Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que a AH vai rectificar? E-MAIL RESPONDIDO.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Permite-me discordar.

    Fiz inúmeros cursos de formação de formadores, e um dos módulos é a
    avaliação. É sempre possível fazer critérios objectivos, e nos casos onde
    tal não seja possível... NÃO SE CLASSIFICA!!!

    É tão simples quanto isto.

    Se um carro ser bonito ou feio depende do gosto de quem observa, é
    subjectivo. Não se classifica.

    Qualidade dos materiais. Muita gente diz que a qualidade é subjectiva. Mas
    é possível definir critérios. Por exemplo: Plásticos almofadados levam 1 ponto,
    caso contrário 0. Se forem forrados a material nobre (pele, madeira, etc.)
    levam 3 pontos. Etc.

    Chama-se a isto estabelecer critérios objectivos de avaliação e classificação.

    Dá trabalho? Dá, e muito. Por isso é que as revistas não o fazem. Por isso é
    que se sujeitam a serem classificadas de parciais.

    Cumps.
    eu continuo a discordar. parece-me impossível criar critérios objectivos de avaliação para uma coisa que depende da percepção de cada um.
    os exemplos de dás dos plásticos também estariam sujeitos á percepção.
    como é que seria possível para um jornalista afirmar objectivamente que a qualidade de um plástico, ou da pele usada, ou da madeira usada é melhor que de outro. teria que fazer ensaios de resistência e afins aos materiais. isso seria irreal. portanto, quando um jornalista diz que os materiais do carro X tem melhor qualidade que os do carro Y, está objectivamente a referir-se à percepção dessa qualidade, percepção essa que é subjectiva.
    Editado pela última vez por AF147; 20 March 2008, 09:23.

    Comentário


      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
      Ninguém cometeu erro nenhum! O jornalista em causa optou por não considerar uma promoção, tal como não o faz com as inúmeras promoções da Citroën.
      É uma opção dele e tem todo o direito de a ter.

      Outro jornalista tem uma opinião diferente e, como tal, considerou a promoção. Obviamente, é a opinião dele e tem o direito de a ter.
      BWAHAHAHAHAHAHAHAH!!! Que idade é que tens mesmo?

      A isso chamam-se critérios de avaliação subjectivos. Ou seja, cada um dá
      a nota que quer. Ou seja, como os critérios são subjectivos e não estão
      definidos, é possível que o MESMO "jornalista" dê a pontuação X hoje e Y
      amanhã para exactamente o mesmo carro: SUBJECTIVIDADE!

      Significa que os resultados dos comparativos, a serem como dizes, VALEM
      ZERO!!!

      E quanto a saber do que estou a falar... SEI. E muito melhor que os
      "jornalistas". Isto não é jornalismo. É AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO.
      E sei MUITO bem do que estou a falar.

      E gosto muito da expressão: "takes one to know another".

      Cumps.

      Comentário


        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
        eu continuo a discordar. parece-me impossível criar critérios objectivos de avaliação para uma coisa que depende da percepção de cada um.
        os exemplos de dás dos plásticos também estariam sujeitos á percepção.
        como é que seria possível para um jornalista afirmar objectivamente que a qualidade de um plástico, ou da pela usada, ou da madeira usada é melhor que de outro. teria que fazer ensaios de resistência e afins aos amteriais. isso seria irreal.
        Não. Não depende de percepção nenhuma.

        Repara:
        Ou estão almofadados, ou não. Ou é pele ou madeira, ou não.

        Não há meio termo. Não há plásticos melhores ou piores. O que há é tem ou
        não o critério em causa. Preto ou branco. Não há cinzentos. Não há
        subjectividade.

        Porra, se fosse como dizes estávamos tramados. Significaria que as nossas
        notas na universidade (ou qualquer outro ensino) não valiam nada!!!

        Cumps.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          BWAHAHAHAHAHAHAHAH!!! Que idade é que tens mesmo?

          A isso chamam-se critérios de avaliação subjectivos. Ou seja, cada um dá
          a nota que quer. Ou seja, como os critérios são subjectivos e não estão
          definidos, é possível que o MESMO "jornalista" dê a pontuação X hoje e Y
          amanhã para exactamente o mesmo carro: SUBJECTIVIDADE!

          Significa que os resultados dos comparativos, a serem como dizes, VALEM
          ZERO!!!

          E quanto a saber do que estou a falar... SEI. E muito melhor que os
          "jornalistas". Isto não é jornalismo. É AVALIAÇÃO e CLASSIFICAÇÃO.
          E sei MUITO bem do que estou a falar.

          E gosto muito da expressão: "takes one to know another".

          Cumps.
          Se estamos a falar de uma opinião, claro que cada um dá a nota que quer!
          Não tinhas percebido isso, era?

          As opiniões são sempre subjectivas e discutíveis. Nunca me ouviste dizer que o que se escreve é uma verdade absoluta, pois não?

          Agora virem para aqui dizer que as opiniões são influenciadas por subornos é que não admito!

          Comentário


            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Não. Não depende de percepção nenhuma.

            Repara:
            Ou estão almofadados, ou não. Ou é pele ou madeira, ou não.

            Não há meio termo. Não há plásticos melhores ou piores. O que há é tem ou
            não o critério em causa. Preto ou branco. Não há cinzentos. Não há
            subjectividade.
            não há plásticos melhores ou piores?!
            ou seja, os materiais usados num Tata Indica não diferem dos materiais usados num Maybach...


            Porra, se fosse como dizes estávamos tramados. Significaria que as nossas
            notas na universidade (ou qualquer outro ensino) não valiam nada!!!
            Cumps.
            as notas podem em parte também ser subjectivas. apesar destas reflectirem essencialmente os resultados dos exames, estes não são de resposta sim ou não, logo, as respostas dadas estarão em parte sujeitas a subjectividade da interpretação do avaliador. por isso é que por exemplo nos exames nacionais se pode pedir uma revisão da prova, e não muito raramente essa revisão reflecte uma avaliação diferente. (experiência em 1ª pessoa)
            Editado pela última vez por AF147; 20 March 2008, 09:38.

            Comentário


              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Se estamos a falar de uma opinião, claro que cada um dá a nota que quer!
              Não tinhas percebido isso, era?

              As opiniões são sempre subjectivas e discutíveis. Nunca me ouviste dizer que o que se escreve é uma verdade absoluta, pois não?

              Agora virem para aqui dizer que as opiniões são influenciadas por subornos é que não admito!
              Se é uma opinião, então não se dão pontuações. Quando se pontua há que
              ter critérios de avaliação, e deixa de ser opinião.

              Imagina:
              O moderador X não tem perfil para ser moderador. (opinião)
              O moderador X tem nota 2, o Y tem nota 7, o Z tem nota 16. (avaliação e
              classificação)

              Se te classificassem, não gostarias (exigirias) saber quais foram os critérios?
              Terão sido justos? Objectivos? Ou terá sido porque naquele dia a mulher
              disse que estava com dor-de-cabeça, e ele decidiu vingar-se nas notas que
              deu?

              Imagina que alguém chegava e dizia que já não eras mod./adm.. Não ias
              querer explicações? Seria suficiente dizerem-te: porque quero. Ou: porque
              é a minha opinião.
              Não perguntarias logo de seguida: e quem és tu?

              Cumps.

              Comentário


                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                Agora virem para aqui dizer que as opiniões são influenciadas por subornos é que não admito!
                quais as dos users ou as das revistas?
                é que se achas que isso não existe nas revistas tens um mundo novo para descobrir

                Comentário


                  E quem disse que a objectividade absoluta alguma vez é possível?

                  Para isso, deixem-se de fazer comparativos nos moldes que se fazem, ou seja, abulam-se as pontuações!

                  Depois vêm criticar porque não dão pontuações e assim é impossível saber qual o melhor!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Se é uma opinião, então não se dão pontuações. Quando se pontua há que
                    ter critérios de avaliação, e deixa de ser opinião.

                    Imagina:
                    O moderador X não tem perfil para ser moderador. (opinião)
                    O moderador X tem nota 2, o Y tem nota 7, o Z tem nota 16. (avaliação e
                    classificação)

                    Se te classificassem, não gostarias (exigirias) saber quais foram os critérios?
                    Terão sido justos? Objectivos? Ou terá sido porque naquele dia a mulher
                    disse que estava com dor-de-cabeça, e ele decidiu vingar-se nas notas que
                    deu?

                    Imagina que alguém chegava e dizia que já não eras mod./adm.. Não ias
                    querer explicações? Seria suficiente dizerem-te: porque quero. Ou: porque
                    é a minha opinião.
                    Não perguntarias logo de seguida: e quem és tu?

                    Cumps.
                    As pontuações são baseadas em opiniões.
                    Por exemplo: eu posso achar que um carro curva bem e tu achares que esse mesmo carro curva mal.

                    Segundo essa avaliação, eu dou 7 pontos e tu dás 5.

                    Eu posso achar que o carro é desconfortável e tu achares que é muito confortável.
                    Com isso, dás 7 pontos e eu dou 5.

                    A minha avaliação não é melhor nem pior do que a tua. Cada um de nós tem direito à sua opinião e, a partir daí, faz a sua tabela de pontuações.

                    Os critérios vêm explicados nos textos.

                    Um exemplo banal: programa dança comigo - o pessoal dança e o júri pontua.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                      não há plásticos melhores ou piores?!
                      ou seja, os materiais usados num Tata Indica não diferem dos materiais usados num Maybach...
                      Claro que há plásticos melhores e piores. Não tens é de incluir isso nos
                      critérios de avaliação de materiais.
                      Mas se quiseres também podes: Qual foi o composto usado? X: nota 1; Y:
                      nota 2; Z: nota 3.
                      Ou então, metes o carro ao Sol durante 10 anos. Esperas e vês se os
                      plásticos apresentam alterações. Sem alterações: 5 valores; descoloridos:
                      3 valores; deformados: 1 valor; partidos/estalados; 0 valores.

                      Critérios!!!
                      É só ESCREVER os critérios!!!

                      Está escrito, avalia-se. Não está escrito não se avalia nem se classifica.

                      Simples.

                      Cumps.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                        E quem disse que a objectividade absoluta alguma vez é possível?

                        Para isso, deixem-se de fazer comparativos nos moldes que se fazem, ou seja, abulam-se as pontuações!

                        Depois vêm criticar porque não dão pontuações e assim é impossível saber qual o melhor!
                        Critérios bem definidos e seguidos dão SEMPRE classificações objectivas.

                        Cumps.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Critérios bem definidos e seguidos dão SEMPRE classificações objectivas.

                          Cumps.
                          NUNCA haverá uma avaliação totalmente objectiva. Apenas aquela baseada nos números, que não mentem nem podem ser enganados, mas ao longo de um comparativo, ou mesmo teste individual, haverá sempre lugar para a subjectividade, e isso é incontornável.

                          Os testes podem tornar-se o mais objectivos possível, mas nunca totalmente!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            As pontuações são baseadas em opiniões.
                            Por exemplo: eu posso achar que um carro curva bem e tu achares que esse mesmo carro curva mal.

                            Segundo essa avaliação, eu dou 7 pontos e tu dás 5.

                            Eu posso achar que o carro é desconfortável e tu achares que é muito confortável.
                            Com isso, dás 7 pontos e eu dou 5.

                            A minha avaliação não é melhor nem pior do que a tua. Cada um de nós tem direito à sua opinião e, a partir daí, faz a sua tabela de pontuações.

                            Os critérios vêm explicados nos textos.

                            Um exemplo banal: programa dança comigo - o pessoal dança e o júri pontua.
                            Só é opinião e subjectivo se quiseres.

                            Quantos G's aguenta a curvar? Crias uma escala e pontuas conforme a escala.
                            Quantos G's aguenta em curva e contra-curva (teste do alce)? Crias uma
                            escala e pontuas.
                            Isto é OBJECTIVO!!!

                            Tens aparelhos para medir G's. Podes usá-los para medir a capacidade de
                            curvar, o conforto das suspensões, etc.

                            Conforto interior, podes medir o espaço, a temperatura do habitáculo ao Sol,
                            etc.

                            Se não conseguires avaliar objectivamente (por falta de critérios mensuráveis)
                            NÃO CLASSIFICAS!!!

                            É tão simples quanto isto.

                            Quanto a programas de TV ranhosos, é por isso que há um JURI!!! São
                            opiniões subjectivas, e por isso, de modo a REDUZIR a subjectividade, a
                            nota final é dada por um conjunto de opiniões subjectivas (o que reduz essa
                            mesma subjectividade).

                            Cumps.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                              Apenas aquela baseada nos números, que não mentem nem podem ser enganados
                              I rest my case.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Claro que há plásticos melhores e piores. Não tens é de incluir isso nos
                                critérios de avaliação de materiais.
                                a qualidade, bem ou mal, terá de ser sempre avaliada. uma vez que tratando-se de um produto, o preço deste deverá reflectir a qualidade.

                                Mas se quiseres também podes: Qual foi o composto usado? X: nota 1; Y:
                                nota 2; Z: nota 3.
                                a avaliação da qualidade não reflecte só a qualidade dos manterias, reflecte também a sua montagem.

                                Ou então, metes o carro ao Sol durante 10 anos. Esperas e vês se os
                                plásticos apresentam alterações. Sem alterações: 5 valores; descoloridos:
                                3 valores; deformados: 1 valor; partidos/estalados; 0 valores.
                                sim, isso havia de ser bonito.


                                Critérios!!!
                                É só ESCREVER os critérios!!!

                                Está escrito, avalia-se. Não está escrito não se avalia nem se classifica.

                                Simples.

                                Cumps.
                                mesmo tirando a pontuação, a avaliação de um carro será sempre subjectiva. não pode ser de outra maneira.
                                Editado pela última vez por AF147; 20 March 2008, 09:53.

                                Comentário


                                  A mim parece-me claro que se um jornalista dá uma pontuação de 5 e outro dá de 8 á mesma matéria, só porque são pessoas diferentes, então cada um faz um bocado o que lhe dá na tola. E já pensaram que representam uma só entidade? Para isso dão artigos de opinião.

                                  Assim sendo acho que as revistas, todas as que não têm capacidade para avaliar carros com igualdade de critérios, em vez de fazerem comparativos e anunciar vencedores, devem escrever artigos de opinião. Metem o nome da pessoa a bold, metem a tromba, que é como se faz em muito sitio.

                                  Tudo o resto, só serve para enganar e nada tem que ver com rigor.

                                  Exemplo:

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Só é opinião e subjectivo se quiseres.

                                    Quantos G's aguenta a curvar? Crias uma escala e pontuas conforme a escala.
                                    Quantos G's aguenta em curva e contra-curva (teste do alce)? Crias uma
                                    escala e pontuas.
                                    Isto é OBJECTIVO!!!

                                    Tens aparelhos para medir G's. Podes usá-los para medir a capacidade de
                                    curvar, o conforto das suspensões, etc.

                                    Conforto interior, podes medir o espaço, a temperatura do habitáculo ao Sol,
                                    etc.

                                    Se não conseguires avaliar objectivamente (por falta de critérios mensuráveis)
                                    NÃO CLASSIFICAS!!!

                                    É tão simples quanto isto.

                                    Quanto a programas de TV ranhosos, é por isso que há um JURI!!! São
                                    opiniões subjectivas, e por isso, de modo a REDUZIR a subjectividade, a
                                    nota final é dada por um conjunto de opiniões subjectivas (o que reduz essa
                                    mesma subjectividade).

                                    Cumps.

                                    Sim, há aparelhos para medir muita coisa. O problema é que impossível fazer essas medições, até porque, na prática, não trazem nada de novo.
                                    Os leitores não querem saber de forças G's para nada.

                                    O espaço interior é medido. E isso já é uma coisa objectiva.

                                    Quanto ao resto, não é para ser objectivo, é para ser uma opinião.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                      E quem disse que a objectividade absoluta alguma vez é possível?

                                      Para isso, deixem-se de fazer comparativos nos moldes que se fazem, ou seja, abulam-se as pontuações!

                                      Depois vêm criticar porque não dão pontuações e assim é impossível saber qual o melhor!
                                      acho que já o deviam ter feito há muito.
                                      normalmente tou mais atento ao que se passa na imprensa inglesa, e as publicações de referência, CAR, EVO, TOP GEAR, nos comparativos é já muito raro existir pontuações, ficando-se por um valor geral meramente indicativo, normalmente usando as "estrelinhas".

                                      E mesmo, por vezes, o que possa ter uma classificação superior, não significa que seja o vencedor.
                                      Depende muito dos objectivos que pretendemos de cada veículo.

                                      E os ingleses nesse aspecto são excelentes, já que não é a primeira vez que leio, quando um carro X ganha um comparativo não chega para se tornar a escolha standard. Se lermos o texto, percebemos, que se queremos algo que dê mais gozo conduzir, convém se calhar ir para o carro Y. Ou se precisamos de mais versatilidade/espaço iremos para o carro Z.
                                      Apesar do X continuar a ser o melhor globalmente...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                        mesmo tirando a pontuação, a avaliação de um carro será sempre subjectiva. não pode ser de outra maneira.
                                        A avaliação do COMPRADOR será SEMPRE subjectiva. Depende muito dos
                                        gostos (pancas) de cada um.

                                        A avaliação e classificação feita por um "jornalista" deverá ser SEMPRE
                                        OBJECTIVA!!!

                                        Caso contrário será um artigo de opinião.

                                        Cumps.

                                        Comentário


                                          Ninguém cometeu erro nenhum! O jornalista em causa optou por não considerar uma promoção, tal como não o faz com as inúmeras promoções da Citroën.
                                          É uma opção dele e tem todo o direito de a ter.

                                          Outro jornalista tem uma opinião diferente e, como tal, considerou a promoção. Obviamente, é a opinião dele e tem o direito de a ter.
                                          Se for mesmo assim fico muito desiludido

                                          não com os jornalistas mas com a AH...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                            acho que já o deviam ter feito há muito.
                                            normalmente tou mais atento ao que se passa na imprensa inglesa, e as publicações de referência, CAR, EVO, TOP GEAR, nos comparativos é já muito raro existir pontuações, ficando-se por um valor geral meramente indicativo, normalmente usando as "estrelinhas".

                                            E mesmo, por vezes, o que possa ter uma classificação superior, não significa que seja o vencedor.
                                            Depende muito dos objectivos que pretendemos de cada veículo.

                                            E os ingleses nesse aspecto são excelentes, já que não é a primeira vez que leio, quando um carro X ganha um comparativo não chega para se tornar a escolha standard. Se lermos o texto, percebemos, que se queremos algo que dê mais gozo conduzir, convém se calhar ir para o carro Y. Ou se precisamos de mais versatilidade/espaço iremos para o carro Z.
                                            Apesar do X continuar a ser o melhor globalmente...
                                            Nem mais!

                                            É tipo: o carro X é mais rápido no circuito A, tem mais potência, curva melhor,
                                            mas se eu fosse comprar um carro comprava o Y.

                                            Isto é uma opinião e toda a gente entende que o é. Tempos em circuito é
                                            objectivo. Comprar é um acto de subjectividade.

                                            Cumps.

                                            Comentário


                                              Bem, eu fico-me por aqui. Já deu para entender que as classificações da AH
                                              não têm qualquer valor (sendo verdade que não existem critérios, e que cada
                                              "jornalista" faz a sua própria avaliação).

                                              Cumps.

                                              Comentário


                                                O Guia do automóvel (acho que até faz parte deste grupo editorial) tem uma coluna extra para que cada leitor coloque a sua pontuação. Já é alguma coisa...

                                                Comentário


                                                  Acho que o tópico já está a divagar muito.
                                                  Voltando ao básico, o que eu vejo é um leitor atento que detectou um possível erro, mais tarde confirmado, quanto mais não seja pela detecção de incoerência de critérios face a outros comparativos, e deu a oportunidade, e sublinho a palavra "oportunidade", à revista de corrigir o tiro e desse modo melhorar a qualidade do serviço que presta aos Clientes.
                                                  A resposta, por muito cordial qaue tenha sido, deixa a impressão de ser uma fuga para a frente autista.
                                                  Pessoalmente, enquanto consumidor, lamento este facto. E enquanto consumidor, as minhas decisões de consumo de revistas de automóveis são condicionadas por este tipo de factos. E isto é assim, independentemente dos jornalistas/editores em causa acharem que estão cobertos de razão.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    A avaliação do COMPRADOR será SEMPRE subjectiva. Depende muito dos
                                                    gostos (pancas) de cada um.

                                                    A avaliação e classificação feita por um "jornalista" deverá ser SEMPRE
                                                    OBJECTIVA!!!


                                                    Caso contrário será um artigo de opinião.

                                                    Cumps.
                                                    e é objectiva. ele objectivamente diz o que pensa sobre o carro, opina sobre ele e pontua-o mediante a sua opinião. quem alguma vez pensou que estes artigos não não mais do que opiniões do jornalista em questão, é porque é inocente,

                                                    Comentário


                                                      Sr. JGTB,

                                                      Há alguma hipotese de responder ao meu PM sobre o meu post colocado AQUI ?

                                                      Obrigado.


                                                      Cumps,
                                                      [dio]

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                                        Sr. JGTB,

                                                        Há alguma hipotese de responder ao meu PM sobre o meu post colocado AQUI ?

                                                        Obrigado.


                                                        Cumps,
                                                        [dio]
                                                        Simples: só vês Fiat à frente e só levantaste esta celeuma toda porque o teu querido Bravo não ganhou o comparativo que tu, sabe-se lá porquê, achas que devia ganhar.

                                                        O teu fanatismo pela Fiat é mais do que reconhecido neste fórum, não preciso de ser eu a dizer.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          Simples: só vês Fiat à frente e só levantaste esta celeuma toda porque o teu querido Bravo não ganhou o comparativo que tu, sabe-se lá porquê, achas que devia ganhar.

                                                          O teu fanatismo pela Fiat é mais do que reconhecido neste fórum, não preciso de ser eu a dizer.
                                                          aqui está uma postura digna de um administrador, já vale insultar e tudo, parabens

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            aqui está uma postura digna de um administrador, já vale insultar e tudo, parabens
                                                            Não fiques triste, pois és bem mais fanático do que o dio. Ele, pelo menos, não tem um carro em que nasce gasolina no depósito.

                                                            Comentário


                                                              Sou só eu ou existe aqui no forum um espirito, da parte de alguma da moderação do Lt. Proctor, da Police Academy?


                                                              Desculpem o offtopic

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X