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    ARC Sport - Aguiar da Beira

    Renault Clio R3

    390ARC%20Sport%20Clio%20R3.jpg

    http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=861656#

    http://www.autoportal.iol.pt/consola...61656&pagina=1

    http://www.arc-sport.com/index.php?id=home

    Comentário


      O

      Smart Dakar

      Comentário


        Autocaravana Andrade





        Autocaravanas Orla (Paredes)

        Comentário


          Renault - Setúbal

          1990 a 1998

          Renault Clio

          renault-clio14.jpg
          Renault_clio_1-white-rear.jpg

          Facelift

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          23684_RvxFkJWlDi.jpg
          Editado pela última vez por domfillas; 08 June 2008, 16:07.

          Comentário


            Só me resta ter a certeza,se o Renault 9,11,Trafic e Express foram cá feitos e quando.

            Ford

            ano dos Cortina,Taunus,Escort,Capri e as Transit.

            Alguem sabe alguma coisa?

            Comentário


              O 9 e o 11 foram, de certeza.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                O 9 e o 11 foram, de certeza.
                Sabes de algum sitio onde se possa ver o ano de fabrico?Ou tu sabes?

                Comentário


                  Portugal foi o unico pais a produzir as verções comerciais dos modelos Yaris e Corrola

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por NewTomorrow Ver Post
                    Portugal foi o unico pais a produzir as verções comerciais dos modelos Yaris e Corrola
                    Pois essa é outra,que carros da Toyota cá foram feitos/montados?

                    Comentário


                      Dyna e Hiace






                      li em algum lado que já fizeram Land Cruiser em Portugal
                      Editado pela última vez por NewTomorrow; 07 June 2008, 03:37.

                      Comentário


                        encontrei este pdf sobre a Industria Autom'ovel Portuguesa

                        http://inauto.ceiia.com/documentos/Artigos/Art2002.pdf

                        Comentário


                          este topico esta cada vez a deslumbrar-me mais, e eu a pensar que so se fabricavam cá os de palmela a as carrinhas da citroen..mas estou surpreendido

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                            Sabes de algum sitio onde se possa ver o ano de fabrico?Ou tu sabes?
                            Isso não sei o que sei é que o R9 foi produzido cá entre 1982 e 1989, o R11 entre 1984 e 1989 na fábrica de Setúbal

                            Comentário



                              1984 Sado 550 Micro car



                              Comentário


                                Renault - Setúbal

                                1982 a 1989

                                Renault 9

                                800px-Renault_9_Midi_chez_Auchan.jpg
                                gtltrhk8.jpg
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                                renault_9.jpg

                                Comentário


                                  Renault - Setúbal

                                  1984 a 1989

                                  Renault 11

                                  1983_renault_r11.jpg
                                  d2fbcc421ff8f1120677ed5937d358bd.jpg
                                  renault11turbolavradorht0.jpg
                                  renault_1986-11-Turbo-001_1.jpg
                                  800px-Renault_11.jpg

                                  Comentário


                                    Boas, é o meu primeiro post neste fórum. encontrei-o pelo google à procura de informação acerca da réplica do "arrastadeira" da AG Engineering com base no 2cv e acabei por vir dar conta de uma verdadeira mina de ouro! Fiquei espantado em saber que o 02, record, kadett, etc, foram fabricados aqui.

                                    Tambem fico contente pelas minhas fotos e video do Vinci GT aparecerem tambem... (pena de portugues só ter os paineis da carroçaria, toda a mecanica sem excepção é do corvette "normal") alem do prototipo do meu colega Andre Costa.

                                    Acrescento aqui tambem mais um, os Semog de Kartcross, e o CM de pista



                                    ^^^^Quads




                                    ^^os extremamente competitivos kartcross






                                    Tambem existe uma versão fechada das quais não tenho fotos actualmente.

                                    Acrescento ainda, que existem ainda mais dois projectos nacionais, um de um desportivo de estrada 100% português: chassis, motor, transmissão, etc, e um outro de um "lmp3" na linha dos Radical SR3, mas que provavelmente não será comercializado como uma marca nacional, por ser um projecto encomendado a uma empresa portuguesa por um cliente estrangeiro.

                                    So no final do ano haverá mais info acerca desses dois.

                                    Comentário


                                      Renault 4L Mireli

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                                      F010703g.jpg
                                      F010909g.jpg
                                      F010910g.jpg

                                      Comentário


                                        Citroên - Mangualde

                                        Citroên Méhari

                                        1872791.jpg
                                        meharis[1].JPG
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                                        Comentário


                                          Quase que estou a ver essa cena do filme com o Louis de Funès, no seu Citroên Méhari, sempre a dar-lhe

                                          O Méhari levou a construção também em Mangualde e Guiné-Bissau de um outro projecto, o FAF,


                                          faf03.jpg

                                          e aqui uma versão com volante a direita feita em Mangualde, único no mundo.

                                          fafr1.jpg

                                          Comentário


                                            Citroên Méhari

                                            41694829-citroen-mehari-goede-staat-alles-inclusief-1982.jpg
                                            mehari-83-azur.jpg
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                                            PSA - Mangualde - Linha Berlingo/Partner


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                                            Editado pela última vez por domfillas; 10 June 2008, 16:34.

                                            Comentário


                                              Esse Citroen Méhari devia ser barato não?

                                              Comentário


                                                Movauto - Setúbal

                                                Datsun 1200

                                                88_500.jpg
                                                333520Imagem%20432.jpg
                                                244817867.jpg
                                                DatsunSunny.jpg
                                                IMAGE_00011.jpg

                                                Comentário


                                                  Que tópico maravilhoso que fui encontrar. Os meus parabéns a todos os que contribuiram para que a história automóvel não seja esquecida e devidamente homenageada.


                                                  Carros que passaram pela família:

                                                  BMW 2000 (este ainda o tenho)
                                                  Ford Cortina
                                                  Renault 4
                                                  Renault 5
                                                  Renault SuperCinco (este não sei se era fabricado em Portugal)
                                                  Renault Clio I
                                                  UMM
                                                  Citroen Dyane
                                                  Datsun 1200

                                                  Comentário


                                                    Encontrei na net fotografias de um AC Sportcar "abandonado" á venda num forum.

                                                    DSC00187.jpg
                                                    DSC00186.jpg
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                                                    Para quem ainda não viu,este carro era assim.

                                                    acsport3.jpg
                                                    acsport1.jpg

                                                    Comentário


                                                      Camat Douro á venda.

                                                      http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p242122

                                                      http://www.motores24h.pt/volkswagen-...rro-58446.html

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                        Esse Citroen Méhari devia ser barato não?
                                                        Não faço ideia,mas devia ser.

                                                        Comentário


                                                          Encontrei este texto sobre a Ford em Portugal


                                                          A FORD EM PORTUGALFeatured StoriesPress ReleasesFoi em 1932 que a Ford se instalou oficialmente em Portugal, constituíndo uma empresa denominada Ford Lusitana SARL, que tinha como objectivo a importação, representação e comercialização em Portugal de produtos da Ford Motor Company. Estes, já nessa data, eram vendidos ao público através da rede de Concessionários Ford então estabelecida.
                                                          Durante muitos anos a Ford Lusitana SARL localizou-se num edifício situado na Rua Castilho que era então pertença da Ford Motor Ibérica, e que foi mais tarde adquirido pela primeira, quando a sua congénere cessou as suas actividades.
                                                          Mas já anteriormente a 1932 se vendiam veículos Ford no nosso país, importados directamente através de dois concessionários Ford: a MAFACA (Manuel Fazenda & Ca.), para a zona de Lisboa, que veio a dar lugar ao actual concessionário J. Mendes Coelho, Lda., e a firma Manuel Alves de Freitas & Ca. Lda., no Porto, que cobria o norte do território.
                                                          A organização da Ford Lusitana manteve-se até 1963, data em que se iniciou a montagem de unidades em Portugal. Mesmo durante a grave crise económica, durante e após a II Guerra Mundial, a Ford manteve as suas operações. Embora Portugal tenha sido também seriamente afectado praticamente a todos os níveis, com o fecho de muitas empresas a afectar gravemente o emprego no país, a Ford foi uma das poucas, senão a única, que durante esta crise económica conseguiu manter o seu quadro de pessoal sem ter que recorrer a despedimentos, suspensões ou reduções dos dias de trabalho, apesar da quase paralisação das suas actividades.
                                                          Em 1961 foi publicado o Decreto-Lei nº 44104 que viria a ser conhecido como Lei da Montagem, segundo o qual era fortemente restringida a importação de unidades já montadas, obrigando-se as empresas que quisessem continuar a vender automóveis em Portugal, a montar os seus produtos localmente. Só era permitida a importação de veículos em regime de CKD, procedendo-se à sua respectiva montagem em Portugal, sujeita a certos níveis de incorporação de produtos e mão-de-obra nacionais. A Lei da Montagem aplicava-se a todos os veículos automóveis ligeiros, comerciais e pesados.
                                                          Em 1961 a situação económica da Ford Lusitana era sólida: tinha adquirido as instalações à Ford Motor Ibérica e ultrapassado a crise do pós-guerra. Estava pois preparada para o passo seguinte: construir a primeira linha de montagem automóvel em Portugal, a Fábrica de Montagem de Azambuja.
                                                          Situada na Azambuja, a linha de montagem da Ford em Portugal começou a ser construída em 1961, e em 1963 foram efectuados os primeiros testes de produção, tendo a inauguração oficial tido lugar em Janeiro de 1964, com a presença de Henry Ford II e do Presidente da República. O primeiro veículo montado na Azambuja foi um Anglia Fascinante, a que se seguiram o Ford Cortina e o Ford Taunus.
                                                          Empregando 363 trabalhadores, a fábrica da Azambuja arrancou com uma produção diária de 15 unidades em apenas um turno de produção, tendo esse número chegado a subir até 60 unidades por dia, já durante o início da década de 80, com dois turnos de produção.
                                                          Pouco depois, porém, sobreveio uma grave crise económica nacional, a qual afectou directamente a Ford Lusitana e as suas operações na Azambuja. Drásticas medidas económicas e financeiras tiveram de ser implementadas, nomeadamente um programa voluntário de redução de pessoal, sem despedimentos, nunca antes efectuado, nem depois repetido no nosso país.
                                                          Em 1987 estava assegurada a recuperação da Ford Lusitana: ano recorde de vendas, com 7.019 automóveis, 5.022 comerciais, num total de 12.041 unidades, e ainda 1.332 tractores, vendidos pela Ford New Holland, o braço agrícola e industrial da Companhia. A estes dados há que juntar mais de três milhões de contos de lucros (antes de impostos), o que representa uma recuperação de 4,5 milhões de contos sobre o défice de 1983.
                                                          O ano de 1988 foi a confirmação da recuperação Ford: 15.002 automóveis ligeiros, 7.557 comerciais, para um total de 22.559 veículos vendidos em Portugal.
                                                          Em 1989, o boom foi ainda mais expressivo, com a Ford a vender cerca de 24.000 unidades, entre as quais 16.308 automóveis ligeiros. Estes valores, que representam um acréscimo de 8,5%, são tanto mais significativos quanto o mercado automóvel regrediu cerca de 10% durante o ano de 1989, devido à introdução de medidas restritivas ao crédito. Entretanto, ainda em 1989, a fábrica da Azambuja atingiu o recorde de produção de 102 unidades por dia, operando em dois turnos. Os veículos então produzios eram a Transit e a pick-up P100, sendo 80% do total da produção para exportação.
                                                          Um recorde absoluto de vendas foi estabelecido em 1990, com quase 29.000 unidades vendidas, o que representou uma quota de mercado de 9,81% e um crescimento de 188% em penetração desde 1987. Ainda naquele ano, Portugal assistiu ao crescimento da família Ford, com a criação da Ford Electrónica Portuguesa, que na sua fábrica de Palmela produzia auto-rádios, leitores de CD, amplificadores e equalizadores gráficos, à cadência de 1,5 milhões de unidades/ano.
                                                          A nova fábrica iniciou a produção em Novembro de 1991, quando a sua programação inicial previa o seu início somente em Março de 1992. A então denominada FEP utiliza processos de alta tecnologia na sua fábrica que ocupa uma área de 200.000 metros quadrados. Cerca de 1.700 pessoas compunham o seu quadro de pessoal.
                                                          Em Dezembro de 1991, a Ford Motor Company e a Volkswagen AG formavam uma joint-venture, que dava origem a uma nova empresa, a AutoEuropa. A nova fábrica situada em Palmela, ocupa uma área de construção de 210.000 metros quadrados. Tendo iniciado a produção de veículos - entre os quais o modelo Ford Galaxy - em finais de 1994, ela foi projectada para produzir monovolumes a uma cadência máxima de 180.000 unidades/ano, criando na altura cerca de 12.000 a 15.000 novos postos de trabalho, directos ou indirectos.
                                                          Um ano depois, a Ford Lusitana voltava a atingir um excelente resultado de vendas. Com 27.788 unidades, representando uma quota de mercado de 10,10%, verificou-se um crescimento de 1,4 pontos percentuais em relação ao ano de 1991. Nos veículos comerciais houve um aumento de 2,5 pontos, o que elevou para 15% a penetração no mercado, com um volume de 10.958 unidades vendidas.
                                                          No ano de 1993 venderam-se 23.567 veículos de passageiros, que se traduziu numa quota de mercado de 9,77%, inferior em 0,4% relativamente ao número alcançado em 1992. Quanto aos veículos de comerciais, cifrou-se em 15,5% a taxa de penetração no mercado, registando um crescimento de 0,5% face ao ano de 1992, correspondendo a 11.318 unidades vendidas.
                                                          Em 1994 o número de veículos de passageiros Ford vendidos cifrou-se nas 21.256 unidades, representanto 8.78% do mercado. Nos veículos comerciais ligeiros e médios, a quota atingiu 12.3% do mercado respectivo, correspondendo a 11.506 unidades.
                                                          A performance da Ford Lusitana em termos de mercado, espelhada pelo trabalho de uma rede nacional então composta por 48 concessionários, voltaria a estar em destaque no ano de 1997, quando foi atingida a quota recorde de 10,42% nas vendas de automóveis de passageiros, referente a 22.230 unidades. Isto num ano em que a marca Ford foi a única das quatro marcas mais vendidas no país a registar uma evolução positiva de vendas. No sector dos veículos comerciais ligeiros, a Ford obteve o 2º lugar absoluto, com uma quota de 11,25%, mercê da comercialização de 10.136 unidades.
                                                          Em termos de capacidade instalada em Portugal, a Ford Lusitana continuava a contar com o excelente desempenho dos operários da Fábrica de Montagem de Azambuja, sendo que as Ford Transit ali produzidas mereciam os mais rasgados elogios dos mercados internacionais para onde se destinam, em termos da qualidade de construção daqueles veículos comerciais. Embora pequena em dimensão, a qualidade sempre foi uma das principais preocupações daquela unidade fabril, aliás, como em todas as restantes fábricas que a Ford tem espalhadas pelo mundo.
                                                          Por seu turno, no perímetro das instalações da fábrica da Ford Electrónica Portuguesa, entretanto integrada no grupo Visteon, o braço dos sistemas da Ford Motor Company, nascia uma nova fábrica. Em Junho de 1998 esta nova unidade de compressores de espiral para sistemas de ar condicionado iniciava a produção, num investimento de 150 milhões de dólares e que permitiu a criação de 350 novos postos de trabalho. Trata-se de uma estrutura com uma superfície de 18150 m2, que confere à Visteon/FEP a capacidade de corresponder à procura rapidamente crescente de sistemas de ar condicionado para automóveis na Europa.
                                                          Quanto à AutoEuropa, no final do ano de 1998 a Ford Motor Company e a VW AG decidiam-se por passar a trilhar caminhos diversos daqueles que tinham percorrido até aqui. Para tal, no dia 23 de Dezembro foi assinado um acordo por ambas as partes em que se alterou a titularidade do Capital Social, que passou a ser detido em 100% pelo construtor alemão. Nos termos do acordo assinado, a Ford e a VW reafirmaram a determinação de prosseguirem os esforços conjuntos no sentido de reforçar a competitividade dos modelos produzidos em Portugal pela AutoEuropa. Entre estes inclui-se o monovolume Ford Galaxy, que ali continuará a ser produzido até ao final de 2004.
                                                          Em termos de mercado, o ano de 1998 marcou a entrada em cena do novo e revolucionário modelo do segmento dos pequenos familiares, o Ford Focus, proposto em quatro tipos de carroçarias, associadas a uma vasta gama de motorizações e níveis de equipamento. Naquele ano a quota de mercado da marca Ford traduziu-se em 8,71% entre os automóveis de passageiros, refletindo uma ligeira quebra apesar de se ter registado um aumento em termos de volume de vendas, que se cifrou em 27.876 unidades. Nos comerciais ligeiros a tendência foi semelhante, já que a quota de mercado desceu 0,06%, mas o número de unidades vendidas cresceu em 1.153 unidades.
                                                          Já em 1999, a Ford vendeu um total de 20.951 automóveis de passageiros, representando uma quota de mercado de 7,6%, naquele que foi um ano recorde de vendas para a indústria nacional. De facto, o ano passado assistiu à entrada de um total de 272.871 automóveis de passageiros novos no mercado, representando um crescimento de 9% em relação ao ano anterior. No domínio dos veículos comerciais, a quota da Ford cifrou-se nos 8,3%.
                                                          Chegado o ano 2000, este mostrou ser o ano de todas as mudanças, com remodelações profundas que afectaram quer a estrutura interna da Companhia, quer a rede de Concessionários Ford.
                                                          Passado o período em que a Companhia operou uma reorganização interna, com um profundo rejuvenescimento dos seus quadros principais, em meados de Junho de 2000 a Ford Lusitana concluia a reestruturação da sua rede de Concessionários. Este processo desenrolou-se ao longo de um ano e teve como principal finalidade a adaptação da rede às novas condicionantes do negócio, garantindo uma maior competitividade das empresas, com evidentes consequências na melhoria da qualidade de serviço a prestar ao Cliente.
                                                          O objectivo desta reestruturação era claro: reduzir o número de Concessões, tornando-as mais fortes e competitivas, aumentando as áreas geográficas de intervenção, o que lhes permitiu um maior volume de negócios e uma maior harmonização de práticas comerciais e de atendimento ao cliente. O processo passou pela aquisição, fusão ou expansão das Concessões, o que permitiu atingir um total actual de 34 Concessionários Ford em todo o País, comparado com os anteriores 49.
                                                          Este primeiro ano do novo Milénio ficou ainda marcado pelo términus da presença da Ford como construtor automóvel em solo nacional, na sequência do encerramento da unidade fabril da Azambuja. Por outro lado, também a Visteon passava a ser uma entidade independente. Em termos de produto, em 2000 a Ford surgiu empenhada em dar continuidade ao sucesso do Ford Focus, bem como na preparação da rede e do próprio mercado para o surgimento de novos modelos e a actualização de outros actualmente em circulação. Ao mercado nacional chegaram as novas gerações dos modelos Galaxy e Transit, os novos motores 1.8TDdi para a gama Fiesta e a versão comercial de dois lugares do Ford Focus, denominada SportVan e em exclusivo mundial, para além de outras actualizações pontuais na restante gama. Em Portugal, a Ford tem a sua sede em Lisboa, na Rua Rosa Araújo, nº 2, e emprega um staff de cerca de 100 pessoas. Este número inclui os empregados da Ford Lusitana e da Ford Credit, o ramo financeiro da Companhia.

                                                          Comentário


                                                            Ford Transit



                                                            Anglia Fascinante



                                                            Ford Cortina



                                                            Ford Taunus

                                                            Comentário


                                                              Fiat 127
                                                              .......Em Portugal, entre 1972 e 1982, foi produzido na fábrica da Somave em Vendas Novas, tendo sido fabricadas mais 82 mil unidades......



                                                              http://4rodinhas.blogspot.com/2007/0...coleco-os.html


                                                              encontrei isto no site motor classico

                                                              ......Correcto. Os BMW 02 foram montados cá em Portugal. Em Vendas Novas na Batista Russo ( Todos os BMW montados nesta empresa, possuem no VIN, a designação VN/XXXXXX. - VN - Vendas Novas.

                                                              Só dois países no mundo tiveram os CKD da BMW. Portugal e Uruguai.

                                                              No nosso país, foi por lei do Salazar. Por forma a dar " trabalho" à mão-de-obra nacional...

                                                              .....

                                                              ......A diferença em relação aos seus " irmãos" Alemães são os vidros COVINA ( Companhia Nacional Vidreira ) e os estofos MOLAFLEX!......


                                                              no mesmo forum o membro Nuno Mateus escreveu:

                                                              ...........
                                                              Entao e o grande boca de sapo a serie ID19 também eram fabricados em portugal em manguale "penso q é assim q se escreve" pela fabrica citroen lusitania.
                                                              Eram fabricados em portugal os id, portugal comprou as peças dos id's fabricados pelo resto da europa quando sairam os DS!.....

                                                              o membro Fernando Pereira Cardoso escreveu:

                                                              .....Sou o Fernando Cardoso e tenho um Fiat 850 Sport Coupé fabricado em Portugal no ano de 1969. Qual quer informação estou disponível. fernandocardoso@fcardoso.pt...

                                                              O Luis Miguel escreveu:
                                                              ....

                                                              SIMCA 1100 de 1970 montado na SOMAVE em vendas Novas....

                                                              O Paulo Mota escreveu:
                                                              ......O primeiro modelo sunny 1200(Datsun-Nissan) foi montado em Portugal, onde não sei??????
                                                              Tive um e muitas peças eram espanholas....



                                                              o Carlos A N Caria Escreveu:

                                                              ...Olá a todos,
                                                              Espero dar mais uma ajuda ao tema.
                                                              Em 1973/1974 e penso 1975 foram montados em Portugal na FAP - Fabrica de Automoveis Portugueses Cacia/Aveiro - mais tarde Renault, os "SUBARU ", que vinham em CKD do Japão, em navio até Lisboa /Alcantara e depois seguiam em comboio da estação de Alcantara Mar para Aveiro onde eram transbordados para Cacia.
                                                              Fiz muita coordenação destes transportes na altura,.
                                                              Depois de 1975 acabou-se e "money" para mandar vir os CKD e com as restrições às importações os Japoneses , fizeram bibi e disseram não há dinheiro não há palhaços.....


                                                              foi tudo tirado deste post

                                                              http://www.portalclassicos.com/forum...?t=7524&page=5
                                                              Editado pela última vez por NewTomorrow; 13 June 2008, 06:47.

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