Originalmente Colocado por NSU
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Qual o motor mais problemático de sempre ?
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O meu mecânico diz que os piores motores recentes que lhe passaram pelas mãos foram os TDS da BMW, os VM e o 1.8 TDDI/TDCI da Ford...
Desculpem a provocação, mas depois de ler este tópico só me dá vontade de perceber onde é que os motores diesel são mais fiáveis que os otto (como muita gente diz).
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Originalmente Colocado por Pininfarina Ver PostO meu mecânico diz que os piores motores recentes que lhe passaram pelas mãos foram os TDS da BMW, os VM e o 1.8 TDDI/TDCI da Ford...
Desculpem a provocação, mas depois de ler este tópico só me dá vontade de perceber onde é que os motores diesel são mais fiáveis que os otto (como muita gente diz).
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Originalmente Colocado por rmps79 Ver PostCorrectíssimo!!
Aliás basta ver que têm cabeças individuais, tipico dos motores equipados em barcos...
E realmente conheço pessoalmente muita malta em jipes que teve problemas com esses motores..
Têm que ter muito cuidado, não abusar do acelerador, entre muitas outras..
Realmente foi um motor que não vingou lá muito bem.
Ah! E outro motor que realmente nem sei qual é mas cada vez que passo por um é um cheiro que não se pode..
Refiro-me aos Volkswagen Jetta.. Ainda na passada quarta-feira vinha atrás dum na N1 e aquilo mandava um cheiro a oleo queimado que era uma desgraça. Aquela treta devia via a arder ou quase!! LOL
Tive que fechar os vidros e a sofagem porque era um cheiro mesmo brutal... Já pra não falar do fumo.....
Mas repara estás em 2008 e esses motores já eram vendidos antes de 1990 ou seja, têm mais de 18 anos.
Fazes ideia de quantos kms isso pode ter e como foi tratado até hoje ? Não deves de estar à espera que isso tenha em 18 anos cumprido religiosamente o plano de manutenção
O meu pai teve um até aos 500 mil kms e problemas, de motor foram 0.
Claro que nessa quilometragem, o motor precisava de ser aberto e levar uma grande revisão, isso é inquestionável, mas daí a considerá-lo problemático por estar todo roto ao fim de 500 mil kms vai uma grande distância...
Com isto não digo que esse que viste tivesse essa quilometragem, mas sendo diesel garantidamente que não deve de ter 50 mil
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostPessoalmente nunca disse isso, mas espera pela proliferação dos modernos motores otto turbinados e dá-lhes mais uns aninhos e kms e depois vê-se.
Motores OTTO turbinados tens alguns já bem avançados e que sairam há muito tempo, como o 2.0 Turbo da Saab, tem mais de 20 anos de serviço e continua a ser uma referência, e é muito fiável. Tens os vários motores turbo da Volvo, o 2.4, o 2.5 o 2.0 e o 2.9 (biturbo), todos eles fiáveis. Claro que é preciso ter sempre cuidados extra, mas têm tantos anos de mercado e raramente se ouve relatos de avarias...
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Originalmente Colocado por luis.filipe Ver PostPelo que descreves deve de ser o 1.6D ou o 1.6 TD
Mas repara estás em 2008 e esses motores já eram vendidos antes de 1990 ou seja, têm mais de 18 anos.
Fazes ideia de quantos kms isso pode ter e como foi tratado até hoje ? Não deves de estar à espera que isso tenha em 18 anos cumprido religiosamente o plano de manutenção
O meu pai teve um até aos 500 mil kms e problemas, de motor foram 0.
Claro que nessa quilometragem, o motor precisava de ser aberto e levar uma grande revisão, isso é inquestionável, mas daí a considerá-lo problemático por estar todo roto ao fim de 500 mil kms vai uma grande distância...
Com isto não digo que esse que viste tivesse essa quilometragem, mas sendo diesel garantidamente que não deve de ter 50 mil
Fazer 500 mil sem levar motor aberto não é tarefa fácil para muitos dos motores. Só se esse saiu com defeito!
(na brinca)
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Originalmente Colocado por Pininfarina Ver PostNão estava a acusar ninguém daqui, é apenas uma coisa que se ouve em todo o lado...
Motores OTTO turbinados tens alguns já bem avançados e que sairam há muito tempo, como o 2.0 Turbo da Saab, tem mais de 20 anos de serviço e continua a ser uma referência, e é muito fiável. Tens os vários motores turbo da Volvo, o 2.4, o 2.5 o 2.0 e o 2.9 (biturbo), todos eles fiáveis. Claro que é preciso ter sempre cuidados extra, mas têm tantos anos de mercado e raramente se ouve relatos de avarias...
Cá em casa, tivemos a nossa dose.
Quanto aos Volvo, tinham menos fiabilidade que a Saab.
Agora, depende do proprietário.
Havia Saab 9000 T com mais de 600,000Km sem problemas (era o que diziam).
Cá em casa chegou a haver 2, o do meu pai que aos 100,000 e 200,000 teve intervenções muito fortes e que aos 240,000 foi considerado inapto para o serviço.
O do meu tio, desde cedo teve sempre problemas com o turbo. Quando se descobriu que era da electrónica, já era tarde de mais. Foi recambiado.
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Originalmente Colocado por Pininfarina Ver PostNão estava a acusar ninguém daqui, é apenas uma coisa que se ouve em todo o lado...
Motores OTTO turbinados tens alguns já bem avançados e que sairam há muito tempo, como o 2.0 Turbo da Saab, tem mais de 20 anos de serviço e continua a ser uma referência, e é muito fiável. Tens os vários motores turbo da Volvo, o 2.4, o 2.5 o 2.0 e o 2.9 (biturbo), todos eles fiáveis. Claro que é preciso ter sempre cuidados extra, mas têm tantos anos de mercado e raramente se ouve relatos de avarias...
De qualquer forma, para mim (quase) todos os motores são fiáveis desde que utilizados e mantidos convenientemente.
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Originalmente Colocado por rmps79 Ver PostPois... Com certeza não devia ter só 50 mil mas ja tenho passado por mais e é a mesma treta.. Mas lá está, também já são motores bem velhinhos e com certeza ja fartos de rodar.. Esse do teu pai com 500 mil não se pode dizer que foi charuto..
Fazer 500 mil sem levar motor aberto não é tarefa fácil para muitos dos motores. Só se esse saiu com defeito!
(na brinca)
Na desportiva, por exemplo ele tem um Passat 1.9 tdi com as letras de motor AJM e esse antes dos 100 mil kms levou um motor novo.
Uma capa de biela foi à vida, isto sim eu considero uma coisa problemática, era aí que queria chegar.
Não esses carros velhinhos cheios de kms em cima e muitos deles deve ser estilo motorizada é gasóleo para dentro e está a andar
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Originalmente Colocado por luis.filipe Ver PostLOL,
Na desportiva, por exemplo ele tem um Passat 1.9 tdi com as letras de motor AJM e esse antes dos 100 mil kms levou um motor novo.
Uma capa de biela foi à vida, isto sim eu considero uma coisa problemática, era aí que queria chegar.
Não esses carros velhinhos cheios de kms em cima e muitos deles deve ser estilo motorizada é gasóleo para dentro e está a andar
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Originalmente Colocado por davidp Ver PostNão devem ser os mais problemáticos de sempre, mas são os que já vi mais vezes parados em oficinas com problemas de motor, e vou falar de motores e não de veículos pois estes motores equipam varios carros
o motor do 214, 414gsi,... já vi praí uns 10 que tiveram q levar cabeça nova (ficaram com a cabeça empenada ou rachada) devido a aquecimento e queima da junta da cabeça.
e o 1.4d q equipava os axs, zx, e 106 também conheço muitos mesmo que levar alguns pares de juntas.
Apesar destes muitos casos destes motores, conheço um ax 14d com 450.000km que ainda não levou nenhuma junta.
Conheço 3 rovers com esse motor que ainda não tiveram problemas.
A rover até nisso teve azar, tinha o serie K 1.4 a fazer das dele e ainda comprou o 1.4d á Pug para equipar algubn carros... como se costuma dizer "ao pobre até o pão com manteiga cai voltado para baixo"
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Originalmente Colocado por c r a s h Ver PostConcordo plenamente... podem falar em Tdi's, Dci's, etc mas nenhum motor conseguiu como o Wankel utilizado pela NSU no Ro80, levar uma marca à falência.
Por cada Ro80 produzido, eram necessários produzir 2, 3 motores.
Parece que o recorde ficou em 9 motores para um só automóvel.
A NSU acabou por ser comprada pela Audi e foi extinta pouco tempo depois.
É uma pena, já que o Ro80 foi um modelo à frente do seu tempo.
A Citroen também "brincou" com Wankels no GS, mas deram tal barraca, que a Citroen acabou por comprá-los todos de volta
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Originalmente Colocado por Neruson Ver PostE viva a mazda e os seus RX...
a diferença entre o sucesso da mazda e o falhanço da NSU, é mesmo a questão de saber resolver problemas
O motor wankel tinha problemas por resolver e só a Mazda soube dar conta deles.
E esperemos que o mantenham na sua gama.
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Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
a diferença entre o sucesso da mazda e o falhanço da NSU, é mesmo a questão de saber resolver problemas
O motor wankel tinha problemas por resolver e só a Mazda soube dar conta deles.
E esperemos que o mantenham na sua gama.
A NSU estava a tentar posicionar-se num novo mercado, pois estava farta dos TTs. E o que é certo é que apostaram tudo no mesmo cavalo.
Quantas novidades tinha o Ro80?
Não foi só o motor a questão problemática. Assim como na Mazda os wankel também deram (e dão...) muitos problemas.
E esses problemas são inerentes ao próprio conceito do motor rotativo. Por exemplo, os triângulos que funcionavam como vedantes móveis na ponta do rotor, que tinham que ser substituídos com regularidade. E cada revisão custava uma fortuna. Não falando de consumos de 25l/100 ou de beber óleo que nem uma esponja...
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Originalmente Colocado por Lino Marques Ver PostDaquilo que sei, também arriscaria para o motor do NSU RO80... se bem que apenas nos primeiros anos de produção, pois a marca acabou por gradualmente conseguir resolver os problemas, nomeadamente de estanqueceidade do motor... embora tarde demais para salvar a marca!
Sintomática é a anedota que se conta, que quando 2 NSU RO 80 passavam um pelo outro na estrada, os respectivos condutores cumprimentavam-se levantando a mão, e o número de dedos que exibiam significava quantas vezes já tinham trocado de motor!!!
O que achavam dos Marina?..
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Originalmente Colocado por ice Ver PostO 1.9 150 cv problemático eheheh
Conta aí mais umas piadas ; )
Cump.
Mas ok, já estava a espera de respostas deste género
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Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
a diferença entre o sucesso da mazda e o falhanço da NSU, é mesmo a questão de saber resolver problemas
O motor wankel tinha problemas por resolver e só a Mazda soube dar conta deles.
E esperemos que o mantenham na sua gama.
A Mazda também teve os seus problemas e como ja´disseram, tinha uma restante gama de motores convencionais que davam para pagar este projecto.
A mazda se hoje em dia tivesse todos os seus modelos com motores Wankel, já tinha falido há muito, por razões obvias.
O motor Wankel é interessante (para quem gosta), é diferente, mas é quase como que um nicho. Não é para todos.
Diria que as desvantagens são maiores dos que as vantagens.
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Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
a diferença entre o sucesso da mazda e o falhanço da NSU, é mesmo a questão de saber resolver problemas
O motor wankel tinha problemas por resolver e só a Mazda soube dar conta deles.a marca acabou por gradualmente conseguir resolver os problemas, nomeadamente de estanqueceidade do motor...
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Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostA Mazda tinha uma gama para suportar este tipo de flops.
A NSU estava a tentar posicionar-se num novo mercado, pois estava farta dos TTs. E o que é certo é que apostaram tudo no mesmo cavalo.
Quantas novidades tinha o Ro80?
Não foi só o motor a questão problemática. Assim como na Mazda os wankel também deram (e dão...) muitos problemas.
E esses problemas são inerentes ao próprio conceito do motor rotativo. Por exemplo, os triângulos que funcionavam como vedantes móveis na ponta do rotor, que tinham que ser substituídos com regularidade. E cada revisão custava uma fortuna. Não falando de consumos de 25l/100 ou de beber óleo que nem uma esponja...
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostSim, sem duvida, mas penso que aqui tambem interessa analisar a relação unidades vendidas vs unidades com provlemas. É que nos ultimos anos o diesel não tem dado hipótese e as vendas de otto, principalmente nessas cilindradas é pouco mais que residual.
De qualquer forma, para mim (quase) todos os motores são fiáveis desde que utilizados e mantidos convenientemente.
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Originalmente Colocado por Simão Ver Postpara mim o motor mais problematico que ja vi foi o 1.4 seie k do rover 414si do meu pai
tem 13 anos, apenas 37.000kms, mas ja vai com a segunda junta de cabeça e deve estar a presisar de outra dentro de pouco tempo (esta novamente a deitar água fora quando se para)
Rover 414Si de Maio 96 - nunca deu problemas (sucata por sinistro)
Rover 400 5p Dezembro 99 - não tem dado problemas
Contudo sei que a atenção ao nível do anti-congelante, sua substituição, atenção à bomba de água, válvulas etc tem que ser bastante cuidada!
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Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostO motor 2.0 Turbo da Saab era excelente em algumas coisas (consumo, rendimento). Em termos de fiabilidade, nem tanto.
Cá em casa, tivemos a nossa dose.
Quanto aos Volvo, tinham menos fiabilidade que a Saab.
Agora, depende do proprietário.
Havia Saab 9000 T com mais de 600,000Km sem problemas (era o que diziam).
Cá em casa chegou a haver 2, o do meu pai que aos 100,000 e 200,000 teve intervenções muito fortes e que aos 240,000 foi considerado inapto para o serviço.
O do meu tio, desde cedo teve sempre problemas com o turbo. Quando se descobriu que era da electrónica, já era tarde de mais. Foi recambiado.
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