Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL não compensa em relação a diesel (AVISO NO POST #66)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Num carro com 20 anos parece-me mais importante o estado de conservação, que saber se tem 140, 200 ou 300 mil km.

    Quanto à media de km. Cá em casa temos um semento B a diesel, comprado novo há mais de 20 anos, com uma média anual de 9000 mil km. Depois temos um segmento C a diesel que nos ultimo 4 anos fez 160 mil km. Há de tudo

    Relativamente ao desgaste do volante. Também temos cá por casa uma viatura, de 2003, com menos de 170 mil km,comprada nova, e há anos que o volante e moca das mudanças estão piores que aqueles.

    Se eu acredito nos km daquele Fiesta? Não, mas não acredito nos km aí de 90% do que anda à venda neste tipo de sites.
    Pensava que era só eu o maluquinho....

    O ponto máximo disto, em jeito de off topic, são os tipicos carros diesel com 10 / 15 anos e com 170 mil Km......

    Comentário


      Originalmente Colocado por MiniZ Ver Post
      Eu atualmente ando num 306 HDI comercial que não é meu é do meu irmão e tenho um Ibiza de 94 para o 1.4, esse sim de 5 lugares. A ideia é "entregar" o Peugeot ao meu irmão e talvez mais tarde desfazer do Ibiza, dai estar a pensar mais em ter um carro de 5 lugares e ficar a manter só um carro (sim porque se ando nos 2 como é obvio tenho que manter os dois )

      Pois vai um bocado ao encontro daquilo que eu penso... comprar um carro velho já com o kit gpl instalado pode não ser grande ideia. Desconheço por completo qual o tipo de manutenção que um KIT destes tem que levar.

      Eu gosto de carros do segmento D ou E a gasolina, por exemplo gosto muito de série 5 e39. Um 520 i com poucos km's e depois posteriormente instalar um kit GPL poderia ser uma opção mas falha redondamente numa das minhas premissas que é manutenção barata.

      E um carro do segmento A ou B, a gasolina, mais recente (10 - 12 anos) e depois instalar um Kit GPL novo? Será boa solução?

      Por exemplo um Peugeot 107/Citroen C1/Aygo a GPL compensa?
      Se esses motores forem compatíveis com GPL, claro que compensa, desde que estejam em bom estado.
      Eu só não meto o Polo de 2004 da minha maria a GPL porque ela faz poucos KM.
      Caso contrário nem pensava 2x.

      Comentário


        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Pensava que era só eu o maluquinho....
        Não és o único.

        Se fosse maluco como tu dizes, já me tinha atirado à sorte numa aventura dessas.

        Mas sou muito contido nestas coisas. Então as descrições de alguns donos nesses sites davam para compilar e lançar um livro.

        Sempre me disseram que usados só em stand da marca.

        Ou então conhecidos e...e....e troca a verificar a matrícula a ver se não há surpresas.

        Comentário


          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
          Não és o único.

          Se fosse maluco como tu dizes, já me tinha atirado à sorte numa aventura dessas.

          Mas sou muito contido nestas coisas. Então as descrições de alguns donos nesses sites davam para compilar e lançar um livro.

          Sempre me disseram que usados só em stand da marca.

          Ou então conhecidos e...e....e troca a verificar a matrícula a ver se não há surpresas.
          O mundo dos carros usados é uma selva, mas com alguns cuidados consegue-se minimizar o risco.

          Já tive 8 carros, todos usados, juntando os 3 carros usados da minha mulher, faz 11 cá em casa. O balanço é positivo, mas as surpresas também existiram.

          Para 1o carro, ficamos adeptos de comprar em locadora com poucos km. Os outros, são charutos cuja desvalorização já bateu no fundo há muito.

          Tenho um familiar que já teve 27 carros usados e um novo. Só 2 deram problemas graves, que envolveram inclusivamente trocas/reparações de motores. Foi um BJ73 comprado usado e uma Astra F 1.4 comprada nova.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
            O mundo dos carros usados é uma selva, mas com alguns cuidados consegue-se minimizar o risco.

            Já tive 8 carros, todos usados, juntando os 3 carros usados da minha mulher, faz 11 cá em casa. O balanço é positivo, mas as surpresas também existiram.

            Para 1o carro, ficamos adeptos de comprar em locadora com poucos km. Os outros, são charutos cuja desvalorização já bateu no fundo há muito.

            Tenho um familiar que já teve 27 carros usados e um novo. Só 2 deram problemas graves, que envolveram inclusivamente trocas/reparações de motores. Foi um BJ73 comprado usado e uma Astra F 1.4 comprada nova.
            Pois...em 13 anos de carta, mantive o que tenho, mesmo que não esteja em estado exemplar estético.

            E acabei por continuar com o mesmo carro. Se durante muitos anos foi porque não tinha alternativa, já nos últimos foi por não querer arriscar.

            Mais depressa troco de smartphone todos os anos, mal avarie alguma coisa ou esteja inutilizável, do que pensar em avançar trocar de carro.

            Por este andar, só trocarei quando o meu cair de podre. Aí só falta a banda filarmónica à porta de casa quando vier o novo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
              Pois...em 13 anos de carta, mantive o que tenho, mesmo que não esteja em estado exemplar estético.

              E acabei por continuar com o mesmo carro. Se durante muitos anos foi porque não tinha alternativa, já nos últimos foi por não querer arriscar.

              Mais depressa troco de smartphone todos os anos, mal avarie alguma coisa ou esteja inutilizável, do que pensar em avançar trocar de carro.

              Por este andar, só trocarei quando o meu cair de podre. Aí só falta a banda filarmónica à porta de casa quando vier o novo.
              Pois, eu se tivesse comprado um carro novo já 13 anos, e o tivesse mantido, teria actualmente mais de 700 mil km.

              Sempre avanças para o Corolla, ou ainda não é desta?

              Comentário


                O meu já tinha 8 anos quando veio para as minhas mãos. Fez 20 anos este mês.

                Quanto ao Corolla o meu colega ainda não me disse nada e eu não tenho pressas. Se ele não quiser ou não me agradar o negócio, vou ver do novo Sandero o que vai sair dali em preços e as propostas.

                Comentário


                  No mercado de usados conseguem-se excelentes negócios, não tenho dúvidas.
                  Tenho é sérias dúvidas que eu tenha a sorte de calhar num desses negócios

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                    O meu já tinha 8 anos quando veio para as minhas mãos. Fez 20 anos este mês.

                    Quanto ao Corolla o meu colega ainda não me disse nada e eu não tenho pressas. Se ele não quiser ou não me agradar o negócio, vou ver do novo Sandero o que vai sair dali em preços e as propostas.
                    O meu Astra já fez 16 anos na minha mão, valor de venda já não tem, mas continua operacional portanto vai continuando.

                    Por vezes penso num próximo e como não sou ligado a premiuns já fiquei um pouco pensativo a ver isto.



                    Mas fico um pouco na duvida, como sou daqueles que ficam mantem o mesmo carro muito tempo será que isto dura?

                    Comentário


                      Dura como os outros, com menos panisses. Olha os que são usados como táxis por exemplo.

                      Estou a pensar na nova geração. So espero que os preços não sejam muito inflacionados.

                      A atual só se fizerem descontos a sério para escoar as unidades que restam, e não os 1000 euros com abate e financiamento como me propuseram há um ano atrás...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                        O meu Astra já fez 16 anos na minha mão, valor de venda já não tem, mas continua operacional portanto vai continuando.

                        Por vezes penso num próximo e como não sou ligado a premiuns já fiquei um pouco pensativo a ver isto.



                        Mas fico um pouco na duvida, como sou daqueles que ficam mantem o mesmo carro muito tempo será que isto dura?



                        Mal seria se não durassem.

                        Comentário


                          Eu fico logo num dilema, se um carro antigo quando o rádio se estraga basta arranjar outro por + 10€ - 10€ , se for um carro destes novos cheios de tablets, como será daqui a 15/20 anos? Será que estes equipamentos vão resistir com o passar do tempo? Duvido que se encontre nas sucatas ou em qualquer outro lado um rádio ou um painel de instrumentos digital barato ou a trabalhar a 100%
                          Digo isto porque nem toda a gente quer / pode trocar de carro de 5 em 5 anos com crédito atrás de crédito. Eu se fosse muito rico comprava novo e mudava de 2 em 2 anos, quem ficasse com o carro depois que se lixe, mas como não sou não posso pensar assim

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                            Eu fico logo num dilema, se um carro antigo quando o rádio se estraga basta arranjar outro por + 10€ - 10€ , se for um carro destes novos cheios de tablets, como será daqui a 15/20 anos? Será que estes equipamentos vão resistir com o passar do tempo? Duvido que se encontre nas sucatas ou em qualquer outro lado um rádio ou um painel de instrumentos digital barato ou a trabalhar a 100%
                            Digo isto porque nem toda a gente quer / pode trocar de carro de 5 em 5 anos com crédito atrás de crédito. Eu se fosse muito rico comprava novo e mudava de 2 em 2 anos, quem ficasse com o carro depois que se lixe, mas como não sou não posso pensar assim
                            Não me preocuparia muito com essa parte, até porque tenho um carro com 21 anos com monitor de GPS/TV e funciona. Tal como hoje existe mercado de peças usadas ou componentes para reparação, também daqui a 20 anos existirão.

                            Se a reparação será financeiramente viável? Talvez não... tal como hoje algumas reparações já não o são.

                            Comprar um carro hoje a pensar nos próximos 20 anos é demasiada futurologia. Quem nos diz que carros a combustível fóssil não terão a circulação vedada em diversos locais, por exemplo?

                            Considero também que havendo disponibilidade económica, não há problema em gastarmos dinheiro num automóvel melhor, de forma a circularmos mais seguros e cómodos. A vida é demasiado curta e efémera.

                            Quanto ao Sandero acima, é uma opção extremamente racional, mas depois penso que por mais 1000€ comprei uma Megane 3 com 3 anos e menos de 50 mil km, com garantia de 22 meses na marca, sobreposta com a de 2 anos do stand. Trouxe um carro igualmente fiável e superior em tudo.

                            Comentário


                              O problema seria mais nos materiais, o Astra com 20 anos ainda mantem os interiores decentes (expecto o tecto) e não deu problemas a nivel de instrumentos nem elevadores.

                              Estes carros novos já não são feitos com esse intuito então estes low cost ainda me deixa mais pensativo.

                              Por mim se um carro aguentar 15 anos na minha mão não há problema com isso.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                O problema seria mais nos materiais, o Astra com 20 anos ainda mantem os interiores decentes (expecto o tecto) e não deu problemas a nivel de instrumentos nem elevadores.

                                Estes carros novos já não são feitos com esse intuito então estes low cost ainda me deixa mais pensativo.

                                Por mim se um carro aguentar 15 anos na minha mão não há problema com isso.
                                Excepto o tecto, os botões da buzina e o fole das mudanças, ou estou errado?

                                Olha o carro que tenho com 21 anos, em novo dava para comprar 2,5 Astras, e os interiores não estão nem de perto em bom estado. Isto vai muito da forma como eles são tratados, se estão expostos aos elementos ou em garagem.

                                Os Dacia não são construídos com materiais pouco resistentes. Portanto não será por aí.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Excepto o tecto, os botões da buzina e o fole das mudanças, ou estou errado?

                                  Olha o carro que tenho com 21 anos, em novo dava para comprar 2,5 Astras, e os interiores não estão nem de perto em bom estado. Isto vai muito da forma como eles são tratados, se estão expostos aos elementos ou em garagem.

                                  Os Dacia não são construídos com materiais pouco resistentes. Portanto não será por aí.
                                  No meu fole está um pouco escamado não muito, os botões da buzina um já está rachado com 475k, pois é coisa que uso pouco, mas em muitos Astras e Corsas é mato realmente.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                    Pois...em 13 anos de carta, mantive o que tenho, mesmo que não esteja em estado exemplar estético.

                                    E acabei por continuar com o mesmo carro. Se durante muitos anos foi porque não tinha alternativa, já nos últimos foi por não querer arriscar.

                                    Mais depressa troco de smartphone todos os anos, mal avarie alguma coisa ou esteja inutilizável, do que pensar em avançar trocar de carro.

                                    Por este andar, só trocarei quando o meu cair de podre. Aí só falta a banda filarmónica à porta de casa quando vier o novo.
                                    o meu telemóvel, que é normal sem teclas, vai fazer 5 anos agora em dezembro. avariou o microfone nas férias, só em alta voz. ainda vou ver se vale a pena arranjar ou comprar um até 200 euritos, a ver se o próximo dura mais uns 4 ou 5 anos, a média dos meus telemóveis desde 1998...

                                    os carros, desde 1999, só tive um praticamente novo desde essa data, que é o meu atual, comprado em finais de 2004. ia trocá-lo aos 6, aos 8, aos 10, depois comecei a meter na cabeça que se calhar já não valia a pena trocá-lo. vai ficar por aqui e quando for mais velhote vou andar nele e o pessoal na estrada vai dizer: este comprou o carro quando era puto novo e acelera e agora ainda anda com ele. cuidado com o velho!
                                    de resto, usados tive 3 ou 4, todos foram embora passados poucos anos, com o que durou mais nas minhas mãos a durar 6 anos.


                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    No mercado de usados conseguem-se excelentes negócios, não tenho dúvidas.
                                    Tenho é sérias dúvidas que eu tenha a sorte de calhar num desses negócios
                                    temos que ter sorte, é verdade. já fiz um bom negócio com um carro dado, com 19 anos e meio, que o dono não o queria mais, só tinha que pagar o arranjo, que até englobava o motor e já tive (muito) azar com o tal a gpl que tinha 1 só mão e 145 mil kms. por vezes o que parece mau até é só estético e o que nos salta à vista depois acaba por se revelar problemático. o ideal é mesmo comprar o mais novo possível e nem aí, embora eu seja adepto de algo com cerca de 2 a 4 anos, de stand conhecido e com o mínimo de kms possível. nem novo nem muito usado. mas quando não se pode ou não se tem...


                                    Originalmente Colocado por Blatzvid Ver Post
                                    Eu fico logo num dilema, se um carro antigo quando o rádio se estraga basta arranjar outro por + 10€ - 10€ , se for um carro destes novos cheios de tablets, como será daqui a 15/20 anos? Será que estes equipamentos vão resistir com o passar do tempo? Duvido que se encontre nas sucatas ou em qualquer outro lado um rádio ou um painel de instrumentos digital barato ou a trabalhar a 100%
                                    Digo isto porque nem toda a gente quer / pode trocar de carro de 5 em 5 anos com crédito atrás de crédito. Eu se fosse muito rico comprava novo e mudava de 2 em 2 anos, quem ficasse com o carro depois que se lixe, mas como não sou não posso pensar assim
                                    peças dessas estilo ecrãs, tablets e rádios 2din vai haver, não digo numa sucata ou em quase todas, mas mais em pessoal que trabalha com eletrónica/mecatrónica, que vai saber recuperar esses aparelhos. acredito que haja, mas num mercado mais restrito, pois nem todos sabem trabalhar bem e esses sim, vão ter clientela com fartura.

                                    edit: um pouco como quem sabe trabalhar verdadeiramente com clássicos e não daqueles que tanto mexem nuns antiguitos como noutros mais modernos, mas que no fim percebem apenas um pouco de cada.
                                    Editado pela última vez por caditonuno; 24 September 2020, 20:49.

                                    Comentário


                                      Não sei, simplesmente acho que estes carros novos (eletrodomésticos?) não vão envelhecer como os carros dos anos 90 e para trás.
                                      Um utilitário novo com 20 anos estará melhor ou pior que um clio mk1 com 20 anos? Será lixo? É descartável?
                                      Se por exemplo estragar um infotainment XPTO já nem deve valer a pena arranjar...

                                      Comentário


                                        Se rebentar com um infotainment, desde que o radio funcione e dê para passar som do telemóvel, tudo bem.
                                        O Corsa da rapariga andou sem luz no displsy do radio ate ser trocada a lampada. Como é so radio que ela usa, andou assim uns bons tempos.

                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        Quanto ao Sandero acima, é uma opção extremamente racional, mas depois penso que por mais 1000€ comprei uma Megane 3 com 3 anos e menos de 50 mil km, com garantia de 22 meses na marca, sobreposta com a de 2 anos do stand. Trouxe um carro igualmente fiável e superior em tudo.
                                        Havera sempre opções mais compostas.
                                        Ainda hoje esbarrei com uma V60 usada de 2011 no lidl do costume aparentemente em estado razoavel e 160 mil kms e quase nos 10 mil euros...e parecer ser de particular.

                                        Não tenho a tara da matrícula nova.
                                        Mas se um dia puder arranjar novo, do qual não me afecte muito a nível financeiro, arranjo.
                                        Até podem ter feito 30 kms de piões com ele antes de sair da fábrica, ter caído no mar, lamber o alcatrão da AE durante o transporte, vir com problemas de fábrica, levar com recalls, mas pelo menos sei que fui eu que escolhi aquela personalização e fiz (supostamente) a rodagem.

                                        E não andei a perder o meu tempo a investigar se há problemas nas finanças, kms martelados, se o particular ou stand é ou não de confiança, ver se há comprovativo das revisões e se estão em dia, entre outros...

                                        Também há os de rent a car, e toca a atirar a moeda ao ar....

                                        Comentário


                                          o melhor e mais fácil é substituir, sempre foi assim, mas se avariar algo, há sempre quem arranje. pode é não compensar o arranjo, ser por exemplo 100 ou 120€ e por 250 ou 300€ arranjar-se um igual numa sucata ou no olx e novo uns 600€, por exemplo. atirei valores à sorte, atenção, mas com as diferenças estimadas entre olx/novo/arranjado.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                            Não tenho a tara da matrícula nova.
                                            Mas se um dia puder arranjar novo, do qual não me afecte muito a nível financeiro, arranjo.
                                            Até podem ter feito 30 kms de piões com ele antes de sair da fábrica, ter caído no mar, lamber o alcatrão da AE durante o transporte, vir com problemas de fábrica, levar com recalls, mas pelo menos sei que fui eu que escolhi aquela personalização e fiz (supostamente) a rodagem.

                                            E não andei a perder o meu tempo a investigar se há problemas nas finanças, kms martelados, se o particular ou stand é ou não de confiança, ver se há comprovativo das revisões e se estão em dia, entre outros...

                                            Também há os de rent a car, e toca a atirar a moeda ao ar....
                                            o meu era de serviço, ia e vinha 2x por semana de gaia a lisboa e eu sabia-o. em 3 meses tinha 13247kms e não morri por causa disso. mas podia ser efetivamente novo ou matriculado 0kms e dar problemas como todos podem dar. foi dado o sinal no stand da marca tinha o carro 1 semana e pouco e já praticamente 1000kms e depois tive que esperar por ele mais de 2 meses. não deixou de ser "moeda ao ar", como em tantos negócios de carros que encontramos por aí. depois tens aqueles com 1 ano e meio e que podem ser bons negócios. o meu irmão comprou assim em concessão oficial de outra marca, um modelo descontinuado com 23 mil kms.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                              Se rebentar com um infotainment, desde que o radio funcione e dê para passar som do telemóvel, tudo bem.
                                              O Corsa da rapariga andou sem luz no displsy do radio ate ser trocada a lampada. Como é so radio que ela usa, andou assim uns bons tempos.



                                              Havera sempre opções mais compostas.
                                              Ainda hoje esbarrei com uma V60 usada de 2011 no lidl do costume aparentemente em estado razoavel e 160 mil kms e quase nos 10 mil euros...e parecer ser de particular.

                                              Não tenho a tara da matrícula nova.
                                              Mas se um dia puder arranjar novo, do qual não me afecte muito a nível financeiro, arranjo.
                                              Até podem ter feito 30 kms de piões com ele antes de sair da fábrica, ter caído no mar, lamber o alcatrão da AE durante o transporte, vir com problemas de fábrica, levar com recalls, mas pelo menos sei que fui eu que escolhi aquela personalização e fiz (supostamente) a rodagem.

                                              E não andei a perder o meu tempo a investigar se há problemas nas finanças, kms martelados, se o particular ou stand é ou não de confiança, ver se há comprovativo das revisões e se estão em dia, entre outros...

                                              Também há os de rent a car, e toca a atirar a moeda ao ar....
                                              A minha veio da 2nd Drive, pertença à locadora ALD Automotive.

                                              Não liga a personalizações, até porque não ligo muito a equipamento. Neste momento, se estivesse a precisar talvez viesse esta...

                                              https://www.carnext.com/pt-pt/carros...f15-8631-9u62/

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X