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Carrinhas e Monovolumes ...

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    #31
    O monovolume é por natureza própria o tipo de veículo que oferece uma maior versatilidade.

    É aquele para qual toda a gente olha e percebe que ali está um carro de família, vulgo carro de cota.

    E foi exactamente para vencer este "ar de cota", que acabam por aparecer pseudo-monovolumes como a S-Max, que tentam de uma certa forma acabar com este preconceito que leva muita boa gente a esquecer esta classe de veículos.

    Já as carrinhas de 7 lugares (ou SW) não são nada que não existisse antes, bastar recordar as 504, as 505 e as Nevada...

    Basta juntar um interior ainda mais modulável, juntar pormenores como um tecto panorâmico e voilá, temos um veículo capaz de captar a atenção daquele que não quer algo mais que uma carrinha mas que aprecia a modularidade oferecida por um monovolume, mas que se mostra incapaz de comprar o 2º...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
      O monovolume é por natureza própria o tipo de veículo que oferece uma maior versatilidade.

      É aquele para qual toda a gente olha e percebe que ali está um carro de família, vulgo carro de cota.

      E foi exactamente para vencer este "ar de cota", que acabam por aparecer pseudo-monovolumes como a S-Max, que tentam de uma certa forma acabar com este preconceito que leva muita boa gente a esquecer esta classe de veículos.

      Já as carrinhas de 7 lugares (ou SW) não são nada que não existisse antes, bastar recordar as 504, as 505 e as Nevada...

      Basta juntar um interior ainda mais modulável, juntar pormenores como um tecto panorâmico e voilá, temos um veículo capaz de captar a atenção daquele que não quer algo mais que uma carrinha mas que aprecia a modularidade oferecida por um monovolume, mas que se mostra incapaz de comprar o 2º...
      Por acaso com isso não concordo nada !

      Em termos de formato o tipico carro de cota actualmente são as berlinas, claro que se forem volvo ou toyota ainda é mais evidente.

      Não vejo nem carrinhas nem monovolumes com essa "etiqueta". Mais parece-me dificil tipificar idades nesses dois casos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
        É que a família vai aumentar muito e não cabem 3 cadeirinhas num banco de uma carrinha.
        Poças !!!!
        Parabéns!!!

        Daqui a uns tempinhos vou fazer um comparativo aos monovolumes que por aí andam.
        Com esse avatar, ficas-te pelo grand Piscasso e não se fala mais nisso:
        http://www.citroen.pt/CWP/pt-PT/RANG...randC4Picasso/

        Michael

        Comentário


          #34
          Além do que foi dito, uma das diferenças que acho importante é que, salvo raras excepções, comparando 5 lugares carrinha vs 5 lugares monovolumes, os monovolumes possuem três verdadeiros lugares nos bancos traseiros, enquanto que as carrinhas se ficam pelos 2 e meio.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Por acaso com isso não concordo nada !

            Em termos de formato o tipico carro de cota actualmente são as berlinas, claro que se forem volvo ou toyota ainda é mais evidente.

            Não vejo nem carrinhas nem monovolumes com essa "etiqueta". Mais parece-me dificil tipificar idades nesses dois casos.
            Sou um cota, tenho uma berlina e de vez em quando conduzo um

            monovolume só não são Toyota ou Volvo .



            Cpts e Viagens Seguras.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Um citro monovolume é muito mais jovem e modernaço que a generalidade das carrinhas
              De aspecto concordo mas eu ainda não me estou a ver a conduzir um monovolume. Sinto-me estranho.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                Eu posso dizer que as carrinhas são uma solução impecável quando se pretende mais espaço, entenda-se espaço para pernas e mala, em relação ao um carro.

                Mas se tiverem uma família numerosa, esqueçam, tem mesmo de ser monovolumes.

                Eu há pouco andava a ver carrinhas para substituir o meu Astra, mas já nem penso nisso, agora só posso ver monovolumes.

                É que a família vai aumentar muito e não cabem 3 cadeirinhas num banco de uma carrinha.

                Daqui a uns tempinhos vou fazer um comparativo aos monovolumes que por aí andam.
                Ai não?

                Olha para isto:



                Comentário


                  #38
                  Essas cadeiras estão viradas para a frente o que ajuda muito, mas até lá, ainda há mais de um ano em que elas andam ao contrário, o que pura o simplesmente ocupa a totalidade do espaço existente entre os bancos.

                  @Mik

                  Obrigado.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Hugo Pereira Ver Post
                    Essas cadeiras estão viradas para a frente o que ajuda muito, mas até lá, ainda há mais de um ano em que elas andam ao contrário, o que pura o simplesmente ocupa a totalidade do espaço existente entre os bancos.

                    @Mik

                    Obrigado.
                    Cabem ao contrário na 307.

                    Não te esqueças que o C4 Picasso usa a plataforma da 307 SW que tem mais 10cms que um 307 Hatch.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                      Ai não?

                      Olha para isto:



                      e consegues apertar bem os cintos ?

                      tens 3 filhos ?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        e consegues apertar bem os cintos ?

                        tens 3 filhos ?
                        Esta imagem não é da minha SW. É da ex-SW do Traveller. A minha ainda só está com 2 cadeiras nas pontas . E espero que assim continue.

                        Os cintos colocam-se mais ou menos bem. Aí poderia ser melhor. Com jeito e pratica a coisa vai.

                        Ao menos continuo a conseguir levar uma pessoa atrás no banco do meio. Algo que no IS200 era impossível.

                        Comentário


                          #42
                          Há uma coisa que se pode fazer na SW...

                          Descentrar o banco do meio alguns centimetros face aos laterais... Ganha-se precioso espaço para não ser necessário irem-se todos a baterem com os cotovelos...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                            Esta imagem não é da minha SW. É da ex-SW do Traveller. A minha ainda só está com 2 cadeiras nas pontas . E espero que assim continue.

                            Os cintos colocam-se mais ou menos bem. Aí poderia ser melhor. Com jeito e pratica a coisa vai.

                            Ao menos continuo a conseguir levar uma pessoa atrás no banco do meio. Algo que no IS200 era impossível.
                            Que agora tem uma S-max !?

                            levar três cadeirinhas atrás além da questão da largura tem o problema de ser difícil apertar os cintos.

                            Numa S-max será seguramente mais fácil

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                              Há uma coisa que se pode fazer na SW...

                              Descentrar o banco do meio alguns centimetros face aos laterais... Ganha-se precioso espaço para não ser necessário irem-se todos a baterem com os cotovelos...
                              Haverá poucas que me lembro que permitam fazer isso....

                              Os monovolumes é que têm lugares individuais

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Haverá poucas que me lembro que permitam fazer isso....

                                Os monovolumes é que têm lugares individuais
                                Na 307 e 308 dá para fazer isso por terem bancos individuais.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Que agora tem uma S-max !?

                                  levar três cadeirinhas atrás além da questão da largura tem o problema de ser difícil apertar os cintos.

                                  Numa S-max será seguramente mais fácil
                                  Segundo o KM77, a S-Max ter 1,54m de largura na fila do meio e a 307 1,41m. É uma boa diferença.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Boas,


                                    Eu até à bem pouco tempo era do grupo dos cépticos quando se falava de monovolumes! Considerava-os grandes demais, com muito poucas vantagens para além do espaço...mas recentemente tive a oportunidade de adquirir uma Sharan das recentes em condições muito vantajosas e, agora que a tenho à já mais de 2 semanas...só digo que primeiro estranha-se...mas depois entranha-se!!! Tanto ao ponto de actualmente ser o carro que guio diáriamente pois comecei a gostar da posição de condução mais alta, da óptima visibilidade, do conforto e estabilidade, da versatilidade, e no caso da minha exponênciado pelo excelente equipamento (Highline)! Tudo somado dá numa óptima agradabilidade...ao ponto de já estranhar quando pego num carro mais pequeno (sinto-me algo "apertado" e muito baixo...).

                                    No que toca às performances, são perfeitamente aceitáveis sendo que mesmo em curva se comporta de uma forma muito serena e eficaz (sem pretensões desportivas claro está...!)

                                    No meu caso só tenho a dizer bem!


                                    Cumpts,
                                    JC_STILO

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Haverá poucas que me lembro que permitam fazer isso....

                                      Os monovolumes é que têm lugares individuais
                                      O DêCêIi estava-se a referir à 307, que tem mesmo a designação SW com bancos individuais, versão esta que tem algumas diferenças relativamente à 307 break

                                      Comentário


                                        #49
                                        Na minha opinião uma carrina é sempre melhor em termos dinâmicos e de consumos, assim como em relação ao espaço, só me parece que os monovolumes de grandes dimensões. Isto é, entre um Citroen C4 picasso (5lug.) e uma carrinha normal do segmento C, a carrinha parece-me mais vantajosa.

                                        No entanto, quando se entra nos grandes monovolumes (ford Galaxy, Renault Espace) as vantagens em termos de espaço de um monovolume são evidentes.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                          A principal diferença acho que está no espaço, e na sensação que este proporciona.
                                          Enquanto que nas carrinhas o habitáculo é igual ao da berlina que lhe dá origem, nos monovolumes o espaço, sobretudo em altura é maior, tal como os espaços de arrumação, etc ... e isso dá uma sensação de "liberdade de movimentos" bem maior, e aparenta ser mais confortável.
                                          Veja-se, uma carrinha Megane e uma Scenic, pertencendo ambos à mesma gama/modelo. O Scenic é bem mais "arejado" interiormente que a Megane break, e julgo que essa seja a principal diferença na opção. Embora também os monovolumes permitam por vezes ter mais que cinco lugares, o que não fácil encontrar numa break.
                                          Pois foi por isto mesmo que eu comprei um Meriva em vez de uma Skoda Fabia Break. Pela sensação de espaço e liberdade de movimentos.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Começo por dizer que não acho piada nenhuma aos monovolume e nunca compraria nenhum.

                                            No entanto eles têm algumas vantagens (e desvantagens).

                                            Na empresa existem alguns xsara picasso e de facto são carros que disponibilizam mais espaço para pessoas (a posição das pernas é mais vertical, sobrando mais espaço) e têm um espaço para bagagem apreciável, com uma altura excelente que permite meter muita tralha.

                                            Quando os lugares traseiros não fazem falta, podem levar cargas significativas, porque têm um bom comprimento aliado a uma excelente altura.

                                            Depois têm a posição de condução elevada, que tantas pessoas gostam, levam confortávelmente 5 pessoas e têm uma enorme visibilidade.

                                            Julgo que nestes campos são melhores do que qualquer carrinha.

                                            Eu pessoalmente não aprecio porque tem uma dinâmica menos apurada (não são maus, mas falta ali menos altura), desperdiçam combustível e performances face a uma carrinha mais baixa e imagino sempre um indivíduo que anda com a sogra e o cão atrás, daí a escolha.

                                            As carrinhas têm vindo a ficar mais altas, mas isso é transversal à maioria dos carros. Mesmo os 3 volumes estão a ficar mais altos do que eram há uns anos atrás.
                                            Eu "vou" muito por esta opinião também. Prefiro sempre uma SW em detrimento do monovolume.

                                            Principalmente devido ao que o já referido -> maior altura do habitaculo, é verdade que priviligia o espaço em altura (mas para mim o espaço num carro é suficiente...raios ando com o MX-5 ) e sinto-me estranho num monovolume mesmo à pendura -> posição muito vertical, altura grande -> parece que vamos num furgão entregar as batatas

                                            E depois a dinamica, quer queiramos, quer não é prejudicada em comparação com o mesmo mas com um centro de gravidade mais baixo.

                                            Além disso eu prezo muito a imagem de um carro, e neste capitulo arrisco dizer que prefiro um SUV, ao contrário do RCA33 Prefiro por exemplo um X3 a S-Max -> mais "sporty"

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Por acaso com isso não concordo nada !

                                              Em termos de formato o tipico carro de cota actualmente são as berlinas, claro que se forem volvo ou toyota ainda é mais evidente.

                                              Não vejo nem carrinhas nem monovolumes com essa "etiqueta". Mais parece-me dificil tipificar idades nesses dois casos.
                                              Sim, para mim o tipico carro de cota é um 3 volumes bem definidos e de aparÊncia clássica

                                              O monovolume é o tipico carro de familia jovem/média que acha que espaço é tudo e não se lembra como os seus pais no Fiat 127 levavam as suas tralhas

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                O DêCêIi estava-se a referir à 307, que tem mesmo a designação SW com bancos individuais, versão esta que tem algumas diferenças relativamente à 307 break
                                                Sim, a SW é diferente da "mais normal" 307 Break que vemos mais por aí. V7, não viste uma certa 307 SW nos cafézinhos?

                                                Tem algumas soluções mais à frente em termos de bancos e modularidade sem ser caixote tipo monovolume...aliás como vimos, com um comportamento bem acima dado ser a versão Sport com uma taragem dura e bem calçada

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                  Sim, a SW é diferente da "mais normal" 307 Break que vemos mais por aí. V7, não viste uma certa 307 SW nos cafézinhos?

                                                  Tem algumas soluções mais à frente em termos de bancos e modularidade sem ser caixote tipo monovolume...aliás como vimos, com um comportamento bem acima dado ser a versão Sport com uma taragem dura e bem calçada
                                                  Exacto. Outra vantagem da 307SW relativamente à 307 break é o facto de poder ter 7 lugares, embora aqui a bagageira fique extremamente reduzida.
                                                  Essa 307SW é de facto uma versão com bastante versatilidade de utilização, e esteticamente bem conseguida.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                    Sim, a SW é diferente da "mais normal" 307 Break que vemos mais por aí. V7, não viste uma certa 307 SW nos cafézinhos?

                                                    Tem algumas soluções mais à frente em termos de bancos e modularidade sem ser caixote tipo monovolume...aliás como vimos, com um comportamento bem acima dado ser a versão Sport com uma taragem dura e bem calçada
                                                    Eu já tenho dúvidas que existam mais 307's Breaks que SW's em Portugal. É natural que existam mais porque a break tinha o motor 1.4 HDI que nunca existiu na SW. Depois com o fim do 1.4 HDI em 2005, claramente se vêm mais 307 SW do modelo T6 (pós-restyling) do que 307 Breaks T6.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                      Sim, a SW é diferente da "mais normal" 307 Break que vemos mais por aí. V7, não viste uma certa 307 SW nos cafézinhos?

                                                      Tem algumas soluções mais à frente em termos de bancos e modularidade sem ser caixote tipo monovolume...aliás como vimos, com um comportamento bem acima dado ser a versão Sport com uma taragem dura e bem calçada
                                                      A única diferença da Sport para um Griffe ou Executive com a mesma motorização, está no equipamento e na dimensão das jantes. De resto é tudo igual. A Sport de origem trás 205/50R17 e as outras 205/55R16 com opção para 205/50R17. Taragem de molas e amortecedores é igual.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Viva as SW !

                                                        Não há disto em monovolume !


                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                                          Pq nas carrinhas o pessoal quer mais espaço, entao toca a crescer para as familias nao sufocarem. Até porque uma carrinha não tem mais espaço que o carro equivalente e a mala pouco ou nada a mais leva.

                                                          Os monovolumes parecem um ovo e nao eram mto bonitos, por isso toca a baixá los e dar um ar mais dinamico, ou seja mais carrinha, porque espaço já tinham algum.

                                                          É um bocado esquizofrénico.
                                                          Olha que não...
                                                          No meu caso pessoal se não tivesse um porta bagagens enorme, nunca conseguiria meter 3 bicicletas na mala do Mondeo Sedan como faço na Mondeo SW, e ainda levo os miudos no banco traseiro nas cadeirinhas sem necessidade de rebater nenhuma parte do banco traseiro.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                            Não há disto em monovolume !

                                                            .
                                                            Seu venenoso

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Monovolume à Homem !

                                                              Com esta a conversa já é outra. Como será que se comporta ?

                                                              Comentário

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