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Para viajar melhor gasolina ou gasóleo ? (independentemente dos consumos)

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    Não te esqueças que o HDI com que ando é o de 92cv.

    Em todo o caso, eu tenho dado a minha opinião.

    Honestamente, não há nenhum otto atmosférico de 2 litros montado num carro familiar que me desperte actualmente a mínima vontade de o ter.

    Mesmo com todas as condicionantes do HDI, prefiro um C4 HDI a um C4 otto com a mesma potência.

    Comparar o HDI com o motor do A4 e do 320d só demonstra que de facto deves ter gostos muito diferentes dos meus, porque para mim o HDI é um chouriço comparado com qualquer um deles.

    Mas são opiniões, e como eu respeito a tua, acho que deves respeitar a minha.

    Comentário


      Julgo que voçês estão a falar de 1.6 hdi diferentes (de 90 e 110 cv).

      Praticamente todos os diesel fazem 4.000 e mais rpms com facilidade, havendo muitos que fazem mesmo 5.000.

      Conduzo um opel combo 1.3 cdti de vez em quando que se não me engano faz 5.300

      Creio que o motor do IS seria um 2 litros muito bom e o carro não seria muito pesado, dai ser um carro capaz de bons andamentos, mas como o rca33 tenho duvidas que por exemplo a subir se aguentasse com um 2 litros diesel de potência equivalente.

      Comentário


        Fala-se tanto que o binário é dos diesel mas (e tive ambos os carros..)
        Qual o binário da minha antiga A6 2.5 V6 TDI 150cv cx6 e qual o binário do Saab 9.5 AERO (2.3T 4L 230cv cx5) Vendo que ambos os modelos são de 2000, deve dar uma boa base de comparação: cilindradas semelhantes, ambos turbinados, ambos pesados....

        P.S.- eu, após ter tido ambos, como é obvio, sei os binários respectivos, apesar de não ter presente rotações, curvas, etc.... e sei a disponibilidade de ambos os motores, principalmente em recuperações...... as recuperações do Saab eram alucinantes, ao passo que as da Audi eram apenas boas....

        Comentário


          Originalmente Colocado por Romao Ver Post
          Define estável

          Imaginamos que entra a 160 na subida e em 5ª, não sei se subira tudo sempre a 160.

          Comentário


            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
            Sim e não! E tanto faz ser diesel ou otto.

            Um 320d que entre a 220 na subida não chega a 220 lá cima. Um Is200 idem.
            Se ambos entrarem a 140 mantêm essa velocidade sem problemas.

            Será que IS200 começa a subida em 5ª a 140 e mantem?

            Comentário


              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
              A da serra não é uma subida qualquer. Um gasolina até 2.0 talvez, terá sempre que reduzir para manter uma velocidade estável na subida.
              um 2.0 não sei, mas um 1600 sobe essa subida estável a 160 em 5ª



              comprovado científicamente!

              que raio de carros andam voçês a conduzir...são de certeza balofos...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                que raio de carros andam voçês a conduzir...são de certeza balofos...

                Se calhar, são mesmo os condutores!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                  um 2.0 não sei, mas um 1600 sobe essa subida estável a 160 em 5ª



                  comprovado científicamente!

                  que raio de carros andam voçês a conduzir...são de certeza balofos...

                  Vens-me falar do teu motor que não é um 1.6 comum, num carro com um peso que também não é normal para os carros de agora.

                  Eu falo da experiencia que tive N anos, com um 1.6 de 100cv e 1260kg de tara.

                  E de certeza que em 5ª a 160 a começar, chegava lá em cima a 120 +-, por isso primeiro tenta perceber os carros de que se tá a falar primeiro ok.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                    Vens-me falar do teu motor que não é um 1.6 comum, num carro com um peso que também não é normal para os carros de agora.

                    Eu falo da experiencia que tive N anos, com um 1.6 de 100cv e 1260kg de tara.

                    E de certeza que em 5ª a 160 a começar, chegava lá em cima a 120 +-, por isso primeiro tenta perceber os carros de que se tá a falar primeiro ok.
                    O meu Antigo Fabia 1.4 Entrava na subida a 140 em 5ª e saia de lá a 140 em 5ª......

                    Não percebo bem qual é o problema disso.....
                    Só que ele, mesmo em 5ª já levava muita rotação.......

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                      Vens-me falar do teu motor que não é um 1.6 comum, num carro com um peso que também não é normal para os carros de agora.

                      Eu falo da experiencia que tive N anos, com um 1.6 de 100cv e 1260kg de tara.

                      E de certeza que em 5ª a 160 a começar, chegava lá em cima a 120 +-, por isso primeiro tenta perceber os carros de que se tá a falar primeiro ok.
                      por acaso estava a entrar mais numa de brincadeira, mas mais a sério, não especificas qualquer veículo apenas generalizas "gasolina 2.0", daí que ou particularizas sobre que veículo é a tua opinião, ou a minha observação está 100% correcta, existem dezenas de veículos com motores a gasolina até 2.0 cc onde isso não acontece

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                        O meu Antigo Fabia 1.4 Entrava na subida a 140 em 5ª e saia de lá a 140 em 5ª......

                        Não percebo bem qual é o problema disso.....
                        Só que ele, mesmo em 5ª já levava muita rotação.......
                        Então eu falo do 1.6 por que a caixa era longa e em 5ª era mesmo só para rolar. Sendo assim a minha opinião pode tar errada como tal.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                          por acaso estava a entrar mais numa de brincadeira, mas mais a sério, não especificas qualquer veículo apenas generalizas "gasolina 2.0", daí que ou particularizas sobre que veículo é a tua opinião, ou a minha observação está 100% correcta, existem dezenas de veículos com motores a gasolina até 2.0 cc onde isso não acontece

                          O teu carro é ligeiramente diferente dos actuais, só por isso

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                            um 2.0 não sei, mas um 1600 sobe essa subida estável a 160 em 5ª



                            comprovado científicamente!

                            que raio de carros andam voçês a conduzir...são de certeza balofos...
                            O teu carro é que é um peso pluma

                            Tens de ver que em 1990 a realidade era uma, em 2008 é outra.

                            Nos carros para viajar (vamos considerar os familiares) não tens actualmente nenhum de 2000cc que pese menos de 1500 kg.

                            Isso no teu carro nem com 5 pessoas e a mala cheia (e vê o impacto que isso já teria no andamento).

                            Depois tens as normas anti-poluição. Um carro como o teu já não poderia ser feito hoje em dia, e a prova é que a Honda não tem nenhum 1.6 com uma potência minimamente semelhante hoje em dia.

                            Por isso pode dizer-se que a maioria dos carros são balofos hoje em dia, pelo menos comparado com os carros de 1990.

                            Comentário


                              Nos carros para viajar (vamos considerar os familiares) não tens actualmente nenhum de 2000cc que pese menos de 1500 kg.
                              se for apenas considerando os denominados familiares, de facto a questão torna-se mais complexa...

                              mas deixo aqui uma pergunta, o TSI de 140 cvs será que não aguenta também?

                              Depois tens as normas anti-poluição. Um carro como o teu já não poderia ser feito hoje em dia, e a prova é que a Honda não tem nenhum 1.6 com uma potência minimamente semelhante hoje em dia.
                              em relação às normas´cumpre as normas Euro 3 não acho que seja ssim tão mau...


                              em relação ao tópico a minha opnião já foi dada logo nas 1as páginas

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                se for apenas considerando os denominados familiares, de facto a questão torna-se mais complexa...

                                mas deixo aqui uma pergunta, o TSI de 140 cvs será que não aguenta também?

                                Tem que se ir fazer um teste

                                Comentário


                                  O que para aqui vai.

                                  Essa das subidas partiu-me todo, dependendo da subida o IS entra a 140 em 5ª e sai de lá a bem mais.

                                  A caixa é extremamente curta, pelo que recuperações são pera doce para o Is.

                                  Relativamente às outras comparações,há que comparar carros equivalentes, e depois cada caso é 1 caso. O Accord por exemplo nas versões mais familiares é mais estradista pelo que usa relações mais longas,logo prejudiciais às recuperações.

                                  Em relação ao prazer de condução,agradibilidade em viagens longas,eu por experiência própria,venha de lá o IS.

                                  Aquele 6cil (consegue ser tão mansinho que nem se dá por ela como consegue pôr 1 sorriso nos lábios)

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Strange Ver Post
                                    O que para aqui vai.

                                    Essa das subidas partiu-me todo, dependendo da subida o IS entra a 140 em 5ª e sai de lá a bem mais.

                                    A caixa é extremamente curta, pelo que recuperações são pera doce para o Is.

                                    Relativamente às outras comparações,há que comparar carros equivalentes, e depois cada caso é 1 caso. O Accord por exemplo nas versões mais familiares é mais estradista pelo que usa relações mais longas,logo prejudiciais às recuperações.

                                    Em relação ao prazer de condução,agradibilidade em viagens longas,eu por experiência própria,venha de lá o IS.

                                    Aquele 6cil (consegue ser tão mansinho que nem se dá por ela como consegue pôr 1 sorriso nos lábios)
                                    Isso parece-me um grande exagero !! numa subida como a do inicio da A5 Lisboa-Cascais não creio.

                                    Ainda recentemente andei num carro comparavel, um Z4 2.2 de 170 cv (até mais potente e com mais binário), também de cx curta e pelo que vi, embora andasse muito bem, duvido que conseguisse ganhar velocidade a partir de 140 naquela subida e em 5ª

                                    Comentário


                                      Ainda recentemente andei num carro comparavel, um Z4 2.2 de 170 cv (até mais potente e com mais binário), também de cx curta e pelo que vi, embora andasse muito bem, duvido que conseguisse ganhar velocidade a partir de 140 naquela subida e em 5ª
                                      pois...em 5ª a 140 nessa subida para se ganhar velocidade, é preciso algo mais...


                                      claramente um modelo com turbo está mais apto para esse teste do que um NA

                                      eu conheço bem essa subida!!

                                      qualquer dúvida é só dizer!!!
                                      Editado pela última vez por FilipeDiass; 02 April 2008, 11:58.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Strange Ver Post
                                        O que para aqui vai.

                                        Essa das subidas partiu-me todo, dependendo da subida o IS entra a 140 em 5ª e sai de lá a bem mais.

                                        tas pior...

                                        Comentário


                                          Depende da subida como é óbvio.A A5 não conheço,até porque sou do norte carago.

                                          Mas a A3 conheço muito bem e tem algumas subidas jeitosas e não se porta nada mal.

                                          Já agora o IS tem cx de 6

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Strange Ver Post
                                            Depende da subida como é óbvio.A A5 não conheço,até porque sou do norte carago.

                                            Mas a A3 conheço muito bem e tem algumas subidas jeitosas e não se porta nada mal.

                                            Já agora o IS tem cx de 6

                                            A A3 também tem aí uma subida interessante, logo depois da saída para Ponte de Lima (sentido S-N).

                                            Comentário


                                              A da AE Braga-Guimarães também é dura.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post


                                                pois...em 5ª a 140 nessa subida para se ganhar velocidade, é preciso algo mais...


                                                claramente um modelo com turbo está mais apto para esse teste do que um NA

                                                eu conheço bem essa subida!!

                                                qualquer dúvida é só dizer!!!
                                                A minha A6 com 150cv, em 6ª, ganhava velocidade a 140km/h a subir isso.... pouca mas ganhava.....
                                                o Saab, se começasse a 140 em 5ª, chegava lá acima quase a 200, isso era garantido....

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                  A minha A6 com 150cv, em 6ª, ganhava velocidade a 140km/h a subir isso.... pouca mas ganhava.....
                                                  o Saab, se começasse a 140 em 5ª, chegava lá acima quase a 200, isso era garantido....
                                                  Que motor tinha esse Saab ?

                                                  É que mesmo de mota (162cv para 200 kg) é preciso puxar bem para chegar lá acima a 200 km/h...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                                    o Saab, se começasse a 140 em 5ª, chegava lá acima quase a 200, isso era garantido....
                                                    tas pior x2...

                                                    em 4ª deve cortar so pode...

                                                    Comentário


                                                      o Saab, se começasse a 140 em 5ª, chegava lá acima quase a 200, isso era garantido....
                                                      essa eu gostava de ver
                                                      não é estar a duvidar, mas se mesmo o 300 não faz isso
                                                      em 4ª faz, mas em 5ª nem pensar!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Não te esqueças que o HDI com que ando é o de 92cv.

                                                        Em todo o caso, eu tenho dado a minha opinião.

                                                        Honestamente, não há nenhum otto atmosférico de 2 litros montado num carro familiar que me desperte actualmente a mínima vontade de o ter.

                                                        Mesmo com todas as condicionantes do HDI, prefiro um C4 HDI a um C4 otto com a mesma potência.

                                                        Comparar o HDI com o motor do A4 e do 320d só demonstra que de facto deves ter gostos muito diferentes dos meus, porque para mim o HDI é um chouriço comparado com qualquer um deles.

                                                        Mas são opiniões, e como eu respeito a tua, acho que deves respeitar a minha.
                                                        Não fiz uma única comparação nesse sentido.

                                                        Comentário


                                                          só picos, neste tópico

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Que motor tinha esse Saab ?

                                                            É que mesmo de mota (162cv para 200 kg) é preciso puxar bem para chegar lá acima a 200 km/h...
                                                            mas a questão não é chegar lá em cima a 200, que isso vindo embalado não é muito complicado, o que é bastante difícil é ir-se já na subida a 140 em 5ª e carregar-se no acelerador e ganhar velocidade para chegar lá em cima a 200

                                                            Comentário


                                                              Já que se fala qui tb em carros com capacidade trepadora o carro mais incrivel que vi a subir em 5ª foi o R5 alpine turbo que um Tio meu teve nos anos em que ainda havia corridas do nacional de velocidade em Santo André.

                                                              Era parecido a este so que vemelho com partes em azul:



                                                              Uma vez fui com ele ver as corridas, era eu miudo ai com uns 12 anos mas nunca mais me esqueço. Entramos na subida da serra de Grandola, na maior, a 120 cá em baixo, ele acelerou e chegamos la acima a 180 quase 190. Era um carro impressionante, mesmo perto do 911 2.7 turbo que ele teve anos antes este pequenno veneno era demais.

                                                              Tb me lembro dos Saab 900 turbo serem grandes trepadores, bastava andar acima das 2000 rpm.

                                                              Voltando ao topico, gasolina all the way... um V8 Emi ou um Edlelbrock deve ser bem bom pra viajar.

                                                              Comentário

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