Para quem conhece a história do Mini, sabe que existem versões raras e dificeis de encontrar, quer seja pela sua antiguidade, ou pelo seu numero reduzido de exemplares, tais como os Austin/Morris 850 da pre-série (fabricados a partir de Junho de 59 até Setembro/Outubro de 59), ou tambem os Mini Cooper 970 e 1071S (fabricados entre 63 e 64), entre outras.
Mas nem só de modelos ingleses viveu o Mini, a partir de 1968, o carro começou a ser montado tambem em Portugal, nas Instalações da I.M.A. (Industria de Montagem Automóvel) em Setubal, e como é natural, surgiram versões comercializadas exclusivamente no mercado interno, que diferem bastante das que encontramos no estrangeiro. No entanto, em 1979, o fenómeno do Mini celebrava já 20 anos de idade, e por todo o mundo foram feitas edições especiais para comemorar esse acontecimento. Portugal não foi excepção, e foi por esse motivo que foi criado o Mini Sport (versão Portuguesa)
Desenvolvido a partir da carroçaria do Mini 1ooo, contava com uma extensa e apetecivel lista de extras originais que o tornavam de facto, muito diferente. As jantes eram as magnificas "Cosmic" de 6" que eram acompanhadas por abas nos guarda-lamas tipo "Wood&Picket" e o conjunto era rematado por um par de farois de longo alcance da "Cibié". Por dentro, o volante de tres braços tinha aro de madeira (Motolita ou Raid, não tenho a certeza...), os bancos eram tipo "backet" e para completar o cenário "racing", era montado um "roll-cage" de quatro apoios. A nivel mecanico, o motor era 1100 com um carburador simples e o fumo saia por uma panela de dupla saida da "Speedwell". Os travões são de quatro polies, iguais ao Mini 1000 normal. Traziam tambem o tejadilho forrado a vinyl e eram todos pintados em cor-de-laranja vivo! O carro que aparece nas imagens, por qualquer motivo, já não está 100% original, mas mesmo assim conserva o aspecto exclusivo dos "Mini Sport"...
No fundo, este modelo era o mais parecido com um Cooper S que o comum dos automobilistas podia comprar. Outro facto curioso acerca destes Minis é que, todos o que conheço começam a matricula por HP-66...qualquer coisa. Presumo que tenham sido todos matriculados de uma assentada só e ficaram seguidos...
Quando era pequeno lembro-me de um triciclos que tinham a carroceria a frente ,aqui usavam para vender peixe estou certo que deveria ser de produção nacional
Editado pela última vez por NewTomorrow; 02 June 2008, 22:46.
Ora aqui fica o meu contributo, vinha num jornal daqui da terra, a notícia de que o C.A.A.G. (Clube muito porreiro e que organiza uns encontros muito bons!) está a restaurar um Sado...
Fica aqui a notícia... CAAG.jpg
E agora estão também a organizar a mítica Rampa da Penha!
Já foi muito boa (anos 70 e 80). Hoje transformam Porsches raros em montes de sucata, depois de os deixarem à chuva durante um ano e ainda cobram por isso.
Comentário