Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TDI - o tópico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
    Pois, old news. O que eu quero frisar é que essa altura dos TDI´s "landmark" parece ter acabado.

    E isso do TDI 130 vs BMW 150 não é bem assim. Por experiência própria, andam os 2 rigorosamente a mesma coisa até aos 200 Km/h (o que só é lisonjeiro para o TDI) e depois o BMW descola. Mas sim, apesar da diferença de potência "no papel" são dois modelos muito equivalentes. O TDI melhor em médias, o BMW melhor em altas (e provavelmente em baixas). E sim, dá a impressão que o TDI anda mais, mas já pude constatar que não é verdade.

    Recordo-me que na época deles, os TDI cilindravam a concorrência em recuperações, sendo mesmo muito superiores.

    Comentário


      #62
      O tdi 150cv que o meu pai teve, nunca lhe deu uma chatisse, nem consumos de óleo, nada... durante 5 anos e +- 90mil kms.

      E quem diz que este motor é menos agradável de conduzir que um tdi de 130cv, nunca deve ter conduzido o de 150 cv ; )

      A suposta falta de potência em baixas é mais um mito... ou então o do meu pai era especial... eu acredito no mito eheh

      Já o 105cv, montado num golf V, já acho que podia ter um arranque mais apurado, isto é é muito fácil deixar o carro ir abaixo. Num carro a diesel, é um pouco estranho.

      De resto, faz boas médias, e só não se porta melhor pela utilização algo abusiva que leva...

      Só uma achega, muitos talvez não se lembrem, mas a rover com o 620sdi, com a mesmíssima tecnologia utilizada na vw teve um motor que quando saíu (penso que em 96) deu cartas, ao ponto de ser melhor (mais rápido e mais económico) que um A4 (que na altura ainda só tinha 90cv).

      O carro em questão tem 105cv, 215nm e anunciava um consumo 6.1 em urbano e 4.2 extra-urbano.

      Ainda hoje é um carro que não é preciso andar acima das 2.000rom para ter força para a maioria das situações do dia a dia ; )

      Fica o aparte.


      Cump.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ice Ver Post
        O tdi 150cv que o meu pai teve, nunca lhe deu uma chatisse, nem consumos de óleo, nada... durante 5 anos e +- 90mil kms.

        E quem diz que este motor é menos agradável de conduzir que um tdi de 130cv, nunca deve ter conduzido o de 150 cv ; )

        A suposta falta de potência em baixas é mais um mito... ou então o do meu pai era especial... eu acredito no mito eheh

        Já o 105cv, montado num golf V, já acho que podia ter um arranque mais apurado, isto é é muito fácil deixar o carro ir abaixo. Num carro a diesel, é um pouco estranho.

        De resto, faz boas médias, e só não se porta melhor pela utilização algo abusiva que leva...

        Só uma achega, muitos talvez não se lembrem, mas a rover com o 620sdi, com a mesmíssima tecnologia utilizada na vw teve um motor que quando saíu (penso que em 96) deu cartas, ao ponto de ser melhor (mais rápido e mais económico) que um A4 (que na altura ainda só tinha 90cv).

        O carro em questão tem 105cv, 215nm e anunciava um consumo 6.1 em urbano e 4.2 extra-urbano.

        Ainda hoje é um carro que não é preciso andar acima das 2.000rom para ter força para a maioria das situações do dia a dia ; )

        Fica o aparte.


        Cump.
        Concordo contigo na generalidade mas deixa-me fazer algumas correcções no meu prisma: o motor q falas da Rover é o q referi no meu post atrás: no 200 arrisco a dizer q andava mais e melhor q o A3 110 e quase o mesmo q o Ibiza 110 mas gastava menos em bombas combustível e oficinas, pela experiência q tenho dessa época. Era ainda mais ruídoso q o Tdi mas esse motor Rover era de facto mto bom p altura.
        Qd referi q o motor de 150 cv era desagradável em relação ao de 130 é a mesma sensação q tenho agora em relação ao de 170 versus 140. O facto dos cv lá estarem nem sempre dá um feeling agradável na condução e eu até andei num Toledo q era considerado um produto mto equilibrado. Mas isso são gostos em função do temperamento e entrega de binario dos motores q pode agradar mais ou menos.

        Comentário


          #64
          Cá por casa mora um Audi 80 1.9 TDI de 90 cv, de 1993, e conta já com cerca de 280000 kms. Até hoje, não teve problemas de mecânica, e continua com comportamento razoável e consumos excelentes. Gasta menos que o meu BMW 318 tds compact (que tem um motor de menos cilindrada mas igual nº de cv).

          Comentário


            #65
            Já agora aproveito este tópico para colocar aqui informação acerca da última versão do 1.9TDI.
            Esta versão é de 115cv, utilizada apenas pela Audi no A4, nos últimos b6 e nos b7.

            Ao contrário do que a maioria pensa, esta versão de 115cv não é a mesma que existia em 2000, nos Bora, Passat, etc, mas sim uma nova versão feita com base na de 100cvs, em meados de 2004, mas com algumas alterações/melhoramentos.


            Aqui fica a nota de imprensa que saiu na altura (2004), acerca desta nova versão no A4:



            "

            April 6, 2004


            Audi A4 1.9 TDI: Now With 115 bhp


            A new, more potent version of the 1.9 TDI engine is being added to the range of engines offered for the Audi A4: in future the Audi A4 1.9 TDI will deliver 85 kW (115 bhp) at a torque of 285 Nm instead of the previous 74 kW (100 bhp) and 250 Nm of torque. At the same time, this new performance-enhanced engine satisfies the stringent emission standard EU4, which is not due to become law until 2006. The customer consequently benefits in two respects: from more power and from tax exemption as a result of reduced emission levels.
            Thanks to an increase in power – up 15 bhp – and torque – up 35 Nm – the Audi A4 1.9 TDI gains noticeably in dynamism and pulling power. The saloon accelerates from a standstill to 100 km/h in 11.2 seconds, almost one second faster than the 74 kW model. This front-wheel-drive model with 5-speed gearbox reaches a top speed of 201 km/h (up 6 km/h). The fuel consumption (overall) of the four-cylinder engine remains almost as low as before at 5.6 litres of diesel per 100 km. With a tank capacity of 70 litres, this model is consequently capable of covering over 1,200 kilometres without having to refuel.
            The new, more powerful engine version is based largely on the 74 kW unit. Powerplant engineers succeeded in boosting the power delivered by the 1.9-litre TDI by further fine tuning of the high-pressure pump-injector fuel injection in conjunction with new Bosch EDC 16+ engine management. This improves mixture preparation and further increases efficiency.
            Optimised pistons, now without recesses, as well as further detailed modifications to the electrically controlled exhaust-gas recirculation with a clearly improved cooling output and a more efficient close-coupled catalytic converter ensure that the TDI engine already satisfies what are currently the most stringent emission limits around.
            The development engineers have adapted the entire pump-injector system in detail: a modified spray angle and a higher supply rate are the result. The latest generation of Bosch engine management with further increased computing power makes it possible to use the greater potential of high-pressure injection resulting from these changes to maximum effect. The recirculated exhaust gases are cooled to a significantly greater extent in the new engine. This lowers the combustion temperature in the cylinder and reduces nitrogen oxide emissions.
            The Audi A4 1.9 TDI with 85 kW (115 bhp) engine is expected to be in dealers' showrooms in June.


            "
            Editado pela última vez por MGomes; 12 February 2008, 12:05.

            Comentário


              #66
              Por falar em autonomia, no Passat TDI 90cv com o seu depósito de 70 litros, faz mais de 1200km.

              Há dias ia já no vermelho e acagaçei-me aos 1250km e fui meter 10 euros para chegar ao destino... não queria arriscar ficar a pé só para ver "o máximo dos máximos" que conseguiria andar!

              Ah e tudo isso sem passar das 2.000rpm, pois o carro não precisa! Só mesmo em velocidades próximas dos 120 é que as rotações aumentam para perto das 2300.

              Comentário


                #67
                Manucas, por acaso não tinha lido o teu comentário ; )

                Mas sim, ao contrário do que muitos pensam, o sdi é um bom motor, montado num 200 ainda melhor. Não é turbo-dependente, e resolve bem o dia a dia abaixo das 2.000 rpm, o que me surpreendeu muito!

                Não cheguei a experimentar o tdi 170, só o de 140, mas os de 130 e 150 conheço bem, e no caso do 150 não noto apenas diferenças pontuais em determinadas rev´s, noto sempre uma melhoria. (aliás notava, porque o toledo foi vendido em setembro passado...)

                Convivi muito tempo com o toledo, e com alguns tdi´s 130, grande maioria em ibizas, e sempre notei diferenças ; )


                Cump.

                Comentário


                  #68
                  Um familiar meu comprou recentemente um seat toledo com esse motor(tdi90cv) por um preço irrisório...quando me falou do carro torci o nariz visto ja ter mais de 10anos e o motor contar com mais de 400000km!!Andei no carro e o motor ainda puxa e bem!!A 100km/h média de 5l e em cidade a volta de 5.5l!!
                  Em relação ao de 130cv foi o motor tdi que mais conduzi(num a3 e num ibiza).Sinceramente nem parecem o mesmo.No ibiza sente-se e ouve-se(e de que maneira o motor)..Muito brusco,muito kick,muitas vibraçoes do que a3.Mas sem dúvidas que muito fiáveis(até agora 0problemas) enquanto que amigo meu com o golf de 150cv já o vendeu e jurou que nunca mais!Foi pegar nas chaves e problemas...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                    Pois, old news. O que eu quero frisar é que essa altura dos TDI´s "landmark" parece ter acabado.

                    E isso do TDI 130 vs BMW 150 não é bem assim. Por experiência própria, andam os 2 rigorosamente a mesma coisa até aos 200 Km/h (o que só é lisonjeiro para o TDI) e depois o BMW descola. Mas sim, apesar da diferença de potência "no papel" são dois modelos muito equivalentes. O TDI melhor em médias, o BMW melhor em altas (e provavelmente em baixas). E sim, dá a impressão que o TDI anda mais, mas já pude constatar que não é verdade.
                    Se for um 320d com caixa de 5 velocidades é mais ou menos isso, mas com caixa de 6 começa a fugir bem mais cedo.

                    O 320d é mais forte a partir das 2500RPM, antes disso o TDI 130 domina.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por bb_king Ver Post
                      Um familiar meu comprou recentemente um seat toledo com esse motor(tdi90cv) por um preço irrisório...quando me falou do carro torci o nariz visto ja ter mais de 10anos e o motor contar com mais de 400000km!!Andei no carro e o motor ainda puxa e bem!!A 100km/h média de 5l e em cidade a volta de 5.5l!!
                      Em relação ao de 130cv foi o motor tdi que mais conduzi(num a3 e num ibiza).Sinceramente nem parecem o mesmo.No ibiza sente-se e ouve-se(e de que maneira o motor)..Muito brusco,muito kick,muitas vibraçoes do que a3.Mas sem dúvidas que muito fiáveis(até agora 0problemas) enquanto que amigo meu com o golf de 150cv já o vendeu e jurou que nunca mais!Foi pegar nas chaves e problemas...
                      Já tinha referido isso em algum post para aqui.
                      Os de 150 cv não foram/são muito fiáveis, pelo menos em comparação com os outros tdi's.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                        Concordo contigo na generalidade mas deixa-me fazer algumas correcções no meu prisma: o motor q falas da Rover é o q referi no meu post atrás: no 200 arrisco a dizer q andava mais e melhor q o A3 110 e quase o mesmo q o Ibiza 110 mas gastava menos em bombas combustível e oficinas, pela experiência q tenho dessa época. Era ainda mais ruídoso q o Tdi mas esse motor Rover era de facto mto bom p altura.
                        Qd referi q o motor de 150 cv era desagradável em relação ao de 130 é a mesma sensação q tenho agora em relação ao de 170 versus 140. O facto dos cv lá estarem nem sempre dá um feeling agradável na condução e eu até andei num Toledo q era considerado um produto mto equilibrado. Mas isso são gostos em função do temperamento e entrega de binario dos motores q pode agradar mais ou menos.
                        Posso corroborar a tua opinião em relação ao motor da Rover, pois sou possuidor de um 200 Sdi de Novembro de 97 que tem agora, desde novo na minha mão, 280000 Kms e tudo o que disseste é verdade, tem força mais que suficiente e na altura, eu solteiro e dado a algumas brincadeiras na estrada tive grandes picanços com esses famosos tdis 110 cv, principalmente ibizas e A3, nas mais diversas situações( em estrada curvosa, AEs, etc) e o que digo é que não ficava para trás em nenhuma ocasião, talvez até fosse mais rápido numa faixinha muito especial de rotações em 5ª velocidade( comprovei-o em AE). Até à data, problemas apenas a mudança do tubo do intercooler que tem desgaste de uso, de resto é só fazer a manutenção certinha. Já os famosos tdis não se podem gabar de ter um percurso assim tão limpinho na sua vida.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X