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    #61
    Pois, só que se confirmar, não vai baixar o gasóleo para as empresas (digo eu), vai aumentar para os particulares.

    Se assim for, acho que vai aumentar a procura de GPL e com a procura o preço.

    O estado nunca nos dá nada.

    Basta ver o que fizeram recentemente com o imposto automóvel.
    Só veio aumentar os lucros para o estado e prejudicar o mesmo do costume.

    Comentário


      #62
      deixem o mercado trabalhar,
      não estamos a falar de falencias, mas sim de aumentar margens de lucro..

      para quem não sabe, o aumento dos combustiveis já se encontra nas
      facturas dos transportadores de mercadorias,, chamam-lhe "taxa de combustivel",

      aplicam percentagens no trafego internacional, taxas de combustiveis ao importador/exportador Portugués... e como toda a gente sabe, todos os transportadores abastecem os depositos em todo o lado menos em Portugal.

      Os transportes de passageiros, já foi chão que deu uvas, não pelo aumento do gasoleo, mas pelas exigencias comunitarias transprostas para a nacional, a nivel de segurança, seguros e inspecções...

      daqui a pouco continuo.......

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
        Está certo. O gasóleo é mais caro de produzir.
        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
        o grqafico esta certo...o problema e que o diesel pagas menos imposto devido exatamente a este uso alargado por empresas.
        Mas quando o user colocou o gráfico, pensei que seria um gráfico dos preços de ambos os combustíveis com os impostos às mesmas percentagens! Daí a minha questão.

        O outro parágrafo foi um desabafo meu...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          O problema é depois o Sr da emrpesa mete diesel no carro dele, no da mulher etc etc. Para ir de férias, para o fim de semana.

          E mais uma evz o Zé é que se lixa.
          Pois é.

          No entanto, concordo que seja mais justo equivaler os impostos dos dois combustíveis para uso particular.

          Surgirão logo esquemas para "dar a volta", tal como existem os comerciais ligeiros "sport", que são carros para empresas mas afinal não, e onde são utilizados para fins particulares quando não deviam (porque pagaram menos imposto na compra).

          Se isso do gasóleo rodoviário alguma vez for a discussão, creio que nesses meses de discussão não ser irá vender um único automóvel em Portugal, com tanta gente na expectativa!!!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
            ...

            Se isso do gasóleo rodoviário alguma vez for a discussão, creio que nesses meses de discussão não ser irá vender um único automóvel em Portugal, com tanta gente na expectativa!!!
            Não creio.

            As pessoas compram o que querem, e para o diesel perder o interesse tinha de ficar muito acima da gasolina (preço do combustível).

            A dieselização é um fenómeno Europeu, não Nacional.

            Em gamas altas os preços são muito semelhantes (bmw por exemplo), com a desvantagem do selo do otto ficar mais caro, e consumir mais.

            Mas basta ficar o gasoleo ao mesmo preço da gasolina para desaparecer o factor psicológico de pagar mais na bomba (ainda que se faça mais kms).

            Era curioso ver o que acontecia.

            Comentário


              #66
              mas tambem podes dizer que a manutenção do diesel alem de mais complexa tambem é mais cara, e o selo será igual, pois a base é a cilindrada vs co2, independentemente do combustivel.

              Comentário


                #67
                o segredo está na abertura de uma empresa! lolol

                vão ao centro de formação depequenas e medias empresas e num dia têm a empresa aberta!
                abram uma na area de estafetas e afins e assim podem meter o famoso gasoleo rodoviario no 335d lololol

                Comentário


                  #68
                  e por cada empresa que abras, são 500 euros de registo. Mais a chatice de ter que apresentar resultados... se não apresentares, auditam-te a empresa.

                  a massa vai lá parar de qq maneira... lol

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                    o segredo está na abertura de uma empresa! lolol

                    vão ao centro de formação depequenas e medias empresas e num dia têm a empresa aberta!
                    abram uma na area de estafetas e afins e assim podem meter o famoso gasoleo rodoviario no 335d lololol
                    Não, porque se ficar mais barato dizem logo que tem menos qualidade, é feito em espanha, faz menos kms, etc

                    Comentário


                      #70
                      essa das empresas não acredito que aconteça, pois de certeza ao ser criado este tipo de gasoleo, ele terá uma coloração diferente para ser controlado.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Não creio.

                        As pessoas compram o que querem, e para o diesel perder o interesse tinha de ficar muito acima da gasolina (preço do combustível).
                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                        actualmente, para potências semelhantes e mesmos modelos, a diferença média anda em cerca 1.5l/100km a menos para as versões diesel. no entanto os motores a gasolina estão a sofrer grandes alterações, pelo que a tendência será a uniformização dos consumos. depois, há a questão de que por exemplo, um Golf 1.4 Tsi 140cv confortline custa 25.300€ e o 2.0 Tdi 140cv confortline custa 32.000€, 7.000€ mais!
                        com o gasóleo ao mesmo preço que a gasolina, são precisos para aí 1.000.000km para abater a diferença.

                        A dieselização é um fenómeno Europeu, não Nacional.
                        a dieselização é um fenómeno nos países onde o diesel é mais barato.
                        no reino unido por exemplo, onde o diesel é mais caro que a gasolina, isso não acontece.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Não, porque se ficar mais barato dizem logo que tem menos qualidade, é feito em espanha, faz menos kms, etc
                          Essa do "é mais barato faz menos km" realmente há quem pense assim, eu só penso assim porque já o comprovei com vários depósitos do combustível dos hipers e de facto fiz menos km com esses depósitos do que com combustível normal. Não sou dos que pensam "por ser barato só pode ser mau". Eu experimentei e constatei que se tratavam de combustíveis piores.

                          Mas compreendo o que queiras dizer

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                            a dieselização é um fenómeno nos países onde o diesel é mais barato.
                            no reino unido por exemplo, onde o diesel é mais caro que a gasolina, isso não acontece.
                            Vê na Alemanha, por exemplo

                            Enganei-me no exemplo que dei em percentagem, mas não na ideia.

                            A prova da opção diesel é que só 4 dos paises aqui representados viu uma queda na venda dos diesel.

                            Em todos os outros, a procura de diesel aumentou.

                            Isto não é ciencia da Nasa. Quando todos os combustíveis ficam caríssimos por litro, o que importa é que o veículo consuma poucos (litros).

                            Esta é a verdadeira desvantagem dos otto, que é transversal à maioria dos Países Europeus.

                            Já nem falo no GPL, porque o GPL basta ter um aumento significativo para ficar um bocado fora da corrida (face ao diesel), porque aumenta o consumo face à gasolina.
                            Editado pela última vez por rca33; 16 January 2008, 13:26.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                              a dieselização é um fenómeno nos países onde o diesel é mais barato.
                              no reino unido por exemplo, onde o diesel é mais caro que a gasolina, isso não acontece.
                              és capaz de ter razão... em espanha vi uma coisa que nunca vi em .PT: um bimmer X5 4.8i

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                és capaz de ter razão... em espanha vi uma coisa que nunca vi em .PT: um bimmer X5 4.8i
                                mas é assim. (não em Espanha)

                                isto são dados de 2004/2005, pelo que se pode esperar algumas flutuações, mas nada certamente de muito extraordinario, e já dá para ter uma boa ideia do assunto.



                                ou seja, em setembro de 2005, o diesel representava 49% do mercado. mas isto deve-se a que em alguns paises que já de si vendem muitos carro no geral, vendem também diesel a fartotes. no entanto, são mais os mercados/paises onde a gasolina impera. 13 contra 6.
                                Editado pela última vez por AF147; 16 January 2008, 13:25.

                                Comentário


                                  #76
                                  Tenho um carro diesel desde Out/2007 usado de 2005. Até que ponto é que acham que Portugal vai ficar tipo Reino Unido? E o meu carro vai desvalorizar muito? Ou acham que a maioria das pessoas ainda vai continuar que diesel gasta muito menos e é mais barato como verdade universal?

                                  Comentário


                                    #77
                                    acho curioso ver a Holanda, onde o gasóleo é 24% mais barato que a gasolina, os carros diesel representarem apenas 26% do mercado. fenómeno que ocorre também na Dinamarca (25%) e Finlândia (17%).

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                      Tenho um carro diesel desde Out/2007 usado de 2005. Até que ponto é que acham que Portugal vai ficar tipo Reino Unido? E o meu carro vai desvalorizar muito? Ou acham que a maioria das pessoas ainda vai continuar que diesel gasta muito menos e é mais barato como verdade universal?
                                      Não canses a tua cabeça com isso. Usa o carro e logo se vê.

                                      Mesmo que aumentasse (e ainda estamos nos 'ses', precisava de ficar mais caro do que a gasolina para a tendência se inverter.

                                      Ainda vai passar muita àgua debaixo da ponte.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                        Tenho um carro diesel desde Out/2007 usado de 2005. Até que ponto é que acham que Portugal vai ficar tipo Reino Unido? E o meu carro vai desvalorizar muito? Ou acham que a maioria das pessoas ainda vai continuar que diesel gasta muito menos e é mais barato como verdade universal?
                                        é assim, pelo que se vê pelo quadro, dos 19 paises representados, em apenas 4 o diesel é mais (pensava que eram mais). vê-se também que na maoria o diesel é mais barato que a gasolina na ordem do 4, 5%.
                                        como é que Portugal irá ficar, ninguém sabe.
                                        Editado pela última vez por AF147; 16 January 2008, 13:45.

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                                          #80
                                          Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                          acho curioso ver a Holanda, onde o gasóleo é 24% mais barato que a gasolina, os carros diesel representarem apenas 26% do mercado. fenómeno que ocorre também na Dinamarca (25%) e Finlândia (17%).
                                          creio que são países muito taxados na compra. P.ex. um yaris na dinamarca é gajo para custar 25 000-30 000 mocas.. ugh. um bimmer 120 vai para os 60 000 na boa

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                            creio que são países muito taxados na compra. P.ex. um yaris na dinamarca é gajo para custar 25 000-30 000 mocas.. ugh. um bimmer 120 vai para os 60 000 na boa

                                            Sim... nós bem nos queixamos dos preços dos carros cá, mas o preço dos carros na dinamarca, então se forem considerados "de luxo", é rídiculo.... mesmo tendo em conta a diferença de ordenados.

                                            Se não tou em erro um carro "de luxo" paga logo 160% do seu preço base em impostos!

                                            Comentário


                                              #82
                                              quanto à desvalorização. acredito que se vá verificar também uma uniformização com os a gasolina. o que não significa obrigatoriamente que os diesel vão aumentar a desvalorização. pode acontecer apenas que os a gasolina desvalorizem menos.
                                              claro que também se pode combinar as duas coisas. como a maior fatia do mercado é diesel e se se verificar um aumento da procura de carros a gasolina devido à uniformização dos preços dos combustiveis, isso pode fazer com que o mercado de usados diesel fique com muita oferta e pouca procura, podendo-se aí verificar uma menor desvalorização dos a gasolina e uma maior desvalorização dos diesel. who knows?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                creio que são países muito taxados na compra. P.ex. um yaris na dinamarca é gajo para custar 25 000-30 000 mocas.. ugh. um bimmer 120 vai para os 60 000 na boa
                                                pois, é realmente capaz de ter alguma coisa a ver com os impostos.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por bimm€r Ver Post
                                                  Sim... nós bem nos queixamos dos preços dos carros cá, mas o preço dos carros na dinamarca, então se forem considerados "de luxo", é rídiculo.... mesmo tendo em conta a diferença de ordenados.

                                                  Se não tou em erro um carro "de luxo" paga logo 160% do seu preço base em impostos!
                                                  Então olha lá esta... dei-me ao trabalho de ver quanto custa um "carro de luxo" na Dinamarca. Não percebo muito de dinamarquês, mas como sei holandês (que é parecido) penso que não me enganei muito. Os valores no PDF do site mercedes.dk são estes:

                                                  mercedes C200 cdi
                                                  base: 35 879 €
                                                  final: 91 907 € (!!)

                                                  mercedes C180 k
                                                  base: 31510 €
                                                  final: 82 406 € (!!)

                                                  Tá bem que os gajos ganham mais que nós, mas ganharão assim tanto? De qualquer forma, o gasolina ainda custa menos 9000 euros. É muita massa. Assim já percebo a menor venda dos diesel, apesar do gasóil ser mais barato.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                    De qualquer forma, o gasolina ainda custa menos 9000 euros. É muita massa. Assim já percebo a menor venda dos diesel, apesar do gasóil ser mais barato.
                                                    hum... não sei se é por aí. vê o exemplo que dei atrás do Golf V cá na tugalândia.
                                                    o 1.4 TSi 140cv é 7000€ mais barato o homologo 2.0 Tdi 140cv.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Os ordenados reais na Dinamarca devem ser, em média, 5 vezes mais elevados que os nossos!

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                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                        acho curioso ver a Holanda, onde o gasóleo é 24% mais barato que a gasolina, os carros diesel representarem apenas 26% do mercado. fenómeno que ocorre também na Dinamarca (25%) e Finlândia (17%).
                                                        ja reparas te no quao evoluida e a econemia nesses paises?
                                                        e pensa que actualmente ainda melhores pois apostam em energias mais "limpas"

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                          hum... não sei se é por aí. vê o exemplo que dei atrás do Golf V cá na tugalândia.
                                                          o 1.4 TSi 140cv é 7000€ mais barato o homologo 2.0 Tdi 140cv.
                                                          mas tens de ter em conta que e um homologo em CV mas a diferenca de cilindros e brutal... de um 1.4 para um 2.0 o motor e MUITO maior

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                            ja reparas te no quao evoluida e a econemia nesses paises?
                                                            e pensa que actualmente ainda melhores pois apostam em energias mais "limpas"
                                                            sim, também acredito que as questões sociais e de mentalidade de cada país possam ter influencia nas escolhas.

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                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                              Então olha lá esta... dei-me ao trabalho de ver quanto custa um "carro de luxo" na Dinamarca. Não percebo muito de dinamarquês, mas como sei holandês (que é parecido) penso que não me enganei muito. Os valores no PDF do site mercedes.dk são estes:

                                                              mercedes C200 cdi
                                                              base: 35 879 €
                                                              final: 91 907 € (!!)

                                                              mercedes C180 k
                                                              base: 31510 €
                                                              final: 82 406 € (!!)

                                                              Tá bem que os gajos ganham mais que nós, mas ganharão assim tanto? De qualquer forma, o gasolina ainda custa menos 9000 euros. É muita massa. Assim já percebo a menor venda dos diesel, apesar do gasóil ser mais barato.
                                                              O ordenado minimo na Dinamarca quando lá trabalhei em 2003 era 240cts.

                                                              Mas a questão é que na Dinamarca tudo o que é considerado artigo de luxo tem taxas muito altas, tabaco, alcool... e carro! Sim, o carro lá é um artigo de luxo, porque há muito boas alternativas ao carro.

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