Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnica de poupança(?) hypermiling

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pelos vistos Eco-driving é "apenas" um nome pomposo e um "estrangeirismo" para designar racionalidade, na utilização do carro e na forma como se conduz.

    Enfim ......

    Comentário


      Não abri o PDF nem vou abrir, pois considero que tenho o bom-senso de saber onde e como poupar combustível.

      Comentário


        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
        Não abri o PDF nem vou abrir, pois considero que tenho o bom-senso de saber onde e como poupar combustível.
        Nem mais, já fomos 2

        Comentário


          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
          Não abri o PDF nem vou abrir, pois considero que tenho o bom-senso de saber onde e como poupar combustível.
          2x

          Comentário


            No dia a dia tento fazer uma condução economica mas sem ligar muito aos consumos. Isto é, não ando excessivamente devagar. Ando aquilo que acho que tenho que andar e pronto.

            Em cada depósito normalmente puxo 2 ou 3 vezes pelo carro. Ainda ontem numa estrada cheia de curvas não consegui resistir. Ia ali a 40/50, mas quando lhe meti a 2 não deu mesmo.

            Posso ter gasto mais 0.50€ ou 1€ ali, mas o gozo que me deu vale mais que isso.

            Falam de impacto ambiental ? Por favor.. Olhem para os paises da Asia. Só agora é que estão a trocar as motoretas deles pelos carros e isso vai dar um aumento de carros brutal para aqueles lados. Nós e a America a tentar reduzirem as emissões de CO2 e eles a crescerem que nem malucos.

            Vou mas é aproveitar enquanto isto ta a um preço que ainda se possa suportar, porque daqui a uns 10 anos provavelmente não dará para fazer estas brincadeiras.

            Comentário


              Sou obrigado a fazer uma condução "eco" todos os dias, para poupar a mecânica, uma vez que faço 2x3km's no td70

              No e34 tenho algum cuidado, apenas porque a diferença entre carregar a fundo no pedal e ir carregando, é de uns 5 L/100km, e em termos de andamento é quase a mesma coisa.

              Na YZF 750, "eco_quê" ?! , mesmo assim mantenho-me ali pelos 9 L/100Km

              Comentário


                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                Não abri o PDF nem vou abrir, pois considero que tenho o bom-senso de saber onde e como poupar combustível.
                Não sou ninguém para criticar, e portanto não o vou fazer. Só deixo a informação que é escrito pelo IMTT , como tal , é algo escrito para qualquer condutor.

                -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                Realmente , o preço do combustível é o verdadeiro motivo para tanta preocupação com os consumos, e não o poupar o ambiente, mas o pdf não leva só para a parte ambiental, leva mesmo é para a poupança monetária, portanto..

                Eu por acaso , não gosto muito de andar muito rápido, mas também odeio ir a pastelar. Ando geralmente acima dos limites estabelecidos, mas ás vezes até ando abaixo , devido á porcaria de esttradas (e também ao carro lol). Mas uma coisa é certa , o simples facto de não andar prego a fundo faz poupar combustível, e a mim pelo menos , não me tira diversão a conduzir (claro que se tivesse uma bomba era diferente, mas ando numa kangoo 1.9D , e agora vou começar a andar num renault clio 1.9 D).

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ricardopedro Ver Post
                  Não sou ninguém para criticar, e portanto não o vou fazer. Só deixo a informação que é escrito pelo IMTT , como tal , é algo escrito para qualquer condutor.

                  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                  Realmente , o preço do combustível é o verdadeiro motivo para tanta preocupação com os consumos, e não o poupar o ambiente, mas o pdf não leva só para a parte ambiental, leva mesmo é para a poupança monetária, portanto..

                  Eu por acaso , não gosto muito de andar muito rápido, mas também odeio ir a pastelar. Ando geralmente acima dos limites estabelecidos, mas ás vezes até ando abaixo , devido á porcaria de esttradas (e também ao carro lol). Mas uma coisa é certa , o simples facto de não andar prego a fundo faz poupar combustível, e a mim pelo menos , não me tira diversão a conduzir (claro que se tivesse uma bomba era diferente, mas ando numa kangoo 1.9D , e agora vou começar a andar num renault clio 1.9 D).
                  Não questiono isso, até porque sei que o que aí está é correcto. O que eu quis dizer é que não preciso de ler o PDF para saber o que é conduzir de forma económica, ou mesmo quando o devo fazer.

                  Comentário


                    Já isso eu fazia quando só se começou a falar em hypermiling. E não foi para agradar aos hipócritas do ambiente.

                    O objectivo é só praticar o que é essencial de forma a render o combustível e poupar na mecânica do carro.
                    E fazer a manutenção regular.
                    De resto, muita coisa que se explica em vários tutoriais, é bom de se fazer mas não no dia-a-dia, seja por factores de tráfego ou por factores psicológicos.

                    E falando em factores psicológicos, tudo depende da resistência e controle de cada condutor.
                    Eu pessoalmente se apanho um carro com CB, não tardo muito para andar a mostrar o consumo instantâneo e depois, ou conduzo e ignoro o CB, ou "sou conduzido" pelos valores do CB

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                      Já isso eu fazia quando só se começou a falar em hypermiling. E não foi para agradar aos hipócritas do ambiente.

                      O objectivo é só praticar o que é essencial de forma a render o combustível e poupar na mecânica do carro.
                      E fazer a manutenção regular.
                      De resto, muita coisa que se explica em vários tutoriais, é bom de se fazer mas não no dia-a-dia, seja por factores de tráfego ou por factores psicológicos.

                      E falando em factores psicológicos, tudo depende da resistência e controle de cada condutor.
                      Eu pessoalmente se apanho um carro com CB, não tardo muito para andar a mostrar o consumo instantâneo e depois, ou conduzo e ignoro o CB, ou "sou conduzido" pelos valores do CB
                      OLha fiquei intrigado, és conduzido pelo consumo instantâneo, como assim ? andas sempre preocupado a ver o quanto estás a gastar, a tentar que seja o mínimo possível, é isso?

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ricardopedro Ver Post
                        OLha fiquei intrigado, és conduzido pelo consumo instantâneo, como assim ? andas sempre preocupado a ver o quanto estás a gastar, a tentar que seja o mínimo possível, é isso?

                        Cumprimentos
                        Eu faço isso. Claro que a condução se torna um martírio sem qualquer piada, mas ao menos noto uma poupança de combustível significativa.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Ricardopedro Ver Post
                          OLha fiquei intrigado, és conduzido pelo consumo instantâneo, como assim ? andas sempre preocupado a ver o quanto estás a gastar, a tentar que seja o mínimo possível, é isso?

                          Cumprimentos
                          Antes de mais, eu não tenho CB no meu carro.
                          Em certas alturas, em que não tenha compromissos ou não tenha trânsito, tento sempre optimizar o pé. Não quero dizer que vá a pastar, mas não é difícil ser "comandado" pela tecnologia.

                          Comentário


                            Independentemente de alguns users saberem perfeitamente quando e como podem fazer condução económica por serem uns ases da mecânica e do mundo automóvel em geral, acho que o PDF é sempre útil para aprender alguma coisa. Fiquei curioso, li, e até fiz um print de algumas partes do documento. Há algumas curiosidades que não sabia...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                              Independentemente de alguns users saberem perfeitamente quando e como podem fazer condução económica por serem uns ases da mecânica e do mundo automóvel em geral, acho que o PDF é sempre útil para aprender alguma coisa. Fiquei curioso, li, e até fiz um print de algumas partes do documento. Há algumas curiosidades que não sabia...
                              Mas cada um tem a liberdade de fazer as suas escolhas... Algumas pessoas têm sede por aprender , outras não.
                              Eu como sou leigo, adorei o que li, e vai ser a base da minha condução (que está muito no inicio).

                              Kijk, porque se torna um martírio? Lenta? sem sentir o motor? Sem curvas a sentir a força G, é isso que é um martírio?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                Epah nao consigo , adoro puxar á vontade é um vicio meu , nao ligo muito aos consumos
                                também eu não conseguia e fui-me mentalizando. ainda hoje doeu estar a meter 20€ a 1.309 e sei que logo à noite só terei 10 ou 12€ dessem combústivel. vou ver se saio mais cedo para conseguir que renda mais 1€ ao final do dia. é tudo uma questão de força mental e paciência.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                  Já faço isso antes dos preços estarem tão altos!

                                  Se tivessem de fazer muitos KM´s não andavam por aí a dar gás

                                  Tenho saudades desses tempos em que me podia dar ao luxo

                                  Cada depósito tem de dar imperativamente para mais de 900 Km´s!
                                  same here!

                                  Comentário


                                    Eu pratico e sempre fui defensor que é perfeitamente possível fazer uma condução rápida e relativamente eficiente, normalmente "planear" com alguma antecedência as acelerações e travagens, para acelerar o mais gradualmente possível sempre num regime de eficiência alta do motor e evitar ao máximo recorrer aos travões, deixando o carro abrandar por si.

                                    Mas a situação mais extrema, de andar sempre a 10% ou menos do curso do acelerador, nunca deixar passar o motor das 2000rpm etc não compensa porque o que se poupa em combustível gasta-se em calmantes e comprimidos para a azia.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                      Independentemente de alguns users saberem perfeitamente quando e como podem fazer condução económica por serem uns ases da mecânica e do mundo automóvel em geral, acho que o PDF é sempre útil para aprender alguma coisa. Fiquei curioso, li, e até fiz um print de algumas partes do documento. Há algumas curiosidades que não sabia...
                                      Tens ido às aulas de português?

                                      Ainda assim, e para compensar alguma falta de compreensão da Língua Portuguesa que alguns demonstram ter, abri o PDF em causa, que, como previ, não traz que não se saiba.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        Tens ido às aulas de português?

                                        Ainda assim, e para compensar alguma falta de compreensão da Língua Portuguesa que alguns demonstram ter, abri o PDF em causa, que, como previ, não traz que não se saiba.
                                        Hey tem lá calma ! Não precisamos de ser arrogantes nem rudes uns com os outros.

                                        Já todos percebemos que sabes muito de carros e mecanica, mas há quem não saiba. Há quem tenha carta á pouco tempo.

                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          Tens ido às aulas de português?

                                          Ainda assim, e para compensar alguma falta de compreensão da Língua Portuguesa que alguns demonstram ter, abri o PDF em causa, que, como previ, não traz que não se saiba.
                                          lol fiz o mesmo.

                                          Mas tambem não tinha nada que já não soubesse.

                                          De qualquer forma é um bom artigo para quem não sabe. Isto porque há pessoal que se não quer saber de manutenção, verificar pneus etc. Nunca é demais lembrar.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ricardopedro Ver Post
                                            Hey tem lá calma ! Não precisamos de ser arrogantes nem rudes uns com os outros.

                                            Já todos percebemos que sabes muito de carros e mecanica, mas há quem não saiba. Há quem tenha carta á pouco tempo.

                                            Cumprimentos
                                            O post não era para ti, como deves ter percebido.

                                            De qualquer forma, eu não disse que percebia muito ou pouco de automóveis. Falei de bom-senso.

                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                            lol fiz o mesmo.

                                            Mas tambem não tinha nada que já não soubesse.

                                            De qualquer forma é um bom artigo para quem não sabe. Isto porque há pessoal que se não quer saber de manutenção, verificar pneus etc. Nunca é demais lembrar.
                                            É bom artigo, mas são todas coisas normais. Todos sabemos, ou deviamos saber, que se deve manter os pneus com a pressão correcta, etc.

                                            Comentário


                                              Eu sei que não era para mim . Mas é assim quem não quer discutir estas noções, dar opiniões , etc, quem só quer dizer que o pdf não serve de nada, não vale a pena aqui vir. Digamos que cada tópico tem um tema, a quem esse tema não gera interesse, deve evitar se pronunciar. COmo podes constatar, tu infelizmente não acrescentaste nada. Já agora posso te dizer uma coisa, eu não fazia ideia que os pneus, o ter a mala cheia, etc , eram coisas que mexiam tanto na performance e consumos. cumprimentos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ricardopedro Ver Post
                                                Eu sei que não era para mim . Mas é assim quem não quer discutir estas noções, dar opiniões , etc, quem só quer dizer que o pdf não serve de nada, não vale a pena aqui vir. Digamos que cada tópico tem um tema, a quem esse tema não gera interesse, deve evitar se pronunciar. COmo podes constatar, tu infelizmente não acrescentaste nada. Já agora posso te dizer uma coisa, eu não fazia ideia que os pneus, o ter a mala cheia, etc , eram coisas que mexiam tanto na performance e consumos. cumprimentos
                                                Como podes ver, já há um tópico sobre esse assunto.

                                                Não saber isso sobre os pneus é pouco grave, digamos assim...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Tens ido às aulas de português?

                                                  Ainda assim, e para compensar alguma falta de compreensão da Língua Portuguesa que alguns demonstram ter, abri o PDF em causa, que, como previ, não traz que não se saiba.
                                                  Não, já deixei as aulas de português há algum tempo. Agora, depois de muita formação académica a nível superior, dedico-me ao estudo de coisas mais úteis para este país... o português para mim, passou a ser básico. Se continuas a ir às aulas de português com essa idade, ou és professor de português, ou nunca passaste na disciplina. Mas isso já é contigo.

                                                  Ainda assim:
                                                  - é óbvio que nem tu nem ninguém que leu o PDF que diz saber aquilo tudo, se recordava daquelas práticas todas.
                                                  - para mim, foi bom re-ler e relembrar.
                                                  - se tu realmente te lembravas daquelas práticas todas, bom para ti. Há quem não se lembre e tenha mais na cabeça do que "práticas de condução económica" ou mesmo carros.
                                                  - há gente que não sabe o que é o eco-driving como podes ter reparado no tópico.
                                                  - se há gente que não sabe destas práticas, e tendo em conta os objectivos deste fórum do qual faz parte, acho perfeitamente natural que as mesmas sejam partilhadas... quer com quem sabe, quer com quem não sabe.

                                                  Portanto, é melhor ter mais cuidado nas respostas que elabora e com a sua postura meu caro.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                    Não, já deixei as aulas de português há algum tempo. Agora, depois de muita formação académica a nível superior, dedico-me ao estudo de coisas mais úteis para este país... o português para mim, passou a ser básico. Se continuas a ir às aulas de português com essa idade, ou és professor de português, ou nunca passaste na disciplina. Mas isso já é contigo.

                                                    Ainda assim:
                                                    - é óbvio que nem tu nem ninguém que leu o PDF que diz saber aquilo tudo, se recordava daquelas práticas todas.
                                                    - para mim, foi bom re-ler e relembrar.
                                                    - se tu realmente te lembravas daquelas práticas todas, bom para ti. Há quem não se lembre e tenha mais na cabeça do que "práticas de condução económica" ou mesmo carros.
                                                    - há gente que não sabe o que é o eco-driving como podes ter reparado no tópico.
                                                    - se há gente que não sabe destas práticas, e tendo em conta os objectivos deste fórum do qual faz parte, acho perfeitamente natural que as mesmas sejam partilhadas... quer com quem sabe, quer com quem não sabe.

                                                    Portanto, é melhor ter mais cuidado nas respostas que elabora e com a sua postura meu caro.
                                                    Que eu saiba, tu é que caíste aqui a acusar outros de serem uns sabichões da mecânica, que não foi nada do que foi referido por mim.

                                                    O que está naquele PDF são todas coisas de ter, ou não, bom-senso.

                                                    Não sabias que o aumento da velocidade aumenta, exponencialmente, o consumo?

                                                    Também devias saber que a pressão dos pneus é para ser controlada com frequência, não só pelo consumo, mas principalmente pela segurança.

                                                    Calculo que também não seja novidade que o aumento de peso aumenta o consumo.

                                                    Qualquer pessoa com dois dedos de testa também saberá que as acelerações bruscas aumentam o consumo.

                                                    Estas noções são básicas, que acho que quem não as souber devia repensar algumas coisas...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      Como podes ver, já há um tópico sobre esse assunto.

                                                      Não saber isso sobre os pneus é pouco grave, digamos assim...
                                                      Mas (e deves saber) há pessoas que simplesmente ignoram isso.
                                                      Não se lembram, quase, que o veiculo requer manutenção.

                                                      Ainda no outro dia avisei uma pessoa que não deve andar com chapeus de chuva na tampa da mala, e mostrei o que estava na AH(apesar de até já ter avisado para tal situação), são pequenas coisas que as pessoas não sabem.
                                                      Não sabem se o carro que conduzem tem turbo, não se lembram do oleo, há pessoas que de revisão em revisão ou quando vão para viagens não olham nem para os pneus quanto mais para o oleo etc etc.
                                                      Até porque se não fosse assim não via tanto carro estacionado de forma "assassina" para suspensão e pneus.

                                                      Já agora há outras coisas, como por combustivel nas horas mais frescas, não carregar a fundo na mangueira do combustivel, em AE não ir com vidros abertos, nas descidas não ir em ponto-morto.
                                                      Editado pela última vez por JoelM; 19 July 2011, 13:58.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                        Mas (e deves saber) há pessoas que simplesmente ignoram isso, não sabem apenas.
                                                        Não se lembram que o veiculo requer manutenção.

                                                        Ainda no outro dia avisei uma pessoa que não deve andar com chapeus de chuva na tampa da mala, e mostrei o que estava na AH(apesar de até já ter avisado para tal situação), são pequenas coisas que as pessoas não sabem.
                                                        Não sabem se o carro que conduzem tem turbo, não se lembram do oleo etc etc.
                                                        Até porque se não fosse assim não via tanto carro estacionado de forma "assassina" para suspensão e pneus.

                                                        Já agora há outras coisas, como por combustivel nas horas mais frescas, não carregar a fundo na mangueira do combustivel, em AE não ir com vidros abertos, nas descidas não ir em ponto-morto.
                                                        Não sabem porque não se dão ao trabalho de pensar. Aliás, até acho que algumas coisas também são culpa das Escolas de Condução, que não formam os condutores de forma conveniente.

                                                        Alguém não saber se o carro tem, ou não, Turbo, não me choca. É apenas uma questão técnica e que não influencia a segurança.

                                                        Mas convém saber que os pneus são um dos orgãos vitais de um automóvel. Caso contrário, o melhor é andarem de transportes.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                          (...)

                                                          Já agora há outras coisas, como por combustivel nas horas mais frescas, não carregar a fundo na mangueira do combustivel, em AE não ir com vidros abertos, nas descidas não ir em ponto-morto.
                                                          Joel,

                                                          O que está a bold é algo que não faço, por norma: (i) não escolho a hora para abastecer e, (ii) carrego sempre a fundo na pistola/mangueira do combustível. Explica-te lá sff...

                                                          Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            Hey JOELM , explica lá isso ! porque razão não carregar a fundo na mangueira do combustível? Olha boa essa , de meter combustível nas horas mais frescas, já entendi porquê, mas não fazia ideia dessa.

                                                            Outra coisa, porque não ter chapéus de chuva na tampa da mala?

                                                            Cumprimentos

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ricardopedro Ver Post
                                                              Hey JOELM , explica lá isso ! porque razão não carregar a fundo na mangueira do combustível? Olha boa essa , de meter combustível nas horas mais frescas, já entendi porquê, mas não fazia ideia dessa.

                                                              Outra coisa, porque não ter chapéus de chuva na tampa da mala?

                                                              Cumprimentos
                                                              Ele deveria querer dizer para não andarem com chapéu à solta. Numa travagem, pode ser uma perigosa arma.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X