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Técnica de poupança(?) hypermiling
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostAcabei de ler o tópico de uma ponta a outra.
Pois não sei que diga. Sinto-me no extremo oposto.
Até tenho uma condução racional, mas não me privo de frequentemente ir dar uma volta sem destino porque me apetece conduzir e os consumos dos meus carros.... bom adiante.
Acho interessante a preocupação e resultados do que se fala aqui, mas confesso que também sei que não é a forma que gosto mais de conduzir. Assim apesar de pontualmente ter parte destes cuidados, também gosto de andar sem cuidado nenhum.
O meu pequeno contributo, no entanto é que uma boa forma de "poupar" é reduzir os km percorridos, ou seja só pegar no carro quando é mesmo necessário.
Acho que a "técnica" falada aqui não é a maneira preferida de ninguém que goste mesmo de conduzir.
Mas uma coisa é dar umas voltas por prazer, outra são aqueles percursos obrigatórios em que só queremos chegar ao trabalho ou a casa de forma eficaz.
Aí o don-juan diz tudo. Não é preciso perder tempo, basta ter consciência. E, de facto, acaba por também "entreter". E o gerir o ponto morto até é engraçado... experimentei hoje a primeira vez!
Bons km e pouca gota!
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Originalmente Colocado por jaoquim Ver PostComo é que é?
Não tenho o mesmo caminho de retorno, porque no retorno a volta é diferente...
As subidas não são todas iguais, umas mais ingremes que outras...
No percurso de retorno até faço mais duas paragens que no de ida, o que também contribui para aumentar os consumos...
Ha muitos factores a mistura.
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Originalmente Colocado por Chewbacca Ver PostAcho que a "técnica" falada aqui não é a maneira preferida de ninguém que goste mesmo de conduzir.
Mas uma coisa é dar umas voltas por prazer, outra são aqueles percursos obrigatórios em que só queremos chegar ao trabalho ou a casa de forma eficaz.
Aí o don-juan diz tudo. Não é preciso perder tempo, basta ter consciência. E, de facto, acaba por também "entreter". E o gerir o ponto morto até é engraçado... experimentei hoje a primeira vez!
Bons km e pouca gota!
e não concordo com a tecnica do ponto morto, pois poupa-se pouquissimo e em termos de segurança será um risco enorme, penso eu de que.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostObviamente, não consegues (pelo menos, sem comprometer a segurança e a homologação do veículo. Mas se calhar, não pensaste nisso no acto da compra, ao seleccionar os extras, pois não?
Assim veio um saxo. Que já de si é leve, se lhe tirar peso levanta voo
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver PostTiras os bancos de trás (se a polícia te interceptar, dizes que andas em mudanças ), o pneu suplente e circulas com jantes pequenas e pneus estreitos, sempre ajuda, hã e com o depósito nunca acima de 1/4...
Por acaso nunca percebi porque é que andar sem banco atrás dá multa.
Isto é, o carro é homologado ATÉ 5 lugares...Se andam só duas pessoas no carro, porque é que sou obrigado a ter banco atrás?Ainda se viessem pessoas sentadas no chão...
Agora, eu tenho um carro de 5 lugares, não preciso dos traseiros, porque é que me impedem de andar sem bancos?!
Ao contrário aceita-se.Ter carro homologado com dois lugares e colocarmos lá 5 lugares.
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Originalmente Colocado por NMiguel Ver PostÉ comercial
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver PostHehehe, então é meio caminho andado, mas sempre se pode tirar o pneu suplente (na minha carrinha pesa no total: 25 kg), já ando sem ele hã muito tempo e o depósito andar somente com 15 litros no máximo (dará no saxo, para fazer 300km´s, mais até meter outros 15L).
E se tens algum furo?
O ideal era arranjar um daqueles muito finos
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Originalmente Colocado por NMiguel Ver PostE se tens algum furo?
O ideal era arranjar um daqueles muito finos
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver PostO ideal seria usar Run on Flat, terão nos próximos pneus, mas ando com um spray manhoso, só para dar para ir até casa, ou até á oficina, em ultimo caso: reboque , mas já ando sem ele hã mais de 1 anoe até agora nada, mas como disse da próxima virão uns com Run on Flat...
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver Posteu posso dizer que gosto de conduzir, mas não será propriamente no meio do transito que o faço com gosto, pois para isso comprei um hibrido que não será propriamente o carro para quem goste de conduzir, mas será o carro para ir para o trabalho ou para ir de ferias no relax, para conduzir prefiro o crx, que pode ser velhinho (92) mas aquilo parece um kart, em viagem ou no dia a dia parte um gajo todo, por isso será necessário distinguir as coisas.
e não concordo com a tecnica do ponto morto, pois poupa-se pouquissimo e em termos de segurança será um risco enorme, penso eu de que.
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Originalmente Colocado por NMiguel Ver PostEntão baixaste a média?
Por aqui baixou-se, 3,8l/100km! Ainda vai baixar mais
O teu saxo k motor tem? E quanto costumavas fazer?
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Originalmente Colocado por Chewbacca Ver PostCalma, poupar em gasolina também pode significar andar de comboio, que é o que tenho feito bastante! O depósito ainda vai a meio, mas acho que estou a fazer + km que o habitual.
O teu saxo k motor tem? E quanto costumavas fazer?
Costumava fazer 4,5
Tens sorte ter transportes, por estes lados não há nada, pelo menos que me ligue onde quero.
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Acho engraçado vir-se agora falar de Hypermiling, agora que os combustíveis estão mais caros.
Eu já uso esta técnica, e sem o saber, há 12 anos, precisamente desde que tirei a carta.
Como não tinha muito guito e o carro não era meu (era um uno 45s do meu falecido pai), sempre tive o cuidado de praticar uma condução virada para a obtenção de baixos consumos, coisa que facilmente fazia no uno. Como era a carburador, aprendi a afiná-lo de forma a consumir pouco sem deixar de andar o suficiente. Era menino para fazer consumos entre 5,0 e 5,5l/100km em percursos mistos.
Actualmente tenho uma passat tdi 110 cv e a minha condução permanece idêntica, com a vantagem de que com o CB posso aprimorar a técnica. O consumo em circuito misto (60 autoestrada) anda nos 5,7l/100km. Chego inclusive, a fazer um percurso diferente à ida e à vinda do trabalho, por forma a fazer os melhores consumos.
Em autoestrada muito raramente passo dos 120km/h, porque não é permitido e porque acima disso começa a mamadeira. Conduzo sempre com os olhos no CB. É uma questão de hábito. Em autoestrada e sem passar dos 120 chego facilmente a valores perto dos 5l/100km.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostCmo costumo dizer...
Há pessoal q tem sorte pq o caminho pó trabalho é a descer, e o de volta tbem.
No meu caso faço o ip4, aquilo é subir e descer. Há muitas descidas para praticar hypermiling e muitas subidas para lixar a média.
Que é feito de ti?
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