P.S.: voçês já alguma vez ouviram e viram um camião do Dakar a bombar ? é que a noção de que a sonoridade diesel nunca é interessante está completamente errada
Concordo. NUnca ouvi um camião do Dakar, mas o meu pai é proprietário de um pesado e de cada vez que o conduzo fico com um sorriso de orelha a orelha.
Aquele motor tem um som espectacular
Há coisas que nunca mudam e um diesel nunca poderá ser comparado a um motor otto no que de prazer diz respeito, porque não é só ter bom binário e boa potência que faz dos motores diesel aptos para transmitir grandes sensações.
Reconheço o valor dos diesel no panorama actual, mas não no que toca à desportividade e prazer de condução.
Não me choca nada haver um Cayenne diesel, desde continuem a haver 911, Boxster e Caymans está-se bem!
Se para termos estes últimos é preciso um SUV Diesel, venha o bisonte! lolol
Curiosamente a semana estive na Côte d'Azur e andei em SUV's taxi: XC90, Touareg e Q7! Tenha pena de não ter apanhado nenhum Cayenne!!
Aceito que haja quem queira a Porsche a mandar em si a 100% e não dentro de um grupo.
Percebo perfeitamente e está dentro um pouco da minha filosofia.
No entanto e pegando no exemplo da Ferrari, esta continua a ser algo de especial comparativamente a um Porsche.
A Lambo a mesma coisa.
Há coisas que não se mudam.
O que é importante é uma marca continuar no activo e penso que se não existisse cayenne, a Porsche não teria falido.
Quiseram alargar horizontes, abrir a mente como alguns dizem para ganhar mais.
Mas, para quê abrir a mente, quando fechamos o coração?
A ferrari continua a ser especial. Pq não tem com que se preocupar... A Fiat paga as contas...
Os lambo tb andam as costas do grupo e para poupar até usam peças interiores de a3 com 10anos...
A porsche estava em crise antes de lançarem o Boxster e o Cayenne. Agora que estão bem, é impossível dizer o que se tinha passado se não tivessem inventado o Cayenne.
Não fechas o coração. Os modelos míticos e bons continuam lá, melhores do que nunca! Algo que não aconteceu com o 996 quando a porsche estava nas lonas...
Podem meter o diesel que quiserem, pode consumir menos, andar mais, cheirar a rosas pelo tubo de escape, ter uma sonoridade fantástica, seja lá o que for. Eu não comprava.
Mas se a Porsche acha que tem mercado para esse tipo de veículo então força. Não é por isso que eu deixava de comprar um 911 Turbo.
Os motores diesel estão bastante evoluidos e ajustam-se perfeitamente aos SUV's, quer sejam Porsche ou não.
Uma grande vantagem é a autonomia, é que ir à bomba de 300 em 300 kms torna-se cansativo, se puder ir de 500 em 500 melhor.
Ufa, ainda bem que há pessoal que pensa assim
Qual é o problema? porque insistem em comparar com motores a gasolina? não comparem, não é feito para se comparar. O objectivo é menores consumos e agradar a uma potencial faixa de clientes.
A Porsche perde a sua "pureza"? fica uma marca "mainstream"? epa desde que continuem a fazer desportivos de alto nível como sempre fizeram, não vejo onde está o problema...
existe uma coisa chamada evoluçao, e quer queriram quer nao, o diesel faz parte. de que serve á porsche. fazer as vontades aos apaixonados se depois nao rende. caso nao saibam é uma marca privada, feita apenas para dar lucro aos accionistas, eu se fosse accionista queria era mais lucros e nao saber o que os apaixonados pensam.
ps: ja agora, quantos de voces apaixonados de porsche ou motores otto ja deram lucro a esta marca?
Desculpa lá, mas gostava que fundamentasses isto, é que não faz muito sentido, dizer que o diesel é o futuro... Man isso fazia sentido se o dissesses em 1908, não agora...
A ferrari continua a ser especial. Pq não tem com que se preocupar... A Fiat paga as contas...
Os lambo tb andam as costas do grupo e para poupar até usam peças interiores de a3 com 10anos...
A porsche estava em crise antes de lançarem o Boxster e o Cayenne. Agora que estão bem, é impossível dizer o que se tinha passado se não tivessem inventado o Cayenne.
Não fechas o coração. Os modelos míticos e bons continuam lá, melhores do que nunca! Algo que não aconteceu com o 996 quando a porsche estava nas lonas...
Vais-me desculpar, mas mesmo os que hoje em dia vendem doces para as criancinhas e barras de chocolate, têm preocupações económicas e de sobrevivência.
Ou seja, há um objectivo pragmático.
Nas sociedades onde isso supostamente não existia (???), tamos os Lada, Traban, Volga, Zaz, e por aí fora, a demonstrar que estavam errados.
E que hoje são os maiores consumidores do surplus ocidental.
Temos de acordar para as novas realidades...
Não temos que acordar para novas realidades quando estas não são necessárias.
Não espero coisíssima nenhuma.
É daqueles lançamentos que não me traz qualquer tipo de curiosidade, a 2 níveis:
1º - o R8 é feio, não o aprecio e se vier com o kit estético que t~em vindo a apregoar, só reforça mais a minah ideia.
2º - o V10 TDi já o conheço da Le Mans, nomeadamente o som (coisa muito importante) e aí não me desperta nada.
A ferrari continua a ser especial. Pq não tem com que se preocupar... A Fiat paga as contas...
Os lambo tb andam as costas do grupo e para poupar até usam peças interiores de a3 com 10anos...
A porsche estava em crise antes de lançarem o Boxster e o Cayenne. Agora que estão bem, é impossível dizer o que se tinha passado se não tivessem inventado o Cayenne.
Não fechas o coração. Os modelos míticos e bons continuam lá, melhores do que nunca! Algo que não aconteceu com o 996 quando a porsche estava nas lonas...
Os modelos míticos estão lá, na sua plenitude e mística.
A marca Porsche não.
Porque é que uma simples Fiat ou Renault, por mais automóveis de luxo, desportivos e executivos que façam, nunca chegarão a ser conotadas como marcas de estatuto?
Porque, na sua gama, existem modelos da plebe, modelos básicos, modelos para as massas.
Penso que dá para entender o que quero dizer.
Há malta que vive isto com demasiada intensidade .
São carros... quanto mais oferta houver, maior a competitividade, melhores serão os preços.
Quem ganha é sempre o consumidor. Ninguém é obrigado a comprar um carro que não queira.
Realmente é de valor criticar a gestão comercial da Porsche numa altura em que ela nunca esteve tão forte ou mais acertada.
Para picar quem se sentir picado :
Se vos fizer muita impressão ouvirem um Cayenne diesel metam o boné com a pala bem dobrada e acelerem com o carro solto no semáforo tendo apenas o braço esquerdo esticado sobre o volante e o direito na manete de velocidade.
Depois arranquem a fundo para fazerem uns belos 8s aos 100. Cuidado a meterem mudanças que ainda correm o risco de ver um tracto a passar-vos cujas mudanças se metem sozinhas .
Esqueci-me da música tipicamente composta por apenas 4 ou 5 frases que se repetem durante 5m.
A Porsche não precisa do Cayenne Diesel para nada. È dona do grupo VAG. Podia sentar-se sem fazer nada que continuava a enriquecer. A Porsche vai ser vitima da sua propria ambição.
Há coisas que nunca mudam e um diesel nunca poderá ser comparado a um motor otto no que de prazer diz respeito, porque não é só ter bom binário e boa potência que faz dos motores diesel aptos para transmitir grandes sensações.
Reconheço o valor dos diesel no panorama actual, mas não no que toca à desportividade e prazer de condução.
Mas será que é só o motor que transmite sensações de condução?
Se for potente q.b. não consegue impulsionar a carroçaria rapidamente para a frente como faria um motor a gasolina ou a carvão?
Eu quando retiro prazer de condução numa viatura, não o faço apenas e só em função do motor, mas também do comportamento, precisão da direcção, travões, feeling da caixa de velocidades, posição de condução, etc.
O prazer de condução advém de um todo, e não apenas do bloco do motor.
Senão pegava-se num Fiat Panda, colocava-se lá um motor 5.0l com 500cv e era um prazer de condução que não se podia!
Se um Porsche ou outro carro qualquer tiver o comportamento, o handling, a direcção, os travões, a posição adequada de condução, e um motor que não o torne submotorizado (e potências de 250cv já não é propriamente submotorizado), o carro tem tudo para dar imenso prazer de condução.
Se um carro assim não dá prazer de condução que dizer de grande parte dos carro que vemos na estrada que são incomparavelmente menos potentes, com posições de condução à camião, comportamento ou chassis muito menos desportivos, etc... ou só por terem um motor a gasolina passam a dar prazer de condução?
Que prazer sinto eu quando pego no VW Polo de 55cv que tenho por aqui a gasolina? Nada de especial... nenhum mesmo.
Até o Megane 1.5dCi de 80cv me dava mais prazer, agarrava, travava e curvava muito melhor, e mesmo com o motor diesel andava melhor que o Polo...
a Ferrari tem lucro, bastante lucro até. não percebi essa..
Tem lucro sim. Mas Hoje.
E há uns anos não é verdade que foi a fiat e meter guito para os aguentar?
Em 2007 tiveram 270 milhões de lucro, que foi 50% mais que 2006 que já tinha sido um máximo... Tem vindo a subir bem, o que tb significa que estavam bem baixo.!
Mas será que é só o motor que transmite sensações de condução?
Se for potente q.b. não consegue impulsionar a carroçaria rapidamente para a frente como faria um motor a gasolina ou a carvão?
Eu quando retiro prazer de condução numa viatura, não o faço apenas e só em função do motor, mas também do comportamento, precisão da direcção, travões, feeling da caixa de velocidades, posição de condução, etc.
O prazer de condução advém de um todo, e não apenas do bloco do motor.
Senão pegava-se num Fiat Panda, colocava-se lá um motor 5.0l com 500cv e era um prazer de condução que não se podia!
Se um Porsche ou outro carro qualquer tiver o comportamento, o handling, a direcção, os travões, a posição adequada de condução, e um motor que não o torne submotorizado (e potências de 250cv já não é propriamente submotorizado), o carro tem tudo para dar imenso prazer de condução.
Se um carro assim não dá prazer de condução que dizer de grande parte dos carro que vemos na estrada que são incomparavelmente menos potentes, com posições de condução à camião, comportamento ou chassis muito menos desportivos, etc... ou só por terem um motor a gasolina passam a dar prazer de condução?
Que prazer sinto eu quando pego no VW Polo de 55cv que tenho por aqui a gasolina? Nada de especial... nenhum mesmo.
Até o Megane 1.5dCi de 80cv me dava mais prazer, agarrava, travava e curvava muito melhor, e mesmo com o motor diesel andava melhor que o Polo...
No entanto para mim significa apenas uma coisa a divisão de engenharia da Porsche não sabe fazer híbridos.
Acho que ambos os modelos estão previstos.
Embora meta as minhas dúvidas da utilidade de um motor eléctrico num carro tao pesado. Basta ver o SUV ou até as berlinas híbridas da Lexus. As baterias são claramente insuficientes para se ter um aproveitamente idêntico ao Prius ou ao Civic. Até porque o estilo de condução / trajectos do condutor tipo que os compra tira as vantagens da sinergia.
Não acredito que haja muita gente com GS, LS ou RX com paciência para trabalhar para os consumos ou para andarem entre 100 e 120 em AE antecipando as subidas. Para isso ficava-lhes mais em conta um 520d ou S320cdi.
Foi a Porsche que veio com grande pompa anunciar o Cayenne híbrido que tinha uma consumos xpto e que podia andar em modo eléctrico até aos 120 km/h, etc ...
o pessoal fala fala, mas queria ver quantos de voces rejeitavam um modesto cayenne 1.9TDI (se o mesmo existisse) em troca directa pelos vossos carrinhos que usam no dia a dia! era ver os "meninos" todos felizes a passear de porsche a passar em todo o lado devagarinho para toda a gente os ver!
por incrivel que pareça em portugal tudo o que os outros têm nunca satisfaz o proximo por inveja. se o vizinho tem determinado carro, fala-se que é fraco e tal... bom bom era uma maquina tal!
outra coisa incrivel é que normalmente o que as pessoas têm é que é bom, mesmo que isso seja mais um mono que aí ande!
haja paciencia... lá pela porsche não ter tradição diesel não quer dizer que isso seja o fim do mundo intriduzir um bloco desses, quer quiram quer não.
não me venham dizer que um cayenne diesel é um terror!
ficaria mais agradado se refutasssem dizendo que continua a ser uma grande maquina, deixando sim de ser um bom Porsche!!!
Editado pela última vez por amorimarc; 25 June 2008, 16:26.
E há uns anos não é verdade que foi a fiat e meter guito para os aguentar?
Em 2007 tiveram 270 milhões de lucro, que foi 50% mais que 2006 que já tinha sido um máximo... Tem vindo a subir bem, o que tb significa que estavam bem baixo.!
hoje significa alguns anos.
o que é giro é que a administração fulmina uma boa parte dos lucros a dar bónus, por exemplo, às cabeças de topo da Scuderia. são dos funcionários mais bem pagos do mundo.
há uns anos metade do lucro foi para 3 pessoas, antes de ser apresentado o lucro "final"
Mas qual é o problema? Sendo o Audi Q7 baseado no Cayenne e tendo o mesmo um motor diesel que não lhe retira qualquer inspiração desportiva, porque não pode o Cayenne ter o mesmo motor? Deixem-se de fundamentalismos, por favor. Até nas 24 horas de Lemans já se encontram carros movidos a motores diesel.
Embora meta as minhas dúvidas da utilidade de um motor eléctrico num carro tao pesado. Basta ver o SUV ou até as berlinas híbridas da Lexus. As baterias são claramente insuficientes para se ter um aproveitamente idêntico ao Prius ou ao Civic. Até porque o estilo de condução / trajectos do condutor tipo que os compra tira as vantagens da sinergia.
Não acredito que haja muita gente com GS, LS ou RX com paciência para trabalhar para os consumos ou para andarem entre 100 e 120 em AE antecipando as subidas. Para isso ficava-lhes mais em conta um 520d ou S320cdi.
Acho que estás profundamente enganado quanto à recuperação de energia no SUV da Lexus, é que não tem nada em comum com o Civic por exemplo, os motores electricos dos Lexus têm cerca de 200 cv e do Civic 20 cv, logo o Lexus tem a capacidade de regenerar muito mais energia em travagens fortes, não sendo necessário antecipar travagens como nos híbridos menos potêntes.
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