Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Confronto fratricida: S1 vs compact

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
    Não piora o handling, piora o feeling...

    Grande teoria... Gostava de ver isso explicado...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
      Grande teoria... Gostava de ver isso explicado...
      Qual teoria?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
        Qual teoria?

        Feelings que pioram por pneus "duros".

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
          Feelings que pioram por pneus "duros".
          Troquei as coisas...

          As coisas ficam mais assim,

          Os Runflat prejudicam o conforto.

          A direcção do "BMW Efficient Dynamics" tira alguma parte do feeling.

          My bad!

          De qualquer forma já vi referências negativas aos Runflat em termos de handling...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
            Troquei as coisas...

            As coisas ficam mais assim,

            Os Runflat prejudicam o conforto.

            A direcção do "BMW Efficient Dynamics" tira alguma parte do feeling.

            My bad!

            De qualquer forma já vi referências negativas aos Runflat em termos de handling...

            Outra bela teoria...

            A direcção do Série 1 é a mais porreira do segmento, e uma das referencias da industria.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
              Outra bela teoria...

              A direcção do Série 1 é a mais porreira do segmento, e uma das referencias da industria.
              Uma bela teoria de quem o conduziu!

              Quem o conduzi não foi um Português deslumbrado talvez por isso tenha conseguido apontar defeitos!

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                Uma bela teoria de quem o conduziu!

                Quem o conduzi não foi um Português deslumbrado talvez por isso tenha conseguido apontar defeitos!

                Deixa-me adivinhar... Foi o Sir Jeremias do Destruction Derby britânico...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                  Deixa-me adivinhar... Foi o Sir Jeremias do Destruction Derby britânico...
                  Não, não foi!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                    Não, não foi!

                    Então procura lá... Hás-de encontrar quem diga que a direcção do Série 1 uma bosta...


                    Já agora, em sou Português, mas não sou deslumbrado...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                      não me parece que haja mais proprietarios de Compact's do que série 1 por aqui de certeza!

                      A evolução é uma coisa gira... é interessante ler um comparativo de carros M na EVO e o vencedor ser um M3 E30...
                      e a opinião unânime da imprensa é que os BM's estão a ficar piores em termos de prazer de condução a cada geração que passa!

                      Vibri: eu não quero que o carro voe, quero que seja progressivo. No Focus eu sabia onde e quando ele ia começar a descolar, o carro comunicava bem o que se passava... num 1 não tens aviso!
                      Caro amigo, uma coisa é diversão, outra coisa completamente diferente é eficácia. O E30 poderá ser divertido, mas em termos de eficácia fica longe dos actuais M3. Pelo que me parece, o tópico em questão pergunta pela eficácia e não pela diversão de umas derivas de traseira.

                      Fiquei esclarecido quanto aos teus conhecimentos na matéria, quando referes que o Compact é doutro segmento do série 1, que o veio substituir.
                      Ou quando entras em comparações sobre o comportamento do série 1 e do teu Focus 1.8 Tdci.

                      Sobre o série 1 e já que falas em comparativos, recordo-te que tem ganho quase todos os que entrou, em termos de comportamento. Dizer que o Série 1 tem pior comportamento em curva que o anterior Compact, só pode ser brincadeira ou pura ignorância na matéria.
                      Basta recordar que o 135i consegue obter rasgados elogios, quando comparado com o Porsche Cayman. Nunca o Compact entrou ou poderia sequer entrar, num comparativo deste género.

                      Lê com atenção:

                      Unique agility and steering precision.
                      Whether loaded or not, the 1 Series is always sheer pleasure to drive: The seating position offering long-distance driving comfort and the exemplary, clearly structured cockpit provide the driver with perfect ergonomics during his “driving experience”. After starting the engine at the push of a button, one immediately senses that typical driving pleasure only a BMW can induce. Thanks to its agility and steering precision unique in the compact class, the BMW 1 Series not only ensures sporty but smooth handling of winding country roads, but also facilitates effortless urban driving pleasure. This is because - like all other BMW automobiles - the 1 Series has a front-mounted engine and rear wheel drive. Even in the tightest of bends there is no torque steer to be felt, the rear wheels having optimal traction when transferring the engine's power onto the tarmac.

                      Fonte:
                      http://www.motoringfile.com/2004/03/...eans_for_mini/


                      O Série 1 está bem melhor que o Compact, só não vê quem não quer...ou não sabe!
                      Editado pela última vez por ZeBitaite; 11 August 2008, 14:38.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                        Caro amigo, uma coisa é diversão, outra coisa completamente diferente é eficácia. O E30 poderá ser divertido, mas em termos de eficácia fica longe dos actuais M3. Pelo que me parece, o tópico em questão pergunta pela eficácia e não pela diversão de umas derivas de traseira.

                        Fiquei esclarecido quanto aos teus conhecimentos na matéria, quando referes que o Compact é doutro segmento do série 1, que o veio substituir.
                        Ou quando entras em comparações sobre o comportamento do série 1 e do teu Focus 1.8 Tdci.

                        Sobre o série 1 e já que falas em comparativos, recordo-te que tem ganho quase todos os que entrou, em termos de comportamento. Dizer que o Série 1 tem pior comportamento em curva que o anterior Compact, só pode ser brincadeira ou pura ignorância na matéria.
                        Basta recordar que o 135i consegue obter rasgados elogios, quando comparado com o Porsche Cayman. Nunca o Compact entrou ou poderia sequer entrar, num comparativo deste género.

                        Lê com atenção:

                        Unique agility and steering precision.
                        Whether loaded or not, the 1 Series is always sheer pleasure to drive: The seating position offering long-distance driving comfort and the exemplary, clearly structured cockpit provide the driver with perfect ergonomics during his “driving experience”. After starting the engine at the push of a button, one immediately senses that typical driving pleasure only a BMW can induce. Thanks to its agility and steering precision unique in the compact class, the BMW 1 Series not only ensures sporty but smooth handling of winding country roads, but also facilitates effortless urban driving pleasure. This is because - like all other BMW automobiles - the 1 Series has a front-mounted engine and rear wheel drive. Even in the tightest of bends there is no torque steer to be felt, the rear wheels having optimal traction when transferring the engine's power onto the tarmac.

                        Fonte:
                        http://www.motoringfile.com/2004/03/...eans_for_mini/


                        O Série 1 está bem melhor que o Compact, só não vê quem não quer...ou não sabe!
                        no mundo dos press-releases tudo é maravilhoso...
                        (cuidado com os copy-pastes)

                        o que é certo é que vindo de fontes mais crediveis, o série 1 tem algumas criticas, algumas delas aplicando-se à generalidade dos BMW.

                        Os Run-Flat são criticados ao tornar a "ride" pior do que com pneus normais. Ou seja, conforto sai prejudicado.
                        A BMW tem vindo a evoluir esse aspecto e nos ultimos lançamentos, x6, 1 cabrio, etc... já não é um aspecto criticado.

                        Outra questão é o Active steering. Apesar de em teoria ser uma vantagem, na prática, também rouba feeling à direcção. Um problema de todos os BMW actuais, que com a introdução de DA eléctricas, substituindo as hidraulicas, o que se ganhou em consumos, perdeu-se na ligação à estrada (abrange toda a gama, até o Mini)
                        Acredito que com o tempo, também consigam contornar essa situação, como aconteceu com os Runflat

                        Também já vi esses comparativos entre 135i e Cayman S, e se realmente não precisarmos do espaço, o Cayman será sempre a melhor opção no capitulo de condução/aptidões dinâmicas. Actualmente o Cayman tem a melhor direcção que a Porsche oferece, e uma das melhores do mercado, seja qual fôr o carro/segmento, além de que tem um chassis referencial. Acutilante, informativo, super-eficaz (o que retira um pouco do ingrediente "fun"). Mas o Cayman é um desportivo construido de raiz para tal. Não me espanta o resultado. O série 1 nasceu com outros propósitos. Não é a questão de ser mau ou bom.

                        O 130i/135i, como os ingleses dizem, "close, but no cigar".
                        Segundo eles, os ingleses, falta "domar" o eixo traseiro, que revela algumas tendências saltitantes em pisos degradados (pelo menos no 130i 3p, parece que essa tendência foi atenuada no coupe) e falta um LSD para tornar o 130i/135i num M3 junior, num conceito mais próximo do m3 original.

                        Não estou a dizer que o série 1 é mau, loooonge disso.
                        Continua a ser opção única no segmento e recomendada como a "driver's choice". Mas ainda falta umas polidelas...

                        O Compact a um nivel de condução acaba por ser mais equilibrado no binómio dinâmica/conforto e acabava por se tornar mais fácil de conduzir rápido em pisos menor que bons. Se era mais eficaz ou não, não sei nem me interessa. Tempos de pista deixo para os outros.
                        Mas ao nivel de feeling dos comandos e do que se passa nos 4 pontos de contacto com o solo, acho que tem uma ligeira vantagem, nem que seja só pela velha direcção hidraulica.

                        Comentário


                          #42
                          Não adianta muito ao M3 actual ser muito "eficaz" se não se consegue ser eficaz a 100% na estrada... em pista, a conversa muda de figura, mas não é o caso....

                          Quanto a comparar o S1 com o Focus, fiz o fizeram as revistas da especialidade... afinal é do mesmo segmento! E disseram claramente que mesmo em pista o Focus era claramente mais divertido que o S1!

                          E se bem me lembro o E46 é do segmento acima dos A3/Golf. Se o Compact é baseado no E46, logo é do mesmo segmento! O 1 é do segmento do Golf, focus, etc. Afinal até percebo mais ou menos desta porcaria...

                          É giro também falar em 135i vs Cayman... a única razão pela qual o Compact nunca foi comparado com carros desse segmento é que a versão mais potente era o 325i... que nem 200CV's tinha!

                          Quanto aos BMW's actuais mantenho a minha opinião: ficam a anos luz dos antecessores em termos de prazer de condução, que por sinal é o lema da empresa!


                          um carro não se mede só em numeros... no papel é tudo muito giro, na vida real as coisas são bem diferentes! não te adianta nada teres um 135i numa estrada de montanha normal i.e. com piso irregular, com desniveis a meio de curvas, etc... um Focus RS ou mesmo um mísero ST170 conseguem andar muito mais depressa nas mãos de um condutor normal. e sem lhe desfazer as costas e sujar as cuecas!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                            no mundo dos press-releases tudo é maravilhoso...
                            (cuidado com os copy-pastes)

                            o que é certo é que vindo de fontes mais crediveis, o série 1 tem algumas criticas, algumas delas aplicando-se à generalidade dos BMW.

                            Os Run-Flat são criticados ao tornar a "ride" pior do que com pneus normais. Ou seja, conforto sai prejudicado.
                            A BMW tem vindo a evoluir esse aspecto e nos ultimos lançamentos, x6, 1 cabrio, etc... já não é um aspecto criticado.

                            Outra questão é o Active steering. Apesar de em teoria ser uma vantagem, na prática, também rouba feeling à direcção. Um problema de todos os BMW actuais, que com a introdução de DA eléctricas, substituindo as hidraulicas, o que se ganhou em consumos, perdeu-se na ligação à estrada (abrange toda a gama, até o Mini)
                            Acredito que com o tempo, também consigam contornar essa situação, como aconteceu com os Runflat

                            Também já vi esses comparativos entre 135i e Cayman S, e se realmente não precisarmos do espaço, o Cayman será sempre a melhor opção no capitulo de condução/aptidões dinâmicas. Actualmente o Cayman tem a melhor direcção que a Porsche oferece, e uma das melhores do mercado, seja qual fôr o carro/segmento, além de que tem um chassis referencial. Acutilante, informativo, super-eficaz (o que retira um pouco do ingrediente "fun"). Mas o Cayman é um desportivo construido de raiz para tal. Não me espanta o resultado. O série 1 nasceu com outros propósitos. Não é a questão de ser mau ou bom.

                            O 130i/135i, como os ingleses dizem, "close, but no cigar".
                            Segundo eles, os ingleses, falta "domar" o eixo traseiro, que revela algumas tendências saltitantes em pisos degradados (pelo menos no 130i 3p, parece que essa tendência foi atenuada no coupe) e falta um LSD para tornar o 130i/135i num M3 junior, num conceito mais próximo do m3 original.

                            Não estou a dizer que o série 1 é mau, loooonge disso.
                            Continua a ser opção única no segmento e recomendada como a "driver's choice". Mas ainda falta umas polidelas...

                            O Compact a um nivel de condução acaba por ser mais equilibrado no binómio dinâmica/conforto e acabava por se tornar mais fácil de conduzir rápido em pisos menor que bons. Se era mais eficaz ou não, não sei nem me interessa. Tempos de pista deixo para os outros.
                            Mas ao nivel de feeling dos comandos e do que se passa nos 4 pontos de contacto com o solo, acho que tem uma ligeira vantagem, nem que seja só pela velha direcção hidraulica.
                            Observações:

                            1- Analisar um carro pelos pneus é no mínimo tendencioso, com alguma ignorância à mistura. Os pneus mudam-se.

                            2- Apenas falei do Porsche, não pq o Série 1 é melhor, mas porque teve o mérito de entrar num comparativo, coisa que o Compact nunca poderá sequer sonhar. Seria evitavel tanta conversa sobre o Porsche, mas seria excelente explicar porque o Compact nunca entrou nem entrará num comparativo semelhante....ou porque nunca lhe colocaram uma motorização com mais de 192cv!

                            3- Pela tua ideia, os tecnicos BMW são burros, projectam novos modelos, piores que os antigos e o chassis E46 é superior ao E90 e E87.

                            4- Conheço bem o Série 1 e melhor ainda o Mini ultima geração ( 2007 ). Dizer que são carros com pouco feeling ou menor feeling, é uma barbaridade de quem desconhece totalmente do que fala....ou fala pela boca da imprensa, como aqui é muito usual.

                            5- É por todos sabido, que o Compact sempre foi o patinho feio da série 3, já desde o E36, embora tenha melhorado nesta ultima versão. Querer fazer dele o melhor dos BMW, é hilariante!
                            Editado pela última vez por ZeBitaite; 11 August 2008, 20:04.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                              Então procura lá... Hás-de encontrar quem diga que a direcção do Série 1 uma bosta...


                              Já agora, em sou Português, mas não sou deslumbrado...
                              Pela BMW até és de vez em quando... como a meu ver neste caso.
                              Eu até ia responder mas o C R A S H já disse tudo sobre os RFT / Active Steering.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                                3- Pela tua ideia, os tecnicos BMW são burros, projectam novos modelos, piores que os antigos e o chassis E46 é superior ao E90 e E87.
                                O teu post não merece muitos comentários de qualquer maneira não te fazia mal leres melhor o post do C R A S H e já agora podias ler um comparativo com os vários M´s existentes para perceberes que o mais recente nem sempre é o melhor para quem conduz.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                  Então procura lá... Hás-de encontrar quem diga que a direcção do Série 1 uma bosta...


                                  Já agora, em sou Português, mas não sou deslumbrado...
                                  Tens a mesma teoria revista ali no post do c r a s h...

                                  Falava dos Jornalistas Portugueses do ramo automóvel!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                    Vibri: eu não quero que o carro voe, quero que seja progressivo. No Focus eu sabia onde e quando ele ia começar a descolar, o carro comunicava bem o que se passava... num 1 não tens aviso!

                                    Não???

                                    Essa é boa... os pneus do S1 devem ser mudos... gostava de saber o que é esse tal feeling que o carro vai descolar se calhar, é porque vai descolar de frente, isso sim, é fácil de ver num FWD, mas nng que descolar de frente... diria eu...

                                    Alguma vez andaste a fazer rotundas de lado num Série 1? Eu também não!

                                    Quanto ao prazer de condução... nem discuto... se há quem ache que é um granda piloto, e que o E30 é que é... força... eu cá prefiro ter as minhas 4 rodas no asfalto... E a não chiar, de preferência...




                                    Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                    Não piora o handling, piora o feeling...
                                    Piora, piora... se não quiseres sentir nada... aí sim, piora...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                      Não percebi, queres um carro que voe?





                                      Já tive um 120d E87 dos de 163cv com suspensão M e agora tenho um E82 123d com suspensão M também.

                                      Nunca saltou nenhum!

                                      Agora se estás a falar que a tracção não é nada boa em mau piso, aí, concordo contigo, mas também nessas estradas, tu NÃO vais fazer mais do que "andar o mais cuidadosamente possível", fora disso, é tratar mal o carro e a coluna bem mal... LOL!

                                      Quanto a isso de meterem pneus normais em BMW, também t€m muito qu€ s€ lh€ diga, estás a compreender, não vou dizer que ninguém meteu uns Toyo Proxes, Pilot Sport, RE050A ou Eagle F1 em vez de uns RFT's do mais fatela que houver para poupar alguns €€€, mas a verdade é que para calçar um BMW com jantes de 17", há cerca de um ano ou dois, pelo menos, não fica abaixo de duzentos contos, enquanto que para pneus normais fica, para o mesmo modelo de pneu, cerca de 50 contos mais barato... ainda por cima, as diferentes dimensões de pneus obrigam a calçar 4 pneus logo... enquanto que se forem pneus normais, há muito mais escolhas...

                                      E também já ouvi muita gente a dizer que não se consegue habituar aos pneus normais, depois dos RFT... ok?

                                      Quanto ao handling, é tudo muito relativo, se pegares nuns pneus mais novos, especialmente estes novos pneus de economia/conforto, vais ver que até parecem pneus normais... para o bem, e para o mal... Por isso, não acho que o Viper vá dizer que os RFT são maus ou são bons para pessoas normais... Afinal de contas, estamos a falar de mais de 600cv em duas rodas...

                                      Isso não se pratica por cá... O único RWD com essa potência que estou a ver a ser produzido na Europa ou Ásia, em "grande" escala, só se for o topo de gama da Ferrari, o F599 GTB... nesse patamar, sim, já não é qualquer pneu "normal" que se possa efectivamente meter (indices de velocidade do mais elevado, além de que têm que suportar a potência toda), quanto mais adaptar runflats para o carro! Mais valia dizerem para meter pneus de corrida, e tirarem a matricula do carro! LOL!
                                      Já vi que tens a tua opinião bem formada. Eu tenho a minha também. Assim sendo, não faz sentido "estar a vender o meu peixe". Contudo é claro que os casos que conheço, a troca de RFT por outro modelo não RFT mas de topo, tipo RE050A, etc não foi feita para poupar euros...contudo já vi também muito carro semi-desportivo ou desportivo sem pneus a condizer...


                                      Boas Curvas com a máquina!!!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                        Troquei as coisas...

                                        As coisas ficam mais assim,

                                        Os Runflat prejudicam o conforto.

                                        A direcção do "BMW Efficient Dynamics" tira alguma parte do feeling.

                                        My bad!

                                        De qualquer forma já vi referências negativas aos Runflat em termos de handling...

                                        A direcção eléctrica tira alguma parte do feeling?

                                        Sim, é verdade, não discordo, mas também criticam a Servotronic que serve para contrariar isso (também)!!!!!!!


                                        Contudo, acho preferível a direcção eléctrica, muito mais cirúrgica!!! Essa é a diferença que faz muita gente dizer mal dela quando não está habituada...

                                        Qualquer toquezinho, enquanto que numa hidráulica, seria ignorado (experimentem ir a 120 e dar pequenos toques no volante... não acontece nada), numa eléctrica, o carro responde prontamente!






                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                        no mundo dos press-releases tudo é maravilhoso...
                                        (cuidado com os copy-pastes)

                                        o que é certo é que vindo de fontes mais crediveis, o série 1 tem algumas criticas, algumas delas aplicando-se à generalidade dos BMW.

                                        Os Run-Flat são criticados ao tornar a "ride" pior do que com pneus normais. Ou seja, conforto sai prejudicado.
                                        A BMW tem vindo a evoluir esse aspecto e nos ultimos lançamentos, x6, 1 cabrio, etc... já não é um aspecto criticado.
                                        Só a palavra de origem americana, diz tudo... "ride"

                                        Outra questão é o Active steering. Apesar de em teoria ser uma vantagem, na prática, também rouba feeling à direcção. Um problema de todos os BMW actuais, que com a introdução de DA eléctricas, substituindo as hidraulicas, o que se ganhou em consumos, perdeu-se na ligação à estrada (abrange toda a gama, até o Mini)
                                        Acredito que com o tempo, também consigam contornar essa situação, como aconteceu com os Runflat
                                        Também diziam mal das direcções hidraulicas, e hoje em dia, nem sequer se pensa comprar um carro usado sem DA...

                                        Uma grande treta... temos em casa, dois carros com direcção electrica, um com Servotronic (não "Active Steering"), e outro sem, o com Servotronic é claramente mais comunicativo, mais adaptável e muito mais parecido com uma direcção hidraulica... mas melhor...

                                        Mas bem, se os pilotos dos caças, usam o mesmo principio para controlar os aviões... o mesmo já não serve para controlar o um carro de estrada?

                                        Também já vi esses comparativos entre 135i e Cayman S, e se realmente não precisarmos do espaço, o Cayman será sempre a melhor opção no capitulo de condução/aptidões dinâmicas. Actualmente o Cayman tem a melhor direcção que a Porsche oferece, e uma das melhores do mercado, seja qual fôr o carro/segmento, além de que tem um chassis referencial. Acutilante, informativo, super-eficaz (o que retira um pouco do ingrediente "fun"). Mas o Cayman é um desportivo construido de raiz para tal. Não me espanta o resultado. O série 1 nasceu com outros propósitos. Não é a questão de ser mau ou bom.
                                        Viste o teste do 5th Gear?????

                                        O Cayman foi completamente cilindrado pelo 135i, sim, cilindrado, perdeu sempre em comportamento (especialmente, há chuva, como estava, o Cayman estava sempre a ficar para trás e a despistar-se) e em speed...

                                        O 130i/135i, como os ingleses dizem, "close, but no cigar".
                                        Segundo eles, os ingleses, falta "domar" o eixo traseiro, que revela algumas tendências saltitantes em pisos degradados (pelo menos no 130i 3p, parece que essa tendência foi atenuada no coupe) e falta um LSD para tornar o 130i/135i num M3 junior, num conceito mais próximo do m3 original.
                                        O LSD é um opcional, my friend, e há pilotos (ref. Best Motoring) que não gostam de LSDs... mas se queres ingleses a falarem bem de série 1s...

                                        BMW 135i
                                        Beemed back to the wild days of youth

                                        Jeremy Clarkson
                                        When I was growing up, and it wasn’t that long ago, we had electricity for only three days a week, we drove cars that wouldn’t start, we used rats to take away rubbish, and dead bodies, and a cup of tea was considered a luxury good.

                                        And now we spool forward 30 years to find that round where I live there are women with crisp shirts and nice hair who make a living by decorating other people’s Christmas trees.

                                        Don’t you find that amazing? That someone has persuaded a bank manager that there is a demand for such a thing, let alone such a volume of demand that it would overcome the extremely seasonal nature of the business? I can only presume that they charge £25,000 per tree.

                                        Mind you, £25,000 these days is nothing. I know someone who paid that for a pair of binoculars. And £25,000 for a gun is considered good value. In just 30 years, then, Britain has been transformed from the Old Kent Road into Mayfair, the Community Chest and the entire bank.

                                        And I was there when it all began. The year was 1982 and the place was Fulham. Specifically, Parsons Green, and, even more specifically, my local. The White Horse.

                                        When I started drinking there, it was a painter and decorator’s pub and everyone drank stout. If you’d have strolled in and asked for a vodka, your head would have been kicked in before they’d got the rust off the optics. But then along came the privatisation of British Telecom and all of a sudden everyone had £200.

                                        It was the start. The White Horse was given wooden blinds and leather sofas, and friends of mine started dropping in after a day at work with enough money in their pockets to buy a house. One, a chap called Johnny who had an earring and a Ford Capri, suddenly remembered he was the Earl of Dumfries.

                                        I think in my youth a City bonus was a chicken drumstick or some luxury crackers from Boots. But as Mrs Thatcher ran around privatising the water and the gas and the air, all of a sudden people starting getting enough each Christmas to buy an estate in Scotland. Or a small country in the Caribbean.

                                        They were great times. Exciting times. Times when you felt anything was possible and that all you needed to become a billionaire was an idea. Any idea would do. I started writing about cars for local newspapers. Another mate came up with wheelie-bin cosies. Others bought and sold houses. And as all these businesses flew, it had a profound effect on the cars we all drove.

                                        In the early days of the change, you couldn’t really go to the White Horse unless you had a Golf GTI. Preferably in Lhasa green with a splash of Val d’Isère mud up the side. There is no modern-day equivalent to this phenomenon. You lived in Fulham back then. You had one. It was that simple.

                                        But then, as the bonuses got bigger, people started upgrading to the BMW 323i.

                                        God, it was a good car. With its dainty pillars and uncomplicated styling, it was in many ways indistinguishable from a Ford Cortina. But unlike any Ford of the period, it started, it cost a bloody fortune and it went like stink.

                                        And because it was rear-wheel drive, something with which the GTI brigade was unfamiliar, it was ever so easy to crash. This not only gave you something exciting to talk about in what had now become known as the Sloaney Pony, but it also gave you the opportunity to replace it with a 325i, which was even better.

                                        This cost even more, but the amount of stuff it didn’t come with was astonishing. No, really. There was no radio and you had to wind the windows down by hand. It was just a light body and a big engine. And we all loved it more than we loved our genitals.

                                        Sadly, since then, the 3-series has grown into middle age. It’s become fatter and bigger and slower. Deep down, a modern 3-series is still balanced and wondrous, but the excitement, the fizz, the thrill of those early cars is gone. Buried under a ton and a half of technology and kit.

                                        Of course, because the 3-series became so enormous, BMW was able to launch the 1-series beneath it in the lineup. And that would have been fine but unfortunately it was styled by the same chap who did Corporal Jones’s butcher’s van in Dad’s Army. Even Queen Victoria would call it old-fashioned, with its sit-up-and-beg stance, its almost vertical windscreen and those idiotic swoops on the flanks.

                                        All of this would have been only mildly annoying if it was thrilling to drive and more spacious inside than an art gallery. But it isn’t. The boot is microscopic, the rear legroom is suitable only for people who haven’t been born yet and the big-selling diesel is about as much fun as herpes. If this car were a person, it would be Piers Morgan.

                                        Now, though, BMW has given its baby hatchback a boot to create what it calls the coupé, and frankly that looks like a recipe for even more calamity and disaster. Booted hatchbacks never work. You need only look at what happened when VW turned the Golf into the Jetta to know I’m right.

                                        And then you have only to look at the 1-series coupé to know I’m wrong. It is by no stretch of the imagination a pretty car. But neither is it offensive. Which means it has exactly the same non-styling-driven appeal of the early 1980s 323i.

                                        What’s more, the version I tested came with a big 3 litre twin-turbo six under the bonnet. That’s 306bhp, and that’s good too.

                                        Step inside and it gets better.

                                        You get the bare minimum of kit. Just a big, fat, chunky wheel, a snickety-snick six-speed manual box and, er, a rear-view mirror. I had hope in my heart as I set off; hope that, after 25 years, BMW was back in business making small, fast, simple sports saloons.

                                        It is. Initially the brakes feel too sharp, but after a mile or so you adapt your driving style to suit and then you can sit back and revel in the joy of it all. The ride is perfectly judged; firm but not so taut that it pops your eyes out on every cat’s-eye. And on a motorway it settles down to be nicely on the right side of comfortable. The seats are bang-on, as is the driving position.

                                        But it’s the engine that impresses most of all. It has one small turbo to spin up the instant you apply the power, and then a bigger one that trundles into life later to keep the power coming . . . in bigger and bigger lumps. This, and there’s no other way of saying it, is a great engine. A masterpiece. It doesn’t zing like the BMW straight-sixes of old but there’s so much muscle you don’t notice.

                                        Then you leave the motorway and the road gets twisty and it’s like settling into your favourite armchair. The steering, the feel, the way you can adjust your line through the bend with the throttle. There is no other car made today in this sector of the market that gets even close. If you love driving, this is up there in a class of one.

                                        Of course, a Mitsubishi Evo or a Subaru Impreza will grip more and slingshot you from bend to bend with more urgency, but if you prefer a more flowing style - less grip and more handling – then you would be better off with the little Beemer.

                                        Faults. Well, the rear legroom is a squeeze, and it’s not what you’d call cheap. With no extras at all it squeaks in at under £30,000, but add one or two bits and it’ll shoot up to £34,000. That’s a lot.

                                        Except, of course, it isn’t – not these days when people are spending that, and more, on family holidays and kitchens.

                                        The fact of the matter is this. The 135 coupé is the best car BMW makes. I have no hesitation at all, then, in giving this long-awaited return to form the rare accolade of five stars.

                                        Vital statistics

                                        Model BMW 135i

                                        Engine 2979cc, six cylinders

                                        Power 306bhp @ 5800rpm

                                        Torque 295 lb ft @ 1300rpm

                                        Transmission Six-speed manual

                                        Fuel 30.7mpg (combined cycle)

                                        CO2 220g/km

                                        Acceleration 0-62mph: 5.3sec

                                        Top speed 155mph

                                        Price £29,745

                                        Verdict BMW’s finest


                                        * * * * *

                                        Não estou a dizer que o série 1 é mau, loooonge disso.
                                        Continua a ser opção única no segmento e recomendada como a "driver's choice". Mas ainda falta umas polidelas...

                                        O Compact a um nivel de condução acaba por ser mais equilibrado no binómio dinâmica/conforto e acabava por se tornar mais fácil de conduzir rápido em pisos menor que bons. Se era mais eficaz ou não, não sei nem me interessa. Tempos de pista deixo para os outros.
                                        Mas ao nivel de feeling dos comandos e do que se passa nos 4 pontos de contacto com o solo, acho que tem uma ligeira vantagem, nem que seja só pela velha direcção hidraulica.
                                        Muito discutível... além disso, também tens E87's com direcção hidráulica, se é assim tão magnifica...

                                        Mas afinal, porque é que não conduzimos todos Lotus Elise's, 7's, etc... é que não percebo mesmo

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                          Boas Curvas com a máquina!!!
                                          Thanks




                                          Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                                          5- É por todos sabido, que o Compact sempre foi o patinho feio da série 3, já desde o E36, embora tenha melhorado nesta ultima versão. Querer fazer dele o melhor dos BMW, é hilariante!
                                          É mesmo... nostalgia???

                                          Depois, eu até era dos poucos que gostava do carro... toda a gente o criticava pela frente:



                                          E pela traseira que era "não-BMW"... enfim...


                                          Se calhar, está-me a faltar qualquer coisa...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Bem, eu devo ser parcial (uma vez que tenho um 120d coupe) mas vamos lá por pontos:
                                            1. os RFT são péssimos a nível de conforto agora a nível de comportamento tenho dúvidas - só podemos saber comparando 2 carros iguais com pneus RFT vs não RFT no mesmo circuito.
                                            2. dizer que o comportamento do compact é melhor - bem uma das queixas que sempre ouvi de dono de um 320td foi de que a 2xx km/h o carro lhe dava algum "medo"; eu acredito porque é um condutor com experiência em pequenos carros rápidos.
                                            3. e quanto ao facto do série 1 não ser progressivo o que tenho a dizer é que bastante difícil (com ajudas ligadas) fazer descolar a traseira, não me parece que isso seja mau porque quem não gostar desliga as ajudas e já tem um carro mais progressivo nesse aspecto.
                                            4. é certo que se sente bem o carro em pisos degradados mas não impede de ser muito divertido e acima de tudo eficaz
                                            5. a verdade é que os comparativos com o cayman assinalam um grande equilíbrio a vários níveis e em várias revistas e isso tem de querer dizer alguma coisa sobre o comportamento e o feeling do carro.
                                            Concluindo: se eu estivesse a pensar no conforto não comprava um série 1 mas também não comprava um compact, mais depressa um A3 por ex. Para a mim é melhor que a traseira demore, demore, demore a descolar, isso faz-me fazer curvas mais rapidamente, drifts deixo para quem gosta.

                                            Ah e don't worry com as costas e as cuecas dos condutores dos 1s. Com o tempo de avanço na estrada de montanha dá para uma massagem e mudança de roupa ok?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                              O teu post não merece muitos comentários de qualquer maneira não te fazia mal leres melhor o post do C R A S H e já agora podias ler um comparativo com os vários M´s existentes para perceberes que o mais recente nem sempre é o melhor para quem conduz.
                                              Amigo, aqui não se trata de diversão e sim de melhor comportamento / eficácia. Devias tu ler melhor os meus posts.
                                              Quanto aos comparativos, não preciso dos ler para ter opinião, pois felizmente, fui convidado em 2006 pela BMW e tive a sorte de experimentar vários //M no Estoril: M6, M5, Z4M e M3. Nessa ocasião postei no forum da marca, a experiência que tive, bem como as fotos.
                                              Tendo em atenção que já tive vários BMW, entre os quais dois M3, tenho a minha propria opinião pessoal sobre os diversos //M, não precisando de andar a repetir aqui a opinião dos outros.

                                              Não gosto de falar disto, pois normalmente atrai comentários invejosos do costume, mas espero ter-te esclarecido.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                                                Amigo, aqui não se trata de diversão e sim de melhor comportamento / eficácia. Devias tu ler melhor os meus posts.
                                                Quanto aos comparativos, não preciso dos ler para ter opinião, pois felizmente, fui convidado em 2006 pela BMW e tive a sorte de experimentar vários //M no Estoril: M6, M5, Z4M e M3. Nessa ocasião postei no forum da marca, a experiência que tive, bem como as fotos.
                                                Tendo em atenção que já tive vários BMW, entre os quais dois M3, tenho a minha propria opinião pessoal sobre os diversos //M, não precisando de andar a repetir aqui a opinião dos outros.

                                                Não gosto de falar disto, pois normalmente atrai comentários invejosos do costume, mas espero ter-te esclarecido.
                                                Se o teu conhecimento sobre os carros M for tão alargado como o conhecimento que tens do modelo Compact...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  the-top-10-unannounced-star-wars-games-and-guides--20040921033110332.jpg

                                                  My post has provoked pain and hate!!!
                                                  Goooooooooooooooooooooood!
                                                  Everything is going as planed!!!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                                    Se o teu conhecimento sobre os carros M for tão alargado como o conhecimento que tens do modelo Compact...
                                                    Boa ou má, é a opinião que tenho, devido a ser proprietário e conduzir ou ter conduzido por diversas vezes, os modelos em questão ( //M ).
                                                    Alguns aqui, como tu, guiam-se pela cabeça dos outros e repetem o que ouvem dizer...é o que chamo "opinião-papagaio".

                                                    Essa é a diferença meu caro: eu falo do que conheço, tu falas do que ouviste dizer, nao se sabe bem onde nem por quem...resta-te o consolo de poderes ser um bom "repetidor de opiniões" e com isso és um sabichão das duzias, um poço sem fundo de conhecimentos...

                                                    Haja paciencia para aturar isto.....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Ze Bitaite Ver Post
                                                      Boa ou má, é a opinião que tenho, devido a ser proprietário e conduzir ou ter conduzido por diversas vezes, os modelos em questão ( //M ).
                                                      Alguns aqui, como tu, guiam-se pela cabeça dos outros e repetem o que ouvem dizer...é o que chamo "opinião-papagaio".

                                                      Essa é a diferença meu caro: eu falo do que conheço, tu falas do que ouviste dizer, nao se sabe bem onde nem por quem...resta-te o consolo de poderes ser um bom "repetidor de opiniões" e com isso és um sabichão das duzias, um poço sem fundo de conhecimentos...

                                                      Haja paciencia para aturar isto.....

                                                      Eu faço isto, eu sou aquilo, tu não percebes nada, se não concordas comigo é porque nunca andaste num...
                                                      Não estarás a confundir isto com um parque infantil?

                                                      Frases como aquela que está a bold são ridículas, sobretudo quando se tende para os mistérios da adivinhação.

                                                      Queres discutir ideias tudo bem, agora autoritarismo não tenho paciência.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Só por curiosidade fui ver o teu último post no tópico do 911 Vs M3:


                                                        O meu nick é para homenagear iluminados, que porventura nunca puseram as mãos num carrinho decente, mas mandam aqui o seu bitaite com frequencia. Depois, quais "sabichões das duzias", vêm para aqui despejar as suas ideias, na maioria de fazer rir o mais sisudo.

                                                        Enfim já vi que é frequente este teu tipo de discurso nem vale a pena ter qualquer tipo de conversa contigo.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                                          Eu faço isto, eu sou aquilo, tu não percebes nada, se não concordas comigo é porque nunca andaste num...
                                                          Não estarás a confundir isto com um parque infantil?

                                                          Frases como aquela que está a bold são ridículas, sobretudo quando se tende para os mistérios da adivinhação.

                                                          Queres discutir ideias tudo bem, agora autoritarismo não tenho paciência.
                                                          Meu caro, foste tu que vieste dialogar comigo, de forma autoritária e com ares de quem pensa que tudo sabe. Às questões que te coloquei, respondeste 0, mas arrogância não te falta!
                                                          Mandaste-me ler testes, com alguma arrogância, pensando naturalmente que sabes tudo, ou és dono da razão. Apenas te expliquei o porquê de não precisar, ao contrário de ti, de andar a ler testes para saber algo sobre os referidos modelos.
                                                          Sei que as verdades custam a ler, mas da próxima vez talvez sejas mais humilde....afinal, como já referi, tu apenas repetes o que ouves dizer aos outros...experiência dos modelos //M não tens nenhuma, assim sendo, quem és tu para te armar em professor e querer vir-me dar lições? Eu pelo menos já conheço os modelos, tu armas-te em "expert" e pelo que parece nem 1 conduziste.
                                                          E continuas sem me dizer onde tiraste tanta experiência e informação...

                                                          Eu quando opino sobre algum carro, posso estar errado, mas não tento impor a minha opinião sobre um carro que nunca conduzi, a alguem que o conhece bem.
                                                          Tu, alem de opinares sobre o que nunca experimentaste, o que até é admissivel, fazes afirmações peremptorias, armado em dono da verdade, querendo impor aos outros a tua opinião, o que acho hilariante pelo caricato da situação.

                                                          Tendo eu um amigo com um 911 Turbo, presumo que na tua opinião, saberás mais sobre o comportamento do carro, do que ele próprio....porque lês os testes nas revistas

                                                          És um brincalhão rapaz!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
                                                            Só por curiosidade fui ver o teu último post no tópico do 911 Vs M3:





                                                            Enfim já vi que é frequente este teu tipo de discurso nem vale a pena ter qualquer tipo de conversa contigo.
                                                            Pois é......é que sabichões há muitos neste forum. Opinar todos podem, mas desmentir alguem, ou querer impor a nossa vontade, alem de ser errado, é pior ainda quando não se conhece aquilo que se está a opinar. É esse o teu caso, queres impor as tuas ideias, sobre algo que não conheces e ainda achas que estás certo.

                                                            És um verdadeiro heroi deste forum, um poço de conhecimentos caídos do céu. Porreiro pá!

                                                            Posso estar muito errado sobre os BMW, mas tenho opinião que posso dar, com conhecimento de causa. Conduzo a marca há mais de 20 anos, havendo poucas versões que eu nao tenha experimentado. Estou certo? Não sei, poderie estar ou não, mas pelo menos opino sobre o que conheço e não faço afirmaçoes sobre o que desconheço!

                                                            Acho incrivel, que algumas pessoas, que nunca experimentaram um modelo, venham para aqui despejar informações, querer impor as suas ideias, sem o mínimo conhecimento de causa. É simplesmente ridiculo. São aqueles que até sobre o comportamento dos aviões são capazes de discutir....desde que haja testes nas revistas, ou discussões de café, para eles repetirem aqui no forum.....sao as tais "opiniões-papagaio"

                                                            Responde apenas a uma pergunta:

                                                            arrogantemente, mandaste-me ler testes sobre os //M. Eu já os conduzi, e de alguns fui proprietário, ao que parece, tu não. Onde adquiriste informação sobre estes modelos, para te julgares mais conhecedor, ao ponto de querer dar lições sobre a matéria? Foi aqui no forum? Nas revistas? No café? na embalagem da farinha? Tenho curiosidade em saber....
                                                            Editado pela última vez por ZeBitaite; 12 August 2008, 02:56.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ao ler os comentários de mta gente por aqui

                                                              chego à conclusão que ou têm o cu mto sensivel

                                                              ou nunca andaram realmente num carro duro.

                                                              Sem querer ofender ninguém.

                                                              Eu já experimentei o S120d e de duro não tem nada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X