Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnica de poupança(?) hypermiling

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    tambem ando numa de poupança. estou muito mais brando na relaçao com o acelerador de uma media de 5.4 ou 5.6 em cidade, passei a uma media de 4.6 ou 4.8. se antes adoptasse esta postura ja tinha poupado muito dinheiro e tinha dado uma ajuda ao ambiente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
      Pois, até aí já eu chegei, mas o problema para mim é que dá a sensação que o carro perde velocidade mt depressa e depois tem de fazer um esforço maior para a ganhar do que faria para manter...

      Mas gostava era de ouvir a opinião de quem faz isto, especialmente sem ser num híbrido.

      Ora tal e qual o que eu penso.

      Num Híbrido a situação ainda vai ser mais potenciada, pois na situação de desaceleração ele ainda vai perder velocidade mais rapidamente, pois aproveita para carregar as baterias. Claro que depois aproveita essa energia para voltar a recuperar o andamento, não não me parece energeticamente favorável.

      Comentário


        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
        Ora tal e qual o que eu penso.

        Num Híbrido a situação ainda vai ser mais potenciada, pois na situação de desaceleração ele ainda vai perder velocidade mais rapidamente, pois aproveita para carregar as baterias. Claro que depois aproveita essa energia para voltar a recuperar o andamento, não não me parece energeticamente favorável.
        Pois eu acho que num híbrido é um bocadinho melhor porque ele desliga mm o motor e aí, para além de não haver consumo, há menos atrito, e o que há ainda se aproveita pras baterias, que não é precisa quando o motor vai em aceleração.

        Comentário


          Pode parecer contra-intuitivo mas a verdade é que funciona, sobretudo quando é a descer ligeiramente. Tanto que todos os hypermilers de topos o usam. Vão a cleanmpg.com e contem de entre o top 20, que não faz pulse & glide. Certo, zero.

          Mónica, no HCH fazes o glide num modo especial em que não carrega a bateria nem gasta gasolina, está explicado no cleanmpg.com.

          Comentário


            Não seja por isso, amanhã vou já aplicar a técnica!

            Daqui a nada ainda começa a nascer gasolina no meu depósito, em vez de se gastar!

            Comentário


              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
              Ora tal e qual o que eu penso.

              Num Híbrido a situação ainda vai ser mais potenciada, pois na situação de desaceleração ele ainda vai perder velocidade mais rapidamente, pois aproveita para carregar as baterias. Claro que depois aproveita essa energia para voltar a recuperar o andamento, não não me parece energeticamente favorável.
              a questão é que os consumos baixam.

              Comentário


                Uma boa explicação para o Prius:
                http://www.cleanmpg.com/forums/showthread.php?t=1224

                dá a sensação que o carro perde velocidade mt depressa e depois tem de fazer um esforço maior para a ganhar do que faria para manter...
                Se tiveres os pneus minimamente cheios verás que é mesmo só sensação. Os nossos sentidos enganam-nos. Na realidade desliza por muito tempo.
                Editado pela última vez por RPM; 05 June 2008, 20:16.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                  Pode parecer contra-intuitivo mas a verdade é que funciona, sobretudo quando é a descer ligeiramente. Tanto que todos os hypermilers de topos o usam. Vão a cleanmpg.com e contem de entre o top 20, que não faz pulse & glide. Certo, zero.

                  Mónica, no HCH fazes o glide num modo especial em que não carrega a bateria nem gasta gasolina, está explicado no cleanmpg.com.
                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                  a questão é que os consumos baixam.

                  Confesso que tenho pouca informação e portanto não vou colocar em causa essa técnica. Se há assim tanta gente a utilizá-la e a dizerem que obtêm melhores resultados.... E a minha experiência em Otto é muito pouca. Pese embora agora tenha vindo cá para casa um Otto que se tem revelado bastante económico, ainda lhe vou tentar fazer um eco-depósito!

                  Comentário


                    Confesso que a primeira vez que ouvi também me pareceu estranho.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                      Confesso que a primeira vez que ouvi também me pareceu estranho.

                      Pois eu acho que estou nessa situação.

                      Comentário


                        Resumindo o pulse e glyde funciona mas para quem ainda não é experiente na coisa duvido que tenha bons resultados. Deve se preciso algum treino digo eu..

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Ontem atestei o C4 na Repsol das Caldas da Rainha e depois depois fiz Caldas da Rainha -> Leiria (cidade) -> Azóia -> Leiria -> Vieira de Leiria -> Lisboa. O percurso a azul foi todo feito com o AC ligado em Auto nos 18º.

                          Cheguei a Lisboa com 235kms feitos, média de 73 km/h, autonomia para 1080kms e um consumo médio de 4,5 l/100! Atendendo ao erro médio do CB, a média real rondará os 4,8/4,9 l/100.
                          Hoje adicionei Lisboa -> Leiria -> Monte Redondo -> Maceira -> Lisboa. Ainda com mais de meio depósito, o CB marca 580kms percorridos á média de 77 km/h, uma autonomia para 780kms e um consumo médio de 4,4 l/100. O real deverá rondar os 4,7/4,8 l/100.
                          Editado pela última vez por Vanquish; 06 June 2008, 08:18.

                          Comentário


                            Poupança

                            Repare-se neste cálculo arcaico e simples:

                            - 24000 kms anuais, gasóleo.

                            - Média de 6 L/100km ou média de 5,5 L/100km:
                            diferença de 170€/ano ou 14€/mês ou ainda 0,5€/dia

                            É quanto representa poupar 0,5L/100km... não é difícil e o ambiente agradece.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por BigMac Ver Post
                              Repare-se neste cálculo arcaico e simples:

                              - 24000 kms anuais, gasóleo.

                              - Média de 6 L/100km ou média de 5,5 L/100km:
                              diferença de 170€/ano ou 14€/mês ou ainda 0,5€/dia

                              É quanto representa poupar 0,5L/100km... não é difícil e o ambiente agradece.
                              sim. E.... ?

                              Comentário


                                Pegando no cálculo, no outro dia decidi regularizar a pressão dos pneus pondo pressão um pco superior ao recomendado, o que se traduziu em sensivelmente menos 0,2l/100.

                                Comentário


                                  Estásse a chegar a um novo nível de estupidez com esta técnica...

                                  Hoje na A5, zona da descida ligeira antes da subida da GALP, vinha eu com o cruise control nos 90, na faixa da direita, quando nas faixa do meio passa uma SMAX que pela diferença me pareceu ir nos 130 /140...

                                  Qual não é o meu espanto quando de repente na subida o vejo a perder velocidade, e acabo eu por passar por ele, que ficou abaixos dos 90 como é obvio, para depois perto da saída de porto salvo passar novamente por mim...


                                  Tenho notado este tipo de comportamento frequentemente, normalmente menos exagerado que este exemplo, mas muitas vezes andando com diferenças de andamento tipo pendulo, dos 120 - 90 - 120, causando algum embaraço aos restantes condutores, já que muitos deles nem sequer conduzem pela direita...


                                  Hiper-stupidity?!?


                                  Acho bem que façam o que é necessário para reduzir os consumos, mas por favor tenham em atenção para não prejudicar ninguêm...

                                  Até na faixa mais a esquerda se começam a vê-los a morrer lentamente...

                                  Comentário


                                    Baiones, mas qual é que foi o problema da S-Max passar por ti e depois tu passares por ela outra vez? Prejudicou-te em quê??

                                    ps: Se ia a 130-140 não ia a fazer hypermiling, a não ser que fosse uma descida monumental.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                      Baiones, mas qual é que foi o problema da S-Max passar por ti e depois tu passares por ela outra vez? Prejudicou-te em quê??

                                      ps: Se ia a 130-140 não ia a fazer hypermiling, a não ser que fosse uma descida monumental.
                                      O da SMAX não me prejudicou nada, eu ia na da direita, os do meio é que em vez de manterem a velocidade constante foram obrigados a travar, e re-acelerar para ultrapassar...

                                      Mais valia o sr. / sra. colocar um mastro e uma vela no tejadilho, assim ai ao sabor do vento e já nem combustivel gastava...



                                      E a mim já me aconteceu ir na IC19 a 90, e na subida junto a saida da CREL começarem a morrer até quase aos 60...


                                      Sabes que uma das regras do codigo da estrada é não causar embaraço ao transito não sabes?


                                      Ha pessoas que simplesmente são tão estupidas que acham que devemos morrer todos atrás deles, independentemende de ser AE ou não, porque a gasolina está cara...


                                      Eu nem dizia nada se ao menos o fizéssem na faixa da direita, mas a estupidez é tanta que o fazem sem um pingo de inteligência nem consideração pelos outros condutores...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                        Sabes que uma das regras do codigo da estrada é não causar embaraço ao transito não sabes?
                                        Bastante óbvio e fica claro ao juízo do bom senso de cada um. Simplesmente não tinha percebido em que é que a situação que inicialmente descreveste tinha causado embaraço. Agora clarificaste que havia carros na faixa do meio, tudo bem.

                                        Posto isto, apelo ao bom senso de todos. Um bom hypermiler não causa problemas no trânsito.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                          Bastante óbvio e fica claro ao juízo do bom senso de cada um. Simplesmente não tinha percebido em que é que a situação que inicialmente descreveste tinha causado embaraço. Agora clarificaste que havia carros na faixa do meio, tudo bem.

                                          Posto isto, apelo ao bom senso de todos. Um bom hypermiler não causa problemas no trânsito.
                                          Desculpa, foi apenas a minha maneira de me exprimir que deixou as coisas turvas...



                                          O que me irrita é que mais de metade dos condutores das nossas estradas parecem ser verdadeiros acefalos, e já não bastava a enormidade de disparates que faziam antes, agora fica mais esta para para o rol...


                                          As pessoas parece que não sabem utilizar a inteligência.


                                          Eu não sou adepto do "hyper-kilometring", consigo reduzir e bem os consumos a fazer AE na casa dos 90 / 100 constantes, e mesmo assim não perco em tempo ou qualidade nas viagens curtas de dia-a-dia...

                                          Aderindo a essa tecnica acabo por me ter de me concentrar mais, mantendo sempre velocidades minimamente aceitaveis e constantes consigo uma excelente relação consumos / viagem, por isso prefiro manter-me deste modo.

                                          Claro está, tenho em atenção o que se passa em cada via pela qual circulo, ha sempre ajustes a fazer para manter a fluência do trafego, não é o " agora vou a 80 e que se fod*** os outros... "

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                            sim. E.... ?
                                            E o quê?

                                            Não sabes ler e interpretar?

                                            Qual é o teu problema?

                                            Será:

                                            - utilidade em reduzir 0,5 L/100km? É isso?

                                            - achas que as contas estão mal feitas?

                                            - que esta resposta não tem nada a ver com o TEMA deste tópico?

                                            Ou estás mal disposto e resolveste responder com um leve tom de quem reprova o que foi escrito?
                                            Editado pela última vez por BigMac; 06 June 2008, 14:18.

                                            Comentário


                                              Bem, o tópico está um bocado "enterrado"... mas deixo aqui mais um relato.

                                              No último abastecimento pus mais 0,2bar em cada pneu e esforcei-me ainda mais por poupar, incluindo umas tentativas de pulse&glide em ponto morto, principalmente nas descidas.
                                              Entretanto, passei a fazer mais percursos urbanos e menos em AE mas, mesmo assim, a média ficou nos 6,10, igual à anterior!
                                              É real que se pode poupar, e sem andar a pastelar!

                                              Comentário


                                                A minha média do C3 de 900km cifra-se em 3.7, com muita cidade e alguma AE!

                                                Não embaracei ninguém pois sou consciencioso e ando sempre pela direita, também tento andar em Ae nunca abaixo de 85/90! Se der conta de que poderei causar embaraço perco o amor à média e acelero um pouquinho...mas não se causam embaraços se tivermos civismo e um pouco de cabeça!

                                                Também não deixo o carro morrer na subidas, tento sim atraves do CB controlar o consumo!

                                                Nas descidas por vezes utilizei o ponto morto e evito parar em cruzamentos, deixando o carro rolar suavemente...a não ser que tenha mesmo de parar, tal como nos semáforos! Não desliguei o carro nos semáforos mais de duas vezes ou 3, pois no C3 HDI não me parece que compense grande coisa!
                                                Também não aumentei a pressão dos pneus! Básicamente tive apenas uma condução um pouco mais lenta e com mais cuidados e atenção ao pedal! Mas alguns conceitos já adopto à algum tempo o que faz com que em circunstancias normais a minha média seja mais baixa que as pessoas que costumas conduzir carros iguais!

                                                E a melhor parte é que eu tenho gasoleo pago pela empresa, nem o faço por dinheiro ou poupança, apenas por gosto! Se bem que andar sempre assim também não dá!
                                                E depois começo a receber ameaças dos outros colegas que com carros iguais fazem média de 6!!

                                                Eu com o C3 e uma consução normal faço 4.4!

                                                Comentário


                                                  Ontem bati o meu record de consumo, Arraiolos - Setúbal. É certo que foi pela 1 da manhã e quase sem transito, mas é digno de registo.

                                                  C.B: 3.1l
                                                  Real. 3.6l
                                                  Média: 71km/h
                                                  Viatura: Seat Ibiza tdi 110cv

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                    A minha média do C3 de 900km cifra-se em 3.7, com muita cidade e alguma AE!

                                                    Não embaracei ninguém pois sou consciencioso e ando sempre pela direita, também tento andar em Ae nunca abaixo de 85/90! Se der conta de que poderei causar embaraço perco o amor à média e acelero um pouquinho...mas não se causam embaraços se tivermos civismo e um pouco de cabeça!

                                                    Também não deixo o carro morrer na subidas, tento sim atraves do CB controlar o consumo!

                                                    Nas descidas por vezes utilizei o ponto morto e evito parar em cruzamentos, deixando o carro rolar suavemente...a não ser que tenha mesmo de parar, tal como nos semáforos! Não desliguei o carro nos semáforos mais de duas vezes ou 3, pois no C3 HDI não me parece que compense grande coisa!
                                                    Também não aumentei a pressão dos pneus! Básicamente tive apenas uma condução um pouco mais lenta e com mais cuidados e atenção ao pedal! Mas alguns conceitos já adopto à algum tempo o que faz com que em circunstancias normais a minha média seja mais baixa que as pessoas que costumas conduzir carros iguais!

                                                    E a melhor parte é que eu tenho gasoleo pago pela empresa, nem o faço por dinheiro ou poupança, apenas por gosto! Se bem que andar sempre assim também não dá!
                                                    E depois começo a receber ameaças dos outros colegas que com carros iguais fazem média de 6!!

                                                    Eu com o C3 e uma consução normal faço 4.4!
                                                    Com o carros engatado fazes mesmo 0l/100 enquanto que em ponto morto gasta-se x litros por hora.. E é mais inseguro, apesar de o carro ganhar mais velocidade a descer desengatado do que engatado.

                                                    E muita cidade e apenas alguma AE é impossível fazer 3.7l. Só com um smart cdi ou lupo 3l.

                                                    Para mim cidade são muitos semáforos, trânsito, retundas e cruzamentos e não 2ª circulares e afins.

                                                    Cumps

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                      Com o carros engatado fazes mesmo 0l/100 enquanto que em ponto morto gasta-se x litros por hora.. E é mais inseguro, apesar de o carro ganhar mais velocidade a descer desengatado do que engatado.

                                                      E muita cidade e apenas alguma AE é impossível fazer 3.7l. Só com um smart cdi ou lupo 3l.

                                                      Para mim cidade são muitos semáforos, trânsito, retundas e cruzamentos e não 2ª circulares e afins.

                                                      Cumps

                                                      Se tu dizes que é impossivel, mas sou eu que conduzo o meu carro!!

                                                      Todas as manhas me dirigo para a sede da companhia, na maia, saio de v.n. de gaia às 8.15...a essa hora convido-te e experimentar a VCI! A ver se tem ou não transito!
                                                      Depois vou sempre em marcha lenta com muitas paragens até francos, daí até À via norte vai-se bem, mas na via norte transito de novo! Depois centro da maia, mais uma rotundas e ums semaforos!
                                                      Durante o dia, por vezes visito clientes no centro da cidade! Vou almocar algumas vezes a gaia e ao porto...apanho transito, semaforos, cruzamentos e rotundas!
                                                      Ao final da tarde mais um pouco de transito, então se for ao ginásio só com muita sorte é que não ando às voltas à procura de estacionamento!

                                                      Resumindo... a maior parte doas km que faço são na VCI e em cidade, com semaforos, passadeiras, rotundas, etc! Faço alguns em AE e outros em estrada nacional!

                                                      A média deste 938km foi até agora de 3.7!

                                                      Se quiseres acredita senão passa ao lado!!

                                                      Aquele abraço

                                                      PS - Um Smart CDI duvido que na maior parte das situações gaste menos que um C3 hdi!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                        Se tu dizes que é impossivel, mas sou eu que conduzo o meu carro!!

                                                        Todas as manhas me dirigo para a sede da companhia, na maia, saio de v.n. de gaia às 8.15...a essa hora convido-te e experimentar a VCI! A ver se tem ou não transito!
                                                        Depois vou sempre em marcha lenta com muitas paragens até francos, daí até À via norte vai-se bem, mas na via norte transito de novo! Depois centro da maia, mais uma rotundas e ums semaforos!
                                                        Durante o dia, por vezes visito clientes no centro da cidade! Vou almocar algumas vezes a gaia e ao porto...apanho transito, semaforos, cruzamentos e rotundas!
                                                        Ao final da tarde mais um pouco de transito, então se for ao ginásio só com muita sorte é que não ando às voltas à procura de estacionamento!

                                                        Resumindo... a maior parte doas km que faço são na VCI e em cidade, com semaforos, passadeiras, rotundas, etc! Faço alguns em AE e outros em estrada nacional!

                                                        A média deste 938km foi até agora de 3.7!

                                                        Se quiseres acredita senão passa ao lado!!

                                                        Aquele abraço

                                                        PS - Um Smart CDI duvido que na maior parte das situações gaste menos que um C3 hdi!
                                                        Em AE o 1.4HDi talvez gaste o mesmo ou menos mas em cidade não. Isto claro fazendo o mesmo percurso da mesma maneira.

                                                        PS: Um Smart gasta 2.xl/100 em cidade. É o que a marca anuncia. E o C3 HDi em cidade anuncia 5.xl/100. Olha que a diferença é muita. Mas o teu carro é mágico tudo bem..
                                                        Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 10 June 2008, 23:15.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                          Em AE o 1.4HDi talvez gaste o mesmo ou menos mas em cidade não. Isto claro fazendo o mesmo percurso da mesma maneira.

                                                          PS: Um Smart gasta 2.xl/100 em cidade. É o que a marca anuncia. E o C3 HDi em cidade anuncia 5.xl/100. Olha que a diferença é muita. Mas o teu carro é mágico tudo bem..
                                                          Nunca vi em lado nenhum um smart a gastar 2 lts!! Nem estes com Star Stop!!

                                                          Depois, o que a marca, citro, anuncia são 4.4 misto! Que por acaso é quanto o meu gasta em condições normais!
                                                          A ter imenso cuidados com os consumos, que por acaso é o tema deste tópico, consegui neste deposito, 3.7 lts/100km...mas isto não tem nada de mágico, tem mais de experiencia, sabedoria e paciencia!
                                                          E se vires bem há ai malta com carros a gasolina a fazer pouco mais!!

                                                          Abraço

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                            Se tu dizes que é impossivel, mas sou eu que conduzo o meu carro!!

                                                            Todas as manhas me dirigo para a sede da companhia, na maia, saio de v.n. de gaia às 8.15...a essa hora convido-te e experimentar a VCI! A ver se tem ou não transito!
                                                            Depois vou sempre em marcha lenta com muitas paragens até francos, daí até À via norte vai-se bem, mas na via norte transito de novo! Depois centro da maia, mais uma rotundas e ums semaforos!
                                                            Durante o dia, por vezes visito clientes no centro da cidade! Vou almocar algumas vezes a gaia e ao porto...apanho transito, semaforos, cruzamentos e rotundas!
                                                            Ao final da tarde mais um pouco de transito, então se for ao ginásio só com muita sorte é que não ando às voltas à procura de estacionamento!

                                                            Resumindo... a maior parte doas km que faço são na VCI e em cidade, com semaforos, passadeiras, rotundas, etc! Faço alguns em AE e outros em estrada nacional!

                                                            A média deste 938km foi até agora de 3.7!

                                                            Se quiseres acredita senão passa ao lado!!

                                                            Aquele abraço

                                                            PS - Um Smart CDI duvido que na maior parte das situações gaste menos que um C3 hdi!
                                                            Qual é a média de velocidade indicada pelo c.b. já agora?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                              Qual é a média de velocidade indicada pelo c.b. já agora?
                                                              45km/h

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X