Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnica de poupança(?) hypermiling

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
    Nunca vi em lado nenhum um smart a gastar 2 lts!! Nem estes com Star Stop!!

    Depois, o que a marca, citro, anuncia são 4.4 misto! Que por acaso é quanto o meu gasta em condições normais!
    A ter imenso cuidados com os consumos, que por acaso é o tema deste tópico, consegui neste deposito, 3.7 lts/100km...mas isto não tem nada de mágico, tem mais de experiencia, sabedoria e paciencia!
    E se vires bem há ai malta com carros a gasolina a fazer pouco mais!!

    Abraço
    Consumos

    Smart Fortwo coupé passion cdi:

    Urbano 3.8l/100km
    Extra-Urbano 3.1 l/100km
    Combinado 3.4 l/100km

    Agora para o Citrô C3 1.4HDi:

    Urbano (l/100km) 5.3
    Extra-Urbano (l/100km) 3.8
    Combinado (l/100km) 4.4

    Agora tira as conclusões.

    Tu fazes 3.7 e ele anuncia 4.4, se nos mesmo percurso fizeres com o smart fazes seguramente menos de 3 ou não ??

    Claro que o smart pode fazer 5 ou 6.. Mas com o mesmo andamento no teu eram 7 ou 8.

    Não vejo como não percebes isto.. Aliás procura por aí no forum e o pessoal dos smart não faz mais de 4.5. Isto na descontra. Se andarem como eu actualmente ou tu (leia-se a praticar eco-driving) fazem entre 2.5 e 3l/100.

    Cumps
    Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 11 June 2008, 02:19.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
      Consumos

      Smart Fortwo coupé passion cdi:

      Urbano 3.8l/100km
      Extra-Urbano 3.1 l/100km
      Combinado 3.4 l/100km

      Agora para o Citrô C3 1.4HDi:

      Urbano (l/100km) 5.3
      Extra-Urbano (l/100km) 3.8
      Combinado (l/100km) 4.4

      Agora tira as conclusões.

      Tu fazes 3.7 e ele anuncia 4.4, se nos mesmo percurso fizeres com o smart fazes seguramente menos de 3 ou não ??

      Claro que o smart pode fazer 5 ou 6.. Mas com o mesmo andamento no teu eram 7 ou 8.

      Não vejo como não percebes isto.. Aliás procura por aí no forum e o pessoal dos smart não faz mais de 4.5. Isto na descontra. Se andarem como eu actualmente ou tu (leia-se a praticar eco-driving) fazem entre 2.5 e 3l/100.

      Cumps
      Eu percebo isso perfeitamente rapaz. Tu é que continuas a dúvidar que é possivel o c3 fazer menos 0.7lts/100 que o anunciado!

      Até te digo mais, se subisse a pressão dos pneus e não usasse o AC conseguiria menos de 3.5, quase de certeza!

      Comentário


        Eu este fim de semana tive muito mais atenção ao pé direito.

        E fiquei muito surpreendido com os resultados, em estrada nacional, cumprindo os limites de velocidade e aproveitando bem as descidas, no A170 fiz 5.6L de média, habitualmente andava nos 7.0L, 6.8L.

        Na viagem, Barcelos -- Lisboa tudo feito em AE, com Vmax de 130 km/h, fiz uma média de 7.2L, sendo que quase toda a viagem foi feita a 120 km/h. Neste carro se andar sempre na casa dos 130/140 aquilo gasta na ordem dos 8.0L a 8.2L aos 100. Acho que neste caso compensa bem levantar o pé, porque o que se ganha em tempo não é significativo face ao aumento de consumo.

        Um aparte, sempre que tentei poupar, há aqui várias premissas, uma delas é não empatar o transito. Em AE só há poupança na faixa da direita e nunca baixo dos 100 km/h!
        Gosto de poupar, mas detesto andar a pastar na estrada e a incomodar os outros.

        Onde adorei poupar, foi nas descidas da A8, mesmo antes de chegar a Lisboa, foi excelente

        Comentário


          Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
          Eu percebo isso perfeitamente rapaz. Tu é que continuas a dúvidar que é possivel o c3 fazer menos 0.7lts/100 que o anunciado!

          Até te digo mais, se subisse a pressão dos pneus e não usasse o AC conseguiria menos de 3.5, quase de certeza!
          Olhando só para a tua média de velocidade diria que isso tem mesmo alguma auto-estrada em cima..

          De todas as maneiras eu acredito que é possível fazer menos que o anunciado..

          O meu carro anuncia 11 L / 100 em cidade e eu estou neste momento com 9.4 ( melhor média citadina de sempre, últimos 450 km ).

          Ah, média de velocidade registada é de 29 km/h..

          Comentário


            Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
            Olhando só para a tua média de velocidade diria que isso tem mesmo alguma auto-estrada em cima..

            De todas as maneiras eu acredito que é possível fazer menos que o anunciado..

            O meu carro anuncia 11 L / 100 em cidade e eu estou neste momento com 9.4 ( melhor média citadina de sempre, últimos 450 km ).

            Ah, média de velocidade registada é de 29 km/h..

            Tem alguma, mas garanto que tem mais cidade, embora talvez bastante a horas que há pouco transito!

            Diria que metade dos km feitos em cidade foram em horas mortas e a outra metade em horas de transito!! Uns 30% terão sido em AE!

            Comentário


              O smart dos novos, conduzido por uma senhora (anda sempre devagar, não passa dos 100km/h) em modo automático gasta sempre em torno dos 5litros (média final por cadas depósito).
              Em viagem e nas minhas mãos, no trajecto porto-bragança, com as famosas subidas do IP4 compensado claro, com as descidas tb, fiz média de 5litros também.Para fazer 4litros é preciso já muito cuidado na condução e ter que usar o modo sequencial.Em modo automático diria que é impossivel ele gastar os 3,3 que a marca anuncia.

              Em relação ao 1.4HDI, tb já fiz uns km grandes num carro desses, versão comercial.As médias andavam entre os 5,5 e os 6,5.Para fazer médias de 3,7 nem imagino como é que tenha que ser a condução.
              Aqui no norte (e penso que és do norte) é extremamente dificil ter médias dessas, devido aos desniveis de terreno.

              Comentário


                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                O smart dos novos, conduzido por uma senhora (anda sempre devagar, não passa dos 100km/h) em modo automático gasta sempre em torno dos 5litros (média final por cadas depósito).
                Em viagem e nas minhas mãos, no trajecto porto-bragança, com as famosas subidas do IP4 compensado claro, com as descidas tb, fiz média de 5litros também.Para fazer 4litros é preciso já muito cuidado na condução e ter que usar o modo sequencial.Em modo automático diria que é impossivel ele gastar os 3,3 que a marca anuncia.

                Em relação ao 1.4HDI, tb já fiz uns km grandes num carro desses, versão comercial.As médias andavam entre os 5,5 e os 6,5.Para fazer médias de 3,7 nem imagino como é que tenha que ser a condução.
                Aqui no norte (e penso que és do norte) é extremamente dificil ter médias dessas, devido aos desniveis de terreno.
                Sou do Porto, mais concretamente de V.N. Gaia!!

                A média, como já referi é com extremo cuidado!!

                Comentário


                  Acho uma piada à vossa incredulidade. Fazer 3.7 num carro que anuncia 4.4 são 85%. Que diriam dos meus depósitos a 65% do anunciado. Claramente impossível. LOL

                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                  O smart dos novos, conduzido por uma senhora (anda sempre devagar, não passa dos 100km/h) em modo automático gasta sempre em torno dos 5litros (média final por cadas depósito).
                  Em viagem e nas minhas mãos, no trajecto porto-bragança, com as famosas subidas do IP4 compensado claro, com as descidas tb, fiz média de 5litros também.Para fazer 4litros é preciso já muito cuidado na condução e ter que usar o modo sequencial.Em modo automático diria que é impossivel ele gastar os 3,3 que a marca anuncia.
                  Faz-me pensar se o Smart é assim tão smart quanto isso.
                  Editado pela última vez por RPM; 11 June 2008, 10:13.

                  Comentário


                    As médias anunciadas pela marca são obtidas em condições muito especiais.
                    Até as grelhas são tapadas para reduzir o atrito aerodinâmico.
                    Não é uma questão de acreditar, pois eu acredito que façam estas médias.Mas as mesmas são certamente obtidas em controlo total e "irreal" de um condução normal.
                    Faz-me lembrar o truque que o "ti jaquim" usa, qd vai à vila e desliga a motorizada até lá chegar, apanhando a boleia da descida!

                    Comentário


                      Porto-Aveiro num Yaris 1.0 (gasolina, claro) de 2000: 4.5 l/100 km.
                      Velocidade de cruzeiro de 90 km/h (não registei a média).
                      Nada mau!

                      Comentário


                        Que diferença é que faz tapar as grelhas se os testes são feitos em dinamómetro?

                        Ver
                        http://www.vcacarfueldata.org.uk/inf...ing-scheme.asp

                        BTW, o "ti jaquim", na sua simplicidade, é mais esperto do que muitos.
                        Editado pela última vez por RPM; 11 June 2008, 11:30.

                        Comentário


                          Apenas por mera curiosidade outro dia fiz a viagem Coimbra Aveiro pela nacional, apanhando a variante de Sangalhos, e consegui a melhor média de sempre: 5,4l/100 (média de CB, acredito que a real ande por volta dos 5,7...)

                          Não tive especial cuidado com a condução, apenas me limitei a fazer a viagem sem pressas e cumprindo os limites!

                          A alternativa costumava ser AE, com médias de 7,5 e com o acréscimo da portagem... A partir de agora vai ser nacional sempre O único cuidado é evitar as horas de maior trânsito para poder manter um ritmo constante

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                            Apenas por mera curiosidade outro dia fiz a viagem Coimbra Aveiro pela nacional, apanhando a variante de Sangalhos, e consegui a melhor média de sempre: 5,4l/100 (média de CB, acredito que a real ande por volta dos 5,7...)

                            Não tive especial cuidado com a condução, apenas me limitei a fazer a viagem sem pressas e cumprindo os limites!

                            A alternativa costumava ser AE, com médias de 7,5 e com o acréscimo da portagem... A partir de agora vai ser nacional sempre O único cuidado é evitar as horas de maior trânsito para poder manter um ritmo constante

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                              Que diferença é que faz tapar as grelhas se os testes são feitos em dinamómetro?

                              Ver
                              http://www.vcacarfueldata.org.uk/inf...ing-scheme.asp

                              BTW, o "ti jaquim", na sua simplicidade, é mais esperto do que muitos.
                              Pois e, só que o ti jaquim tem travões de cintas!!

                              Há testes feitos em dinamometros e outros feitos em estrada.
                              Mas isso ainda mais razão me dá.Num dinamometro o atrito é nulo, ou seja, aí o consumo é o minimo teorico.Como é que se fazem consumos 35% mais baixos que os minimos anunciados pelas próprias marcas?!
                              Eu gostava de saber, claro, assim sempre passava a gastar 6,5 em vez dos 10!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post

                                Mas isso ainda mais razão me dá.Num dinamometro o atrito é nulo, ou seja, aí o consumo é o minimo teorico.Como é que se fazem consumos 35% mais baixos que os minimos anunciados pelas próprias marcas?!
                                Eu gostava de saber, claro, assim sempre passava a gastar 6,5 em vez dos 10!
                                A resposta foi sendo escrita ao longo deste tópico. Encontrarás muita informação se leres o tópico desde o inicio.
                                Boas poupanças.

                                Aliás, se houver pessoas interessadas podemos fazer uma Hypermiling Clinic no Porto um destes sábados. Grátis.
                                Editado pela última vez por RPM; 11 June 2008, 13:11.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                  Pois e, só que o ti jaquim tem travões de cintas!!

                                  Há testes feitos em dinamometros e outros feitos em estrada.
                                  Mas isso ainda mais razão me dá.Num dinamometro o atrito é nulo, ou seja, aí o consumo é o minimo teorico.Como é que se fazem consumos 35% mais baixos que os minimos anunciados pelas próprias marcas?!
                                  Eu gostava de saber, claro, assim sempre passava a gastar 6,5 em vez dos 10!
                                  Eles num dinamómetro simulam as forças de atrito, quanto maior a velocidade mais força de atrito para simular exactamente o comportamento do carro em estrada.
                                  O meu veículo tem um consumo misto anunciado de 5,1L/100km, e neste momento faço há mais de 4000km consumos médios abaixo dos 4,5l/100km.
                                  A média geral dos 67xxx km está em 5,0L/100km, ou seja, também esta se encontra já abaixo do anunciado.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                    Eles num dinamómetro simulam as forças de atrito, quanto maior a velocidade mais força de atrito para simular exactamente o comportamento do carro em estrada.
                                    O meu veículo tem um consumo misto anunciado de 5,1L/100km, e neste momento faço há mais de 4000km consumos médios abaixo dos 4,5l/100km.
                                    A média geral dos 67xxx km está em 5,0L/100km, ou seja, também esta se encontra já abaixo do anunciado.

                                    Desculpa, não me expressei correctamente. Atrito em termos de resistência ao vento.
                                    Temos e devemos também esclarecer o conceito de cidade.
                                    Pois, o facto de andar em cidade não quer dizer que se queime combustivel estando parado.Se eu for para a cidade do porto as 3h da madrugada, e circular a 40km/h tb faço médias baixas.
                                    Agora, percorrer 100km debaixo do trânsito normal de uma cidade, onde para fazer 10km se gaste 1h, não acredito que se façam médias de 4. Mas pronto, isto sou eu!Se conseguirem, optimo.A sério que gostava de saber como.Não me peçam é para desligar o carro nos semaforos, porque eu não quero trocar o motor de arranque todos os anos!
                                    O 800cc do smart com 10mil km não os faz.Faz consumos gerais em torno dos 5. Acredito, como já disse que faça menos qualquer coisa.Mas consumos de 4 litros em condições de trânsito urbano deve ser mesmo muito complicado.Se eu pegar no smart e ciscular a 60-70 aí talvez consiga os tais <4 litros. Mas nem aí sei se os consigo porque le evai fazer o kick-down para 4ª, pois existe um fosso muito grande entre 4ª e 5ª e ele só aguente 5ª velocidade a partir dos 80Km/h.

                                    Comentário


                                      Os meus consumos médios mistos têm cidade, estrada e AE.
                                      - Mas tento andar o menos possível em cidade e fugir o máximo dos picos caóticos de trânsito.
                                      - Quanto mais voltinhas pequeninas se der com o motor frio pior...(isto é do pior para os consumos)
                                      - Saber antecipar o que se passa à nossa frente quer seja em termos de trânsito, semaforos cruzamentos, entroncamentos, desniveis do terreno, etc, etc
                                      - Andar dentro dos limites de velocidade ou até abaixo deles
                                      - Controlar a pressão dos pneus
                                      - etc, etc

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                        Eu percebo isso perfeitamente rapaz. Tu é que continuas a dúvidar que é possivel o c3 fazer menos 0.7lts/100 que o anunciado!

                                        Até te digo mais, se subisse a pressão dos pneus e não usasse o AC conseguiria menos de 3.5, quase de certeza!
                                        Eu não duvido que faças esses 3.7l, duvido é nas condições que referiste.

                                        Mas agora já li outro post teu e já tou a perceber como fazes consumos tão bons. De noite em cidade e mais AE em ritmos moderados.. Mesmo que também andes no trânsito no Porto não é de certeza mais de 40-50%..

                                        Não me estou a referir a ti, mas acho que muitas pessoas ainda não perceberam o conceito de cidade. Eu posso fazer uma 2ª circular ou VCI sempre a 80km/h às 3h da manhã de dia de semana e faço entre 3.0 e 3.5l/100, mas isso não é o consumo urbano de pára-arranca.

                                        E agora diz-me lá se não é possível um smart fazer 2.xl/100 ... Com muito cuidadinho é possível.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                          Os meus consumos médios mistos têm cidade, estrada e AE.
                                          - Mas tento andar o menos possível em cidade e fugir o máximo dos picos caóticos de trânsito.
                                          - Quanto mais voltinhas pequeninas se der com o motor frio pior...(isto é do pior para os consumos)
                                          - Saber antecipar o que se passa à nossa frente quer seja em termos de trânsito, semaforos cruzamentos, entroncamentos, desniveis do terreno, etc, etc
                                          - Andar dentro dos limites de velocidade ou até abaixo deles
                                          - Controlar a pressão dos pneus
                                          - etc, etc
                                          x2

                                          Quem for comodista paga o preço.
                                          Pessoalmente para fazer menos de 2 Km vou a pé, menos de 5 vou de bicicleta, etc.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                            Eu não duvido que faças esses 3.7l, duvido é nas condições que referiste.

                                            Mas agora já li outro post teu e já tou a perceber como fazes consumos tão bons. De noite em cidade e mais AE em ritmos moderados.. Mesmo que também andes no trânsito no Porto não é de certeza mais de 40-50%..

                                            Não me estou a referir a ti, mas acho que muitas pessoas ainda não perceberam o conceito de cidade. Eu posso fazer uma 2ª circular ou VCI sempre a 80km/h às 3h da manhã de dia de semana e faço entre 3.0 e 3.5l/100, mas isso não é o consumo urbano de pára-arranca.

                                            E agora diz-me lá se não é possível um smart fazer 2.xl/100 ... Com muito cuidadinho é possível.
                                            É capaz, não digo que não!!

                                            Estes consumos são com alguma condução à noite, mas não de madrugada!
                                            Não faço com certeza mais que 35% de cidade (aquela cidade de para-arranca)...mas apanho mesmo de noite muitos cruzamentos, semaforos, etc!!

                                            Comentário


                                              O tópico está totalmente enterrado, mas não sabia mais onde por isto...
                                              Tenho feito as médias do meu carro, e agora lembrei-me de por aqui os resultados de duas "técnicas" bem diferentes para tentar poupar...

                                              Editado pela última vez por Chewbacca; 21 June 2008, 20:00.

                                              Comentário


                                                Ontem consegui novo recorde. 897,8 km antes de atestar .

                                                Estamos a falar de um Range Rover Classic, com duas toneladas e pneus de monte.

                                                Vamos a ver como se porta com pneus de estrada.

                                                Ah, e o último depósito foi uma mistura de Repsol espanhola e Total portuguesa.

                                                Comentário


                                                  Eu este fim de semana, com o mini andei foi a fazer hipomiling!!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                    Eu este fim de semana, com o mini andei foi a fazer hipomiling!!
                                                    Então tens que mudar o teu nick para "nottoomanymilesR"

                                                    eheheh, just kidding

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                                      Então tens que mudar o teu nick para "nottoomanymilesR"

                                                      eheheh, just kidding

                                                      Cumps
                                                      Heheheh


                                                      O que eu me ri...bem tirada!!

                                                      Comentário


                                                        Vou ressuscitar o tópico com um belo vídeo que encontrei.
                                                        É antigo (1993) mas está mais actual do que nunca: http://www.archive.org/details/economy-driving/

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                                          Acho que é uma boa técnica, desde que nao se ponha a segurança em risco. Mais 0.3 ou 0.4 bars penso que não faz mal nenhum. Mas a melhor técnica mesmo é andar devagar
                                                          nem por isso

                                                          a 30kmh no meu actual carro, posso escolher entre ir em 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª...sem esforcar demasiado o motor.

                                                          se for a direito e a velocidade constante, 3ª é a mais economica. se houver variações no terreno (subidas, etc), a 2ª é a mais economica!

                                                          se me apetecer circular em 4ª e manter o mesmo consumo, tenho que aumentar a velocidade...

                                                          a melhor tecnica é mandar os preconceitos pro lixo e ter uma condução VERDADEIRAMENTE segura e poupada.

                                                          Comentário


                                                            Na semana passada vinha de viagem pela A1 em direcção a Lx, parei em Torres Novas e atestei na bomba do Continente.

                                                            Como já era de noite e estava cansado pa xuxu vim sempre a 90, média do resto da viagem 4.0lts/100km .

                                                            Como não estou habituado a andar devagar tanto tempo fiquei mesmo surpreendido, a 150-170 não tinha gasto menos de 7l/100.

                                                            O carro é o Megane CC 1.5 dci de 105cv, que pesa uns nada simpáticos 1500kg lol e ainda traziamos a mala cheia.

                                                            Não ultrapassei 1 único carro e fui ultrapassado milhares de vezes lol.

                                                            Conclusão:

                                                            Tenho de passar a andar mais devagar pq a poupança é muita.

                                                            Cumps.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                                              nem por isso

                                                              a 30kmh no meu actual carro, posso escolher entre ir em 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª...sem esforcar demasiado o motor.

                                                              se for a direito e a velocidade constante, 3ª é a mais economica. se houver variações no terreno (subidas, etc), a 2ª é a mais economica!

                                                              se me apetecer circular em 4ª e manter o mesmo consumo, tenho que aumentar a velocidade...

                                                              a melhor tecnica é mandar os preconceitos pro lixo e ter uma condução VERDADEIRAMENTE segura e poupada.
                                                              Concordo ..

                                                              aliás para se conhecer um carro, para quem tem CB, é conduzir com os consumos instantaneos visiveis.. ha mitos enraizados que se quebram muito facilmente...

                                                              Grandes cilindradas gastam muito e tal.. yeah right... a 100 km/h gasto praticamente o mesmo que um qualquer 1.0 ou 1.2 do mercado.. e isto com 1600 kgs ás costas dum 2300 cc turbo..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X