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    #31
    mas porque raio, quando se fala em turbo se poêm a falar dos diesel ???

    neste teste em questao sao ambos OTTO...

    Comentário


      #32
      por acaso não te "imaginava" a ler testes deste tipo de carro
      já agora...porquê???

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
        só podes estar a brincar

        os ottos são castrados ao maximo pelos regulamentos, quando não são banidos, bastava ir buscar um 1.5L turbo com 30 anos para abafar qualquer diesel actual
        Estarás a comparar carros de F1 com carros de resistência ?

        Isto não é nenhuma luta de qual é o melhor combustivel

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
          mas porque raio, quando se fala em turbo se poêm a falar dos diesel ???

          neste teste em questao sao ambos OTTO...

          Eu tinha avisado!!!!

          Comentário


            #35
            A única vantagem de ter muitas rotações disponiveis é o entusiasmo que pode proporcionar ao condutor numa condução "à piloto".

            Porque de resto, não há vantagens...

            Para condução normal, um carro com menos rotações e potencia máxima mais cedo, é mais fácil e agradável de conduzir, porque será, em principio, mais forte nos regimes mais baixos.


            Cumps

            Comentário


              #36
              Para condução norma
              mas neste caso estamos a falar em pista!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                já agora...porquê???

                Porque te vejo como um apreciador de carros mais pequenos e desportivos e (perdoa-me a sinceridade) como às vezes de "sitias" do lado dos honda associava esse comportamento a algum alheamento da restante realidade automobilistica.

                Ainda bem que me enganei

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                  A única vantagem de ter muitas rotações disponiveis é o entusiasmo que pode proporcionar ao condutor numa condução "à piloto".

                  Porque de resto, não há vantagens...

                  Para condução normal, um carro com menos rotações mas a potencia máxima mais cedo, é mais fácil e agradável de conduzir, porque será, em principio, mais forte nos regimes mais baixos.


                  Cumps
                  Os exemplos são de carros de competição.

                  E nesse particular temos como expoente máximo a F1 onde sempre houve uma procura desenfriada por rotações... por alguma coisa será.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    Estarás a comparar carros de F1 com carros de resistência ?
                    o otto banido a que me referia ganhou le mans e foi banido

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                      o otto banido a que me referia ganhou le mans e foi banido
                      Mazda???

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                        o otto banido a que me referia ganhou le mans e foi banido
                        Um Mazda ? é discutivel se se pode considerar um 1.5 ...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Um Mazda ? é discutivel se se pode considerar um 1.5 ...
                          Mas teve a vantagem das rotações!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                            só podes estar a brincar

                            os ottos são castrados ao maximo pelos regulamentos, quando não são banidos, bastava ir buscar um 1.5L turbo com 30 anos para abafar qualquer diesel actual
                            Isso tem a ver com questão do peso. Um bloco diesel também é mais pesado que um bloco a gasolina, logo a aceitar-se a inscrição de carros a gasolina, têm que se limitar o défice dos diesel nesse ponto de alguma maneira.

                            Se me disseres que os gasolina estão a ser "castrados" em demasia, talvez concorde contigo, pelo menos a avaliar pelas guerras entre marcas que têm existido nesse sentido.

                            Não será muito normal ver um TDi acabado de chegar a um campeonato, impôr-se facilmente ao "irmão mais velho" a gasolina, mas isso aconteceu no WTCC.

                            Diesel à parte... sinceramente já não sei!

                            Comentário


                              #44
                              Porque te vejo como um apreciador de carros mais pequenos e desportivos e (perdoa-me a sinceridade) como às vezes de "sitias" do lado dos honda associava esse comportamento a algum alheamento da restante realidade automobilistica.

                              Ainda bem que me enganei


                              a minha referência automobilística é o 540i da anterior geração e um 300ZX que conheço bem e convivo quase diariamente!

                              além de já ter experimentado outros carros que considero interessantes.

                              apenas falo da Honda mais vezes porque os conheço bem do lado de fora e do lado de dentro e posso dizer que sei bem os defeitos e virtudes dos mesmos!

                              para teres uma ideia o 300ZX (gasolina biturbo) de origem não se dá muito bem no Estoril, com constantes perdas de tracção e sérias dificuldades em pôr a potência no chão, claro que dá 240 na recta...

                              Comentário


                                #45
                                desculpem, não me fiz entender, coisas diferentes, dei o exemplo do mazda como um otto banido e o exemplo de um F1 para mostrar a incapacidade do diesel actual igualar as prestações obtidas de um otto com apenas 1500 cc há 30 anos atrás

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post


                                  a minha referência automobilística é o 540i da anterior geração e um 300ZX que conheço bem e convivo quase diariamente!

                                  além de já ter experimentado outros carros que considero interessantes.

                                  apenas falo da Honda mais vezes porque os conheço bem do lado de fora e do lado de dentro e posso dizer que sei bem os defeitos e virtudes dos mesmos!

                                  para teres uma ideia o 300ZX (gasolina biturbo) de origem não se dá muito bem no Estoril, com constantes perdas de tracção e sérias dificuldades em pôr a potência no chão, claro que dá 240 na recta...
                                  Dois excelentes carros. Esse 540i é um V8 de 286 cv ? se for o que penso é mesmo excelente. Dois bons exemplos de carros que não devem passar das 7 mil rotações e andam muito bem

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por TIFFOSI Ver Post
                                    Isso tem a ver com questão do peso. Um bloco diesel também é mais pesado que um bloco a gasolina, logo a aceitar-se a inscrição de carros a gasolina, têm que se limitar o défice dos diesel nesse ponto de alguma maneira.

                                    Se me disseres que os gasolina estão a ser "castrados" em demasia, talvez concorde contigo, pelo menos a avaliar pelas guerras entre marcas que têm existido nesse sentido.

                                    Não será muito normal ver um TDi acabado de chegar a um campeonato, impôr-se facilmente ao "irmão mais velho" a gasolina, mas isso aconteceu no WTCC.

                                    Diesel à parte... sinceramente já não sei!
                                    Regras iguais para combustiveis diferentes... só assim se poderia comparar alguma coisa.
                                    Mas como tem que haver competição e espectaculo e as pressoes são muitas por parte dos construtores que querem ver o retorno do seu investimento e promover certo tipo de produtos... voi lá.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Dois excelentes carros. Esse 540i é um V8 de 286 cv ? se for o que penso é mesmo excelente. Dois bons exemplos de carros que não devem passar das 7 mil rotações e andam muito bem
                                      Não era o Viper que dava 250km/h ás 3500rpm's?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                        Os exemplos são de carros de competição.

                                        E nesse particular temos como expoente máximo a F1 onde sempre houve uma procura desenfriada por rotações... por alguma coisa será.

                                        Em carros de competição, não faço a minima ideia se ter mais rotação dá alguma vantagem...

                                        Mas sei que ter um turbo dá bastantes.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Na Auto Magazine de Dezembro fazem um comparativo a os seguintes carros:

                                          BMW 320 si S2000

                                          - 275 cv às 8.300
                                          - 242 nm às 7.250

                                          Seat Leon Supercopa

                                          - 305 cv às 5.900
                                          - 340 nm às 2.100

                                          Sobre o 1º dizem "Dá o seu melhor nos regimes mais altos, acima das 6.500 rpm, o que obriga a usar a 2ª velocidade mais vezes do que o esperado"

                                          Sobre o 2º dizem "Tem uma resposta imediata em qualquer regime e permite usar mudanças mais altas do que o BMW. Em termos de regime, termina onde o BMW começa, o que lhe retira encanto mas dá eficácia"

                                          São obviamente dois carros de competição. Achei engraçados os comentários, porque por aqui há o mito que carros desportivos quanto mais rotativos melhor e não têm nada a ver. Por outro lado até na competição mais binário e disponibilidade dão jeito

                                          P.S.: Obviamente que o BMW é atmosférico e o Leon é turbo

                                          Só existem 2 formas de se obter mais potência: ou com mais rotações, ou com maiores forças que são produzidas nos embolos (binários).

                                          No exemplo, um optou por uma forma e o outro optou pela outra.

                                          Consequências...

                                          Normalmente os motores que se opta por mais rotações (exemplo do BMW) apresentam diferenças muito curtas entre os pontos de binário e potência máximos. No caso, são serca de 1000 rpm's. Ou seja, é um motor que tem que ser conduzido lá bem nos altos regimes.

                                          Por outro lado quando se opta por obter maiores cargas nos embolos (binários) em que normalemente o que resulta melhor são os turbocompressores, essa diferença entre esse dois pontos é maior, no exemplo, cerca de 3800 rpm's.

                                          A diferença de binário não será assim tanto representativa (tal como se passa nos diesel, ups... também falei neles ), pois o carro com o motor mais curto (em rotações) terá necessariamente que ter uma caixa mais longa, fazendo diluir esse efeito do maior binário.

                                          O que vai ser representativo vai ser a disponibilidade do binário. No caso do Leon vai ser um carro mais redondo, como se costuma dizer, ou seja, mais disponível.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Dois excelentes carros. Esse 540i é um V8 de 286 cv ? se for o que penso é mesmo excelente. Dois bons exemplos de carros que não devem passar das 7 mil rotações e andam muito bem
                                            esse mesmo, V8 com 286 cvs!

                                            impressionante como sendo atmosférico, em qualquer velocidade bastava carregar no acelerador para se sentir um forte empurrão!

                                            o 300ZX é diferente, até o posso considerar amorfo até às 3000 rpm, a partir daí aqueles 2 turbos não dão hipóteses e fazem-se ouvir!

                                            para mim não é as rotações que interessam especificamente, em pista, mas sim a linearidade da subida de regime de um motor, isto é, que permita "quase" utilizar todos os cvs existentes. imaginemos um motor com 500 cvs, que permita utilizar o 251 se eu assim o quiser e não passar quase directamente do 230 para o 400... está confuso mas é a melhor forma que eu encontro para definir o que por exemplo senti em pista com o Nissan, curva 1, ou se ia em 2ª que se torna muito difícil de controlar a saida da curva, ou em 3ª onde tenho que estar á espera para desenvolver em força!

                                            mas claro que nos carros do teste a preparação é superior, com autoblocantes e relações de caixa específicas!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Qual é a diferença em fazer 270 às 8.000 rpm ou 270 às 6.000 rpms ?
                                              aqui esta o que sempre me fez confusao nas discussoes sobre este assunto que por aqui se fazem.
                                              É que tirando a parte emocional ou seja o de as pessoas gostarem de ouvir o motor a gritar nas 7mil, se um carro faz 250KM as 4mil é tao rapido quando um que faz o mesmo as 7mil. Ai é que gostava que me explicassem a vantagem do que faz mais rotaçoes.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                Só existem 2 formas de se obter mais potência: ou com mais rotações, ou com maiores forças que são produzidas nos embolos (binários).

                                                No exemplo, um optou por uma forma e o outro optou pela outra.

                                                Consequências...

                                                Normalmente os motores que se opta por mais rotações (exemplo do BMW) apresentam diferenças muito curtas entre os pontos de binário e potência máximos. No caso, são serca de 1000 rpm's. Ou seja, é um motor que tem que ser conduzido lá bem nos altos regimes.

                                                Por outro lado quando se opta por obter maiores cargas nos embolos (binários) em que normalemente o que resulta melhor são os turbocompressores, essa diferença entre esse dois pontos é maior, no exemplo, cerca de 3800 rpm's.

                                                A diferença de binário não será assim tanto representativa (tal como se passa nos diesel, ups... também falei neles ), pois o carro com o motor mais curto (em rotações) terá necessariamente que ter uma caixa mais longa, fazendo diluir esse efeito do maior binário.

                                                O que vai ser representativo vai ser a disponibilidade do binário. No caso do Leon vai ser um carro mais redondo, como se costuma dizer, ou seja, mais disponível.
                                                Muito bem SR. Monicamelo

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  É que tirando a parte emocional ou seja o de as pessoas gostarem de ouvir o motor a gritar nas 7mil, se um carro faz 250KM as 4mil é tao rapido quando um que faz o mesmo as 7mil. Ai é que gostava que me explicassem a vantagem do que faz mais rotaçoes.
                                                  em pista, maior linearidade na entrega da potência, tentei explicar no post em cima!

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                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                    esse mesmo, V8 com 286 cvs!

                                                    impressionante como sendo atmosférico, em qualquer velocidade bastava carregar no acelerador para se sentir um forte empurrão!

                                                    o 300ZX é diferente, até o posso considerar amorfo até às 3000 rpm, a partir daí aqueles 2 turbos não dão hipóteses e fazem-se ouvir!

                                                    para mim não é as rotações que interessam especificamente, em pista, mas sim a linearidade da subida de regime de um motor, isto é, que permita "quase" utilizar todos os cvs existentes. imaginemos um motor com 500 cvs, que permita utilizar o 251 se eu assim o quiser e não passar quase directamente do 230 para o 400... está confuso mas é a melhor forma que eu encontro para definir o que por exemplo senti em pista com o Nissan, curva 1, ou se ia em 2ª que se torna muito difícil de controlar a saida da curva, ou em 3ª onde tenho que estar á espera para desenvolver em força!

                                                    mas claro que nos carros do teste a preparação é superior, com autoblocantes e relações de caixa específicas!
                                                    Percebi claramente o que pretendias dizer e concordo inteiramente.

                                                    Nada como um grande e bom motor a gasolina atmosférico

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Muito bem SR. Monicamelo

                                                      Podes-me tratar por tu...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Por acaso gostava de ler esse artigo, porque não sei quais são as vantagens/desvantagens.

                                                        Mas elas devem existir, pois cada marca adopta a sua teoria...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          Podes-me tratar por tu...
                                                          Ali em cima foste um Sr. (senhor e não senhora, porque julgo que és um homem ).

                                                          É bom haver alguns interlocutores com o teu nivel de percepção das coisas.
                                                          Editado pela última vez por v7; 26 November 2007, 16:20.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Ali em cima foste um Sr. (senhor e não senhora, porque julgo que é um homem ).

                                                            É bom haver alguns interlocutores com o teu nivel de percepção das coisas.


                                                            Concordo.

                                                            Foi um excelente post. Conhecimentos técnicos aplicados à prática, tudo com a preocupação de tornar a informação perceptivel para os leigos.

                                                            Uma grande mais valia do nosso forúm.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                              aqui esta o que sempre me fez confusao nas discussoes sobre este assunto que por aqui se fazem.
                                                              É que tirando a parte emocional ou seja o de as pessoas gostarem de ouvir o motor a gritar nas 7mil, se um carro faz 250KM as 4mil é tao rapido quando um que faz o mesmo as 7mil. Ai é que gostava que me explicassem a vantagem do que faz mais rotaçoes.
                                                              Expliquei lá atrás o meu ponto de vista... até pode não ser o mais correcto...mas é uma explicação.

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