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Gasolina ou Gasóleo?
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostAdmito que sim Ricardo, mas no fundo o que pretendo transmitir é que na minha opinião os otto ainda, ressalvo o ainda, não conseguem bater os diesel em termos de litros consumidos.
O diesel ainda é mais barato e vai ser durante algum tempo.
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Originalmente Colocado por pmna Ver PostA diferença é a mesma de à três anos átras???
Vou guiar-me pelos preços da galp até ao dia de ontem.
Gasóleo - 1.206 por litro
Gasolina - 1.364 por litro
Consegue-me explicar como é que a diferença é mesma?
Cumpts
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Postos valores de cilindrada e cv continua diferente
Estes novos motores a gasolina vêm efectivamente baralhar as regras do jogo e p/quem pretender comprar 1 carro novo vai ter k equacionar bem melhor qual o combustível k compensará +, pois as contas, tendo em conta todos estes cenários, já não são assim tão evidentes como o eram no passado recente.
Dando outro exemplo:
VW Golf 1.4 TSI 140cv Confortline
Preço: 25.850€
Vel. Máx.: 205 km/h
Aceleração (0-100km/h): 8,8 s
Consumos: 9,3/5,8/7,1
Emissões CO2: 169
VW Golf 2.0 TDI 140cv Confortline
Preço: 32.647€
Vel. Máx.: 205 km/h
Aceleração (0-100km/h): 9,3 s
Consumos: 6,9/4,7/5,5
Emissões CO2: 145
Mesmo k a diferença de preço se situe acima dos 16 cênt./L actuais, digamos por ex. 1 valor intermédio dos últimos anos, 21 cênt./L, será k 7000€ de diferença no preço inicial compensam 1,6L/100km de diferença nos consumos ao longo do prazo de utilização do carro?
Por ex., em termos de consumo médio: 55L k o TDI gasta a cada 1000km correspondem a 63,25€ (considerando o preço do gasóleo a 1,15€/L).
Já o TSI gastará 71L a cada 1000km correspondendo a 96,56€ (considerando o preço da gasolina a 1,36€/L).
Ou seja, por cada 10.000km o TDI gastará menos 333€ de combustível, mm considerando uma diferença maior (os tais 21 cênt./L) entre o preço da gasolina e gasóleo. Ou seja, neste caso, só depois dos 210.000km é k compensaria o TDI face ao TSI.
O último factor a entrar seria o valor de retoma. Certo k actualmente a retoma dos diesel é superior aos gasolina tradicionais. Mas duvido mt k a diferença nestes preços k hoje se verifica, se mantenha daqui a 7 ou 8 anos c/estas novas motorizações a gasolina. Pode o gasóleo ainda ser + valorizado certamente, mas a diferença será, a meu ver, consideravelmente inferior.
Já p/não falar como se poderiam aplicar financeiramente os tais 7.000€ k se poupam à partida e k, passados os tais 7/8 anos poderiam valer mt +, mas isso já são outras contas.
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Originalmente Colocado por Gasoil Ver PostJá p/não falar como se poderiam aplicar financeiramente os tais 7.000€ k se poupam à partida e k, passados os tais 7/8 anos poderiam valer mt +, mas isso já são outras contas.
Eu apenas referi que no quadro as diferenças nos carros continuavam porque tem se o habito de dizer que as comparaçoes sao injustas para os carros a gasolina mas depois poe se carros 1.4 otto contra 2.0 a gasoleo e ja se axa que ta bem. Alem do mais com potencias a variar dos 125cv para os 140.
Continuo a dizer, prefiro gasolina mas o rendimento de um gasoleo nao me parece ter par no mundo otto. Mesmo que o gasoleo fique igual á gasolina a diferença entre versoes diesel e gasolina em alguns modelos ja é bastante pequena.
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O preço dos combustíveis tem vindo a aproximar-se e a tendência é exactamente essa. Quem tiver a ideía do contrário, verifique o tópico do preço dos combustíveis dado que estão lá os valores registados com as datas.
Quanto à questão diesel vs gasolina, temos de compreender alguns factores.
Mesmo que se faça o pino, a realidade é que a gasolina aproveita cerca de 30% do seu rendimento, e o diesel 50%, logo é impossível colocar dois motores iguais (um diesel e outro gasolina) com o mesmo consumo.
Em termos reais, onde (por exemplo) um C4 HDI gasta 6,5 litros, o equivalente a gasolina gastará 8 no mínimo.
Ou seja:
6,5 litros diesel (1,21 €) = 7.86 €
8 litros gasolina (1,38 €) = 11.04 €
É por isto que é complicado o gasolina compensar.
Em retoma, o facto é que o carro a gasolina desvaloriza sempre mais. Em muitos casos, a diferença é que, apesar do gasóleo ser mais caro, a desvalorização em valor absoluto é igual ao da gasolina (que é maior percentualmente).
Nestes casos, a poupança efectiva começa no 1º km. A única excepção seria se o carro fizesse poucos kms e nunca fosse vendido. Se bem que ao nunca ser vendido, pode fazer 200.000 kms (nem que fosse em 15 anos) e lá se foi a poupança.
Por isso, a única forma de o diesel deixar de compensar é ficar um bocado mais caro do que a gasolina, o que sendo possível, ainda me parece longe de acontecer.
A vantagem do diesel é mesmo o consumo inferior em termos absolutos.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostPor isso, a única forma de o diesel deixar de compensar é ficar um bocado mais caro do que a gasolina, o que sendo possível, ainda me parece longe de acontecer.
O Gasoil deu-se ao trabalho de fazer umas contas que é isso que muita boa gente não faz...
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Originalmente Colocado por taunus Ver PostDeixa-te disso... o diesel deixa logo de compensar.... basta que faças 15.000 km por ano... é perfeitamente sabido que há por aí muitos fumarentos a circular só por causa da mania dos donos... mas pronto, não se sabe fazer as contas e depois dá disto...
O Gasoil deu-se ao trabalho de fazer umas contas que é isso que muita boa gente não faz...
Entre um Honda Accord 2.0 (gasolina) e um 2.2 (diesel) com quatro anos, a diferença de preço em novo era de 4.000 euros a mais no diesel.
Acontece que hoje (passados 4 anos), na retoma o diesel vale esses 4.000 euros a mais.
Ou seja, o custo de ter o carro é exactamente o mesmo (até seria menos por causa do selo, mas vamos esquecer isso).
Se o custo de 'propriedade' do carro é o mesmo, a única diferença é o que gastas em combustível.
Que contas é que precisas de fazer mais ???
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostJá fiz estas contas uma vez, mas como pareces certo do que dizes (apesar de estares errado) volto a dar-te um exemplo:
Entre um Honda Accord 2.0 (gasolina) e um 2.2 (diesel) com quatro anos, a diferença de preço em novo era de 4.000 euros a mais no diesel.
Acontece que hoje (passados 4 anos), na retoma o diesel vale esses 4.000 euros a mais.
Ou seja, o custo de ter o carro é exactamente o mesmo (até seria menos por causa do selo, mas vamos esquecer isso).
Se o custo de 'propriedade' do carro é o mesmo, a única diferença é o que gastas em combustível.
Que contas é que precisas de fazer mais ???
2 - Eu não troco de carro passados 4 anos... ainda bem para quem o pode fazer...
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Eu se optasse por gasolina seria por dois motivos:
1. um carro potente, suave e silencioso para passear e/ou "brincar". Um descapotável, talvez. Ou um Golf GTI dos primeiros. Para servir como carro secundário (ou terciário... haja garagem)
2. Para ficar com ele muitos anos e portanto, transformá-lo a GPL. Neste caso ou se opta pelas (poucas) oportunidades em Novo de algumas marcas (acho que a Volvo disponibiliza alguns modelos, tal como a Opel e a Subaru... sem certezas), ou então compra-se um bom carro a gasolina usado (com garantia e que nunca tenha batido), pois esse já desvalorizou bastante! O custo por km do GPL não tem igual... e não ser que sejas um Sheik Saudita.
De resto, prefiro o carro a Diesel porque condiz mais com o meu estilo de condução... a procura de máxima autonomia, mudanças de caixa o mais cedo possível e acelerações suaves. Para trocar de carro "frequentemente" eu optaria pelo Renting!
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostNão faz sentido? Ok, até pode não fazer, mas é uma constatação real e não uma utopia baseada em dados dos fabricantes os quais, no que diz respeito a consumos, são normalmente bem optimistas.
Eu salvaguardei a antiguidade do 1.2 16v face ao 1.2 TCE não salvaguardei??!!!!!
Se a audi é optimista para 1.4T 125cv também o é para o 2.0TDI, logo esta comparação é congruente.
Já agora uma constatação que é minha ( e para esclarer, mesmo essas podem ser subjectivas, porque são uma de muitas que na maioria das vezes variam entre si), a minha namorada tem o Audi A3 2.0TDI 140cv e nunca na vida faz consumos mistos de 5.5l aos 100kms, ronda os 6.5, 7l aos 100kms. E certamante o 1.4T também não faz 6.5l aos 100 de consumo misto, faz mais. Mas no final a diferença continua provavelmente a ser a mesma, cerca de 1l aos 100, o que é sem duvida alguma, uma demonstração da evolução dos motores a gasolina, e que certamente ainda vão fazer melhor.
Quanto ao ao clio TCE fizeste realmente essa ressalva, mas eu também não disse que não fizeste, só fiz uma observação. Na verdade consome menos e "anda mais".
Cumpts
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostAdmito que sim Ricardo, mas no fundo o que pretendo transmitir é que na minha opinião os otto ainda, ressalvo o ainda, não conseguem bater os diesel em termos de litros consumidos.
Cumpts
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Postos valores de cilindrada e cv continua diferente
Mas no final de contas, são carros semelhantes em performance e consumos, isto numa comparação Gasolina Vs Gasóleo.
Cumpts
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Meus amigos, nos dias que correm, os carros a gasolina ainda não conseguem obter os fantasticos valores de consumos que alguns carros a diesel atinjem, nesse ponto parece que estamos todos de acordo.
Agora numa prespectiva a longo prazo parece-me que os carros a gasolina podem ainda evoluir muito, principalmente no sentido de conseguir consumos equilibrados ou mesmo baixos.
Eu sei que fazer futurologia pode ser ambíguo, mas todos nós estamos atentos as pequenas mudanças que surgem no mercado autómovel, e tudo aquilo que hoje podemos dar como certo amanhã desmoronasse.
Se à acerca de 15 anos átras perguntassem se os carros a diesel alguma vez conseguiriam atinjir o nível a que actualmente estamos habituados, provavelmente (principalmente os mais resistentes à mudança ) a maioria seria céptica.
Eu penso que ainda vamos assistir (ou começamos já a assistir a uma pequena demonstração) a uma brutal e supreendente evolução dos carros a gasolina no mesmo sentido que os carros a diesel.
Cumpts
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Originalmente Colocado por Gasoil Ver PostTendo em conta a semelhança nas performances e emissões e c/a diferença nos consumos a ser cada vez menor, acho k isso pouco interessa.
Estes novos motores a gasolina vêm efectivamente baralhar as regras do jogo e p/quem pretender comprar 1 carro novo vai ter k equacionar bem melhor qual o combustível k compensará +, pois as contas, tendo em conta todos estes cenários, já não são assim tão evidentes como o eram no passado recente.
Dando outro exemplo:
VW Golf 1.4 TSI 140cv Confortline
Preço: 25.850€
Vel. Máx.: 205 km/h
Aceleração (0-100km/h): 8,8 s
Consumos: 9,3/5,8/7,1
Emissões CO2: 169
VW Golf 2.0 TDI 140cv Confortline
Preço: 32.647€
Vel. Máx.: 205 km/h
Aceleração (0-100km/h): 9,3 s
Consumos: 6,9/4,7/5,5
Emissões CO2: 145
Mesmo k a diferença de preço se situe acima dos 16 cênt./L actuais, digamos por ex. 1 valor intermédio dos últimos anos, 21 cênt./L, será k 7000€ de diferença no preço inicial compensam 1,6L/100km de diferença nos consumos ao longo do prazo de utilização do carro?
Por ex., em termos de consumo médio: 55L k o TDI gasta a cada 1000km correspondem a 63,25€ (considerando o preço do gasóleo a 1,15€/L).
Já o TSI gastará 71L a cada 1000km correspondendo a 96,56€ (considerando o preço da gasolina a 1,36€/L).
Ou seja, por cada 10.000km o TDI gastará menos 333€ de combustível, mm considerando uma diferença maior (os tais 21 cênt./L) entre o preço da gasolina e gasóleo. Ou seja, neste caso, só depois dos 210.000km é k compensaria o TDI face ao TSI.
O último factor a entrar seria o valor de retoma. Certo k actualmente a retoma dos diesel é superior aos gasolina tradicionais. Mas duvido mt k a diferença nestes preços k hoje se verifica, se mantenha daqui a 7 ou 8 anos c/estas novas motorizações a gasolina. Pode o gasóleo ainda ser + valorizado certamente, mas a diferença será, a meu ver, consideravelmente inferior.
Já p/não falar como se poderiam aplicar financeiramente os tais 7.000€ k se poupam à partida e k, passados os tais 7/8 anos poderiam valer mt +, mas isso já são outras contas.
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Eu ando com este dilema agora, e continuo na minha:quem fizer menos de 20 mil quilómetros ao ano, gasolina, mais que isso diesel!
É claro que reservo sempre o direito dos gostos de cada em termos de condução, mas quando temos motores, ex TSi 140 cv, com 220 nm ás 1750 RPM´s, acho que a historia do binário dos diesel fica mais ou menos arrumada...
Cada vez mais pondero a vinda de um gasolina de nova geração!
Comentário
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Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver PostEu ando com este dilema agora, e continuo na minha:quem fizer menos de 20 mil quilómetros ao ano, gasolina, mais que isso diesel!
É claro que reservo sempre o direito dos gostos de cada em termos de condução, mas quando temos motores, ex TSi 140 cv, com 220 nm ás 1750 RPM´s, acho que a historia do binário dos diesel fica mais ou menos arrumada...
Cada vez mais pondero a vinda de um gasolina de nova geração!
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Originalmente Colocado por taunus Ver PostEu penso da mesma maneira que tu. E fui o feliz possuidor de 2 carros a diesel um dos quais vendi há 15 dias atrás com 300.000 km. Mas considerando que ultimamente passei a andar muito menos, aguardo o meu 1º gasosa... Só não entendo como se pode jurar a pés juntos que diesel é bem melhor independentemente dos km feitos... É qu'á cá coisas!!!!
Agora, fazer um punhado de KM´s por dia, é um bocado carne para canhão...Mas enfim, cada um sabe de si
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Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver PostEu ando com este dilema agora, e continuo na minha:quem fizer menos de 20 mil quilómetros ao ano, gasolina, mais que isso diesel!
É claro que reservo sempre o direito dos gostos de cada em termos de condução, mas quando temos motores, ex TSi 140 cv, com 220 nm ás 1750 RPM´s, acho que a historia do binário dos diesel fica mais ou menos arrumada...
Cada vez mais pondero a vinda de um gasolina de nova geração!
A "borderline" k puseste de 20.000km/ano penso k será das + aproximadas à realidade, tendo em conta a média geral das propostas k existem no mercado.
Mas depois terá k se fazer tb outras contas, pois efectivamente há carros, (ex. BMW e Volvo) k têm os seus diesel quase ao preço dos gasolina correspondentes. Neste caso, até c/poucos km's compensa o diesel logo à partida, não considerando obviamente os gostos pessoais de preferir a condução de 1 carro a gasolina/gasóleo.
Agora noutros casos, como os VAG e outras marcas em k a diferença é bem significativa, já terá k se pensar muy bien... Outra variável é efectivamente o tempo k se pretende ter o carro (e não apenas a quilometragem), entrando aqui o valor de retoma. Mas lá está, depende de vários outros factores, k cada 1 terá realmente k ponderar bem, tendo em conta os seus objectivos, condicionantes e gostos pessoais.
Em termos de renting, o diesel é rei e senhor, pois devido aos preços de retoma e respectivo valor residual actual no mercado de usados, serão efectivamente mt poucos os carros a gasolina k conseguirão ter uma mensalidade inferior ao seu homólogo a gasóleo.
Eu p/o ano tb terei k adquirir 1 carro novo (segmento C), estando +/- neste dilema. Actualmente faço cerca de 15.000km/ano, mas posso ter k fazer + devido a razões profissionais, daí k estou assim tb meio na fronteiraEditado pela última vez por Gasoil; 10 December 2007, 14:42.
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Originalmente Colocado por Gasoil Ver PostO facto k referiste sobre o binário nestes novos motores a gasolina turbinados de baixa cilindrada é algo k às vezes nos esquecemos, mas é realmente importante. É sem dúvida 1 passo à frente no k concerne ao conforto de utilização de 1 carro a gasolina em todo o regime de rotações.
A "borderline" k puseste de 20.000km/ano penso k será das + aproximadas à realidade, tendo em conta a média geral das propostas k existem no mercado.
Mas depois terá k se fazer tb outras contas, pois efectivamente há carros, (ex. BMW e Volvo) k têm os seus diesel quase ao preço dos gasolina correspondentes. Neste caso, até c/poucos km's compensa o diesel logo à partida, não considerando obviamente os gostos pessoais de preferir a condução de 1 carro a gasolina/gasóleo.
Agora noutros casos, como os VAG e outras marcas em k a diferença é bem significativa, já terá k se pensar muy bien... Outra variável é efectivamente o tempo k se pretende ter o carro (e não apenas a quilometragem), entrando aqui o valor de retoma. Mas lá está, depende de vários outros factores, k cada 1 terá realmente k ponderar bem, tendo em conta os seus objectivos, condicionantes e gostos pessoais.
Em termos de renting, o diesel é rei e senhor, pois devido aos preços de retoma e respectivo valor residual actual no mercado de usados, serão efectivamente mt poucos os carros a gasolina k conseguirão ter uma mensalidade inferior ao seu homólogo a gasóleo.
Eu p/o ano tb terei k adquirir 1 carro novo (segmento C), estando +/- neste dilema. Actualmente faço cerca de 15.000km/ano, mas posso ter k fazer + devido a razões profissionais, daí k estou assim tb meio na fronteira
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Originalmente Colocado por koluirty Ver PostResposta para o teu dilema é... hibridos
Já fiz 1 TD de 1 há quase 2 anos, logo qd saiu, gostei bastante no geral, apenas não fiquei c/tão boa impressão da caixa CVT pois fazia mt barulho qd acelerava no pedal.
Sei k requer hábito, mas já agora aproveito p/perguntar se vocês hibridistas k já se habituaram à sua condução, ainda têm k "pensar" no modo como doseiam a aceleração p/evitar grandes barulhos e consumos ou já é uma coisa k sai naturalmente qd pegam no carro?
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Eu para mim os motores a gasolina têm muito para dar, e podem evoluir muito mais. Simplesmente, com a febre da subida dos combustiveis, assistiu-se a um desenvolvimento dos motores diesel, nomeadamente de baixa cilindrada. Pois são esses que efectivamente conseguem consumos fantásticos.
O segundo ponto, é que actualmente, qualquer pessoa (falo da maioria) que vá comprar carro novo, vai comprar Diesel. E muitas destas pessoas, fazem 10 a 15 mil km ano, ou até menos. Mas pronto os preços dos 1.6 HDI, dos 1.4 D4-D e afins é de facto muito convidativo, e as diferenças para os seus homonimos a gasolina é baixa. Além de que os motores a gasolina, apresentam consumos pouco convidativos.
Contudo, penso que o ambiente ganhava muito mais com o desenvolvimento dos motores a gasolina, e reservar o gasóleo para os transportes públicos, transportes de mercadoria e para as pessoas que fazem quilometragens anuais muito elevadas.
Por fim, gostava de dar o exemplo da Honda. Marca com pouca tradição nos diesel, mas que tem evoluido de forma muito favorável dos seus motores a gasolina, com consumos muito interessantes (e falo dos reais, por testemunhos presentes aqui no Forum também).
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