Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para viajar melhor gasolina ou gasóleo ? (independentemente dos consumos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Já passou para progressivamente. Está melhor. A minha SW como a maioria das SWs tem o 1.6 110. Se há coisa que me surpreendeu foi a facilidade com que faz rotação. Faz 4500 sem problemas até 3ª velocidade. Em 4ª já não faz por a essa rotação já estaria quase na sua velocidade máxima. Eu vim de um otto e até nem estranhei muito a passagem. É mais lenta mas não se nota esforço como noutros motores.
    Desde a 1500 também começa a responder razoavelmente.

    Conheço o A4 130, o 320d 136 e o 520d 136. Qualquer um destes é bem mais ruidoso, vibram mais e bem menos agradáveis de conduzir.
    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Não fiz uma única comparação nesse sentido.

    Comentário


      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Julgo que voçês estão a falar de 1.6 hdi diferentes (de 90 e 110 cv).

      Praticamente todos os diesel fazem 4.000 e mais rpms com facilidade, havendo muitos que fazem mesmo 5.000.

      Conduzo um opel combo 1.3 cdti de vez em quando que se não me engano faz 5.300

      Creio que o motor do IS seria um 2 litros muito bom e o carro não seria muito pesado, dai ser um carro capaz de bons andamentos, mas como o rca33 tenho duvidas que por exemplo a subir se aguentasse com um 2 litros diesel de potência equivalente.
      Porquê? Não encontro nada que me prove isso.
      Imagina isto. Na A1 nas subidas da zona de Fátima. Um IS200 e um A4 TDI 140 por exemplo. Se ambos forem em 6ª a 120 e começarem a puxar acredito piamente que o A4 seja mais forte. Está na sua zona optima de funcionamento.
      Se entrarem a 190, aí tenho sérias dúvidas se o A4 o acompanha. Aí o IS está na sua zona optima de funcionamento que é entre as +- 4500 e as 6500 e tem uma caixa bem curtinha a ajudar à festa. São 34km/h por cada 1000 rpm's em 6ª

      Comentário


        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Comparado ao IS. Esses casos foram sempre comparados ao IS.

        Comentário


          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
          Porquê? Não encontro nada que me prove isso.
          Imagina isto. Na A1 nas subidas da zona de Fátima. Um IS200 e um A4 TDI 140 por exemplo. Se ambos forem em 6ª a 120 e começarem a puxar acredito piamente que o A4 seja mais forte. Está na sua zona optima de funcionamento.
          Se entrarem a 190, aí tenho sérias dúvidas se o A4 o acompanha. Aí o IS está na sua zona optima de funcionamento que é entre as +- 4500 e as 6500 e tem uma caixa bem curtinha a ajudar à festa. São 34km/h por cada 1000 rpm's em 6ª
          Nessa situação acho que tens razão.

          Aí não te interessa tanto o binário, mas sim a potência máxima, dado que é nesse regime que eles circulam.

          Julgo que o v7 se referia a velocidades de cruzeiro mais reduzidas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
            Comparado ao IS. Esses casos foram sempre comparados ao IS.
            Ah, sorry.

            Então fui eu que entendi mal

            Comentário


              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
              Será que IS200 começa a subida em 5ª a 140 e mantem?
              Sem o menor problema.

              Comentário


                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Porquê? Não encontro nada que me prove isso.
                Imagina isto. Na A1 nas subidas da zona de Fátima. Um IS200 e um A4 TDI 140 por exemplo. Se ambos forem em 6ª a 120 e começarem a puxar acredito piamente que o A4 seja mais forte. Está na sua zona optima de funcionamento.
                Se entrarem a 190, aí tenho sérias dúvidas se o A4 o acompanha. Aí o IS está na sua zona optima de funcionamento que é entre as +- 4500 e as 6500 e tem uma caixa bem curtinha a ajudar à festa. São 34km/h por cada 1000 rpm's em 6ª
                Mas se comparares o A4 TDI com um A4 1.8 Turbo, a coisa já será diferente. Em subida o 1.8 Turbo tem mais progressão que o TDI

                Comentário


                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Ah, sorry.

                  Então fui eu que entendi mal
                  A tua pergunta foi: Eu gostava de saber é que motores a diesel é que conduziste em carros do segmento do teu IS para teres esse barulho e vibrações todas dentro do habitáculo.

                  Logo sempre comparei com o IS.

                  Mas também te digo uma coisa: o 520d foi dos 3 a pior surpresa. O carro tinha cerca de 120.000kms mas ao relanti o ruído e as vibrações eram bem piores que a minha 307. Nesse aspecto achei o 320d muito melhor. Claro está que em andamento o 520 faz da minha 307 um carrinho de legos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Nessa situação acho que tens razão.

                    Aí não te interessa tanto o binário, mas sim a potência máxima, dado que é nesse regime que eles circulam.

                    Julgo que o v7 se referia a velocidades de cruzeiro mais reduzidas.
                    Foi por isso que eu atrás disse que em baixas até acho o Lexus mais competente. Caixa curta, boa disponibilidade de binário, ausencia de vibrações etc..... permite usar a 6ª desde os 40 sem problemas (tirando claro subidas ingremes). Nos médios regimes perde claramente para um TD de potencia similar. Em altas volta a ganhar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                      A minha A6 com 150cv, em 6ª, ganhava velocidade a 140km/h a subir isso.... pouca mas ganhava.....
                      o Saab, se começasse a 140 em 5ª, chegava lá acima quase a 200, isso era garantido....
                      Isto parece-me mais um grande exagero e explico porquê.

                      Já fiz essa subida num Boxster 987 2.7 de 240 cv (binário máxima de 270 nm) e partindo a cerca de 164 km/h (4.200 rpm) sempre em 5ª (última mudança) o carro chegou lá acima a creio que 160 ou 161.

                      Foi sempre a tentar ir o mais depressa possivel, mas sem reduzir e não houve obstáculos pelo meio.

                      Duvido que esse Saab, apesar de turbo, consiga o feito que referes.

                      Comentário


                        O saab tinha o motor 2300 Turbo na versão 230cv.

                        Tenho pena de já não ter o carro para demonstrar, mas se entrasse na subida (ainda no viaduto) em 5ª, metendo o pé mesmo a 140, chegava lá acima se não a 200, muito perto disso...

                        De lembrar que o binário máximo deste carro se encontra nas 1900rpm (se não estou em erro eram 380nM/1900RPM)......
                        É nestes casos que o Overboost faz toda a diferença....
                        Editado pela última vez por Spinnaker; 02 April 2008, 14:28.

                        Comentário


                          Moteur : 4 cylindres en ligne 2290 cm3 16 soupapes + Turbo
                          Puissance Maxi : 250 ch à 5300 Trs/Min -> 109 Ch/L
                          Couple Maxi : 350 Nm à 1900 Trs/Min (~ 95ch) -> 153 Nm/L
                          Transmission : Traction
                          Boite de vitesse manuelle à 5 rapports
                          Poids : 1600 Kg (le plus élevé mesuré en ordre de marche)
                          Rapport Poids/Puissance : 6.4 Kg/Ch
                          Rapport Couple/Tonne : 219 Nm/T

                          http://www.zeperfs.com/fiche613.htm

                          Segundo o Zeperfs eram 350nM ás 1900rpm.... e não 380.... um bom bocado mais que esse porsche.....

                          Comentário


                            Estas contas simplistas que se fazem aqui para tentar determinar qual é o carro mais rápido numa determinada situação, na práctica são muitas vezes diferentes.

                            Com subidas à mistura, nomeadamente, a teoria de que um 2 litros a gasolina consegue ganhar velocidade na última mudança, levanta-me grandes dúvidas.

                            Julgo que mesmo um CTR ou um S2000 não conseguirão ganhar velocidade a 140 em 6ª na subida a seguir ao Viaduto Duarte Pacheco.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Estas contas simplistas que se fazem aqui para tentar determinar qual é o carro mais rápido numa determinada situação, na práctica são muitas vezes diferentes.

                              Com subidas à mistura, nomeadamente, a teoria de que um 2 litros a gasolina consegue ganhar velocidade na última mudança, levanta-me grandes dúvidas.

                              Julgo que mesmo um CTR ou um S2000 não conseguirão ganhar velocidade a 140 em 6ª na subida a seguir ao Viaduto Duarte Pacheco.
                              Concordo a 100% contigo..... os actuais 2.0 atmosfericos ou não andam ou necessitam de rotação elevada para andarem..... nessa mudança a essa rotação duvido que exista algum 2.0 atmosferico que ganhe grande velocidade.... mesmo com turbo não é facil......

                              Comentário


                                Julgo que mesmo um CTR ou um S2000
                                as referências!

                                em relação ao Saab:

                                Duel : Saab 9-5 Aero vs Nissan 300 Zx

                                VéhiculesSaab 9-5 Aero VS Nissan 300 Zx
                                Boite de vitesse : manuelle à 5 rapportsmanuelle à 5 rapports
                                Puissance : 250 Ch282
                                ChCouple : 350 Nm375 Nm
                                Rapport Poids/Puissance : 6.4 Kg/Ch5.73 Kg/Ch
                                Performances *Vitesse Maxi : 250 Km/h251 Km/hKm DA : 27.2 s.26.6 s.


                                se o Nissan não consegue...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                  as referências!

                                  em relação ao Saab:

                                  Duel : Saab 9-5 Aero vs Nissan 300 Zx

                                  VéhiculesSaab 9-5 Aero VS Nissan 300 ZxBoite de vitesse : manuelle à 5 rapportsmanuelle à 5 rapportsPuissance : 250 Ch282 ChCouple : 350 Nm375 NmRapport Poids/Puissance : 6.4 Kg/Ch5.73 Kg/ChPerformances *Vitesse Maxi : 250 Km/h251 Km/hKm DA : 27.2 s.26.6 s.


                                  se o Nissan não consegue...

                                  Já pensaste que pode não conseguir porque tem o binário maximo perto das 4000rpm, e a 140 na sua velocidade mais alta (5ª) não vai nem perto disso....
                                  O Saab em 5ª a 140 vai a mais de 1900rpm, é normal ter uma boa resposta a essa rotação......

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                    as referências!

                                    em relação ao Saab:

                                    Duel : Saab 9-5 Aero vs Nissan 300 Zx

                                    VéhiculesSaab 9-5 Aero VS Nissan 300 Zx
                                    Boite de vitesse : manuelle à 5 rapportsmanuelle à 5 rapports
                                    Puissance : 250 Ch282
                                    ChCouple : 350 Nm375 Nm
                                    Rapport Poids/Puissance : 6.4 Kg/Ch5.73 Kg/Ch
                                    Performances *Vitesse Maxi : 250 Km/h251 Km/hKm DA : 27.2 s.26.6 s.


                                    se o Nissan não consegue...
                                    Nos 2 litros atmosféricos, são de facto as referências quando se fala de potência

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Estas contas simplistas que se fazem aqui para tentar determinar qual é o carro mais rápido numa determinada situação, na práctica são muitas vezes diferentes.

                                      Com subidas à mistura, nomeadamente, a teoria de que um 2 litros a gasolina consegue ganhar velocidade na última mudança, levanta-me grandes dúvidas.

                                      Julgo que mesmo um CTR ou um S2000 não conseguirão ganhar velocidade a 140 em 6ª na subida a seguir ao Viaduto Duarte Pacheco.
                                      Não comparem motores atmosfericos com motores turbo.
                                      São 2 coisas completamente diferentes.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        ...
                                        Julgo que mesmo um CTR ou um S2000 não conseguirão ganhar velocidade a 140 em 6ª na subida a seguir ao Viaduto Duarte Pacheco.
                                        Um S2000 não faz isso de certeza absoluta.

                                        A 140 km/h em 6ª vai às 4900 rpm, e ele só dispara a partir das 6000 rpm.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Nos 2 litros atmosféricos, são de facto as referências quando se fala de potência
                                          sim, dois belos motores 2l e qq coisa....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                            sim, dois belos motores 2l e qq coisa....
                                            e qualquer coisa ??

                                            O S 2000 em 6ª já não dispara nada às 6.000 e então a subir nesta subida será uma sorte se se aguentar

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                              Já pensaste que pode não conseguir porque tem o binário maximo perto das 4000rpm, e a 140 na sua velocidade mais alta (5ª) não vai nem perto disso....
                                              O Saab em 5ª a 140 vai a mais de 1900rpm, é normal ter uma boa resposta a essa rotação......
                                              percebo isso, mas mesmo assim acho bastante!
                                              mas ok se tu dizes!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Isto parece-me mais um grande exagero e explico porquê.

                                                Já fiz essa subida num Boxster 987 2.7 de 240 cv (binário máxima de 270 nm) e partindo a cerca de 164 km/h (4.200 rpm) sempre em 5ª (última mudança) o carro chegou lá acima a creio que 160 ou 161.

                                                Foi sempre a tentar ir o mais depressa possivel, mas sem reduzir e não houve obstáculos pelo meio.

                                                Duvido que esse Saab, apesar de turbo, consiga o feito que referes.
                                                Aí é que te enganas Também já tive um 9-5 AERO e garanto-te que consegue chegar ao fim do tunel a 200. Não posso garantir que chegue à entrada a essa velocidade, mas chega a mais de 160 garantidamente... Essa descrição do Porsche é que não parece bater certo...

                                                No programa TopGear eles testam um 9-5 de 250cv e dizem que a aceleração dos 65 aos 110 em 2ª é mais rápida que um 911 turbo!!! http://www.youtube.com/watch?v=YoIWox3XU9g. Mencionaram isto pois são velocidades de ultrapassagem. O meu patinava e o TCS accionava para controlar "a besta" sempre que fazia ultrapassagens em 2ª. Aqueles 230cv conseguem deixar carros com 250/260cv para trás (comprovado).

                                                Em conclusão: os números enganam... e quando se põem os carros na estrada muitas vezes lá se vão as histórias dos binários, dos cavalos, do peso porque a realidade é outra.

                                                Em 2ª conclusão... NUNCA subestimes um SAAB 9-5 com um escape oval ;)

                                                Comentário


                                                  Aí é que te enganas Também já tive um 9-5 AERO e garanto-te que consegue chegar ao fim do tunel a 200. Não posso garantir que chegue à entrada a essa velocidade, mas chega a mais de 160 garantidamente... Essa descrição do Porsche é que não parece bater certo...
                                                  qual túnel??

                                                  na subida de Monsanto não tem túnel nenhum...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por L4G4RT0 Ver Post
                                                    Aí é que te enganas Também já tive um 9-5 AERO e garanto-te que consegue chegar ao fim do tunel a 200. Não posso garantir que chegue à entrada a essa velocidade, mas chega a mais de 160 garantidamente... Essa descrição do Porsche é que não parece bater certo...

                                                    No programa TopGear eles testam um 9-5 de 250cv e dizem que a aceleração dos 65 aos 110 em 2ª é mais rápida que um 911 turbo!!! http://www.youtube.com/watch?v=YoIWox3XU9g. Mencionaram isto pois são velocidades de ultrapassagem. O meu patinava e o TCS accionava para controlar "a besta" sempre que fazia ultrapassagens em 2ª. Aqueles 230cv conseguem deixar carros com 250/260cv para trás (comprovado).

                                                    Em conclusão: os números enganam... e quando se põem os carros na estrada muitas vezes lá se vão as histórias dos binários, dos cavalos, do peso porque a realidade é outra.

                                                    Em 2ª conclusão... NUNCA subestimes um SAAB 9-5 com um escape oval ;)
                                                    Do tunel ? eu falava da subida da A5 a seguir ao viaduto Duarte Pacheco.

                                                    Este Porsche Boxster de que falei talvez chegasse lá acima a 200 em 4ª a fundo. Mas aquilo anda mais que essas berlinas suecas psuedo-desportivas

                                                    Nós já passavamos era à acção em vez de estarmos aqui a trocar posts

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Do tunel ? eu falava da subida da A5 a seguir ao viaduto Duarte Pacheco.

                                                      Este Porsche Boxster de que falei talvez chegasse lá acima a 200 em 4ª a fundo. Mas aquilo anda mais que essas berlinas suecas psuedo-desportivas

                                                      Nós já passavamos era à acção em vez de estarmos aqui a trocar posts
                                                      que tal se porta o porsche?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                        que tal se porta o porsche?
                                                        eu também acho que já há novidades e não querem dizer...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                          que tal se porta o porsche?
                                                          Esse que eu referi ?

                                                          excelente, a todos os niveis, para quem gosta muito de conduzir é uma experiência magnifica.

                                                          Todos os porsches que já conduzi foram muito boas experiências (4-Boxsters 986, 1-Boxster 987, 1-911 993 e 1-Cayman S). De todos o que mais gostei foi o Cayman S

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Esse que eu referi ?

                                                            excelente, a todos os niveis, para quem gosta muito de conduzir é uma experiência magnifica.

                                                            Todos os porsches que já conduzi foram muito boas experiências (4-Boxsters 986, 1-Boxster 987, 1-911 993 e 1-Cayman S). De todos o que mais gostei foi o Cayman S
                                                            Não te faças de desentendido

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                              eu também acho que já há novidades e não querem dizer...
                                                              novidades ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X