É uma boa iniciativa, mas ninguém está disposto a andar numa lata destas...
Não está disposto porque é o Febra que o pensou....tivesse la escarrapachado no capot o simbolo Smart, e atras as letras "Engineered by Mercedes-Benz" a ver senão havia muita gente disposta e com a mania da ecologia.
É um projecto de louvar, só que o preço ainda é muito alto. A meu ver, num futuro mais ou menos próximo, são capazes de começar a adoptar "personal transporters", tipo aquelas cápsulas que se vêem no filmes...muito parecido com aqueles sofás com rodas da Toyota.
Eu ando é com a ideia de transformar uma BMW C1 de motor a gasolina para eléctrico...
Só pra constar, uns malucos brasileiros inventaram um carro elétrico que nunca saiu do papel: http://obvio.ind.br/index2.asp (cuidado com o som alto)
Juravam que o carro teria potência equivalente a 200hp e atingir 210km/h e que o volume de exportações para os EUA seria de 50 mil carros por ano!
Preço em 2009: Aprox 10.000 eur
___________________________________
Já se aceitam encomendas para carros eléctricos
Já se aceitam encomendas para o automóvel eléctrico feito em Leiria e que deverá começar a circular nas estradas no próximo ano. Se as previsões do empresário António Febra não falharem, cerca de três milhões de euros de investimento e oito anos de teimosia e iniciativa vão desaguar no Futi.
António Febra já tem a viatura homologada e conta entrar na fase de produção no final do ano, início do próximo. Quem estiver interessado em contar com um automóvel que gasta cerca de 1 euro de energia eléctrica por cada 100 quilómetros percorridos, pode já fazer a sua encomenda. “Estamos a aceitar encomendas. Com um adiantamento, quem encomendar agora beneficia do preço especial do Futi, ou seja, oito mil euros”. É certo que há que acrescer impostos a este valor, mas a boa notícia é que este automóvel de dois lugares não vai pagar nem um cêntimo de Imposto Automóvel.
Quando chegar à fase de comercialização, o Futi crescerá de preço, sempre com o objectivo de não chegar aos dois dígitos, explica António Febra. Quer isto dizer que chegará ao mercado abaixo dos 10 mil euros, mais impostos.
Até ao momento, este empresário da Maceira, Leiria, já gastou cerca de um milhão de euros no projecto, sem apoios públicos. Sabe que tem de investir ainda mais do que isso, mas acredita no sucesso do Futi. Aliás, conta, percebeu há muito que as questões ambientais estavam fadadas a ganhar crescente relevância.
Febra tem um protótipo em funcionamento, mas sublinha que esta ainda não é a versão apurada que vai chegar ao cliente em 2009. Ainda se estuda a forma de aperfeiçoar o design e performances, mas é já certo que o Futi pode assegurar uma autonomia que ronda a centena de quilómetros. Como? Bem, basta chegar a casa e ligar o carro à ficha, “tal como os telemóveis”, explica o empresário. Será literalmente assim: o carro é ligado à ficha eléctrica, precisando de carregar durante cinco horas, para atingir a carga máxima. Quando for utilizado, o condutor perceberá qual o estado da bateria através da indicação no painel de instrumentos. E sempre que não estiver a acelerar, o veículo aproveita o movimento para carregar as baterias.
Para além do utilizador individual, António Febra acredita que o Futi pode ser útil para autarquias ou forças de segurança, por exemplo. “Será ideal para as rondas policiais, afinal é um veículo silencioso”. Portugal, naturalmente, mas também a Inglaterra (onde já tem escritório) são os mercados onde António Febra conta apostar.
Acresce ainda que o Futi deverá ser totalmente reciclável, sendo que até as baterias serão recolhidas para a fábrica, para reutilização.
Editado pela última vez por TSport; 30 June 2008, 00:38.
Só pra constar, uns malucos brasileiros inventaram um carro elétrico que nunca saiu do papel: http://obvio.ind.br/index2.asp (cuidado com o som alto)
Juravam que o carro teria potência equivalente a 200hp e atingir 210km/h e que o volume de exportações para os EUA seria de 50 mil carros por ano!
Um carro eléctrico para segundo carro parece-me cada vez mais uma excelente opção..
E agora que o estado "ajuda" com 6000€ (se não estou em erro) este ElectroTuga ficaro a volta dos 4000, correcto?
Desenterrei o tópico, porque hoje eu vi, pela primeira vez, um destes na estrada. Foi nos arredores de Leiria (Parceiros).
Curioso é ver o preço a subir. Até parece uma obra pública. Em 2008, falava-se de 8000 euros. Depois eram 10000. E agora, segundo consta no site são 13000.
O problema é o preço, se fosse mais barato - bem mais barato - ainda teria hipótese. Agora assim, dúvido... infelizmente.
Conheci pessoalmente o Sr. "Tony" Febra à cerca de um mês na sua fábrica. Digamos que é uma personagem bem carcteristica. Tivemos uma reunião em pleno campeonato do mundo e o senhor de boné de Portugal na cabeça.
Mas à frente...
O projecto em si, parece feito por uma equipa de engenhocas com muita criatividade mas com alguma falta de know how! No fundo da mesa de reuniões estava uma série de desenhos do mesmo FUTI.
A meu ver podiam ter falado com o amigo Crash, que talvez se conseguisse melhorar qualquer coisinha.
Faz-me lembrar um restyling algo forçado do Sado 500!
NDR: No inicio dos anos 90 e por brincadeira eu tinha desenhado qualquer coisa semelhante ao que mais tarde se viria a tornar no Smart. Na altura desesti da brincadeira pois previa os problemas de estabilidade que o Smart iria ter.
Conheci pessoalmente o Sr. "Tony" Febra à cerca de um mês na sua fábrica. Digamos que é uma personagem bem carcteristica. Tivemos uma reunião em pleno campeonato do mundo e o senhor de boné de Portugal na cabeça.
Mas à frente...
O projecto em si, parece feito por uma equipa de engenhocas com muita criatividade mas com alguma falta de know how! No fundo da mesa de reuniões estava uma série de desenhos do mesmo FUTI.
A meu ver podiam ter falado com o amigo Crash, que talvez se conseguisse melhorar qualquer coisinha.
Faz-me lembrar um restyling algo forçado do Sado 500!
NDR: No inicio dos anos 90 e por brincadeira eu tinha desenhado qualquer coisa semelhante ao que mais tarde se viria a tornar no Smart. Na altura desesti da brincadeira pois previa os problemas de estabilidade que o Smart iria ter.
O carro é lindo..!
Nota-se as linhas puras e homogeneas, de influencias nitidamente italianas.
Bem que bosta tão grande... nenhum dos gajos da futi deu dois passos para trás quando o estavam a construir? é que bem, parece uma casa de banho portatil das obras...
O carro é lindo..!
Nota-se as linhas puras e homogeneas, de influencias nitidamente italianas.
Bem que bosta tão grande... nenhum dos gajos da futi deu dois passos para trás quando o estavam a construir? é que bem, parece uma casa de banho portatil das obras...
São tão mauzinhos... o carro não é mais feio que a maioria dos Smarts, MB Classe A1, Audis A (ou lá o que raio é "aquilo"), etc., todos eles simplesmente horríveis, mas lá está, MB e Audi dão status
Só pra constar, uns malucos brasileiros inventaram um carro elétrico que nunca saiu do papel: Obvio! (cuidado com o som alto)
Juravam que o carro teria potência equivalente a 200hp e atingir 210km/h e que o volume de exportações para os EUA seria de 50 mil carros por ano!
Não conhecia mas parece-me um projecto sólido e bem estruturado, não aquela coisa feito do pé pra mão.. Aliás basta ver os parceiros tecnológicos.
Pelos vistos foram adquiridos por outra empresa, agora com a moda dos eléctricos pode ser que comecem a andar :>
Comentário