Originalmente Colocado por ClioII
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Garantia negada por condutor exceder o redline
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostEste é um caso perfeito de negligência na utilização do produto (no caso um automóvel). Para além dos dados registados na unidade de comando do motor (centralina) as consequências a nível mecânico evidenciam perfeitamente a utilização irregular do motor.
Portanto o seu proprietário teve muita sorte em a marca assumir as despesas.
O carro tem um conta rpm, e das 0rpm até ás 6000rpm (redline) eu faço o que quero e bem entendo.
Agora o carro tem um corte para precaver situações limite, agora esse corte permite fazer mais 500rpm´s que o redline? Então para que raio está lá... em todos os carros a gasolina que andei o corte era sensivelmente +200/250rpm do redline. Depois porque raio metem um limite de corte/redline tão perto dos limites do motor?
Finalmente duvido que seja uma/varias reduções mal feitas pois ai em vez de 500rpm´s redline a dentro eram bem mais...
Claramente a situação é a seguinte:
-este motor em especifico teria um problema qualquer, algum defeito de fabrico ou cc coisa
-sofreu uma rodagem abusadissima, quer por parte do condutor quer/ou por parte dos tipos da fiat/consessionario/transportadora que o fragilizou
-a juntar a um eventual problema inicial/peças fragilizadas o tratamento de choque de acelerações/reduções não ajudou e deu-se uma falha.
-A fiat fez-se de injenua e quiz não pagar nada e acabou por pagar por não poder provar que tinha sido do condutor e porque não é natural que tal aconteça.
Finalmente acho, e eu não sou fan da fiat, que ninguem constroi motores com redline de 6000rpm sendo o limite fisico do motor as 6500rpm, basicamente havia um problema qualquer/peça fragilizada que a levar um tratamento assim cedeu. Acredito que se fizessem o mesmo em varios motores isto seria um caso unico.Editado pela última vez por Shark; 24 January 2008, 13:55.
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Originalmente Colocado por Shark Ver PostMas estás a brincar não?
O carro tem um conta rpm, e das 0rpm até ás 6000rpm (redline) eu faço o que quero e bem entendo.
Agora o carro tem um corte para precaver situações limite, agora esse corte permite fazer mais 500rpm´s que o redline? Então para que raio está lá... em todos os carros a gasolina que andei o corte era sensivelmente +200/250rpm do redline. Depois porque raio metem um limite de corte/redline tão perto dos limites do motor?
Finalmente duvido que seja uma/varias reduções mal feitas pois ai em vez de 500rpm´s redline a dentro eram bem mais...
Claramente a situação é a seguinte:
-este motor em especifico teria um problema qualquer, algum defeito de fabrico ou cc coisa
-sofreu uma rodagem abusadissima, quer por parte do condutor quer/ou por parte dos tipos da fiat/consessionario/transportadora que o fragilizou
-a juntar a um eventual problema inicial/peças fragilizadas o tratamento de choque de acelerações/reduções não ajudou e deu-se uma falha.
-A fiat fez-se de injenua e quiz não pagar nada e acabou por pagar por não poder provar que tinha sido do condutor e porque não é natural que tal aconteça.
Finalmente acho, e eu não sou fan da fiat, que ninguem constroi motores com redline de 6000rpm sendo o limite fisico do motor as 6500rpm, basicamente havia um problema qualquer/peça fragilizada que a levar um tratamento assim cedeu. Acredito que se fizessem o mesmo em varios motores isto seria um caso unico.
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Claramente que essa unidade vinha com alguma fragilidade e não aguentou o tratamento.
Agora isto de ser chapa 4 foi negligência se fosse assim tão simples não lhe tinha pago nada, fizesse a revista pressão ou não.
Na próxima versão das centralinas já sabem, fica registada data e hora e no caso da hora a resolução vai até aos milisegundos
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Isto parece-me ser um caso claro de uma redução feita às três pancadas em que o redline foi excedido e muito, tendo por consequência o empeno das válvulas. Porque numa redução o corte simplesmente não existe.
Tive conhecimento de um caso semelhante, cá em PT em que o proprietário teve que se chegar à frente com a reparação uma vez que a marca, após análise dos dados, concluiu tratar-se de utilização abusiva.
A Fiat deve-se ter chegado à frente simplesmente para não haver mais alarido.
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Originalmente Colocado por jts Ver PostNão tou a ver um fabricante no seu perfeito juízo a não abdicar de 2100 euros para evitar ter má imprensa.
Temos que considerar que, se a Fiat pagou a indemnização é porque tinha a consciência pesada.
Também não estou a ver a Fiat a pagar para estar "calado".
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostPara quem demonstra tanta clarividência, apresentas muitas contradições e coisas pouco concretas (verde vs azul ).
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Originalmente Colocado por 1alfista Ver PostAtitude vergonhosa por parte da FIAT, IMHO.
Ainda por cima depois de "aparecer" na QR ja a garantia cobre ?!?
Era o que faltava perder a garantia por andar a fundo... que metessem o corte mais cedo...
Se passou o redline, estamos a ultrapassar os limites impostos pelo fabricante, por mais que depois do redline o motor ainda aguente um pouco.
O vermelho está lá. Quem quiser ultrapassá-lo tudo bem, mas depois não venha chorar.
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Originalmente Colocado por foo Ver PostEstou a ver que qualquer dia os carros vem com a potência máxima às 6000rpm e o corte às 4000.. "para não estragar".
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Originalmente Colocado por Mrs X Ver PostTive conhecimento de um caso semelhante, cá em PT em que o proprietário teve que se chegar à frente com a reparação uma vez que a marca, após análise dos dados, concluiu tratar-se de utilização abusiva.
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Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostAí já estamos a entrar noutros pressupostos.
Temos que considerar que, se a Fiat pagou a indemnização é porque tinha a consciência pesada.
Também não estou a ver a Fiat a pagar para estar "calado".
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Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostEntão é uma atitude ridícula.
Até acharia piada se começassem a aparecer casos destes frequentemente.
Basicamente naquela situação seria algo do genero :
-Opção A - reparar o carro, custo 2.000€
-Opção B - Não reparar, custo 20.000€
A culpa ? Irrelevante...
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Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostSegundo entendi, passou o redline.
Se passou o redline, estamos a ultrapassar os limites impostos pelo fabricante, por mais que depois do redline o motor ainda aguente um pouco.
O vermelho está lá. Quem quiser ultrapassá-lo tudo bem, mas depois não venha chorar.
O red line está la mas podes utiliza-lo! Não vejo onde está a duvida!
Se não se pode utilizar o fabricante que "não o deixe" chegar la...
Nos carros que tenho com IE nenhum refere no manual que não se "pode" utilizar o red line.
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Eu não entendo qual é o grande "sonho" que é para muitos atingir o corte...
Um gajo fala de um carro X e há logo alguém que diz. Já cortei todas as mudanças num....
Qual é a vantagem? Eu não conheço nenhuma. Só mesmo desvantagens.
Já dentro do redline a grande maioria dos carros sofre uma perda de potência ainda antes do corte. Então qual é a vantagem de lá ir?
Eu com os carros actuais, cortei apenas 2 vezes. Ambas por distração.
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eu tb já fiz uma redução no meu 2.0D (nos diesel acho que ainda é mais grave) eu ia em 5a Às 3000 e por lapso meto a 3a em x da 4a ... red-line é às 5250... o ponteiro toca nas 6000 e então? assustei-me.... ok... tá ali optimo... a puxar melhor que nunca até parece que se soltou!
siga... epah... mas o meu já lá vão uns anos em que a garantia passou e os kms tb a toyota só dava 100 000 kms de garantia
a fiat dá 500 000 né?
silver, estou contigo... quando vou ao corte é porque vai pé no chumbo e no meu carro sente-se bem quando ele n dá mais! ali nas 4500 esquece.... acabou... mete outra...
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Originalmente Colocado por pensante Ver Poste não há ninguém que denuncie esses crimes?
Eles até na estrada fazem corridas!
Vi uma vez um Punto que vinha a ser transportado para o stand, ele parou na portagem era um cheiro a embraigem queimada brutal, quando arracou, acho que só usou a embraiagem para meter a primeira, tal era o cheiro e o barulho
Há carros que é destruição total mesmo
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