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Tecto de abrir: Condenado a ser um opcional?
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostO tecto de abrir era giro quando não havia ac.
De resto, com ac torna-se inútil, faz barulho, altera a rigidez da carroçaria e pode ser uma fonte de problemas, desde corrosão a falha dos mecanismos de abertura.
Só acho piada a ter luz vinda de cima, de resto...
A maior parte dos tectos de abrir estão em zonas em que não altera a estrutura base do chassis.
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Originalmente Colocado por Vibri Ver PostConcordo plenamente...
Até parece que vai ser o AC que nos vai dar aquele movimento de ar pelo interior todo... ou que vamos aguentar aquele ar gélido, quando só queremos um bocadinho mais fresco...
E sim, de verão, á noite, tecto de abrir... é do best...
mas não comprava um carro só por causa do tecto de abrir...
quanto a rigidez da carroçaria, acho que não são 30cmX60cm de chapa que vão fazer a diferença, já andei en 2 carros iguais (um com tecto e outro sem) e na condução não se nota nada...Editado pela última vez por KingTDI; 07 July 2008, 19:28.
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O vidro ainda é mais rijo que a chapa que muitas vezes ate empena mesmo que nao se note a olho nu!
Nos carros modernos o vidro é bastante importante para a rigidez do carro em geral. (se naquele lugar da mais ou nao n faço ideia)
O tecto de abrir piora é o centro de massa e aumenta a massa do carro que a chapa correspondente, e a altura para os ocupantes da frente tambem baixa.
Tenho um GP com tecto de abrir e da jeito, nestes dias uso sempre aquilo nem que seja so um bocado aberto visto entrar ar suf para arrefecer e nao se torna incomodo como quando se vai c as janelas abertas e vem aquele vento td direito a tromba de um gajo, ja para n falar no ruido.Editado pela última vez por Cagi; 07 July 2008, 19:38.
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Originalmente Colocado por pedro_rkc Ver Postentão porque é que usas o carro? também pode avariar com o uso... e o telemóvel também, e as janelas de casa, e as portas...a televisão, etc etc...
As janelas, portas não tem assim nada para avariar.
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Por aqui é opcional por dois motivos: alto custo e pelo fato de alguns não gostarem do acessório.
Não vejo desvantagem alguma no teto cortado em carros de passeio, a rigidez estrutural não é comprometida.
Vale deixar uma curiosidade absurda sobre esse acessório no Brasil. Nos anos de 1960 e Volkswagen lançou o Beetle com esse acessório mas por algum motivo, alguns ignorantes logo apelidaram-no de "Cornowagen". O teto de abrir serviria para esfriar os "chifres" (dos maridos traídos).
Só voltou nos anos de 1980 com o Escort XR3 e o Ford Del Rey. Ainda hoje há quem rejeite o acessório.
Em certa ocasião fiz uma viagem de 1200km com uma BMW 323i 2002 com este acessório e achei muito conveniente no inverno do Sul do Brasil com temperaturas máximas de 17 graus.
No fim do ano passado utilizei um Honda Accord também com o acessório, mas dessa vez no verão dos trópicos e à noite, com temperaturas de até 30 graus, proporciona uma sensação muito boa.
No Brasil oferecem esse opcional apenas a Peugeot em toda a sua gama, Ford Focus e Fusion, Fiat Grande Punto, Idea e Stilo, GM Vectra (Astra) e Zafira e os SUVs da Hyundai-Kia. Todos eles custam acima de 50 mil reais com o acessório. Cerca de 20 mil Euros.
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Também conheço quem tenha tecto de abrir e jure para nunca mais, devido aos problemas que teve com corrosão. E é um Renault Mégane.
O meu Rover tem tecto de abrir eléctrico e AC. Em mais de 12 anos nunca tive qualquer problema com o tecto, nem corrosão, nem entupimentos, nem infiltrações. E resido a 1,5 km da praia, ou seja, uma zona propícia a corrosão.
É claro que o facto de ser um carro de garagem ajuda em muito.
O tecto de abrir pode ser últil para quem fuma, como eu.
Um tecto aberto em compasso num carro parado ao sol, no verão, reduz o efeito de estufa. Não evita que liguemos o AC, assim que chegamos ao carro, mas raramente necessitamos de ter a porta aberta 1 ou 2 minutos a libertar a fornalha de calor antes de nos atrevermos a sentar lá dentro.
(para namorar, especialmente à noite... é bom porque permite um arrefecimento da temperatura - o ar frio é mais pesado e "cai" dentro do carro -, sem necessitar de ter os vidros laterais abertos)
Em dias nublados, ou em finais de tarde, a cortina aberta permite inundar o habitáculo com luminosidade.
Mas não sou um defensor acérrimo do tecto de abrir. Não é extra cuja inexistência me fizesse recusar a compra de um automóvel usado ou um novo que estivesse no stand pronto para entrega.
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