Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como explicar a alguem que nem sempre diesel ou GPL é a melhor opção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por N O S S A - capri Ver Post
    Atençao q eu frizei q no meu caso será para usar no min 10 anos, é obvio q para trocar de 4 em 4 nao me compensa. Comprei este a gasoil e estou satisfeito com os gastos q tenho tido com ele, geralmente atesto 40€ por mês mas nem sempre é assim visto q na minha profissao tenho muitas folgas e ponho-me a andar daqui pra fora, se fosse a otto ja tava mais limitado. Inclusivé entrei ontem de ferias e já estou a planear uma ida á Normandia pra esta semana (+-3800km), e vou no meu veiculo a gasoil.
    Quão mais gastaste para comprar o teu veículo a gasoil?

    Comentário


      #32
      Se analisarmos as comparações de forma fundamentalista, nunca vamos perceber as escolhas diferentes das nossas.

      Como já foi dito por varios users deste forum, em outros tópicos, cada caso é um caso.

      Umas vezes compensa o gasóleo, outras a gasolina e outras o GPL.

      Só quero deixar um ponto de vista, nem sempre as escolhas têm que ser racionais, e as vezes a racionalidade leva à frustração.

      Isto é quase como a escolha de uma area de formação, alguém que por exemplo sempre quiz seguir enfermagem, que é a sua paixão, mas como neste momento existe sobrecarga de enfermeiros, e existe muito desemprego a pessoa opta por outro curso que sabe que tem mais possibilidades de arranjar emprego, ao seguir o mesmo vai no fundo sentir-se pelo menos um pouco frustrado, entendem?

      Eu sei de casos de pessoas que gostavam de poder ter um carro a gasolina para o dia-a-dia e não podem por que não é "racional" e a verdade é que muitas vezes não é.

      Por isso é que defendo uma maior igualdade de valores entre os combustíveis, e é melhor para todos que os carros a gasolina continuem a evoluir para consumirem cada vez menos.

      Assim as pessoas vão poder fazer as suas escolhas pelo lado que mais gostam.
      É claro que vão sempre existir pessoas que gostam mais dos diesel, e essas podem continuar a utilizar e comprar os mesmos.

      Cumpts

      Comentário


        #33
        Concordo em grande parte com o que o Jarod vem dizendo.

        Eu penso que essencialmente devemos primeiro avaliar bem o tipo de carro que queremos e para que queremos.

        Nem sempre as distancias percorridas são determinativas quanto ao tipo de combustível utilizado. Isto porque fazer 10.000km na cidade é diferente de fazer em AE. Onde um otto em circuito exclusivamente urbano vai aos 9, 10 ou mesmo 11 litros um diesel equivalente pouco passa dos 6.
        Cá em casa há precisamente um exemplo do que acabei de dizer. Um otto e um diesel semelhantes, ambos fazem pouco mais de 10.000 km por ano maioritariamente em cidade, o diesel gasta cerca de 620€ menos que o otto anualmente, mesmo sendo a manutenção um pouco mais cara 620€ por ano dá para ir muitas vezes á oficina (o que não acontece).
        Ora se hoje em dia já é possível comprar carros diesel ao preço das versões equivalentes a gasolina e se a intenção for poupar não vejo como pode não compensar.

        Quanto ao GPL a história é quase a mesma.

        Obvio que o fim para o qual pretendemos o carro nem sempre é poupar...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por - Ver Post
          Era deste tipo de afirmações a que me referia...
          É a verdade. Expliquei o porquê em baixo.

          Comentário


            #35
            Vamos supor este caso (e até é o meu): circulação ao fim de semana em cidade e arredores, 2 a 3 viagens por ano pelo país.

            Vamos supor que nas viagens faz-se 1000 km...e ao fim de semana anda-se em média 150 km. Por mês temos: 600 km. Num ano: +-10000 km.

            É obvio que em viagem um carro diesel é um espectáculo, anda-se e anda-se sem ter que pensar em ir à bomba. Eu sei pois já fiz viagens em ambas as motorizações. Mas isso acontece 2 a 3 vezes num ano....Esse factor psicológico conta assim tanto?

            Vamos então a umas contas, e fui buscar este exemplo como podia ir buscar outro. Suponhamos o Auris 1.4 VVT-i e o 1.4 D4-D, na versão mais equipada - SOL, a diferença ronda os 2500 euros (o Diesel o mais caro). Em cidade a versão a gasolina conta 8.7 L/100 km e a versão diesel com 5.8 L/100 km segundo os dados da marca. Vamos supor que ambos apenas circulam em cidade, o pior caso. E vamos supor a gasolina a 1,40 euros /litro e o gasóleo a 1,21 euros/litro. Vão ser necessários cerca de 65 mil km para recuperar os 2500 euros a mais, e portanto só a partir desse kilometragem, começamos realmente a poupar. Claro as contas devem ser feitas de forma mais equilibrada, e não considerar só percurso citadino, mas isso só aumentaria o numero dos km. E claro o preço dos combustiveis.

            Supondo 10 mil km /ano, chegamos à conclusão que precisamos de cerca 6 anos e meio. Ora se o carro for para ter 10 anos, faz sentido a opção Diesel. Agora aqui vai depender da pessoa.

            Mas tudo isto para dizer: mesmo nos casos em que os modelos diesel têm valores próximos dos modelos gasolina, ainda é preciso vários km para compensar.

            Eu simplesmente defendo, que as pessoas deviam pensar um bocadinho antes de comprar. Porque simplesmente, se pensam em carro novo, pensam só a Diesel. Mesmo que andem 5 km por semana (exagerando...mas a verdade é que caminhamos para isso).

            Comentário


              #36
              Volto a bater na mesma tecla: valores de retoma.

              Perguntem aos vendedores de usados a diferença entre um carro a gasóleo e um a gasolina.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                Eles vão-se revelando! Então preferes no final ficar com menos dinheiro na conta bancária pela questão psicológica de ir à bomba e em vez de €90 gastares €60?
                Concordo com isto.

                Também não sabia que o preço do gasóleo estava quase a metade do da gasolina
                A relação do que ele disse está mais ou menos correcta.
                Dou-te o meu exemplo: Como sabes eu tinha o Accord 2.0. Em condução muito calminha gastava-me 8,8 litros.
                Comprei um A4 TDI, e ainda hoje fui almoçar a Porto Covo com a minha mulher. Fui nas calmas mas gozei mais do que com o Accord, e fez uma média de 5,3 litros. Vamos dizer que até são 6 litros, porque eu ainda não conferi os valores do computador de bordo.

                8,8 litros x 1,40 euros em 400 kms = 49.28
                6 litros x 1,20 euros em 400 kms = 28.8

                A diferença foi 20,48 €. Só por curiosidade, o meu almoço e o da minha mulher ficou em 19,50 €, o que significa que o ir no diesel nos pagou o almoço.

                É claro que não vou fazer contas a quanto gastei a mais, porque se gastei a mais foi porque escolhi um carro com mais qualidade, com um motor com o tipo de resposta adequado à minha condução, etc. Não o troquei apenas pelo consumo, pois aí podia fazer muitos almoços à conta da diferença.

                Isto só para te dizer que os custos de gasolina vs diesel equivalente são muito mais elevados do que se pinta por aqui.

                Se fizesse 840 kms (exemplo que o N O S S A - capri deu) gastaria 103,4 euros a gasolina e 60,40 € euros em gasóleo.

                Nem toda a gente faz contas com dados reais (baseia-se nos consumos anunciados) e depois há estas diferenças.

                Comentário


                  #38
                  O Gasóleo compensa sempre relativamente á gasolina. Até no desporto e em carros desportivos, temos um bom exemplo no le mans e já à alguns anos.

                  Comentário


                    #39
                    deleted

                    Comentário


                      #40
                      A melhor opção é a de comprar um carro (bem escolhido) a gasolina para colocar a GPL.

                      Dou-vos o meu exemplo.

                      Pug 306 1.6 a GPL
                      consumos entre 8-10 litros
                      GPL: 0,56€/litro
                      custo: 4,48€ a 5,60€/100kms

                      Equivale a um consumo entre 3,7 e 4,6 litros de gasóleo (média = 4,2 litros).

                      Desafio:

                      Qual o carro de características não inferiores que faça melhores consumos?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                        A melhor opção é a de comprar um carro (bem escolhido) a gasolina para colocar a GPL.

                        Dou-vos o meu exemplo.

                        Pug 306 1.6 a GPL
                        consumos entre 8-10 litros
                        GPL: 0,56€/litro
                        custo: 4,48€ a 5,60€/100kms

                        Equivale a um consumo entre 3,7 e 4,6 litros de gasóleo (média = 4,2 litros).

                        Desafio:

                        Qual o carro de características não inferiores que faça melhores consumos?
                        Desafio: Qual é a bomba que ainda vende GPL a 0,56 € o litro sem cartões ou coisas parecidas ?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Desafio: Qual é a bomba que ainda vende GPL a 0,56 € o litro sem cartões ou coisas parecidas ?


                          Essa é fácil.

                          Posto AVIA na N234 Mira-Cantanhede (perto de Mira).

                          0.56€/litro é o preço normal de venda ao público (não existe qualquer cartão de cliente ou qualquer talão de desconto, o preço é o mesmo para todos).

                          Comentário


                            #43
                            deleted

                            Comentário


                              #44
                              a melhor opção sem dúvida actualmente é comprar um banheira a gasolina com 4 ou 5 anos e mete-lhe GPL...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post


                                Essa é fácil.

                                Posto AVIA na N234 Mira-Cantanhede (perto de Mira).

                                0.56€/litro é o preço normal de venda ao público (não existe qualquer cartão de cliente ou qualquer talão de desconto, o preço é o mesmo para todos).

                                Mesmo assim pode não ser para toda a gente.

                                Por exemplo, o meu carro de serviço faz cerca de 6 litros (C4 HDI, mais pesado). Eu tenho de usar alguns estacionamentos cobertos. Dá-me jeito não ter de abastecer com frequência e muito menos andar à procura de uma bomba que tenha GPL. Por azar, trilhei um pneu a meio da A1 com a mala do carro cheia, logo tive mesmo de usar o suplente ou viria de reboque.

                                Gasto cerca de 7,2 euros por cada 100 km. Será que poupar 1.6 euros a cada 100 kms justifica isso ?

                                Ainda por cima tens de contabilizar o consumo a gasolina nos arranques, mais a revisão ao sistema GPL de 'x' em 'x' kms...

                                Há bons exemplos em que o GPL compensa, esse não me parece o melhor

                                Comentário


                                  #46
                                  deleted

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                                    Vamos supor este caso (e até é o meu): circulação ao fim de semana em cidade e arredores, 2 a 3 viagens por ano pelo país.

                                    Vamos supor que nas viagens faz-se 1000 km...e ao fim de semana anda-se em média 150 km. Por mês temos: 600 km. Num ano: +-10000 km.

                                    É obvio que em viagem um carro diesel é um espectáculo, anda-se e anda-se sem ter que pensar em ir à bomba. Eu sei pois já fiz viagens em ambas as motorizações. Mas isso acontece 2 a 3 vezes num ano....Esse factor psicológico conta assim tanto?

                                    Vamos então a umas contas, e fui buscar este exemplo como podia ir buscar outro. Suponhamos o Auris 1.4 VVT-i e o 1.4 D4-D, na versão mais equipada - SOL, a diferença ronda os 2500 euros (o Diesel o mais caro). Em cidade a versão a gasolina conta 8.7 L/100 km e a versão diesel com 5.8 L/100 km segundo os dados da marca. Vamos supor que ambos apenas circulam em cidade, o pior caso. E vamos supor a gasolina a 1,40 euros /litro e o gasóleo a 1,21 euros/litro. Vão ser necessários cerca de 65 mil km para recuperar os 2500 euros a mais, e portanto só a partir desse kilometragem, começamos realmente a poupar. Claro as contas devem ser feitas de forma mais equilibrada, e não considerar só percurso citadino, mas isso só aumentaria o numero dos km. E claro o preço dos combustiveis.

                                    Supondo 10 mil km /ano, chegamos à conclusão que precisamos de cerca 6 anos e meio. Ora se o carro for para ter 10 anos, faz sentido a opção Diesel. Agora aqui vai depender da pessoa.

                                    Mas tudo isto para dizer: mesmo nos casos em que os modelos diesel têm valores próximos dos modelos gasolina, ainda é preciso vários km para compensar.

                                    Eu simplesmente defendo, que as pessoas deviam pensar um bocadinho antes de comprar. Porque simplesmente, se pensam em carro novo, pensam só a Diesel. Mesmo que andem 5 km por semana (exagerando...mas a verdade é que caminhamos para isso).
                                    As tuas contas estão mal.

                                    Pegas na diferença entre o carro a gasolina e o carro a gasóleo, e dizes "estes 2500 euros dão para andar X km a gasolina, e o gasóleo só compensa a partir desses km."

                                    Esqueces completamente do valor de retoma que normalmente tende a favor do carro a gasóleo, mesmo com mais km do que o seu "irmão" do mesmo ano a gasolina.

                                    Pega na diferença entre os dois carros em novos, e reduz essa diferença de acordo com a diferença de valor de retoma que prevês entre os dois, daqui a "X" anos. Experimenta fazer as contas para uma diferença de 2000 euros a favor do carro a gasóleo. Assim sendo, afinal a diferença de valor dos dois carros (ignorando inflação) é de 500, e não de 2500. Vê quantos km dá para andar a gasolina com esses 500 euros, e não os 2500 que usaste no cálculo. Verás que afinal "os km necessários para compensar o Diesel" reduzem-se consideravelmente.

                                    E não te esqueças de outra coisa: Para além do facto de que o carro a gasolina vale menos no mercado de usados, é MUITO MAIS DIFÍCIL de "despachar".

                                    No entanto, como comentei há não sei quantos posts atrás, é perfeitamente possível convencer alguém que nem o Diesel nem o GPL compensam, se:

                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    (...)
                                    Ora, a meu ver, um carro novo a gasolina sem transformar para GPL compensa (estes factores são cumulativos):

                                    - se a diferença de preço entre uma mesma versão e a versão a gasóleo for avultada (EDIT: e a diferença for suficiente para compensar largamente a escolha da versão a gasolina, ao ponto dos quilómetros necessários até os custos se igualarem forem mais do que os quilómetros previstos na vida útil do carro nas mãos do possível futuro propreitário) (EDIT 2: E obviamente convém ter em conta a possibilidade do carro a gasolina ter menor valor de retoma)
                                    - se um carro com motor a gasolina agrada no tipo de condução (há quem prefira o Diesel para o dia-a-dia, como é o meu caso)
                                    - se não se fizerem os quilómetros suficientes para compensar o investimento numa transformação em GPL, no período de vida útil prevista do carro para o proprietário em questão

                                    Estes factores considero-os se o carro é para uso diário.

                                    Se for "segundo carro", ou estritamente de passeio, ou porque "no dia-a-dia uso Diesel e gosto de brincar com o carro a gasolina", aí é mais fácil convencer a pessoa que não vale a pena necessariamente optar pelo Diesel ou até o GPL.(...)
                                    Editado pela última vez por Jarod; 20 January 2008, 20:05.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por - Ver Post
                                      A ideia deste topico era mesmo falar da impossibilidade de generalizar, coisa que tu fizeste agarrando num carro (antigo), com uma motorização que pode não interessar a muitos com um tipo de combustivel que pode não se adaptar às necessidades de toda a gente.

                                      Agarrando no exemplo acima, de que te serve ter um carro a GPL se tiveres que por motivos profissionais recorrer à utilização diária de parques cobertos/subterraneos...aqui até podes viver onde há estações de abastecimento que a condicionam é outra...


                                      A ideia era falar dos seguintes factos:
                                      - Nem sempre o GPL é a melhor opção
                                      - Nem sempre gasolina é a melhor opção
                                      - Nem sempre gasoleo é a melhor opção
                                      - Nem sempre hibrido é a melhor opção

                                      Porque as necessidades, gostos, preferências, utilização, termos do negocio etc variam bastante...logo não podem haver verdades absolutas baseadas em casos muito muito específicos

                                      Eu percebi o teu exemplo e realmente fica acessível, o problema é se está a falar "no geral"
                                      A questão não está na idade do carro, que neste caso, até serve melhor o propósito.

                                      Qual o carro recente a diesel, pequeno familiar com 90 ou mais cavalos e que faça médias =< a 4,2 litros?

                                      Estamos a comparar um diesel recente com um a gasolina antigo. Se fosse um a gasolina recente ainda seria mais difícil para o diesel.

                                      E a questão é mesmo generalista. No geral há mais pessoas que não precisam de estacionar em parque fechados do que pessoas que precisam de estacionar lá.

                                      E, no geral, em carros idênticos, compensa o GPL face ao diesel. É só fazer as contas...

                                      Mas compreendo o que queres dizer quando falas nas diferentes situações. Cada caso é um caso.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                        Mesmo assim pode não ser para toda a gente.

                                        Por exemplo, o meu carro de serviço faz cerca de 6 litros (C4 HDI, mais pesado). Eu tenho de usar alguns estacionamentos cobertos. Dá-me jeito não ter de abastecer com frequência e muito menos andar à procura de uma bomba que tenha GPL. Por azar, trilhei um pneu a meio da A1 com a mala do carro cheia, logo tive mesmo de usar o suplente ou viria de reboque.

                                        Gasto cerca de 7,2 euros por cada 100 km. Será que poupar 1.6 euros a cada 100 kms justifica isso ?

                                        Ainda por cima tens de contabilizar o consumo a gasolina nos arranques, mais a revisão ao sistema GPL de 'x' em 'x' kms...

                                        Há bons exemplos em que o GPL compensa, esse não me parece o melhor

                                        Pegando nesses 1,60€ (ou seja, considerando 5,60€ para o meu, que dão bem para o consumo de gasolina e GPL) e sabendo que eu faço cerca de 20.000kms/ano dá uma poupança de 320€.

                                        O custo de revisão do GPL é de 20€/ano (mudar o filtro).

                                        Ou seja, a poupança fica nos 300€, que ainda dão para mais uns 6.000 kms.

                                        A autonomia é entre 700 a 800 kms a GPL.

                                        Se os 300€ pagam não estacionar em parques fechados? Para mim sim, pagam.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          Pegando nesses 1,60€ (ou seja, considerando 5,60€ para o meu, que dão bem para o consumo de gasolina e GPL) e sabendo que eu faço cerca de 20.000kms/ano dá uma poupança de 320€.

                                          O custo de revisão do GPL é de 20€/ano (mudar o filtro).

                                          Ou seja, a poupança fica nos 300€, que ainda dão para mais uns 6.000 kms.

                                          A autonomia é entre 700 a 800 kms a GPL.

                                          Se os 300€ pagam não estacionar em parques fechados? Para mim sim, pagam.

                                          E está aí contabilizado aquelas alturas em que se anda a gasolina porque não se encontrou GPL ou estava calor e a bomba só deixou meter meia duzia de litros ?

                                          Eu sei que isto não acontece sempre, mas numa diferença tão pequena pode ser importante

                                          Já noutros exemplos o GPL tem uma diferença enorme, logo não há grandes dúvidas.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            E está aí contabilizado aquelas alturas em que se anda a gasolina porque não se encontrou GPL ou estava calor e a bomba só deixou meter meia duzia de litros ?

                                            Eu sei que isto não acontece sempre, mas numa diferença tão pequena pode ser importante

                                            Já noutros exemplos o GPL tem uma diferença enorme, logo não há grandes dúvidas.

                                            Nunca me aconteceu ter de andar a gasolina. Nunca deixo o GPL acabar. A partir dos 500 kms, quando posso, volto a atestar. Mesmo que aconteça não encher (nos dias de calor de Verão às vezes acontece) o GPL que ainda tenho dá sempre até ao próximo abastecimento.



                                            Para além do prazer de ser um otto, que já é subjectivo.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                              Nunca me aconteceu ter de andar a gasolina. Nunca deixo o GPL acabar. A partir dos 500 kms, quando posso, volto a atestar. Mesmo que aconteça não encher (nos dias de calor de Verão às vezes acontece) o GPL que ainda tenho dá sempre até ao próximo abastecimento.



                                              Para além do prazer de ser um otto, que já é subjectivo.
                                              Então mas há bocado dizias que a autonomia do GPL era de 700/800 km...

                                              Eu concordo contigo na questão "prazer do Otto" mas não para o dia-a-dia (mas isso de facto é subjectivo!)

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                Então mas há bocado dizias que a autonomia do GPL era de 700/800 km...

                                                Eu concordo contigo na questão "prazer do Otto" mas não para o dia-a-dia (mas isso de facto é subjectivo!)
                                                É muito subjectivo.

                                                Eu prefiro um diesel actual. Está mais adequado ao meu estilo de condução.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  deleted

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                    E pronto já voltamos aos "debates" do costume...quando o que se estava a falar era exactamente o oposto...

                                                    Muito gostam alguns de vocês de tentar generalizar tudo e mais alguma coisa...quando assim o é num forum de automóveis, começo a ver que não me posso queixar de quando falo com pessoal que não liga muito ao assunto a coisa ser pior...

                                                    Olha aqui uma opinião não generalizada e até bastante concisa.

                                                    http://forum.autohoje.com/showthread...24#post1998124

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      deleted

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                        Eu sei, e o teu post vai em linha com o tema, eu tb disse "alguns"
                                                        OK. Eu neste momento sinto-me:

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                          Então mas há bocado dizias que a autonomia do GPL era de 700/800 km...

                                                          Eu concordo contigo na questão "prazer do Otto" mas não para o dia-a-dia (mas isso de facto é subjectivo!)

                                                          Exactamente.

                                                          Mas se deixar esgotar a autonomia a GPL terei de andar a gasolina. Assim, a partir do momento que faço 500/600 kms volto a atestar. Para ter a certeza que em nenhuma situação fico sem GPL. Dá-me uma margem de 100/200 kms.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            É muito subjectivo.

                                                            Eu prefiro um diesel actual. Está mais adequado ao meu estilo de condução.



                                                            Não está em causa a preferência pela idade dos veículos.

                                                            Eu preferiria um otto actual.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Isto só para te dizer que os custos de gasolina vs diesel equivalente são muito mais elevados do que se pinta por aqui.

                                                              Se fizesse 840 kms (exemplo que o N O S S A - capri deu) gastaria 103,4 euros a gasolina e 60,40 € euros em gasóleo.

                                                              Nem toda a gente faz contas com dados reais (baseia-se nos consumos anunciados) e depois há estas diferenças. [/quote]
                                                              Exatamente, por isso falei em nºs arredondados !!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X