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Consumos - hibridos vs diesel - caso prático

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    #61
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Não sei se tens consciência, mas há uma brigada que ainda não leu este tópico, e quando ler...
    Venho habituado a alguma animação e isto parece-me um bocadinho tristonho por aqui

    Agora mais a sério estava morto de curiosidade por fazer esta comparação entre o IMA e o meu Sportback. Considero que foi mais ou menos um empate, o que me parece interessante para ambos.

    Mas é importante ter em conta que o Sportback é muito mais rápido tem pneus muito mais largos, etc. ou seja quando o tema é consumo de facto a palavra de ordem ainda é diesel.

    P.S.: Duas curiosidades

    1 - Em Espanha o gasóleo já é mais caro do que a gasolina

    2 - Em Marrocos o Gasóleo é 60 cêntimos

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Fiz recentemente uma longa viagem de carro, que me levou a outro continente (ainda que próximo ).

      Calhou que na ida fossemos 5 carros em comboio, a saber:

      - Audi A3 Sportback 2.0 tdi (140 cv)
      - VW golf IV 1.9 tdi (115 cv)
      - VW touran 1.9 tdi (105 cv)
      - Ford S-max 1.8 diesel (125 cv)
      - Honda 1.3 IMA (??? cv)

      Como fomos sempre em comboio e depois de algumas centenas de km (em AE a 140/160) e em EN a 70/120 os consumos médios registados nos CBs eram os seguintes:

      - Audi 6.2 lts
      - Golf 5.8 lts
      - Ford 6.6 lts
      - Honda - 6.4 lts

      confirma-se portanto que um diesel razoavel facilmente consome menos do que um hibrido.

      Na viagem foi ainda evidente a dificuldade do hibrido em manter os ritmos dos outros nalgumas circunstâncias.
      Confirma-se que o hibrido em autoestradas e a velocidades mais elevadas não é o sorvedor de gasolina que as vezes apregoam por aqui...6,4 num carro do segmento C a gasolina nessas velocidades é bastante bom.
      Pena nao ter havido circuitos citadinos porque ai a conversa seria obviamente diferente.
      Quanto á dificuldade em manter ritmos mais elevados, certamente não se pode esperar milagres de carros com 90 cavalos e caixa extra longa.
      Pena nao ter ido tambem um Civic Hybrid e um Prius para ver os consumos destes.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por LMSilvino Ver Post
        Confirma-se que o hibrido em autoestradas e a velocidades mais elevadas não é o sorvedor de gasolina que as vezes apregoam por aqui...6,4 num carro do segmento C a gasolina nessas velocidades é bastante bom.
        Pena nao ter havido circuitos citadinos porque ai a conversa seria obviamente diferente.
        Quanto á dificuldade em manter ritmos mais elevados, certamente não se pode esperar milagres de carros com 90 cavalos e caixa extra longa.
        Pena nao ter ido tambem um Civic Hybrid e um Prius para ver os consumos destes.
        Caro amigo,

        os ritmos não se podem considerar elevados ! são normais (para alguns até foram desesperantes)

        ainda bem que não houve mais cidade !! o amigo fala assim porque não era um dos condutores. Se fosse certamente também não gostaria de viajar na cidade

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Venho habituado a alguma animação e isto parece-me um bocadinho tristonho por aqui

          Agora mais a sério estava morto de curiosidade por fazer esta comparação entre o IMA e o meu Sportback. Considero que foi mais ou menos um empate, o que me parece interessante para ambos.

          Mas é importante ter em conta que o Sportback é muito mais rápido tem pneus muito mais largos, etc. ou seja quando o tema é consumo de facto a palavra de ordem ainda é diesel.

          P.S.: Duas curiosidades

          1 - Em Espanha o gasóleo já é mais caro do que a gasolina

          2 - Em Marrocos o Gasóleo é 60 cêntimos
          E andam eles de camelos....

          Outras diferenças significativas entre o IMA e o A3 é a aerodinâmica e o peso. Com claras vantagens para o IMA.

          Comentário


            #65
            Um pequeno aparte:

            Mantiveram ritmos de 140-160 fora de Portugal ?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
              E andam eles de camelos....

              Outras diferenças significativas entre o IMA e o A3 é a aerodinâmica e o peso. Com claras vantagens para o IMA.
              Muito bem observado

              Se em condições reais de utilização este Golf já se superioriza claramente ao IMA, faço ideia se fosse o novo blue motion, também pensado para ter baixos consumos

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                E andam eles de camelos....

                Outras diferenças significativas entre o IMA e o A3 é a aerodinâmica e o peso. Com claras vantagens para o IMA.
                Diria que o A3 até esta em vantagem pois tem uma melhor relação peso\potencia

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por LMSilvino Ver Post
                  Diria que o A3 até esta em vantagem pois tem uma melhor relação peso\potencia
                  Por essa ordem de ideias, um S2000 gastava 4 litros, não ?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Um pequeno aparte:

                    Mantiveram ritmos de 140-160 fora de Portugal ?
                    Nalguns sitios sim, noutros ia-mos mais devagar (à espera do IMA ).

                    Outra curiosidade que é reveladora do estado de alma dos condutores destes diferentes carros. No percurso de volta, não viemos juntos :

                    - O Golf veio cedo com o S-max e fizeram o percurso a bom ritmo
                    - O Touran ficou-se pelo Algarve e só hoje fará a restante viagem
                    - O Sportback veio tarde, sozinho e foi o mais rápido.
                    - O civic veio cedo, devagar evitou as AEs e apesar de ter partido 4h30 antes do Audi, terá chegado sensivelmente à mesma hora (mas incluiu um jantar em Canal Caveira )

                    Julgo que isto diz um bocadinho sobre o comprador tipico de um hibrido, mais calmo, gosta de viajar por estrada, etc. e daí .... excelentes consumos

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Nalguns sitios sim, noutros ia-mos mais devagar (à espera do IMA ).

                      Outra curiosidade que é reveladora do estado de alma dos condutores destes diferentes carros. No percurso de volta, não viemos juntos :

                      - O Golf veio cedo com o S-max e fizeram o percurso a bom ritmo
                      - O Touran ficou-se pelo Algarve e só hoje fará a restante viagem
                      - O Sportback veio tarde, sozinho e foi o mais rápido.
                      - O civic veio cedo, devagar evitou as AEs e apesar de ter partido 4h30 antes do Audi, terá chegado sensivelmente à mesma hora (mas incluiu um jantar em Canal Caveira )

                      Julgo que isto diz um bocadinho sobre o comprador tipico de um hibrido, mais calmo, gosta de viajar por estrada, etc. e daí .... excelentes consumos
                      A única coisa que diz é que é um indivíduo que gosta de parar a meio do percurso para jantar...

                      Cumpts

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        (...)Julgo que isto diz um bocadinho sobre o comprador tipico de um hibrido, mais calmo, gosta de viajar por estrada, etc. e daí .... excelentes consumos
                        Segue uma provocaçãozinha:
                        Nos tempos que correm, em que ainda não temos muitas alternativas aos combustíveis fósseis, e sabendo nós a poluição que a sua combustão provoca e os gases de efeito de estufa que saem dos seus escapes, não deveríamos todos nós passar a assumir esse tipo de condução: mais calma, privilegiando os baixos consumos e as baixas emissões?

                        Comentário


                          #72
                          já agora os consumos que me surpreendem mais ai ainda são os da ford que com alquela altura e peso faz consumos proximos do audi.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                            Segue uma provocaçãozinha:
                            Nos tempos que correm, em que ainda não temos muitas alternativas aos combustíveis fósseis, e sabendo nós a poluição que a sua combustão provoca e os gases de efeito de estufa que saem dos seus escapes, não deveríamos todos nós passar a assumir esse tipo de condução: mais calma, privilegiando os baixos consumos e as baixas emissões?
                            Existirá sempre essa dualidade.

                            O facto é que eu ainda há pouco tempo vim do porto para lisboa sempre acima dos 160, muitas vezes na casa dos 180-200 (praticamente a fundo).

                            Foi seguramente a viagem porto-lisboa menos cansativa que fiz, e nem foi a que fiz no carro melhor.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                              já agora os consumos que me surpreendem mais ai ainda são os da ford que com alquela altura e peso faz consumos proximos do audi.
                              é verdade !!

                              belo carro esse, creio que o melhor de todos para estas lides

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Existirá sempre essa dualidade.
                                O facto é que eu ainda há pouco tempo vim do porto para lisboa sempre acima dos 160, muitas vezes na casa dos 180-200 (praticamente a fundo).
                                Foi seguramente a viagem porto-lisboa menos cansativa que fiz, e nem foi a que fiz no carro melhor.
                                Pois... pode ter sido pouco cansativo mas deves ter emitido mais de 60Kg de CO2 no trajecto! Já para não falar dos outros gases...
                                Tal como já disse algumas vezes: "os nossos filhos vão ter vergonha de nós e das nossas atitudes para com o planeta".

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Xiiii, o que foste dizer...

                                  Então mas o binário constante dos motores eléctricos não mostrou a sua força ?
                                  Que não haja qualquer dúvida na superioridade de binário e eficiência de um motor eléctrico.

                                  Os híbridos actuais, são compostos por motores de explosão convencionais auxiliados por pequenos motores eléctricos e não o inverso, o que significa que sempre que é necessária mais potência, como é o caso em viagem a velocidades mais elevadas, o motor a gasolina vai constantemente a produzir os elevados valores de potência necessários.
                                  A comparação nesses moldes não é favorável aos híbridos.

                                  É mais na cidade, no pára/arranca e em ritmos baixos que os híbridos
                                  'brilham'.

                                  Michael

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Por essa ordem de ideias, um S2000 gastava 4 litros, não ?
                                    expliquei me mal, o que queria dizer é que naquelas velocidades , o A3 com os seus 140 cavalos vai em muito menor esforço que o Ima com os seus 90, e consequentemente fazendo melhores consumos.
                                    Editado pela última vez por LMSilvino; 15 June 2008, 19:28.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                      Segue uma provocaçãozinha:
                                      Nos tempos que correm, em que ainda não temos muitas alternativas aos combustíveis fósseis, e sabendo nós a poluição que a sua combustão provoca e os gases de efeito de estufa que saem dos seus escapes, não deveríamos todos nós passar a assumir esse tipo de condução: mais calma, privilegiando os baixos consumos e as baixas emissões?
                                      Mas acredita que a fazer essa condução, um carro moderno a diesel faz consumos ainda mais baixos!
                                      Muita gente faz consumos de 6l/100 num diesel (até 2.0) mas a conduzir de forma despreocupada, a fazer o gostinho ao pé direito ocasionalmente.
                                      Porque se seguirem o estilo de condução hibrido num diesel moderno, por exemplo a seguir as indicações da mudança certa do Efficient Dynamics no caso dos BMWs, que diz ao condutor para ir com carga mínima no acelerador em torno das 1500rpm, o carro até faz menos de 5 litros...

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #79
                                        Por acaso até ficou mais próximo do que esperava dos diesel, e tendo em conta que não é o seu habitat de eleição e que é mais barato, parece-me que afinal é uma opção bem mais válida do que parece ser.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                          Por acaso até ficou mais próximo do que esperava dos diesel, e tendo em conta que não é o seu habitat de eleição e que é mais barato, parece-me que afinal é uma opção bem mais válida do que parece ser.
                                          Não percebo esta vossa fixação no preço

                                          Então os carros mais caros devem consumir menos é ? ou querias dizer que é mais barato que um diesel ? é que este hibrido não é o actual !

                                          Não sei se um hibrido actual é mais barato que um Kia ceed, ou se consome menos.

                                          Agora de uma coisa estou seguro, consumir pouco é porreiro mas não torna um carro melhor que outro

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Agora de uma coisa estou seguro, consumir pouco é porreiro mas não torna um carro melhor que outro
                                            Para mim é um factor importante a considerar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Consumi num trajecto de 90% de AE, 5% de Nacional e 5% de cidade, 4,3 num Passat 2.0 TDi.

                                              Gostava de tentar num hibrido.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                                Para mim é um factor importante a considerar.
                                                Actualmente boa parte dos carros já consomem pouco.

                                                No caso que relatei todos consomem pouco !

                                                Até o pesado e volumoso S-max faz menos de 7 litros

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Nalguns sitios sim, noutros ia-mos mais devagar (à espera do IMA ).

                                                  Outra curiosidade que é reveladora do estado de alma dos condutores destes diferentes carros. No percurso de volta, não viemos juntos :

                                                  - O Golf veio cedo com o S-max e fizeram o percurso a bom ritmo
                                                  - O Touran ficou-se pelo Algarve e só hoje fará a restante viagem
                                                  - O Sportback veio tarde, sozinho e foi o mais rápido.
                                                  - O civic veio cedo, devagar evitou as AEs e apesar de ter partido 4h30 antes do Audi, terá chegado sensivelmente à mesma hora (mas incluiu um jantar em Canal Caveira )

                                                  Julgo que isto diz um bocadinho sobre o comprador tipico de um hibrido, mais calmo, gosta de viajar por estrada, etc. e daí .... excelentes consumos


                                                  Também acho que era relevante saber o consumo que fez o IMA na viagem de regresso, em ritmo mais calmo...

                                                  De certeza que o teu audi nesta volta deve ter aumentado o consumo e por consequente as emiçoes de CO2

                                                  Acho o consumo do golf mto bons, mas para meter um pouco a discussao mais acesa, posso dizer que uma viagem de andorra ate viseu num bmw 320td coupe (2003) em que a media da velocidade no cb foi 148 o consumo ficou-se pelos 5.7l/100

                                                  Na viagem de volta em que a viagem foi em ritmos mais pausados, media no cb 132, o consumo foi de 5.1l/100

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Os hibridos no estado actual são mto poupados em cidade.

                                                    Basta ver que o motor eléctrico funciona predominantemente no arranque!

                                                    E como querem usar a energia dos travões se não há travagens?

                                                    Por isso em AE é natural q o Diesel gaste menos. Façam o mm trajecto em cidade e aí é que se nota diferença.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                      Os hibridos no estado actual são mto poupados em cidade.

                                                      Basta ver que o motor eléctrico funciona predominantemente no arranque!

                                                      E como querem usar a energia dos travões se não há travagens?

                                                      Por isso em AE é natural q o Diesel gaste menos. Façam o mm trajecto em cidade e aí é que se nota diferença.
                                                      O mesmo trajecto em cidade ?

                                                      Acho que não leste o tópico. Os consumos em cidade são tudo menos normalizados, depende do percurso, hora, cidade, trânsito, etc.

                                                      Depois como é que se vai a Africa pela cidade

                                                      Eu tento andar o menos possivel em cidade no meio do trânsito e até me custa admitir que haja aqui quem considere que o que é relevante são os consumos em cidade

                                                      O argumento das baixas emissões e consumos em cidade cai por terra quando comparados com o uso dos transportes ou mesmo o simples caminhar.

                                                      Mais uma vez eu apenas pretendi partilhar uma experiência prática que me parece relevante e que em resumo mostra que um hibrido em AE e EN em ritmos normais, apesar de consumir pouco, consome mais do que um diesel comparavel ....

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Esta história da cidade para os Híbridos ser o melhor ambiente....

                                                        Eu já nem digo nada... Fica a descrição:

                                                        Vou aqui relatar uma situação que não deve ser muito usual mas que pode acontecer em condições extremas como as que se verificaram.
                                                        Um dia tive que ir zona da Estrela antes de ir para o trabalho. Nunca se sabe qual será o melhor trajecto no que respeita ao trânsito mas, resolvi ir pelo Conde Redondo para fugir à Av. da República… azar apanhei um engarrafamento monumental para cruzar a Av. da Liberdade porque tinham anulado uma faixa. Apesar de já ter um consumo de 5,6l/100km no CB, após este incidente o consumo já ia nos 10,4l/100km e, com os arranques em subida, a carga da bateria estava no limite dos 4 traços.

                                                        Já no regresso, na zona do Rato também parei e arranquei muitas vezes até conseguir passar um semáforo e tive que ligar o AC porque começava a ficar abafado, num arranque em ligeira subida a embraiagem patinou e o binário a que o HCH nos habituou simplesmente não estava lá, quando olhei para a carga da bateria esta estava com 2 traços!

                                                        Quando parei no sinal seguinte o HCH não só não fez auto-stop como ficou com o ralenti acelerado e 3 traços verdes na carga da bateria!

                                                        Foi a 1ª vez (e única) que vi a bateria a carregar com o carro parado
                                                        , mas pelos vistos está previsto acontecer.
                                                        Acho que há aqui algum pessoal mal documentado.

                                                        Fonte: http://hibridosclube.createforum.com...ual-t1001.html

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                          O mesmo trajecto em cidade ?

                                                          Acho que não leste o tópico. Os consumos em cidade são tudo menos normalizados, depende do percurso, hora, cidade, trânsito, etc.

                                                          Depois como é que se vai a Africa pela cidade

                                                          Eu tento andar o menos possivel em cidade no meio do trânsito e até me custa admitir que haja aqui quem considere que o que é relevante são os consumos em cidade

                                                          O argumento das baixas emissões e consumos em cidade cai por terra quando comparados com o uso dos transportes ou mesmo o simples caminhar.

                                                          Mais uma vez eu apenas pretendi partilhar uma experiência prática que me parece relevante e que em resumo mostra que um hibrido em AE e EN em ritmos normais, apesar de consumir pouco, consome mais do que um diesel comparavel ....

                                                          É de ver também, "que os hibridos sao para a cidade", eu penso que nao... Para a cidade sao os veiculos pequenos (class A), esses sim sao para a cidade, pequenos para estacionar em qq lugar e economicos...
                                                          Os hibridos, sao um pouco grandes para as cidades... Para mim é um carro económico sim, mas para viagens em AE entre os 120/130 kmh, carros para levar uma familia (nao numerosa) pelo país fora, em deterimento de Diesel, já que a diferença de preço para os mesmos é bem grande e o consumo andara igual ao Diesel...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                                            É de ver também, "que os hibridos sao para a cidade", eu penso que nao... Para a cidade sao os veiculos pequenos (class A), esses sim sao para a cidade, pequenos para estacionar em qq lugar e economicos...
                                                            Os hibridos, sao um pouco grandes para as cidades... Para mim é um carro económico sim, mas para viagens em AE entre os 120/130 kmh, carros para levar uma familia (nao numerosa) pelo país fora, em deterimento de Diesel, já que a diferença de preço para os mesmos é bem grande e o consumo andara igual ao Diesel...
                                                            Assim já estamos mais de acordo !

                                                            Mas um Prius ou Civic hibrido é mais barato do que um Kia Ceed por exemplo ? não sei ....

                                                            Acho que para as pessoas que verdadeiramente se preocupam com o ambiente e não querem gastar muito dinheiro as kangoo, berlingo, etc. de passageiros éque são uma boa solução

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              Não sei se tens consciência, mas há uma brigada que ainda não leu este tópico, e quando ler...
                                                              como gostas de chamar o pessoal de nomes, aqui vai a minha ideia desses consumos, em primeiro se o hibrido era o ima tenho a dizer que esse consumo está muito bom.
                                                              Para quem pega a primeira vez no ima ou no hybrid, obviamente que consegue melhores consumos no ima devido à caixa manual, mas com a habituação á cvt, os consumos aparecem no hybrid e não duvido que consiga valores muito mais baixos do que esses, posso dizer também que aquando do penultimo encontro de hondistas onde iam 3 hibridos em comboio, mantendo as mesmas velocidade as diferenças de consumo entre eles ficaram em mais de um litro, por isso tem muito a ver a condução.
                                                              essa viagem prova que um hibrido consegue fazer consumos proximos ou até melhores que os diesel, agora se puseres aí outros a gasolina diz como ficaria, gostava de ter visto isso era com um hybrid, em que o motor electrico está lá em qualquer rotação.
                                                              monica esse testemunho foi num caso que aconteceu em condições muito extremas , pois não vez por lá outro caso como esse, mas para ti é esse que serve

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