Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL não compensa em relação a diesel (AVISO NO POST #66)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Se eu estou fraco, tu estás abaixo de zero, é que já coloquei
    uns posts lá para trás a contestar certas coisas que tu disseste, e não vi nenhuma resposta da tua parte.

    Os últimos posts que colocaste, e os argumentos sobre
    desvalorização já não têm nada a ver com a discussão inicial acerca da comparação de consumos entre um TSI e um Buemotion, lembras-te ou nem por isso?
    Não me parece que te tenha deixado respostas por dar, mas terei todo o gosto em esclarecer a minha opinião sobre qualquer assunto, que aliás é o que tenho vindo a fazer.

    O título deste tópico é "GPL não compensa em relação a Diesel", inspirado num artigo com o mesmo nome.
    Já ficou provado nesse mesmo artigo que naquele caso é uma realidade, do mesmo modo que já ficou provado há muito tempo neste fórum que raramente o GPL não compensa face ao diesel.

    No entanto escolher GPL ou Diesel não é só uma questão de contas, existem diversos factores que devem ser ponderados, e parece-me que os defensores do GPL se esquecem sempre de falar nos factores todos.

    Se alguém compra um carro borrifando-se para a sua desvalorização, devo dizer que é alguém que faz uma gestão algo peculiar do dinheiro.

    Quando se compra um carro tem-se como certo que se vai perder dinheiro. A questão é quando e como.

    Eu prefiro de longe comprar um carro que saiba que em qualquer altura (numa emergência) pode ser rápidamente convertido novamente em dinheiro do que outro que tem de morrer comigo.

    Por isso, são factores que têm de ser levados em conta, excepto por quem não liga nenhuma ao dinheiro.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
      Tem tudo a ver, pois são os preços dos combusíveis que definem se o mercado favorece a quota Diesel ou a quota Otto.

      Mete a gasolina a 0,5 cêntimos e vês logo a malta a dizer: "tens um TDi? Estás maluco?"
      Isso só seria verdade se o gasóleo fosse muito mais caro do que esses 0,5 cêntimos que referes.
      Preço por preço o gasóleo gasta menos.
      O que isso daria era uma maior margem para a pessoa escolher o carro em função do gosto e não da economia, já que as diferenças em valores reais seriam ridículas.

      Aqui tens exactamente o oposto. Tens dois combustíveis (gasolina e diesel) que aumentam todos os dias, e a cada dia que passa torna-se mais importante poupar 1 litro que seja, porque esse mesmo litro está cada vez mais caro, e não vai descer.
      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
      A dieselização é um fenómeno europeu por causa da política de taxação de combusíveis nos países europeus, que não varia muito.

      Se o GPL possuísse uma quota significativa do mercado, essa sobre-valorizaçaõ do diesel no mercado de usados não era assim como é hoje, garanto-te. Sem falar ue acho uma piada essa de comprar a pensar no valor de usado, como se o valor de carro com 10 anos, um dono e sem historial avarias pudesse ser avaliado por um mesmo preço para o dono e para o resto do mundo...
      A grande diferença é que tu falas em "Se..." e eu falo em realidade.
      A realidade Portuguesa (é essa que me toca) é que o GPL é um combustível marginal, a gasolina está morta excepto nos citadinos e utilitários e o gasóleo é o combustível de eleição.

      Agora entro eu nos "Se...":
      Se o GPL se vier a tornar um combustível mainstream em Portugal e mantiver o preço, acredito piamente que os carros a gasolina viriam a ser fortemente valorizados.

      Mas eu prefiro lidar com realidades do que com suposições, é essa a diferença.

      Comentário


        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Se alguém compra um carro borrifando-se para a sua desvalorização, devo dizer que é alguém que faz uma gestão algo peculiar do dinheiro.
        Aposto que quando compras uma máquina de lavar roupa te borrifas para a desvalorização!

        Já agora porque é que a maioria do pessoal não troca de frigorífico de 4 em 4 anos?

        Porque é que quem não segue a carneirada há-de ter uma gestão peculiar do dinheiro?

        Comentário


          Mas agora estás só a insistir na desvalorização porquê?
          E o preço inicial de compra que podem ser logo algo como
          5.000 € com vantagem para o GPL. E o custo dos juros
          de ter empatado mais 5.000 €.

          É que assim é complicado estar a discutir.

          Se queres discutir todos os pormenores, então
          pega em 2 carros equivalentes a GPL e Diesel, e
          apresenta aqui as contas todas de uma vez, incluindo juros.
          Agora andar às voltas a passar de uns argumentos para outros, a ver se encontras um argumento em que o Diesel vença não é fácil discutir assim.

          E não interessa o que as pessoas pensam e o que está na moda em Portugal, interessa fazer as contas, mais nada.
          Mas faz mesmo as contas todas e apresenta-as aqui, não adianta continuares a insistir em argumentos gerais sem o suporte das contas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
            Aposto que quando compras uma máquina de lavar roupa te borrifas para a desvalorização!

            Já agora porque é que a maioria do pessoal não troca de frigorífico de 4 em 4 anos?

            Porque é que quem não segue a carneirada há-de ter uma gestão peculiar do dinheiro?
            Existe uma diferença substancial entre uma máquina de lavar roupa e um carro, que é não ser algo com um valor usado, que se possa transaccionar facilmente, isto para além dos valores envolvidos.

            Não se trata de seguir a carneirada, trata-se de ver o que é melhor negócio adaptado às nossas necessidades individuais.

            Ou seja, se a melhor solução para uma pessoa for o carro a gpl, ir por aí, e adiante.

            Eu chamo de gestão peculiar de dinheiro a comprar um carro borrifando-se para o valor comercial dele, seja ele a que combustível for.

            Comentário


              vocês estão a comparar apenas e só o custo do combustível e respectivos consumos.

              Falam na diferença de 35cv mas não vi ninguém aqui referir a diferença da cilindrada (500cc)

              Para mim é perfeitamente plausível.

              Comentário


                Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver Post
                vocês estão a comparar apenas e só o custo do combustível e respectivos consumos.

                Falam na diferença de 35cv mas não vi ninguém aqui referir a diferença da cilindrada (500cc)

                Para mim é perfeitamente plausível.
                Mas vens para enriquecer a conversa ou para atirar areia? Para que raio entra a cilindrada nesta conversa? Ou queres meter um RX-8 ao barulho? Não queres já agora tirar o compressor ao TSI, para seres mais justo?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  Mas agora estás só a insistir na desvalorização porquê?
                  E o preço inicial de compra que podem ser logo algo como
                  5.000 € com vantagem para o GPL. E o custo dos juros
                  de ter empatado mais 5.000 €.

                  É que assim é complicado estar a discutir.

                  Se queres discutir todos os pormenores, então
                  pega em 2 carros equivalentes a GPL e Diesel, e
                  apresenta aqui as contas todas de uma vez, incluindo juros.
                  Agora andar às voltas a passar de uns argumentos para outros, a ver se encontras um argumento em que o Diesel vença não é fácil discutir assim.

                  E não interessa o que as pessoas pensam e o que está na moda em Portugal, interessa fazer as contas, mais nada.
                  Mas faz mesmo as contas todas e apresenta-as aqui, não adianta continuares a insistir em argumentos gerais sem o suporte das contas.
                  Em relação às contas eu já as coloquei aqui tantas vezes que não me vou dar ao trabalho de repetir exaustivamente.

                  Mas para não deixar a resposta a zero, digo-te que o meu último carro a gasolina se tivesse sido comprado novo e vendido quando foi (4 anos), teria tido uma desvalorização de tal modo grande que perdia dinheiro face à versão diesel (mais cara) mesmo sem fazer um único km. Falo do Honda Accord que está a ser descontinuado.
                  A diferença de desvalorização é das coisas mais absurdas que senti até hoje. Só para teres uma ideia, ao fim de 4 anos (50.000kms) valia quase 1/3 do que custava novo.

                  Felizmente eu não o comprei novo, logo não sofri esse 'embate'.

                  Mas ainda assim foi o suficiente para dizer que carros a gasolina do segmento D nunca mais, a menos que as coisas mudem muito.

                  Quanto a querer que o diesel vença, estás algo enganado.
                  Cada pessoa tem a sua opinião e o que fazemos aqui é trocar opiniões, não é tentar convencer ninguém das nossas próprias opções (falo por mim).

                  Para mim tanto faz que alguém use gasolina, diesel, gpl, oleo de fritar batatas ou urinolina.

                  A minha escolha em função dos parâmetros a que dou importância está perfeitamente definida e se voltasse atrás compraria exactamente o mesmo, daí que está tudo tranquilo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Há aqui algo que me está a escapar.

                    Os defensores do GPL aparecem aqui todos em massa a insinuar que existe uma intenção de prejudicar a visão pública do GPL.

                    Agora pergunto: a quem é que poderia interessar isso neste caso específico ?

                    A AH vende revistas, não vende combustíveis. Tanto ganha dinheiro na publicidade a uma gasolina 98 como ao GPL.
                    Do mesmo modo, é indiferente para uma revista testar e publicitar o carro a gasolina, gpl ou diesel, afinal o que vendem é informação.

                    Aqui nem parece que a SIVA tenha cedido um carro a GPL, já que não o comercializam, logo comprando um TSI ou TDI à partida ganham o mesmo, porque até o preço dos carros é equivalente.


                    Eu vejo este teste como um teste de uma realidade específica, e repito pela 3ª vez que neste fórum já apareceram pessoas indecisas entre o TSi e o Bluemotion (nunca vi ninguém indeciso entre um Golf de 80cv e em TDI ou entre TSI e 2.0 TDI).

                    A essas pessoas com essa dúvida específica (que deverão haver muito mais fora deste fórum) a revista deu uma resposta.
                    Concordo plenamente. As "comadres" é q aparecem sempre chateadas qd questionam a brancura do seu estendal...
                    Foi dado um caso especifico e particular, não se generalizou mas fica logo tudo abespinhado pela remota, ténue hipoteses de se questionar o "excelente" negocio q é o GPL. Em alguns casos não é...e já se viu isso.
                    Editado pela última vez por manucas; 18 July 2008, 16:50.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                      Mas vens para enriquecer a conversa ou para atirar areia? Para que raio entra a cilindrada nesta conversa? Ou queres meter um RX-8 ao barulho? Não queres já agora tirar o compressor ao TSI, para seres mais justo?


                      Já enriqueci a conversa. E tu ? o que é que tens feito até aqui ?

                      Como é que queres que argumente quando falas num RX-8 ?

                      Se para ti a cilindrada não influência os consumos, então deveríamos todos andar com motores de 3000cc.

                      Santa paciência ...


                      Sabes que mais ? Leva a bicicleta.

                      Comentário


                        ...

                        Originalmente Colocado por LM Ver Post
                        Não se pode fazer as contas a quatro anos de utilização com os preços actuais, pois em quatro anos o GPL aumentou 0.20€ o gasóleo aumentou muito mais, por isso e seguindo a lógica dos preços a diferença será muito maior.

                        Quanto ao preço do GPL disparar, não deve ser fácil, o preço é regulado pela UE e com os milhões de carros a GPL que já circulam, na Europa se tivesse que aumentar por causa da procura já tinha aumentado há muito tempo.

                        O meu carro tem 1600cc e 102cv e para gastar os 9,5 tenho de ter o pé pesado.
                        o teu motor é VAG!!!!!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Existe uma diferença substancial entre uma máquina de lavar roupa e um carro, que é não ser algo com um valor usado, que se possa transaccionar facilmente, isto para além dos valores envolvidos.

                          Não se trata de seguir a carneirada, trata-se de ver o que é melhor negócio adaptado às nossas necessidades individuais.

                          Ou seja, se a melhor solução para uma pessoa for o carro a gpl, ir por aí, e adiante.

                          Eu chamo de gestão peculiar de dinheiro a comprar um carro borrifando-se para o valor comercial dele, seja ele a que combustível for.
                          O que coloquei a bold é tudo psicológico!

                          A maioria faz porque vê o seu vizinho a fazer, não se questionando porque o faz.

                          Se a maioria trocasse de frigorífico de 4 em 4 anos, usavas a mesma argumentação para o justificar, essa é que é essa!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
                            O que coloquei a bold é tudo psicológico!

                            A maioria faz porque vê o seu vizinho a fazer, não se questionando porque o faz.

                            Se a maioria trocasse de frigorífico de 4 em 4 anos, usavas a mesma argumentação para o justificar, essa é que é essa!
                            Se tu achas que se tem de ter o mesmo cuidado com 200 euros ou com 20.000 , não tenho nada a acrescentar.

                            Sò te posso dizer que depois de me ter visto aflito para vender o meu último carro, tive muito mais cuidado na escolha seguinte.
                            Editado pela última vez por rca33; 18 July 2008, 16:57.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Se tu achas que se tem de ter o mesmo cuidado com 200 euros ou com 20.000 , não tenho nada a acrescentar.

                              Sò te posso dizer que depois de me ter visto aflito para vender o meu último carro, tive muito mais cuidado na escolha seguinte.
                              Se tu queres avisar certas pessoas que trocam de carro de
                              4 em 4 anos que é difícil vender um carro a gasolina ou GPL em 2ª mão, isso é outra história.
                              Mas daí até quantificar isso em números para analisar
                              o problema em questão vai um longo caminho.
                              Isso vai variar de modelo para modelo, de segmento,
                              de cilindrada, da evolução futura (que não sabemos qual vai ser).

                              E quem comprar um carro em 2º mão, e quiser comparar
                              entre um carro em 2ª mão a gasolina para meter a GPL e um carro a Diesel?
                              Neste caso estará logo em vantagem o carro a gasolina.

                              O que é certo é que há uma data de factores para analisar
                              quando se compra um carro, mas não se pode neste
                              momento dizer que um carro a diesel fica mais económico
                              que um a GPL em geral. Eu acho que é mais o contrário,
                              e que os casos vantajosos a diesel começam a ser menos
                              que os de GPL. Mas cada um é que terá que analisar a
                              sua situação, os carros que pretende, o dinheiro que quer gastar, etc...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Se tu achas que se tem de ter o mesmo cuidado com 200 euros ou com 20.000 , não tenho nada a acrescentar.

                                Sò te posso dizer que depois de me ter visto aflito para vender o meu último carro, tive muito mais cuidado na escolha seguinte.
                                É exactamente por ter mais cuidado com 20.000 do que com 200 euros, que entendo que os carros deveriam ser trocados o menor número de vezes possível!

                                Quanto mais vezes trocas um produto, mais dinheiro perdes, ou não será?

                                O que tem sentido é trocar mais vezes de frigorífico e menos de carro!

                                Mas lá está, o emocional sobrepõem-se ao racional e estraga as contas todas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  ...

                                  E quem comprar um carro em 2º mão, e quiser comparar
                                  entre um carro em 2ª mão a gasolina para meter a GPL e um carro a Diesel?
                                  Neste caso estará logo em vantagem o carro a gasolina.
                                  Nunca consegues em portugal vender um carro usado a gpl ao preço de um diesel equivalente. Tem de ser substancialmente mais barato, e vais ter muito menos interessados no carro.
                                  O GPL não é para toda a gente (tal como certos modelos de carro).

                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  O que é certo é que há uma data de factores para analisar
                                  quando se compra um carro, mas não se pode neste
                                  momento dizer que um carro a diesel fica mais económico
                                  que um a GPL em geral. Eu acho que é mais o contrário,
                                  e que os casos vantajosos a diesel começam a ser menos
                                  que os de GPL. Mas cada um é que terá que analisar a
                                  sua situação, os carros que pretende, o dinheiro que quer gastar, etc...
                                  Mas eu nunca disse isso. Acho que este TSI é mesmo uma das raríssimas excepções.

                                  De resto não existe uma fórmula mágica que se possa adoptar a todos os carros e necessidades de cada pessoa.

                                  Há pessoas para quem o carro novo a gasolina é por si só uma boa opção. Aliás, estou convicto que a maior parte dos citadinos e utilitários de baixa cilindrada a gasolina com motores recentes são quase sempre uma melhor opção do que o diesel.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JazzFM Ver Post
                                    É exactamente por ter mais cuidado com 20.000 do que com 200 euros, que entendo que os carros deveriam ser trocados o menor número de vezes possível!

                                    Quanto mais vezes trocas um produto, mais dinheiro perdes, ou não será?

                                    O que tem sentido é trocar mais vezes de frigorífico e menos de carro!

                                    Mas lá está, o emocional sobrepõem-se ao racional e estraga as contas todas.
                                    Mas ninguém está a defender o trocar de carro frequentemente.

                                    Quando eu penso no valor comercial e facilidade de venda refiro-me a outra perspectiva.

                                    Imagina que estás empregado há anos numa empresa, tens um ordenado interessante, despesas controladas e resolves comprar um carro.

                                    Compras o carro e por algum azar a empresa fecha e atira-te para o desemprego.

                                    Se tiveres de vender o carro para realizar dinheiro, preferes ter um que ainda valha um bom valor e fácil de vender ou o oposto ?

                                    Comentário


                                      Sim senhor, muito bonito, mas de casos ilustrativos não vamos a lado nenhum. A realidade, por enquanto, é esta:

                                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                      Clio III ~75, 85 CV (segmento B): Mito "diesel melhor que GPL" caiu.
                                      Golf V Confortline ~140CV (segmento C): Mito "diesel melhor que GPL" caiu.*
                                      Legacy (segmento D?): Mito "diesel melhor que GPL" caiu.
                                      Fico à espera que me apresentem um caso JUSTO e ISENTO onde o mito perdure.
                                      Convido todos a fazerem as respectivas análises para os segmentos / modelos que faltam, que eu coloco aqui.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                        Sim senhor, muito bonito, mas de casos ilustrativos não vamos a lado nenhum. A realidade, por enquanto, é esta:



                                        Fico à espera que me apresentem um caso JUSTO e ISENTO onde o mito perdure.
                                        Convido todos a fazerem as respectivas análises para os segmentos / modelos que faltam, que eu coloco aqui.
                                        Fui à procura no standvirtual das Legacy usadas para comparar valores entre as versões diesel e gpl.

                                        Sabes quantas encontrei ?

                                        Nenhuma !

                                        Acho que isto quer dizer qualquer coisa sobre aceitação.


                                        Isto não invalida que em termos de custos de utilização seja uma excelente opção, atenção.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post

                                          E quem comprar um carro em 2º mão, e quiser comparar
                                          entre um carro em 2ª mão a gasolina para meter a GPL e um carro a Diesel?
                                          Neste caso estará logo em vantagem o carro a gasolina.
                                          Ora porquê? Mais uma presunção errada. Comprei uma carrinha c 155cv a diesel, c um ano e cerca de 25000Kms q me ficou por 24000 euros. Antes de a comprar, neste forum, pedi sugestões de outras possibilidades, quer a gasoleo quer a gasolina e posterior adaptação a GPL, desde q não perdesse em espaço, fosse semi-nova e fundamentalmente c prestações similares (cerca de 220kms/h e cerca de 9 seg 0-100, já p não falar recuperações) e necessariamente pelo mesmo preço ou mais cara mas q recuperasse o investimento do GPl. E para um periodo de 4 anos q é usualmente o periodo em q troco carro.

                                          Não houve nenhuma carrinha q encontrasse ou q me sugerissem q, em 4 anos, me fosse mais economica ou favoravel, depois de adaptar GPL. Os motores a gasolina (já q tanto gostam de falar em cavalos tinham q ser quase todos de 150cv para cima p terem prestações similares à diesel), os preços das carrinhas a gasolina c essas cilindradas e cavalagem eram proibitivos em semi-novos já p naõ falar na adaptação GPL e os consumos desses motores ( a minha gasta uma média de 6L a andar bem) para uma utilização cidade+AE eram significativos. Em 4 anos jamais teria a compensação do investimento numa carrinha de motor gasolina, cilindrada significativa e c kit GPL, mesmo a fazer 30000kms/ano

                                          Simples.

                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          O que é certo é que há uma data de factores para analisar
                                          quando se compra um carro, mas não se pode neste
                                          momento dizer que um carro a diesel fica mais económico
                                          que um a GPL em geral. Eu acho que é mais o contrário,
                                          e que os casos vantajosos a diesel começam a ser menos
                                          que os de GPL. Mas cada um é que terá que analisar a
                                          sua situação, os carros que pretende, o dinheiro que quer gastar, etc...
                                          Não podia estar mais de acordo...tirando situações pontuais...como a da revista q tanto indignou...
                                          Editado pela última vez por manucas; 18 July 2008, 17:46.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Mas ninguém está a defender o trocar de carro frequentemente.

                                            Quando eu penso no valor comercial e facilidade de venda refiro-me a outra perspectiva.

                                            Imagina que estás empregado há anos numa empresa, tens um ordenado interessante, despesas controladas e resolves comprar um carro.

                                            Compras o carro e por algum azar a empresa fecha e atira-te para o desemprego.

                                            Se tiveres de vender o carro para realizar dinheiro, preferes ter um que ainda valha um bom valor e fácil de vender ou o oposto ?
                                            Confesso que quando compro um carro não faço esses cenários!

                                            Compro um carro para satisfazer as minhas necessidades, tal como faço quando compro um frigorífico.

                                            A diferença é que no caso do carro invisto muito mais tempo a estudar qual será o que melhor se adapta às minhas necessidades, porque custa muitos mais €€€ do que o frigorífico e entendo que quantos mais €€€ custa um produto, mais informados devemos estar sobre o mesmo, para evitar fazer asneira.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Fui à procura no standvirtual das Legacy usadas para comparar valores entre as versões diesel e gpl.

                                              Sabes quantas encontrei ?

                                              Nenhuma !

                                              Acho que isto quer dizer qualquer coisa sobre aceitação.

                                              Isto não invalida que em termos de custos de utilização seja uma excelente opção, atenção.
                                              Em vez de perderes tempo com Legacys, porque não fazes o exercício de cálculo para o Classe C 220 CDI, o S320d e o A4 2.0TDI? Não desvies o assunto, por favor.

                                              Comentário


                                                Eu penso que deveria ter sido usado o 1.4 TSI de 122cv (ou 125) a fim de se fazer uma comparação mais justa. Este motor é referido como estando ao nível do 2.0 TDI de 140cv (explico mais adiante).

                                                Mesmo assim, desequilibraram a balança dos dois lados:
                                                - do lado a gasolina/GPL, usaram uma versão com mais 15 cv (e dupla sobrealimentação, em vez de singular);
                                                - do lado do diesel, colocaram um com menos potência e alterações propositadas para tornar esse modelo mais económico e com menor preço.


                                                Há alguns meses li um comparativo (agora estou em dúvida se foi na AutoFoco ou AutoHoje) de dois A3 com uma única diferença: um era 1.9 TDI de 105cv e outro um 1.4 TSI de 125cv. No artigo referiam que o 1.4 TSI de 125cv estaria ao nível do 2.0 TDI de 140cv, em termos de prestações (bem superior ao 1.9 TDI de 105cv, portanto). (Mais, o 1.4T custava cerca de 26 000€ e para o 1.9 TDI eram necessário mais 5500€.)

                                                O gasóleo custa cerca de 1,40€ e o GPL fica por metade, o que torna o diesel vantajoso em raras situações, fruto de particularidades das várias gamas. Se a isso juntarmos preços iniciais mais vantajosos (em muitocs caos)para as versões a gasolina, ...

                                                Espero ler esse artigo nos próximos dias.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                  Em vez de perderes tempo com Legacys, porque não fazes o exercício de cálculo para o Classe C 220 CDI, o S320d e o A4 2.0TDI? Não desvies o assunto, por favor.

                                                  Então tu é que falas do legacy e eu é que estou a perder tempo com o legacy ?

                                                  Decide-te.

                                                  Em relação aos que falaste agora:

                                                  Em qualquer desses carros tens 2 componentes:

                                                  1 é o consumo, e se falamos de custo por km acredito que o GPL compense (mas isto já eu estou a dizer há uns 300 posts...).

                                                  O outro é a condução, e desde já te digo que não queria um carro tipo classe C, S ou A4 a gasolina com o mesmo número de cavalos do equivalente diesel, mas é que nem pensar !

                                                  A esse nível até digo como uma pessoa que conheço que tem um S420cdi e um 745d depois de ter tido os equivalentes em cilindrada (e mais potência) a gasolina:

                                                  - Nem que fosse mais caro andar a diesel !


                                                  Em carros muito pesados prefiro claramente o binário a baixa rotação dos diesel. Quando começas a ter de movimentar mais de uma tonelada e meia as coisas ganham outra importância.

                                                  Em desportivos é claro que a história é outra.


                                                  Mas se pensarmos no valor em usado de um carro a gasolina desses que enumeraste, até dá vontade de chorar.
                                                  Por isso é que há poucos.


                                                  Bom e por hoje chega de net.

                                                  A ver se não tenho pesadelos esta noite a pensar que comprei um Golf TSI a GPL e andava a mandar dinheiro fora pelo escape.
                                                  Editado pela última vez por rca33; 18 July 2008, 20:11.

                                                  Comentário


                                                    Acho que o GPL mesmo neste caso em que a comparação não é a melhor acabara por compensar, agora ha muitas maneiras de apresentar numeros e de chegar a eles.

                                                    Comentário


                                                      Eu comprei a Auto Hoje e li o artigo.

                                                      Devo começar por onde?... 95% do conteúdo do artigo é anti-GPL!

                                                      Para já o título da capa: "GPL não compensa em relação ao Diesel" e "Testes confirmam".

                                                      Testes? Eu vi UM teste entre dois modelos! Testes? Onde?

                                                      Quem lê o artigo e não percebe nada do assunto fica com a ideia que:
                                                      - Abastecer GPL é um bicho de sete cabeças. A mangueira é pesada, e as funcionárias dos postos não percebem nada daquilo.
                                                      - o GPL não vale nada porque produz menos força e potência que a gasolina. (se calhar nem se nota no dia-a-dia mas pronto).
                                                      - Curioso que a média de consumo deu 10 litros no carro a GPL!!!! Curioso!!! Enfim eu duvido bastante. Ponto positivo: referiram que o aumento de consumo nos carros não-TSI, na passagem de gasolina para GPL não é tão significativo. Por isto é que referia acima "95%" e não "100%".
                                                      - E porque não escolheram a versão 1.4 "não"-TSI? Afinal as prestações do TSI são superiores ao TDI, porque não meteram o 1.4 que tem prestações ligeiramente inferiores ao TDI? Afinal não estamos à procura de Economia e não de performances? É que a diferença de preço entre o 1.4 e o TDI é muito maior, e dava perfeitamente para pagar a instalação GPL, por sinal de instalação mais barata por não ser TSI.
                                                      - O GPL é chato por causa do autocolante e da proibição de estacionamento nos subterrâneos. NEM UMA NOTA sobre como no resto da europa não há dísticos!!!
                                                      - Instalas GPL, adeus garantia. NEM UMA NOTA sobre como isto é estúpido e como em tantos países europeus isto não acontece!!!

                                                      Enfim... a lista continua... não gostei nada do comparativo. Eu que até gosto de carros Diesel acho que este teste pecou por usar excessivamente muitos "scare tactics" anti-GPL.

                                                      Acho que vão chover cartinhas na caixa de correio da revista com protestos, e com razão.

                                                      De resto gostei da revista.

                                                      Comentário


                                                        Estou é interessado em saber o que vai sair na próxima, depois do que foi dito cá.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por lasac_p Ver Post
                                                          o teu motor é VAG!!!!!
                                                          O carro é um Kia Shuma II de 2003, tem 158000Km, com 100000 a GPL.

                                                          O motor será um Kia/Hyundai.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                                            O GPL tem um menor rendimento energético e se pagasse os mesmos impostos que os seus colegas derivados do petróleo, não compensava.

                                                            Dentro da actual conjectura, claro que é uma opção mais económica.

                                                            Mas não é um combustível verde, como tanto se apregoa (só se for da BP) e está associado à questão do preço do barril do petróleo.

                                                            É uma falsa solução e só se justifica porque o Governo se distrai na aplicação do ISP...

                                                            Se estivéssemos a falar de gás natural, aceitaria de facto que houvesse uma diferenciação para os combustíveis derivados do petróleo. Porque o GN faz parte das alternativas ao petróleo.

                                                            E daí, voltar ao início da questão. Esta é uma opção oportunística (baixo preço do imposto) e não por ser eficiente ou uma alternativa aos derivados do petróleo.
                                                            O preço do GPL tem variado de maneira independente do barril de petróleo.

                                                            O GN alternativa ao petróleo? Ora bem, onde há um, na maioria das vezes há o outro. E já agora, a maioria do GPL produzido é a partir de GN.

                                                            Comentário


                                                              ...

                                                              Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                              O carro é um Kia Shuma II de 2003, tem 158000Km, com 100000 a GPL.

                                                              O motor será um Kia/Hyundai.

                                                              Perguntei porque o meu motor tambem é 1.6 e tambem tem 102cv e é VAG, e tambem anda a GPL....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X