seu veículo para o informar e para responder às suas intenções de modo a evitar o acidente. A isso chama-se segurança ativa. O veículo enquanto conjunto, é a base da segurança ativa. Suspensões, motor, freios e direção são elementos básicos. O carro deve ser insensível ao estado do piso, deve desacelerar rapidamente, deve virar obedientemente, deve contar com um motor eficaz nas reduções, etc. Mas também influenciam muitos outros fatores, como uma boa aerodinâmica, que evita que as trajetórias sejam influenciadas pelo vento lateral. Definitivamente o desenho e a boa manutenção do carro constituem os fatores chave da segurança ativa
                    Segurança passiva - Em determinadas situações a segurança ativa de nada serve e dá-se mesmo o acidente. A partir deste momento começa a trabalhar a segurança passiva do automóvel. Os sistemas de segurança passiva estão adormecidos - ou aparentemente inativos - durante o funcionamento normal do veículo. Porém alguns destes sistemas estão bem ativos. Desde o momento em que se dá o acidente até que o airbag está totalmente insuflado por forma a proteger o impacto do corpo contra as partes do veículo, decorrem apenas 20 milésimas de segundo. A partir do momento em que se dá o acidente, o veículo dá-se como perdido. Toda a sua estrutura, carroceria e outros elementos específicos suicidam-se literalmente, segundo uma seqüência meticulosamente estudada. Não se equacionam gastos ou desperdícios, o único objetivo é garantir o mínimo de consequências físicas para os ocupantes. Se a segurança ativa serve para evitar que se dêem os acidentes, a segurança passiva só tem um objetivo: que as únicas consequências para as pessoas envolvidas sejam a nível econômico.
                    Segurança preventiva - Há elementos que afetam ativamente a segurança de um carro e que não se podem considerar como parte da segurança ativa. É inegável que um botão de emergência grande e colocado num local central e de fácil acesso que possa ser acionado sem que o condutor tenha que se distrair do que está a fazer é um fator de segurança. Este é um exemplo de segurança preventiva. Toda a ajuda que permita ao condutor manter o máximo de atenção a condução é um elemento de segurança preventiva. Um sombra que não se reflita no pára-brisas, bancos que permitam um bom ajuste , uma boa climatização e um relógio que não obrigue o condutor a desviar a visão para ver as horas são exemplos de segurança preventiva, um dos aspectos mais planejados do desenho automóvel.
                    Sensor de Chuva - Dispositivo capaz de avaliar a quantidade de chuva no pára-brisas por forma a regular automaticamente a velocidade das palhetas do limpador. Este equipamento permite um funcionamento automático e a medida das necessidades para manter plena visibilidade em condução a chuva. Este sensor é colocado na parte interior do pára-brisas e funciona com um emissor de infravermelhos. Um para-brisas limpo reflete claridade em toda a sua dimensão, e numa situação de chuva o sensor de infravermelhos avalia a quantidade de luz que é "perdida", tendo assim informação da intensidade de chuva pela quantidade de água depositada no vidro, calculando automaticamente qual a velocidade dos limpadores mais adequada.
                    Sistema de navegação GPS - Mapas digitalizados e um indicador permanente da posição do veículo permitem a criação de sistemas de navegação. Para tal é preciso um CD-ROM com os mapas de um país - já existe também em DVD - uma antena capaz de captar a informação enviada pelos satélites de GPS e um visor de comunicações. Introduz-se o nome do destino - cidade, lugar ou rua - e o sistema cria uma rota - pode-se selecionar a mais rápida, mais longa, etc - Através de sinais sonoros ou setas, o GPS indica a direção a seguir de uma forma contínua e em tempo real, pois a leitura de posição realiza-se constantemente, ao contrário dos mapas digitalizados.
                    Segundo os fabricantes, há informações de postos de abastecimento, restaurantes, etc. Em determinadas zonas de alguns países, o sistema é capaz de receber informações de trânsito e de meteorologia em tempo real, e assim estabelecer as rotas pelas ruas menos congestionadas.
                    Sistemas de retenção - Conjunto de dispositivos que atuam simultaneamente ou em seqüência em caso de colisão, com o objetivo de manter as pessoas dentro da estrutura do veículo e reduzir o risco de danos físicos. Estes mesmos sistemas encarregam-se de amortizar os impactos e de ativar as suas capacidades para minimizar os danos pessoais. O principal sistema de retenção é o cinto de segurança, que deve ser complementado com o airbag.
                    Sobrealimentação - Sistema auxiliar que alguns motores utilizam para aumentar a pressão com que o ar entra no motor. O resultado de injetar ar com mais pressão é o mesmo que dispor de um motor com mais cilindrada: mais binário, mais potência e mais consumo. Os sistemas mais comuns de sobrealimentação são o turbocompressor e o compressor mecânico ( blower ). Quando não se injeta ar a pressão - quando o compressor está desligado ou quando não se acelera o suficiente - porta-se como um motor de menor cilindrada que realmente é. Até há muito pouco tempo, nos motores a gasolina, os motores sobrealimentados precisavam de uma relação de compressão bastante reduzida, o que fazia com que a sua resposta em modo atmosférico fosse bastante fraca. Com os atuais avanços da eletrônica, já é possível trabalhar com relações de compressão bastante mais elevadas, tendo estes problemas desaparecido e os consumos diminuíram. A sobrealimentação venceu no mundo do motores Diesel, e conhecerá um grande avanço nos próximos anos nos motores a gasolina.
                    Sobreviragem - Tendência de um carro fugir de traseira quando aumenta a força lateral. Isto significa, que ao fazer uma curva, o carro sobrevirador tenha tendência a fechar a trajetória. O modo de condução pode alterar esta tendência, e inclusivamente, o mesmo veículo pode variar de uma tendência sobreviradora para uma subviradora. A Sobreviragem está dependente da magnitude da aceleração transversal a que é submetido.
                    SOHC (Simple OverHead Camshaft) - Designação dos motores com uma (1) arvore de comando de válvulas na cabeça do motor.

                    Comentário


                      #70
                      Informacao importante aos mais descuidados 2

                      Sonda Lambda - Sensor instalado no tubo de escape que se encarrega de controlar a quantidade de oxigênio residual dos gases de escape. Utiliza-se em motores a gasolina ou álcool com catalisador de três vias que informa a central eletrônica que administra a injeção. Na realidade, trata-se de um sensor de oxigênio operado pelo sistema de alimentação para controlar a pressão de combustível e de ar que são injetados nos cilindros. Quando as quantidades são quimicamente equivalentes, diz-se que se encontram em relação estequiométrica. Chama-se lambda a diferença entre a relação ao combustível da mistura que está a ser queimada em dado momento e a mistura estequiométrica. Se existir algum desajuste - que é o que detecta a sonda lambda - , o catalisador não poderia desempenhar o seu trabalho descontaminador de recombinação dos gases de escape. Quando a lambda é igual a 1, é uma mistura estequiométrica, quando é menor do que 1 é uma mistura rica e quando é superior a 1 é uma mistura pobre.

                      Sonorização - Medição do nível de pressão de ruído emitido a altura da cabeça do ocupante do banco dianteiro, quando direito e sobre uma superfície de referência a uma velocidade constante. Expressa-se em décibeis, e quanto maior o valor numérico maior o ruído. Não existe atualmente nenhuma legislação quanto ao ruído no interior do habitáculo, as leis apenas dizem respeito aos ruídos exteriores. A insonorização é a capacidade do veículo em diminuir o ruído exterior.

                      Spyder ou Spider - Uma designação adaptada no princípio do século passado para um modelo de dois lugares com um peso reduzido. Nos anos 50 os construtores italianos recuperaram o termo. Mais tarde viram a ser conhecidos por roadsters, mas a Alfa Romeo ainda teima em manter o termo Spider na sua gama de veículos.

                      Subviragem - Tendência de um carro para fugir de frente quando aumenta a força lateral. Isto significa que, ao fazer uma curva, um carro subvirador tenda a abrir a trajetória. O modo de condução pode alterar esta comportamento, e inclusivamente um mesmo veículo pode variar de uma tendência subviradora para uma sobreviradora, dependendo da magnitude da aceleração transversal a que for submetido.

                      Suspensão Independente - Um tipo de suspensão em que cada roda tem amortecimento individual. Durante a rodagem cada distúrbio acusado em determinada roda não tem efeito na roda oposta, ao contrário dos sistemas de eixo rígido.

                      Tara - Trata-se unicamente do peso de veículo vazio e sem condutor.

                      Taxa de compressão - A relação do volume do cilindro e a posição do pistão no seu ponto mais baixo de descida durante o tempo de trabalho.

                      Tração nas quatro rodas - Tipo de transmissão em que a força motriz se reparte por cada uma das quatro rodas. Esta divisão não tem que ser igual para cada uma das rodas, nem sequer constante, podendo depender da aderência disponível. Ao repartir os esforços motrizes por mais rodas, pode-se aproveitar melhor a aderência disponível, o que é bastante importante em pisos irregulares. Por outro lado, os carros com tração integral têm mais rolamentos, o que prejudica as prestações e os consumos relativamente aos carros de duas rodas motrizes. Para que este sistema seja verdadeiramente eficaz em pisos deslizantes, o carro tem de dispor de um sistema de bloqueio dos diferenciais, muito importante para a circulação em asfalto. Estes bloqueios são tradicionalmente mecânicos, mas hoje em dia a eletrônica encarrega-se de gerir a utilização dos mesmos, travando automaticamente uma roda quando patina com sistemas de ABS. Este sistema individual não só evita que uma roda gire sozinha - fazendo-a rodar até uma velocidade em que ganhe aderência -, como distribui a potência pelas outras rodas que têm aderência para sair de uma dificuldade.

                      Tuning - Uma moda derivada dos famosos Hot Rods americanos. Não é mais do que a alteração estética ou mecânica dum veículo feita pelo seu proprietário de modo a conseguir mais velocidade e melhores acelerações. Pode também não passar de alterações de ordem estética sem modificar as especificações do motor. Os adeptos do Tuning costumam dizer que estão a "personalizar" o seu carro quando procedem a estas modificações.

                      Turbocompressor - Um dos tipos possíveis de sobrealimentação de um motor é o turbocompressor. Utiliza-se para aumentar a pressão de ar que é injetada no motor de maneira que, com a mesma cilindrada, o motor admita mais combustível e proporciona um melhor trabalho. Em esquema, o equipamento consiste num compressor solidamente ligado ao motor, com um encaixe, a uma turbina, de modo que o conjunto seja denominado de turbocompressor. A diferença para outros sistemas de sobrealimentação é que o turbocompressor não rouba energia do motor, recebe dos gases de escape, daí que se possa notar um pequeno atraso na resposta do motor até que a turbina acelere, ao que se chama atraso do turbo ou "turbo lag". A turbina é colocada no tubo de escape, muito próximo do motor, daí que possa atingir temperaturas muito elevadas, que podem chegar aos 900ºC. As velocidades de circulação também são consideráveis, pois podem chegar a 100.000 rpm., o que requer muito cuidado no processo de produção para evitar eventuais desequilíbrios. Estas circunstâncias térmicas e mecânicas obrigam a que os turbocompressores incorporem um sistema de lubrificação muito eficaz, e em certos casos de refrigeração. Para evitar o aparecimento de fenômenos de deterioração nos motores a gasolina ou álcool, quando se vai instalar um turbo, diminui-se a relação de compressão ( pressão ). Nos motores Diesel, o turbo-compressor consegue reduzir os consumos, enquanto que nos motores a gasolina ou álcool essa relação é inversa.

                      Utilitário - Categoria de veículo. São os modelos mais pequenos do mercado, com um comprimento máximo de 3,7 metros.

                      Válvulas - Uma peça do motor que tem a sua função de vedar os fluxos de ar e combustível do motor, nomeadamente da câmara de combustão. Existem dois tipos de válvulas: as de admissão e as de escape. As de admissão encarregam - se da mistura ar - combustível. As de escape abrem a câmara de combustão para libertarem os gases da queima em direção ao escape.

                      Vidros Laminados - Este tipo de vidro possui uma película de plástico entre as duas camadas de vidro. Em caso de acidente evita o estilhaçar do vidro quando atingido por objetos ou pessoas.

                      Windowbag - Uma das denominações possíveis para os airbags que insuflam ao lado da cabeça para proteger os ocupantes em caso de colisão lateral. Também são conhecidas por cortinas infláveis.

                      4WD - FT (Four Wheel Drive - Full Time) - Designa um veículo de tração integral permanente e que não oferece a possibilidade de desligar a tração de um dos diferenciais. Alguns modelos de todo terreno possuem este tipo de tração integral, assim como algumas stations wagons de origem japonesa.

                      4WD - OD (Four Wheel Drive - On Demand) - Designa um veículo com tração integral, mas que pode utilizar apenas duas rodas motrizes sempre que o condutor assim o entender. Os veículos de todo-terreno atuais já possuem dispositivos que permitem fazer esta gestão da tração a partir do habitáculo, sem necessidade de sair do veículo

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                        #71
                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                        Só há uma coisa que eu não percebi no gajo do ibiza. Eu vejo-o claramente a fazer uma ultrapassagem pela direita. Porque raio só foi multado por excesso de velocidade?
                        Porqueo que para nós são comportamentos de risco (para além de ilegalidades, segundo o código), para as autoridades são irrelevantes. O que interessa é determinar se vais a mais de 120km/h.

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                          #72
                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                          o problema não é sentires segurança com determinado carro, o problema é que tens de andar com outros carros na estrada, e ter um gajo a 200 a passar ao lado de camiões a 100 não é seguro :P
                          Já agora, dizes isso porque...

                          Comentário


                            #73
                            Ó Miguel Faria, desculpa lá mas enganaste-te no topico?

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                              #74
                              Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                              Ó Miguel Faria, desculpa lá mas enganaste-te no topico?


                              Ele deve andar distraído.

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                                #75
                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                o problema não é sentires segurança com determinado carro, o problema é que tens de andar com outros carros na estrada, e ter um gajo a 200 a passar ao lado de camiões a 100 não é seguro :P
                                Sim de facto passar a 200 por um camião não é seguro, mas lá está, isso parte do bom senso da pessoa e da capacidade de avaliar o perigo, agora claro eu já sei que a velocidade nunca se vai aumentar nas AEs, embora seja obvio que numa AE são raros os acidentes e anda-se sempre acima dos 140, muitos mais, quem anda na estrada sabe do que falo, é ridiculo pensar que é inseguro, o problema é que na AE é muito mais fácil de apanhar os prevaricadores.
                                Eu dou o exemplo da A14 Montemor-o-Velho-Figueira, em toda a sua existencia, não me lembra de ter havido mortes lá e o pessoal sempre "abusou" naquela AE, no entanto os policias estão sempre lá e agora é só cameras instaladas ninguém sabe bem para quê. Tipica caça á multa, porque se não há acidentes porque é que se têm estas acções quando há estradas muito mais problemáticas, é só mesmo o prazer de multar o pessoal por excesso de velocidade.
                                Uma pessoa compra nos dias de hoje um carro que dá facilmente aos 200km/h e com uma excelente estabilidade e mesmo depois de tirar a carta onde o ensino é péssimo passam-lhe um atestado de incompetencia.

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